Menu

O encontro de Garotinho com blogueiros

É bom sair da toca de vez em quando e conhecer o mundo e as pessoas. Por iniciativa do Fábio Lau, do site Conexão Jornalismo, e do núcleo fluminense do Barão de Itararé, iniciamos uma série de entrevistas com candidatos ao governo do estado. O primeiro a topar foi o deputado federal Anthony Garotinho, que […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

É bom sair da toca de vez em quando e conhecer o mundo e as pessoas. Por iniciativa do Fábio Lau, do site Conexão Jornalismo, e do núcleo fluminense do Barão de Itararé, iniciamos uma série de entrevistas com candidatos ao governo do estado. O primeiro a topar foi o deputado federal Anthony Garotinho, que lidera isoladamente as pesquisas de intenção de voto.

No último Datafolha, divulgado em dezembro do ano passado, Garotinho tinha 21% num cenário e 24% em outro. Sua candidatura é muito consolidada na terceira idade, uma faixa extremamente importante no estado, onde ele tem 30% dos votos. Os segundos colocados tem apenas 10% nesse segmento. Mas Garotinho também é bem forte  entre os mais jovens, com 16 a 24 anos, onde ele tem 26% das intenções, contra 17% do segundo colocado (Lindbergh, do PT). A força eleitoral de Garotinho reside sobretudo nas camadas mais humildes da população.

ScreenHunter_3300 Feb. 14 17.55

 

Alguns poderosos do Jardim Botânico devem ter ficado com as orelhas vermelhas durante o papo.

De um lado, blogueiros independentes, o novo terror da mídia corporativa, além da presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro, Paula Máiran, assumida militante do PSOL.

A nova gestão do sindicato não quer mais saber de “parceria” com os patrões. “Eles são nossos adversários, porque querem ganhar mais e nos pagar menos; a gente quer que eles nos paguem mais e, portanto, que ganhem menos”, explica ela.  Não preciso dizer que ela está apanhando que nem gente grande de Globo e Veja.

Do outro lado, o político brasileiro que mais bate na Rede Globo.

Garotinho afirmou (e provou) ler diariamente o Cafezinho, e conversamos amigavelmente por quase uma hora. Nada como ter um adversário em comum para estabelecer uma boa relação.

“A relação que tenho com a Rede Globo é muito franca. Eles não gostam de mim. Eu não gosto deles”, afirmou o deputado.

Garotinho lembrou que após a Globo ter decretado a sua “morte política”, ele foi eleito deputado federal com mais de 700 mil votos, ou seja, obteve mais votos que o segundo, terceiro, quarto e quinto lugares somados.

Minha trajetória como blogueiro é longa. Lá se vão quase 15 anos de blogosfera política. Nesse tempo, já bati muito em Garotinho, em outras épocas, porque achava-o excessivamente apegado a preconceitos conservadores, de um lado, e sectário na relação com Lula.  Na questão do conservadorismo, mantenho minhas críticas. No que tange ao sectarismo, o próprio Garotinho já mudou um pouco. Tanto que ingressou na base governista e está negociando com Rui Falcão, presidente do PT, um possível apoio à presidente Dilma em 2014.

De qualquer forma, como deixar de admirar um deputado que faz um discurso assim? Eu mesmo editei o vídeo abaixo, para ficar mais curto e impactante. Quem dera se tivéssemos mais meia dúzia de parlamentares com a mesma coragem para enfrentar o monopólio da mídia!

Destaco o trecho em que Garotinho observa que a Globo deveria prestar esclarecimentos à Comissão Nacional da Verdade, em função da manipulação que fez na cobertura das Diretas Já.

Garotinho nos contou vários podres da platinada, que teve a oportunidade de conhecer em sua experiência como governador. Explicou que a emissora não vive só da comunicação. Ela tem empresas em vários ramos da economia, diz ele, e usa o seu jornalismo para chantagear políticos e manter e ampliar seus negócios. Garotinho se negou a prorrogar contratos entre o governo do Estado e empresas ligadas à Globo, o que lhe transformou, segundo ele, em inimigo número 1 da família Marinho.

O deputado disse que ainda tem um arsenal pesado guardado contra Sérgio Cabral. Lembrou que vinha fazendo denúncias há tempos contra Cabral em seu blog, e nada saía na grande imprensa. Só quando divulgou o vídeo do guardanapo, é que a coisa saiu do controle e não se pode mais conter a avalanche de notícias negativas contra o governador.

É divertido pensar que os três candidatos que lideram a corrida para o governo do Estado são negativos para a Globo. De um lado, Garotinho, que já bateu tanto na Globo, que dificilmente teria como voltar atrás. Nem me parece de seu feitio fazer isso. Em segundo lugar, Lindbergh, que é do PT, e não precisamos lembrar a relação tensa entre PT e Globo a nível nacional. Empatado com Lindbergh, temos Crivella, sobrinho de Edir Macedo, dono da Record, que além de ser o inimigo mais fidagal da família Marinho, é o concorrente mais feroz da Vênus na tv aberta.

Pezão, a meu ver, já era. A popularidade de Cabral continua caindo, e ele dificilmente encontrará forças para subir. E isso apesar da máquina monstruosa de propaganda do governo. Segundo Garotinho, a empresa que comanda as relações públicas e assessoria de imprensa do estado, tem dezenas de jornalistas no bolso, dentro das redações de grandes revistas e jornais. As matérias sobre Cabral frequentemente saem prontas da assessoria, direto para as páginas dos impressos.

Garotinho se mostrou entusiasmado com qualquer projeto que possa quebrar o monopólio da mídia. Lembrou ainda que os governos tem poder discricionário para anunciar onde quiserem.

Daqui a pouco a gente divulga, aqui mesmo nesse post, uma entrevista em vídeo que fizemos com o deputado. Dê uma atualizada no post dentro de alguns instantes. Por enquanto, só tenho uma foto, para provar que realmente estivemos com ele.

unnamed (1)

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Anônimo

15/02/2014 - 14h28

Miguel este garotinho é um demagogo de primeira, fez um péssimo governo no Rio depois na sequencia entrou a esposa que completou o atraso,mas se algum politico faz parte da base do governo vira Santo, este Sr. é o pior que pode acontecer para o Rio de Janeiro. Realmente nosso sistema politico esta engessado e sem renovação, só tem assombração. Os cariocas não merecem esta praga novamente.

Décio

15/02/2014 - 13h13

Parabéns, caras-de-pau. É a cara de vocês aparecer ao lado do GAROTINHO. Quando ele for preso, façam uma vaquinha também.

Celso Orrico

15/02/2014 - 11h26

a Globo tá no sal, 3 candidatos ao Governo do Rio são contra ela..e um deles será eleito eu espero que o Lidinberg consiga ir pelo menos para o segundo turno pq Garotinho e a mulher mandando no Rio novamente não dá..

Pedro Gomes

15/02/2014 - 05h12

Rubens Alexandre Ferreira = fake

Diego Rafael

15/02/2014 - 04h27

Garotinho tem artilharia de 1a contra o lado negro da força

Rubens Alexandre Ferreira

15/02/2014 - 01h56

Hahhahaha…Garotinho e seus ‘pivetinhos’ de aluguel!

Rodrigo Correia

15/02/2014 - 01h00

Independentemente da Globo, esse tal de Garotinho representa o pior do pior na política. Eu teria VERGONHA de participar de qualquer coisa ao lado desse sujeito. O inimigo do meu inimigo NÃO é necessariamente meu amigo e esse certamente é meu inimigo e de qualquer um que queira uma cidade, um estado e um país melhor. Garotinho é o retrocesso, representante do que há de pior na política do Rio de Janeiro.

Relme Magno Vieira Dos Santos

15/02/2014 - 00h28

Pra torcer um braço do gigante “Globo”, eu acredito que o Garotinho topa essa luta. Vou torcer pele vitória dele esse ano.

Mônica Gonçalves

14/02/2014 - 22h18

Esse papel do Garotinho não é novo! Apenas mais uma de suas artimanhas para sensibilizar um eleitorado que ele não alcança.É o pior tipo de político! O morador de Campos dos Goytacazes o conhece muito bem. A cidade que arrecada mais de 1 bilhão em royalties por ano, padece no seu Governo. Fora, Garotinho!! Eu se fosse vc, tb ficava longe dele, o discurso é sempre muito sedutor…

Waldemar Júnior

15/02/2014 - 00h05

Sou fã dos blogs de esquerda, mas essa cia poderia ter sido evitada.

Thiago Luz

14/02/2014 - 23h55

porra , rosário! tem coragem de se deixar fotografar ao lado do garotinho?

paulo

14/02/2014 - 20h17

Só pelo simples fato de Garotinho ser adversário da Globo, tem a minha Também discordo de posturas conservadoras dele, mas a Globo é o maior entrave à real democratização do país. Força na briga, candidato!

Cleide Portella

14/02/2014 - 22h06

Curti pacarai!

Luiz Fernando Niquet Gonçalves

14/02/2014 - 21h58

O inimigo do meu inimigo, é meu amigo. Será?

PEdro Brasil

14/02/2014 - 21h58

http://www.youtube.com/watch?v=TGVR2v63Xzg#t=247

Samuel Rodrigues

14/02/2014 - 21h40

Péssima companhia!

luiz Hamilton

14/02/2014 - 19h25

Marcelo crivella e sobrinho e não primo de edir Macedo.

    Miguel do Rosário

    14/02/2014 - 19h36

    Valeu, vou corrigir.

Mariana Silveira

14/02/2014 - 21h22

A Globo fez um bom número de cariocas odiá-lo, particularmente não voto nele, mas até um alienado político sabe da perseguição a ele. Isto é fato.


Leia mais

Recentes

Recentes