Menu

Urubus em festa! PIB cai no terceiro trimestre

O IBGE acaba de divulgar os números do PIB para o terceiro trimetre, e não são bons. O PIB caiu 0,5%, puxado sobretudo pela agricultura, que está na entressafra e recuou 3,5% e pelos investimentos, sabe-se lá porque, que retraíram-se em 2,2%. Governo e analistas privados avaliam que parte da queda foi causada pela revisão […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O IBGE acaba de divulgar os números do PIB para o terceiro trimetre, e não são bons. O PIB caiu 0,5%, puxado sobretudo pela agricultura, que está na entressafra e recuou 3,5% e pelos investimentos, sabe-se lá porque, que retraíram-se em 2,2%.

Governo e analistas privados avaliam que parte da queda foi causada pela revisão para cima dos índices anterioes.  E que o quarto trimestre deve trazer um índice bem melhor, com a entrada da safra nova de grãos e aumento dos investimentos ao final do ano.

Agora, é aguentar a artilharia dos urubus, que devem passar o resto da semana soltando rojões de felicidade, e esperar, pacientemente, a recuperação dos índices até o fim do ano.

O importante é registrar que o consumo das famílias apresentou um bom crescimento, de 1%, e que a indústria se manteve firme, com crescimento de 0,1% sobre o trimestre anterior.

ScreenHunter_3006 Dec. 03 13.00

A comparação com o trimestre do ano anterior, porém, é bem mais positiva. Quase todos os subitens apresentam crescimento, com exceção da agropecuária, que já é tão grande e pujante no país que não faz tanta importância cair um pouco.

No setor onde eu atuo, serviços de informação, por exemplo, houve crescimento 4,6% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior.  Ou seja, as assinaturas que entraram no blog ajudaram a economia nacional!  O setor de transformação também cresceu na comparação anual: 1,9%.

No geral, o PIB cresceu 2,2% no terceiro trimestre, comparado ao ano anterior. Nada mal.

ScreenHunter_3007 Dec. 03 13.08

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo De Mattos Skromov

04/12/2013 - 17h05

cresceram indústria e serviços, mas a sazonalidade do agro-negócio de commodities, que tem peso maior no PIB do que a industria manufatureira, procovou a queda relativa. Mas o dado essencial é que, apesar do trimestre o desempenho dos ultimos doze meses foi de crescimento acima da grande maioria das grandes economias: 2,3%.

Fabio Sievert Jr.

03/12/2013 - 19h12

Boa parte desses ‘urubus’ estão nas hostes do PT! Ta cheio d neguinho la torcendo pra Dilmalandra quebrar a cara e pedir o VOLTA LULLA! Sei q isso nao eh novidade pra ninguem…

    Gustavo

    04/12/2013 - 18h08

    quem seria seu escolhido? FHC, Serra, Aécio, Marina, Campos ou JB?

Lulu Pereira

03/12/2013 - 17h25

Qual é a razão? Se o resultado é por crise no agronegócio, será um bom sinal para o Brasil e seremos obrigados a investir em agroecologia, agrofloresta, agricultura familiar, orgânica, seremos mais saudáveis e felizes.

Marmelo Melo

03/12/2013 - 15h58

nossa! o corpo das manchetes vai aumentar! letras garrafais.


Leia mais

Recentes

Recentes