Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Urubus em festa! PIB cai no terceiro trimestre

Por Miguel do Rosário

03 de dezembro de 2013 : 13h10

O IBGE acaba de divulgar os números do PIB para o terceiro trimetre, e não são bons. O PIB caiu 0,5%, puxado sobretudo pela agricultura, que está na entressafra e recuou 3,5% e pelos investimentos, sabe-se lá porque, que retraíram-se em 2,2%.

Governo e analistas privados avaliam que parte da queda foi causada pela revisão para cima dos índices anterioes.  E que o quarto trimestre deve trazer um índice bem melhor, com a entrada da safra nova de grãos e aumento dos investimentos ao final do ano.

Agora, é aguentar a artilharia dos urubus, que devem passar o resto da semana soltando rojões de felicidade, e esperar, pacientemente, a recuperação dos índices até o fim do ano.

O importante é registrar que o consumo das famílias apresentou um bom crescimento, de 1%, e que a indústria se manteve firme, com crescimento de 0,1% sobre o trimestre anterior.

ScreenHunter_3006 Dec. 03 13.00

A comparação com o trimestre do ano anterior, porém, é bem mais positiva. Quase todos os subitens apresentam crescimento, com exceção da agropecuária, que já é tão grande e pujante no país que não faz tanta importância cair um pouco.

No setor onde eu atuo, serviços de informação, por exemplo, houve crescimento 4,6% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior.  Ou seja, as assinaturas que entraram no blog ajudaram a economia nacional!  O setor de transformação também cresceu na comparação anual: 1,9%.

No geral, o PIB cresceu 2,2% no terceiro trimestre, comparado ao ano anterior. Nada mal.

ScreenHunter_3007 Dec. 03 13.08

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo De Mattos Skromov

04 de dezembro de 2013 às 17h05

cresceram indústria e serviços, mas a sazonalidade do agro-negócio de commodities, que tem peso maior no PIB do que a industria manufatureira, procovou a queda relativa. Mas o dado essencial é que, apesar do trimestre o desempenho dos ultimos doze meses foi de crescimento acima da grande maioria das grandes economias: 2,3%.

Responder

Fabio Sievert Jr.

03 de dezembro de 2013 às 19h12

Boa parte desses ‘urubus’ estão nas hostes do PT! Ta cheio d neguinho la torcendo pra Dilmalandra quebrar a cara e pedir o VOLTA LULLA! Sei q isso nao eh novidade pra ninguem…

Responder

    Gustavo

    04 de dezembro de 2013 às 18h08

    quem seria seu escolhido? FHC, Serra, Aécio, Marina, Campos ou JB?

    Responder

Lulu Pereira

03 de dezembro de 2013 às 17h25

Qual é a razão? Se o resultado é por crise no agronegócio, será um bom sinal para o Brasil e seremos obrigados a investir em agroecologia, agrofloresta, agricultura familiar, orgânica, seremos mais saudáveis e felizes.

Responder

Marmelo Melo

03 de dezembro de 2013 às 15h58

nossa! o corpo das manchetes vai aumentar! letras garrafais.

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?