Menu

Urubus 1 X 0 Brasil

Os urubus venceram. É o que mostra uma pesquisa Pew, um dos mais renomados institutos dos Estados Unidos, divulgada hoje. O mau humor dos brasileiros com a economia, Copa do Mundo, tudo, disparou a níveis alarmantes. Os gráficos estão abaixo. Claro que pode haver um interesse “imperialista” por trás desses gráficos. Mas vamos fingir que […]

27 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Os urubus venceram.

É o que mostra uma pesquisa Pew, um dos mais renomados institutos dos Estados Unidos, divulgada hoje. O mau humor dos brasileiros com a economia, Copa do Mundo, tudo, disparou a níveis alarmantes. Os gráficos estão abaixo.

Claro que pode haver um interesse “imperialista” por trás desses gráficos. Mas vamos fingir que acreditamos neles, até porque a gente tem sentido isso na pele, nas redes sociais.

Sharp Uptick in Brazilian Dissatisfaction

Tradução: Forte disparada no mau humor dos brasileiros com todas as coisas.

Economic Ratings Plummet in Brazil

Tradução: Situação econômica no país está… ruim X boa.

Most Say Hosting World Cup Is Bad for Brazil

A Copa é: boa por cria empregos X ruim porque desvia dinheiro dos serviços públicos.

Seduzida pelo malicioso canto de sereia da mídia durante os primeiros meses de seu governo, Dilma engavetou projetos para democratizar a comunicação no Brasil. E a Secom de Helena Chagas ajudou a regar o jardim de plantas carnívoras que agora devora a autoestima dos brasileiros.

Aqueles regabofes da presidenta em programas da Ana Maria Braga custaram caro. Muito caro.

Resultado: uma situação esquizofrênica.

O país nunca esteve tão bem, com desemprego tão baixo, com salário mínimo tão alto, com tantos projetos de infra-estrutura em andamento, com tanto petróleo, com tanta agricultura, com tantos programas sociais, com tanto investimento em educação, com tantas novas perspectivas de desenvolvimento, e mesmo assim, vivemos uma crise sem precedentes de “insatisfação”.

Agora é uma questão urgente. Não é nem mais o caso de esperar uma nova regulamentação da mídia. O governo tem de tomar uma atitude emergencial para curar essa praga de mau humor que se espalha pelo país, disseminada diariamente pela grande imprensa.

É preciso um plano. Não adianta propaganda institucional na TV. É preciso investir na internet. Em debates, em interação. Em aumento da banda larga. Cadê o ministro da Comunicação? Para que ele serve? Ou melhor, a quem ele serve?

Esse é o preço por ter abandonado o Twitter assim que terminou as eleições em 2010. Esse é o preço em acreditar demais em marketeiros que só pensam em TV num mundo cada vez mais interativo e digital.

Não sei se dá tempo para mudar isso antes das eleições, mas alguma coisa tem de ser feita, com urgência.

Os brasileiros não são mau humorados por natureza. Mas precisam de estímulos psicológicos, como todo mundo. Pra começar, precisam de informação, que é um direito humano básico, e condição essencial para a democracia. Não estão obtendo isso. O Brasil vive um apagão na comunicação de proporções trágicas. Ninguém sabe o que está acontecendo no país. A imprensa não informa e o governo acredita que o João Santana vai resolver tudo quando começar a campanha na TV.

Onde está a indústria ferroviária, o trem-bala, os vlts, os metrôs, que poderiam nos livrar da dependência excessiva das fábricas de automóveis e reduzir nossos engarrafamentos? A campanha da Globo e da direita contra o projeto venceu? O sonho de Dilma, de ligar as grandes capitais com trens de alta velocidade, acabou?

Por que as estatais seguem dando 90% dos recursos institucionais para a grande mídia e seus projetos? Ficamos sabendo agora que a Caixa está patrocinando a “Expedição Veja“.

Assim fica difícil.

wmX-640x382x4-536f6ccccac1f8be574cfa575d1a5847939e0d2dd695d

mau-humor charge

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Gerson

04/06/2014 - 20h58

Expedição da Veja patrocinada pela Caixa não dá!!! Me tira o tuboooooooooooo!!!!!!!!!!!

JUBA

04/06/2014 - 08h16

Eu estou de mau humor, descontente com minha sogra.

JUBA

04/06/2014 - 08h15

Eu estou de nau humor, descontente com minha sogra.

Vera Lúcia Piesanti Molinar

04/06/2014 - 11h09

não tenho dúvida alguma de que os imperialistas, ávidos pelo pré sal, estão por trás disso!

Jony Diaz

04/06/2014 - 03h57

‘Interesse Imperialista’>>> Realmente, a esquerdopatia eh uma doença sem cura….

ramoom

04/06/2014 - 00h13

Olá, amigos! Vamos, juntos, continuar combatendo as mentiras e manipulações do PIG? Curtam e compartilhem com seus amigos: https://www.facebook.com/Brasilantipig

Luzete Luzt

04/06/2014 - 03h08

ver pag 5 do relatório. dica do Stanley.

Luzete Luzt

04/06/2014 - 03h07

dados exatamente opostos e não divulgados. http://www.ibope.com/pt-br/noticias/Documents/JOB_0747_BRASIL%20-%20Relatório%20de%20tabelas%20%28completo%29.pdf

Jony Diaz

04/06/2014 - 02h26

Na minha modesta pesquisa pessoal, eu já tinha esse resultado. Basta sair e perguntar as pessoas, pra confirmar.

Lúcio Nicolau

03/06/2014 - 22h52

Muita gente vai deixar de ganhar dinheiro principalmente aqueles que incentivaram isto…

Messias F. de Macedo

03/06/2014 - 19h35

A CEF patrocina a ‘Expedição veja’?…

E a diretoria da CEF continua inabalada?

Assim fica difícil? Não! Fica insustentável!…

sergio m pinto

03/06/2014 - 19h26

Isso, prá mim, tá parecendo classificação de agência de risco, tipo S&P.
Deve ser de interesse de “alguém”.

mineiro

03/06/2014 - 18h15

eu acho que o autor do texto esta exagerando um pouco em relaçao ao povo de estar mau humorado ,coisa que eu nao acredito. o povo ta vivendo melhor como esta mau humorado, o povo a cada dia onde a rede esgoto aparece ta tomando protesto na cara. temos que parar um pouco de menosprezar a inteligencia dos outros. mas para outro lado sobre o governo ficar labendo o pig esses quatro anos é a pura verdade , ai sim mora o perigo , porque dessa corja pode saira qualquer coisa que nos ferre. do pt fazer aliança com o pig, da pres.jantar com a falha de sp, de nao peitar o pig de um modo geral , tudo isso é verdade e pode custar caro. mas que a maioria nao ta nem ai para o pig, mas o seguro morreu de velho. pelo jeito o pt deu uma acordada o humberto senador do pt tava descendo a lenha na oposicao , pode ser um começo , assim eu espero.

Sidnei

03/06/2014 - 17h19

Não sei do que se trata essa tal expedição Veja, mas vislumbro que coisa boa não deve ser.
Provavelmente eles irão a rincões do País para mostrar coisas que não funcionam, sempre privilegiando o negativo.
Vai ser aquela história de estrada com asfalto avariado, hospital sem médico, hospital com médico sem equipamentos…
São coisas de que já sabemos e que, num ambiente de honestidade informativa, seria até legal mostrar – ninguém quer que se escondam as mazelas do país, não é mesmo?
Mas ficaria surpreso se essa tal expedição Veja – que, repito, nem sei o que é – chamar a atenção para pessoas que tiveram sua vida mudada pelo Bolsa Família, ou que saíram do XIX para o XXI graças ao Luz para Todos, para histórias de gente que nunca tinha visto um médico antes e agora é atendida por uns cubanos gente fina.
Repitamos todos: assim fica difícil!

    Vitor

    03/06/2014 - 18h11

    Pelo que entendi, é exatamente o contrário do que você acha que é… É pra mostrar “o Brasil que dá certo”, ou algo do tipo!

josé carlos

03/06/2014 - 17h17

Miguel
Escrevi ontem, no meu “brog” mais ou menos a respeito disso:
HÁ MUITO TEMPO EU ESTOU ME SENTINDO CANSADO II
Eu não tenho problema nenhum em remar contra a maré, mas, quando a gente percebe que está dando murros em ponta de faca, é melhor parar e dar uma olhadinha racional sobre o que realmente está acontecendo.
Tenho que admitir que o nível de “informação” que nossa mídia tem jogado, como eu costumo dizer, tal qual “fogo de barragem”, tem surtido efeito.
Pelo menos naquela camada da população que eu chamo de “bem informados”.
Para esclarecer, eu divido o povo brasileiro em três categorias: “os mal informados”, que não tem ou não querem ter acesso a nenhuma informação; os “bem informados”, que são os que atualmente estão recebendo esse “fogo de barragem” da nossa mídia, num quase uníssono de Vejas, Globos, Folhas, Estadões, etc.; e, finalmente os “muito bem informados”, que sabem como receber essa carga de artilharia absolutamente pesada e totalmente destrutiva para aqueles desprovidos de filtros e que por isso mesmo são capazes de discernir, de pensar, de contrapor e de formar sua própria opinião, ao contrário da segunda categoria que aceita passivamente tudo o que se lhes põem na cabeça (sem trocadilhos, por favor)!
É óbvio que estamos falando de política!
Tudo e todos os canais de mídia, cada vez mais descaradamente, vão às últimas consequências para tentar mostrar apenas o que não presta (até por que isso também existe) e nada, mas, nada mesmo, falam de todas as coisas boas que vem acontecendo neste meu Brasil. E, CREIAM:NÃO SÃO POUCAS!!!
Recentemente, veio à baila um e-mail da Globo instruindo seus “repórteres” a “evitarem pautas positivas sobre a Copa do Mundo do Brasil”. Falar bem, só sobre o time de futebol.
E isso vem sendo cumprido à risca.
Então, queridonas e queridões, vou ficar mais quietinho, esperando que, quando chegar a obrigatoriedade de se mostrar realmente o que vem acontecendo no nosso país, infelizmente, através do “horário político obrigatório”, eu possa então, falar mais tranquilamente sobre as coisas que eu costumo defender e que, muitas vezes me fazem perceber que, infelizmente, estou bradando em um deserto.
Pelo menos, em um deserto de cérebros…
E olhe que eu tenho amigos e leitores bem espertinhos…
Eu não sei exatamente quando é, mas creio que seja em agosto.
Tenho certeza de que muitos de vocês vão perceber o quanto foram enganados durante esse tempo todo.
Mas, vamos esperar para ver.
Não tenham dúvidas que VEREMOS!!!

vinícius

03/06/2014 - 16h16

Miguel e demais, vcs já jogaram pelada?
O que acontecia quando o time doladodelá estava perdendo e nele jogava o dono da bola?

Resposta: apelava e levava a bola embora!!!

É isso que está acontecendo!!!
Querem melar o processo político a qq preço, o dono da bola é poderoso e tem aliados.

Já coloquei bandeira lá em casa, entrei em uma vaquinha para comprar tinta e pintar o meio-fio da quadra.

Sinceramente, dei uma banana para os “Manéfestantes” do meu trabalho, família e vizinhança.

Antonio Luiz

03/06/2014 - 16h10

Só tem chororô e derrotados, de alto a baixo.
Quem acredita neste clima que querem impor acredita em duendes e em Papai Noel, também. E não merece ser levado a sério.

Tirando boa parte de trolls e imbecis que aprumam o porrete sobre o governo, principal vítima da mentira replicada por este blog, os dondocas que ainda não tem sua rua enfeitada com motivos da Copa, mais têm é que tirar a bunda da cadeira e enfeitar sua rua, sua casa, banheiro e etc se assim o querem. E não ficar neste choro falso de carpideiras.

Será que não tem ninguém com algum espírito de luta e lucidez na cabeça para parar e pensar um pouco de que as coisas estão apenas no começo. Imagine quando esquentar mais ainda. Muitos dos que vomitam nessas páginas só terão consolo lendo Reinaldo Azevedo. Com ele terão a certeza do caminho seguro e o deleite com as bravatas.

A 8 dias da Copa e um pouco mais das eleições ainda se quer discutir e julgar os supostos descaminhos da SECOM, Helena Chagas, com valentia, enquanto se curvam à trolha de um Estadão e um tal de Pew que, sabe-se lá de onde saiu e para o que veio.

Aí eu me pergunto: quem é e onde está o Inimigo?

Pedro

03/06/2014 - 15h54

Todos que eu converso na rua falam mal do PT, da copa e do governo. Falam que a roubalheira toda nos correios foi agora pra Petrobrás. rs. O povo ainda está totalmente iludido pelo PIG.

henrique de oliveira

03/06/2014 - 15h42

Engraçado é que frequento botecos , ponto de ônibus e fila de banco etc , e sinceramente não vejo o povão mal humorado , pelo contrario vejo um povo satisfeito com os rumos do país.
Não esta tudo bem mas a turma sabe que já foi infinitamente pior , mas concordo que falta comunicação , se a massa tivesse mais bem informada seria muito melhor.

Leonardo

03/06/2014 - 15h26

Vassala, vassala, vassala. Auto-sabotadores. Não temos uma presidenta, mas uma gestora muda, inerte e vassala. Não adianta ir em formaturas ou a entrega de casas. Tem que ir a TV e desmascarar o pig. Não faz isso porque é vassala dos seus “senhores”. Por isso colocou (hi)bernardo nas Comunicações; Conviveu com Chagas e agora com Trauman. É muita doença e muito trauma.

Já disse: As eleições estão perdidas! Nós é que a ganharemos de volta.

Zeca Junior

03/06/2014 - 15h14

Deixa entrar a primeira bola na rede da Croácia que esse mau humor vai todo embora. Quem viver, verá.

paulo

03/06/2014 - 13h40

mas eu não perdôo dilma por permitir isso com a copa.

paulo

03/06/2014 - 13h39

mas eu to achando os numeros altos demais….não tá a esse nível não.

paulo

03/06/2014 - 13h38

sim, o governo tem muita culpa nisso, sim!

Vitor

03/06/2014 - 13h34

É, estou assustado com a falta de clima de Copa na região onde moro em SP… Nunca vi isso! Não vejo bandeira em carro, em janelas, sacadas, nada! Parece que torcer pro Brasil é torcer pro PT… O mau humor está predominando!

Hildebrando Coelho

03/06/2014 - 13h22

Patrocinando a revistinha do esgoto e o faustão. A secom está de parabens. Batalhando pelo mal do país. Pig e secom, que dupla criminosa!


Leia mais

Recentes

Recentes