Menu

Recuperação econômica ajuda Dilma

  A semana inicia com uma série de números positivos para a economia brasileira, o que deverá trazer ganho político para Dilma Rousseff. A consultoria Serasa Experian divulgou hoje que o atividade do comércio reagiu e encerrou o mês de setembro com um ganho de 0,9%, já descontados os efeitos sazonais. Na comparação com setembro […]

53 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

atividade_economica


 

A semana inicia com uma série de números positivos para a economia brasileira, o que deverá trazer ganho político para Dilma Rousseff.

A consultoria Serasa Experian divulgou hoje que o atividade do comércio reagiu e encerrou o mês de setembro com um ganho de 0,9%, já descontados os efeitos sazonais.

Na comparação com setembro de 2013, a alta foi de 5,2%. Com estes resultados, o movimento dos consumidores no comércio acumulou, no período de janeiro a setembro de 2014, alta de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Outro dado positivo veio da Anfavea, a associação de fabricantes de veículos.

A produção de veículos cresceu 14% em setembro, na comparação com o mês anterior.

anfavea


A inflação também traz boas novas. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-DI acumula taxas de 1,62% no ano e de 3,24% em 12 meses. No mês de setembro, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) ficou em 0,02% em setembro, taxa inferior às observadas em agosto deste ano (0,06%) e em setembro do ano passado (1,36%). Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-DI acumula taxas de 1,62% no ano e de 3,24% em 12 meses.

A produção industrial medida pelo IBGE, por sua vez, registrou crescimento de 0,7% em agosto, sendo o segundo crescimento consecutivo, após crescer também 0,7% em julho.

Em geral, os dados negativos acontecem todos na comparação com o ano passado, no qual se registrou, de fato, uma atividade econômica mais aquecida.

Mas os dados de setembro, na comparação com o mês anterior, estão quase todos apresentando variações positivas, indicando uma recuperação generalizada da economia brasileira.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Messias Franca de Macedo

08/10/2014 - 13h09

IBGE: Produção industrial cresce em 10 de 14 locais em agosto

FONTE: http://economia.uol.com.br/noticias/valor-online/2014/10/08/ibge-producao-industrial-cresce-em-10-de-14-locais-em-agosto.htm

NOTA: mas, antes de apresentar a manchete acima, o portal uol/folha passou ‘trocentas’ horas com o seguinte destaque no topo da página: **Inflação em 12 meses passa teto da meta e é a maior em quase 3 anos

FONTE: http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/10/08/inflacao-em-12-meses-passa-teto-da-meta-e-e-a-maior-em-quase-3-anos.htm

#############

… As masmorras das redações do PIGolpista “estão se virando nos trinta como podem”!…

Valcinelio Fernandes

08/10/2014 - 15h25

Nem tudo 100% + comparando a 11 anos p traz hj ta 1000 veses melhor..+ comcordo com cafezinho a clobo ontem abril o jn falando d FMI, cara o FMI ta doidinho p volta.. si vc olhar senario internacional nos tamos bem aindo!! 13 nestes capitalitas

Valcinelio Fernandes

08/10/2014 - 15h25

Nem tudo 100% + comparando a 11 anos p traz hj ta 1000 veses melhor..+ comcordo com cafezinho a clobo ontem abril o jn falando d FMI, cara o FMI ta doidinho p volta.. si vc olhar senario internacional nos tamos bem aindo!! 13 nestes capitalitas

Marcos Freire

08/10/2014 - 14h15

Sou eleitor do PT maa confesso que achei engracado vc dizer recuperacao economica…

Marcos Freire

08/10/2014 - 14h11

Já sei: vc vai dizer que é tudo mentira e isso é fruto do PIG ne?? Ta certo..

Marcos Freire

08/10/2014 - 14h08

Muito menos o que sinto quando vou ao mercado..

Marcos Freire

08/10/2014 - 14h07

Nao é o que está nos jornais hoje…

Ricardo Edmundo Cecconello

08/10/2014 - 14h07

A CAMPANHA ANTI PETISTA É BEM ORQUESTRADA, CONDUZIDA PELOS MARQUETEIROS DA VEJA, GLOBO E FOLHA DE SÃO PAULO

O lema nessa corja é ESPALHAR CALÚNIAS EM FALSAS NOTÍCIAS. A razão dos bandidos é que “depois” tudo se esclarece, se prova que foi “engano”, mas os resultados da campanha difamatória surte efeitos na população boquiaberta, e NINGUÉM SERÁ PUNIDO.

Como o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL resolverá a “decisão” do Ministro Gilmar Mendes cassando a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, por sete votos a zero, por unanimidade, que concedeu DIREITO DE RESPOSTA para o Partido dos Trabalhadores, contra a caluniosa e vil reportagem para disseminar o vírus anti petista?

POR QUE NINGUÉM MAIS TOCA NO ASSUNTO?

E quem vai ser punido pelo vídeo do falso carteiro? Que raios de campanha marcada é essa?

http://www.jb.com.br/eleicoes-2014/noticias/2014/10/02/gilmar-mendes-cassa-direito-de-resposta-ao-pt-na-revista-veja/

O Cafezinho

08/10/2014 - 14h07

Inflação esta caindo há meses! Que mundo você vive?

    Vitor

    08/10/2014 - 16h21

    Deu uma boa piorada agora Miguel, 6,75% nos últimos 12 meses…

Marcos Freire

08/10/2014 - 13h58

Recuperacao economica??? O que vejo é a inflacao subindo, povo segurando gastos…que mundo vc vive cafezinho?

Ricardo Edmundo Cecconello

08/10/2014 - 13h38

A BRIGA ENTRE JOSÉ SERRA PAULISTA e AÉCIO NEVES MINEIRO

Em 2002, Serra e Aécio brigavam para ser indicados como candidatos a PRESIDENTE pelo PSDB.

Por que o povo paulista escolheu as “notícias” que Aécio era um VICIADO PLAYBOY? Por que em 2002, Aécio era execrado como um violentador de mulheres, bêbado, cheirador de cocaína, playboy no Rio de Janeiro. E hoje os paulistas o idolatram como bom político?

VIROSE ANTI PETISTA?

Quando em 2002, houve a disputa entre JOSÉ SERRA do PSDB paulista e AÉCIO NEVES do PSDB mineiro, para ver quem seria escolhido, e indicado, candidato a presidente pelo PSDB, a briga das calúnias, notícias de roubo, vagabundagem, agressão às mulheres, uso de cocaína, over dose no palácio da Liberdade, e dossiês acusando Aécio, foram tantas, que ele acabou entregando os pontos.

Na sucessão de Fernando Henrique, em 2002, foi uma guerra.

Primeiro Serra destronou a lider nas pesquisas, a Roseana Sarney, mandando a Polícia Federal vasculhar os cofres do maridão de Roseana. Depois foi a vez de Aécio ser vítima da tropa de choque dos tucanos paulistas.

O povo paulista não tem memória, isso é certo, haja vista que Aécio foi esculhambado pela mídia paulista.

O “partidão” de José Serra provocou uma devassa na vida do Aécio Neves, com publicação de notícias que davam conta que Aécio era um playboy que NUNCA TRABALHOU, e era viciado em drogas, e era alcoólatra. Vídeos, fotos, notícias nos jornais sobre agressão em suas mulheres, crises de over dose, o Aécio Neves foi achincalhado pela “turma paulista”, e José Serra foi indicado como “sucessor” de FHC na presidência.

Seguidas reportagens mostravam fotos de Aécio completamente embriagado, nas noites cariocas. Mostravam Aécio alterado, sugerindo estar Aécio dopado, completamente fora de si, em um restaurante, onde deixou a “namorada” com olho roxo. Foram publicados que Aécio não tinha um só projeto aprovado, que tinha desviado dinheiro do povo mineiro, que era um estouvado, uma pedra no sapato das aspirações do PSDB, na época.

Hoje, o mesmo povo paulista, através da mídia entreguista e canalha, ovaciona o Serra eleito “senador” por SÃO PAULO, e escolhe o mesmo “cocaineiro viciado” Aécio Neves, playboy das alterosas de 2002, como seu candidato a PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

Falta bom senso no povo paulista? NÃO. Alem de bom senso, FALTA É VERGONHA NA CARA. Ou na memória.

Ainda bem que MINAS GERAIS tem memória, e menos atrelado ao ANTI PETISMO.

Além do mais, falta uma mídia que preste bons serviços em São Paulo.

S

08/10/2014 - 10h09

Miguel, você não observou que a nossa economia está “derrapando” e já faz um tempinho…

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,57% em setembro, mais do que o dobro da taxa vista em agosto, de 0,25%, informou nesta quarta-feira ( hoje, dia 08/10 ) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro do ano passado, o IPCA avançou 0,35%.

Com isso, a variação acumulada em 12 meses atinge 6,75%, acima do teto da meta de inflação perseguida pelo Banco Central (BC), que é 6,5%. Foi a maior inflação em 12 meses registrada desde outubro de 2011 (6,97%).

Takeo Watashiwa Watashiwa

08/10/2014 - 12h08

o/ #TRABALHADORES

Marcos Freitas

08/10/2014 - 10h06

Louie Fasciolo

08/10/2014 - 08h26

Dilmais 13 ;-)

Francisco de Assis

08/10/2014 - 00h07

Miguel,

Outro fato econômico a ser divulgado e analisado é o desabamento em -4.5% da poderosa indústria alemã, sendo a Alemanha o “exemplo” usada pela mídia (lembrar a papagaiada da Urubóloga com Dilma na entrevista em que Noblat queria falar mais que a presidente).

Outro assunto que acho interessante para um artigo é a derrocada de Roberto Freire (e também de Soninha Francine), que, segundo Altamiro Borges, agora vai ter que ir jogar carteado em algum cassino do Uruguai. E, acrescento eu, apelarem para o tuor de ambor, seu Zé Cerra, para conseguir dois empreguinhos de 20 merréis na Sabesp.

Marco Antonio Rodrigues

07/10/2014 - 23h37

Com ieltsin, digo a€$$io, os 380 bilhões de reserva vão para o fed, as empresas que anunciaram investimentos no Brasil, como exemplo a GM de 6 bilhões vão sacar de grátis este valor mais multas e mais multas. As multinacionais dos eeuuaa, gra-bretanha, alemanha, frança, benelux, espanha, e canadá também não vão ficar Brasil, e sacarão os seus investimentos, adicionados de multas e mais multas estes valores chegarão aos 2 trilhões de dólares, financiados pelo fmi/bndes/clube de paris. Todos os benefícios que melhoraram a distribuição da riqueza nacional serão jogados no lixo. O desemprego baterá em 25 a 30% em 18 meses. A convulsão social poderá se transformar rapidamente em guerra civil. Ieltsin, digo a€$$io renunciará em 20 meses.

Gerson S.

07/10/2014 - 22h17

DILMA 13, Presidente!

Marinho

07/10/2014 - 21h48

Dilma 13

Marcos Freitas

07/10/2014 - 23h40

http://www.youtube.com/watch?v=GUPlv2wQLg0

roberto

07/10/2014 - 19h55

Diante da conjuntura mundial, qualquer crescimento é lucro,principalmente sem desemprego. Dilma!!

Arnaldo Dos Reis

07/10/2014 - 21h52

Dilma13

Flávio Luiz Costa

07/10/2014 - 20h39

Dilma 13

Diogo

07/10/2014 - 17h36

Conta simples: se 39,75% dos mineiros votaram em Aécio, 60,25% optaram por não votar em Aécio.

    S

    08/10/2014 - 10h17

    Argumentação paupérrima. DILMA teve em Minas 43,48 % dos votos, portanto 56,52 % optaram por não votar na anta.

Eliana Schaun

07/10/2014 - 20h29

Dilma 13

Diogo V

07/10/2014 - 17h19

URUBUS ATACAM NOVAMENTE!!! OLHA O FMI FALANDO DA ECONOMIA BRASILEIRA.”FMI PREVE 2º MENOR CRESCIMENTO PARA O BRASIL DESDE 1998.”

http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/10/fmi-preve-2-menor-crescimento-para-o-brasil-desde-1998.html

Claudio Caus

07/10/2014 - 20h09

#dilma13

Jan Mesquita

07/10/2014 - 19h42

Depende do ponto de vista. Para outras mídias foi por causa do Aécio no segundo turno. Mas eu como não acredito em especulação financeira, pra mim não passa de jogo político, que só interessa aos que tem $$$$

Nôni Simon

07/10/2014 - 19h35

sai Suplicy, entra Serra. Agora vai! Não, pera :/

elisa

07/10/2014 - 16h23

Que maravilha!!!!!!

runas waldan

07/10/2014 - 16h19

Os mineiros deram a dica do que é o Aecim. Os paulistas achavam que o cara era o Rei de Minas e votaram nele. No 2. Turno ele terá menor votação em sampa. Agora todo mundo sabe que a vitrine dele despedaçou e que de vidro também é o seu telhado. Se a economia dá sinais de melhora rápido assim é Dilma reeleita com folga.

    Isso foi no primeiro turno!

    08/10/2014 - 00h49

    Ô inocente!

Maria Regina Novaes

07/10/2014 - 19h05

Parabéns paulistas…a água acaba em 2 dias…e o cartel fica mais 4 anos…no Estado e na minha Cidade…gente inteligente é assim! Dilma,13!

Sylvio Souza

07/10/2014 - 19h05

DILMA

Martin Mikoski

07/10/2014 - 18h58

DILMA 13, Presidente!

Martin Mikoski

07/10/2014 - 18h58

DILMA 13, Presidente!

Martin Mikoski

07/10/2014 - 18h58

DILMA 13, Presidente!

Wanduy Mendonca

07/10/2014 - 18h57

É DILMA13

Wanduy Mendonca

07/10/2014 - 18h57

É DILMA13

Wanduy Mendonca

07/10/2014 - 18h57

É DILMA13

Emiliane Oseias

07/10/2014 - 18h51

Dilma com a força do povo.( so que nao ,54% contra ela

Emiliane Oseias

07/10/2014 - 18h51

Dilma com a força do povo.( so que nao ,54% contra ela

Emiliane Oseias

07/10/2014 - 18h51

Dilma com a força do povo.( so que nao ,54% contra ela

Airton Faé

07/10/2014 - 18h40

o que faz um emprestimo do tesouro. nada como ter a chave do cofre

Airton Faé

07/10/2014 - 18h40

o que faz um emprestimo do tesouro. nada como ter a chave do cofre

Airton Faé

07/10/2014 - 18h40

o que faz um emprestimo do tesouro. nada como ter a chave do cofre

Laura Fernandes

07/10/2014 - 18h38

Dilma com a força do povo.

Laura Fernandes

07/10/2014 - 18h38

Dilma com a força do povo.

Marcia Santos Duarte

07/10/2014 - 18h35

Dilma 13.

Marcia Santos Duarte

07/10/2014 - 18h35

Dilma 13.


Leia mais

Recentes

Recentes