Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

O escândalo da mequetrefe

Por Miguel do Rosário

30 de novembro de 2012 : 14h25

 

Bem, se o máximo que eles descobriram é isso, que  a secretária da presidência disse que falaria com o presidente sobre possível indicação dos Vieira para seus respectivos cargos, então o escândalo morre aqui. Pelo menos no que se refere à Rose Noronha. O que o Jornal Nacional e essa manchete do Estadão relatam é simplesmente o curso normal e republicano das indicações para cargos comissionados. As pessoas enviam seus currículos ao presidente através de seus assessores e secretárias. O que está errado é a exploração, por parte de Rose, do privilégio. Estamos diante da clássica e universal corrupção do poder.  Ela se presta a ajudar Vieira, até aí nenhum problema. As relações políticas e humanas fazem parte do processo natural de escolha dos indicados. Os irmãos Vieira eram qualificados para os cargos que ocuparam. Se lhes faltou ética, é outra história, e a Polícia Federal botou um ponto final na história.

Quanto à Rose Noronha, é uma mequetrefe, que cedeu a pequenas e medíocres  necessidades pessoais, como descolar um emprego para filha e receber ajuda de custo para fazer uma cirurgia plástica.

É impressionante, contudo, a devassa que tem sido feita no governo Lula, e a perseguição implacável de que tem sido vítima. Realmente, não se lhe perdoa o que fez e continua fazendo contra os estamentos conservadores.

Nesse escândalo, mais uma vez, a participação de Lula é nula. O nome de Dirceu, que aparece novamente em capas, foi usado de forma irresponsável, visto que o próprio delator esclarece que o seu corruptor costumava usar, levianamente, nomes de políticos graúdos para dar peso a pedidos que lhe interessavam pessoalmente. Isso se é que ele não tirou isso da cartola, espertamente, para desviar o foco das atenções de si mesmo – o que, pelo jeito, deu certo; a mídia subitamente começou a lhe tratar bem e o olho do dragão pousou sobre o vilão-coringa da política nacional.

Ao contrário, é de Lula a iniciativa de equipar a Polícia Federal para que esta tenha condições, físicas e políticas, de cortar na própria carne do governo.

O que existe de grave nessas denúncias, aí sim, são as ações dos irmãos Vieira, em conluio com José Weber, segundo homem na hierarquia da Advocacia Geral da União. Aí encontraremos articulações e dinheiro de peixe graúdo.  Acho até que os funcionários da AGU que pedem a cabeça do Adams, advogado-geral da União, estão certos. Provavelmente, Adams não vai durar muito.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

9 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Vincius Gonçalves

08 de abril de 2018 às 16h39

E aí, continuam sustentando o que escreveram há 6 anos?

Responder

Érico Cordeiro (@ricocordeiro)

02 de dezembro de 2012 às 11h43

O escândalo da mequetrefe – http://t.co/dtS7p2CH

Responder

André

02 de dezembro de 2012 às 09h50

Espero que as autoridades saibam separar aquilo que é reprovável eticamente (funcionário público que ensina o caminho das pedras mediante pagamento) do que é ilegal (fraudar processos e documentos públicos), e atribuir responsabilidades corretamente. Espero ainda que o processo não chegue ao STF, porque senão o Zé Dirceu tá fudido. Vai responder até pelos pontos na CNH dos irmãos Vieira.

Responder

Luiz (@LuizAlaca)

01 de dezembro de 2012 às 07h49

O escândalo da mequetrefe http://t.co/UFbB1OED

Responder

@AnneChrisKMines

30 de novembro de 2012 às 19h39

O escândalo da mequetrefe http://t.co/aq4RJgxs via @sharethis

Responder

@LCMarinho

30 de novembro de 2012 às 19h27

@MiguelDoRosario: “O escândalo da mequetrefe – http://t.co/VYDKBdja

Responder

Luiz (@LuizAlaca)

30 de novembro de 2012 às 18h45

O escândalo da mequetrefe http://t.co/BRsVfIou via @sharethis

Responder

migueldorosario (@migueldorosario)

30 de novembro de 2012 às 14h25

Se o máximo que eles descobriram é isso, que a secretária da presidência disse que falaria com o presidente… http://t.co/eQypOGb0

Responder

migueldorosario (@migueldorosario)

30 de novembro de 2012 às 14h25

O escândalo da mequetrefe http://t.co/4yTzgbGR

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina