Menu

Lições do primeiro turno

Enumero abaixo, o que considero as lições mais importantes deste primeiro turno. 1) Não acreditar em pesquisa, mesmo as favoráveis para nosso campo. É impossível ignorá-las, mas não se deve considerá-las excessivamente. Não entro no mérito de sua honestidade; mas é óbvio que não estão dando conta de captar a dinâmica da opinião dos eleitores. O Brasil […]

86 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Enumero abaixo, o que considero as lições mais importantes deste primeiro turno.

1) Não acreditar em pesquisa, mesmo as favoráveis para nosso campo. É impossível ignorá-las, mas não se deve considerá-las excessivamente. Não entro no mérito de sua honestidade; mas é óbvio que não estão dando conta de captar a dinâmica da opinião dos eleitores. O Brasil ficou grande e complexo demais. Erraram para todos os lados.

Mesmo sem acreditar, não devemos esquecer que todas as pesquisas apontavam vitória de Dilma num eventual segundo turno com Aécio Neves. Num primeiro momento, o impacto do primeiro turno pode até favorecer Aécio, mas os números devem estabilizar-se ao longo das próximas semanas, num patamar parecido ao que tínhamos antes da votação.

2) Manter o sangue frio. Dilma venceu o primeiro turno com 43 milhões de votos, contra 35 milhões de Aécio e 22 milhões de Marina.  Vamos fazer um cálculo rápido para ver quantos votos serão necessários para uma vitória no segundo round.

Vamos estimar que os votos válidos no segundo turno repitam os do primeiro: 104 milhões de votos. Isso quer dizer que o vencedor precisa ter, no mínimo, 52 milhões de votos. Em 2010, Dilma obteve 55 milhões de votos no segundo turno.

Dilma precisa, portanto, manter o seu eleitorado (ou seja, os 43 milhões de votos no 1º turno) e ganhar aproximadamente 9 milhões de votos para vencer as eleições. A presidenta pode encontrar esses votos sobretudo no Nordeste, no Norte, no Rio de Janeiro, em Minas, e no Rio Grande do Sul.

Aécio, por sua vez, tem de manter o seu eleitorado e ganhar 17 milhões de votos. Ele vai atrás desse voto sobretudo em São Paulo, mas não tem muito espaço no Rio ou no Nordeste, por exemplo.

É evidente que Dilma tem melhores condições de vitória. O favoritismo ainda é dela.

A presidenta elegeu uma bancada mais que duas vezes maior que a de seu adversário, tanto no Senado quanto na Câmara.

Abaixo, infográficos publicados no jornal Valor, de hoje.

arte07pol-101-congresso-a12


arte07pol-102-congresso-a12


A Rede, “partido” de Marina, por sua vez, elegeu apenas 1 deputado federal, o que o torna inferior à bancada de José Maria Eymel, e do mesmo tamanho que o PRTB, de Levy Fidelix.  O deputado eleito da Rede é Eliziane Gama, do Maranhão, usando a barriga de aluguel do PPS.

3) A estratégia de apontar as contradições de Marina Silva deu certo.  A imprensa está cheia de entrevistas e análises tentando orientar o comportamento da militância petista. Tática para enganar trouxa. As lideranças entrevistadas, naturalmente, falam que são contra a agressividade. Tudo papo de político satisfeito com a vitória em seu estado, posando de bons moços para os jornais.

A campanha tucana e midiática nunca foi propositiva, e sempre apostou pesadamente na agressividade e na desconstrução do adversário.

As redes sociais têm de repetir a tática que deu certo com Marina: expor suas contradições, vícios e defeitos.

4) Com a decisão de Marina Silva  de apoiar Aécio Neves, ela completa o ciclo da traição. Há alguns meses, ela se recusava sequer a partilhar o mesmo palanque que o PSDB, e agora vai apoiar a sua vitória?

MIOLO


5) O papo de divisão entre Norte e Sul é balela. Dilma obteve uma votação extraordinária nas regiões Sul e Sudeste. Ganhou no Rio de Janeiro e Minas Gerais, sendo que, neste último, o seu partido conquistou o governo do estado. Dilma também ganhou no Rio Grande do Sul.

A eleição para governador, com a vitória de Beto Richa e Alckmin no primeiro turno, envolveu muito o eleitor. Esse fator pesará menos no segundo turno presidencial.

ScreenHunter_5107 Oct. 07 11.44

 


 

Dilma obteve 20 milhões de votos no Sudeste, contra 25 milhões de Aécio. A vantagem tucana concentrou-se sobretudo em São Paulo, onde teve 4 milhões de votos a mais que Dilma, e Paraná, onde registrou vantagem de 1 milhão de votos.

6) A polarização social do eleitorado também não é absoluta. As pesquisas de intenção de voto falharam gravemente em alguns estados, mas a sua estrutura interna não pode ter fugido muito à realidade. E elas apontavam Dilma superando Marina em todas as faixas de renda. Aécio ganhava apenas entre famílias com renda superior a 10 salários.

Há uma classe média numerosa que vota em Dilma, ou que pode vir a votar na presidenta. A aprovação maciça ao programa Mais Médicos revela que a maioria do povo brasileiro, inclusive classe média, não embarca no sensacionalismo ideológico da extrema direita.

7) A presidenta ganhou na maioria das cidades: 3.648. Aécio venceu em 1.821 cidades. Marina, apenas em 99 municípios.  Está cada vez mais evidente que houve uma virada pouco antes do primeiro turno, com a eleição se polarizando entre Dilma e Aécio.

 

BzWxW7AIMAAwVX8

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Messias Franca de Macedo

08/10/2014 - 13h08

… A santinha do pau oco, padroeira das vítimas mundanas, canta com a banqueira do Itaú!… ENTENDA [mais] ESTA PATIFARIA!

############

Esse vídeo é do Itaúúú ?
Se não for …
O Conversa Afiada recebeu essa pérola de amigo navegante:
PH, veja vídeo que está circulando pelo Whatsapp e mídias sociais por aí. É uma paródia sobre a música do Itaú para a Copa, mas todos os elementos gráficos, a qualidade de áudio e edição e “demais ‘et ceteras’ ” me levam a crer que possa ter aval do banco… Tire suas próprias conclusões…
Abraço,
André

Publicado em 08/10/2014

FONTE: http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2014/10/08/esse-video-e-do-itauuu/

http://www.youtube.com/watch?v=Mv856LUynrA

Messias Franca de Macedo

08/10/2014 - 12h54

IBGE: Produção industrial cresce em 10 de 14 locais em agosto

FONTE: http://economia.uol.com.br/noticias/valor-online/2014/10/08/ibge-producao-industrial-cresce-em-10-de-14-locais-em-agosto.htm

NOTA: mas, antes de apresentar a manchete acima, o portal uol/folha passou ‘trocentas’ horas com o seguinte destaque no topo da página:

**Inflação em 12 meses passa teto da meta e é a maior em quase 3 anos

FONTE: http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/10/08/inflacao-em-12-meses-passa-teto-da-meta-e-e-a-maior-em-quase-3-anos.htm

#############

… As masmorras das redações do PIGolpista “estão se virando nos trinta como podem”!…

duda

08/10/2014 - 12h20

Rosário onde estão os votos da Marina?

nelton

08/10/2014 - 11h25

Efeito Gilmar Mendes. Aqui em Pernambuco os candidatos contrários às pautas sociais e sempre muito bem com a imprensa local tiveram financiamento pesado das empresas. Os ilícitos eleitorais foram mais que claros, fatos dominantes, mas, quem vai julgar esses “mensalões”. O Alinhamento do MPE, da justiça, da imprensa e a covardia do PT em debater tais questões, inviabilizam qualquer participação popular genuína.
Eles sabem que a batalha final vai se travar no Congresso. Dilma pode até vencer as eleições, mas, os conservadores governarão e, se não tiverem número suficiente para impor seus pleitos, contentar-se-ão em barrar os possíveis avanços sociais.

foo

08/10/2014 - 10h26

Principal lição, para aqueles que sempre dizem que os institutos de pesquisa manipulam os números para privilegiar o PSDB:

O resultado do primeiro turno mostrou que eles não privilegiavam o PSDB. Ao contrário, eles deram para a Dilma uma previsão de mais votos do que ela realmente teve.

Por isso, eu peço encarecidamente que PAREM DE DIZER QUE AS PESQUISAS ESTÃO PRIVILEGIANDO A OPOSIÇÃO. O primeiro turno provou que isso é uma mentira.

Messias Franca de Macedo

08/10/2014 - 09h57

A candidata Marina [Silva?!] desanca Aécio ‘Never’ – e elogia o ‘Armínio Medidas Impopulares Fraga’!

#################

A Marina já sabe o que é crédito direcionado?!
A Marina já sabe que na campanha do primeiro turno ela “venceu no quesito ataque aos adversários, sobretudo em relação ao PT”?!
A Marina já sabe a diferença entre autonomia e independência do Banco Central?!
A Marina já sabe que o digno e valoroso Chico Mendes não faz parte das A Marina já sabe?!
A Marina já sabe que as nossas [putrefatas!] elites odeiam o Silva que ela [a candidata Marina] carrega no nome e na origem?!

http://www.youtube.com/watch?v=Y_49pgxgEhI

Messias Franca de Macedo

08/10/2014 - 08h56

O ENCONTRO DA REDE DA MARINA [SILVA?!] COM A “NOVA POLÍTICA – E OS HOMENS DE BEM”!

################

(…)
Fora da tranca – Eufórico com a virada de Aécio, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) espera ser liberado nos próximos dias para trabalhar fora da prisão. Ele atuará como auxiliar do advogado Roberto Vitagliano, no Rio.
Começar de novo – Jefferson receberá R$ 1.200 mensais. “Ele merece muito mais, mas é o valor do serviço”, diz o futuro chefe. “Ele vai atualizar fichários, digitar documentos, essas coisas.”
(…)

CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://painel.blogfolha.uol.com.br/2014/10/08/pt-vai-atacar-promessa-de-aecio-de-manter-bolsa-familia-e-outros-projetos/

Coluna Painel do jornal ‘Folha de São Paulo’

08/10/14 02:00

Messias Franca de Macedo

07/10/2014 - 23h26

Mensalão tucano será totalmente julgado em Minas Gerais

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta terça-feira (7) de enviar para a Justiça de Minas Gerais o processo contra o ex-senador *Clésio Andrade (PR-MG), na ação penal 606, acusado pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, o chamado “mensalão tucano” ou “mensalão mineiro” será julgado em Minas Gerais.

*Ex-vice governador no primeiro mandato de Aécio Neves em Minas Gerais, entre 2003 e 2006, Andrade era o último réu da Ação 606 que ainda seria julgado pelo STF.

(…)

CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE:

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/10/07/mensalao-tucano-sera-totalmente-julgado-em-minas-gerais.htm

#############

… ‘Nois’ somos ou não somos… ‘Bananas’?!…

… Ah esse ‘[tíbio] PT da Governança’!…

… E a militância só comendo poeira – e ouvindo os desaforos dos representantes da [eterna] DIREITONA abestada!… Casa Grande CORRUPTA até a medula!…

Notícia divulgada em

07/10/2014 20h55

Do UOL, em Belo Horizonte
Carlos Eduardo Cherem

FONTE: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/10/07/mensalao-tucano-sera-totalmente-julgado-em-minas-gerais.htm

Maria Therezinha Bastos Fini

08/10/2014 - 02h21

Faz tempo que venho dizendo que tds perdiam muito tempo em análises das pesquisas, tempo este que deixavam de fazer campanha, lembrando sempre que se verdadeiras ou falsas elas não ajudam em nada , que de uma forma ou outra a militância deixava a campanha de lado perdendo um tempo, que prá nós é precioso.

Alteroso

07/10/2014 - 23h15

QUEM lembra das estradas Antes do Lula / Dilma ??? era SÓ Buraco, ágora TUDO DUPLICADO, QUEM lembra que Desemprego ?? QUEM lembra do apagão ??

Messias Franca de Macedo

07/10/2014 - 22h58

… ‘O matuto bananiense’ “NUMDISSE”?!…

############

O paradoxo de Aécio (ou: por que investigar os resultados do primeiro turno)

Aécio ganhar 14,5 pontos percentuais em 72h, sem nada capaz de explicar tal ascensão, “desafia a lógica e os fatos”, diz professor, estranhando o silêncio sobre a diferença entre votos dados ao tucano e o que previam as pesquisas

Por *Bajonas Teixeira de Brito Junior

(…)

* Bajonas Teixeira de Brito Junior é doutor em Filosofia, duas vezes premiado pelo Ministério da Cultura por seus ensaios sobre o pensamento social e cultura no Brasil, professor universitário e escritor.

FONTE: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/o-parodoxo-de-aecio-ou-por-que-investigar-os-resultados-do-primeiro-turno/

###############

… E o Jura Passos também “disse”!…

A urna eletrônica brasileira é um caso para o Procon

Postado em 05 out 2014

por : *Jura Passos

*Jura Passos é jornalista. Formou-se na Escola de Comunicações e Artes da USP e fez especialização em comunicação e políticas públicas no Hubert H. Humphrey Institute of Public Affairs da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. É um eterno aprendiz de capoeira, samba e maracatu e adora viajar de bicicleta por ai, menos em São Paulo

FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-urna-eletronica-brasileira-e-um-caso-para-o-procon/

Messias Franca de Macedo

07/10/2014 - 22h50

############

O paradoxo de Aécio (ou: por que investigar os resultados do primeiro turno)

Aécio ganhar 14,5 pontos percentuais em 72h, sem nada capaz de explicar tal ascensão, “desafia a lógica e os fatos”, diz professor, estranhando o silêncio sobre a diferença entre votos dados ao tucano e o que previam as pesquisas

Por *Bajonas Teixeira de Brito Junior

(…)

* Bajonas Teixeira de Brito Junior é doutor em Filosofia, duas vezes premiado pelo Ministério da Cultura por seus ensaios sobre o pensamento social e cultura no Brasil, professor universitário e escritor.

FONTE: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/o-parodoxo-de-aecio-ou-por-que-investigar-os-resultados-do-primeiro-turno/

Messias Franca de Macedo

07/10/2014 - 21h55

… EM TEMPO: a quantas anda o processo do Zé’ da Justiça contra o DEMoTucano José Aníbal?!…

Ah, e o GÂNGSTER robert(o) jefferson já pagou “O darf do STF”?!…

Esse é o Brasil “mudado por um menino paupérimo” (sic) que hoje em dia ganha (idem sic) a vida proferindo *palestras pelos rincões deste país tão vilipendiado pelas [eternas] forças do atraso!…

E a quarentena?! “supremo”?! Caixa registradora para as férias em Miami dos estadunidenses escravagistas?!…

Messias Franca de Macedo

07/10/2014 - 21h52

“Quem me conhece vota em mim.”

Dilma Rousseff sobre vitória em MG e RS

Messias Franca de Macedo

07/10/2014 - 21h51

… E o serelepe ‘playboyzinho’ maluquinho não sossega!… Entenda a liberdade de imprensa dos DEMoTucanos!…

#################

SINDICATOS DETÊM PRESSÃO PRÓ-AÉCIO DE JORNAL

Os sindicatos dos jornalistas e funcionários de empresas jornalísticas de Minas Gerais divulgaram nota, assinada por seus presidentes, Kerison Lopes e Marco Antônio Jacob, reagindo à “convocação” feita pelos Diários Associados, que editam os jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, para que seus funcionários participassem de atos de campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG); “Qualquer tipo de pressão deve ser denunciada para que sejam tomadas de medidas jurídicas cabíveis para resguardar o direito ao voto dos eleitores. As duas entidades também esclarecem que os Diários Associados não falam em nome dos trabalhadores. O voto dos mineiros é livre”, diz a nota; na campanha mineira, o presidente dos Associados, Álvaro Teixeira da Costa, chegou a subir no palanque de Pimenta da Veiga e Aécio Neves; mídia familiar adere, sem máscara, a Aécio; jornalistas mineiros indignados

7 DE OUTUBRO DE 2014 ÀS 19:47

(…)

FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/156214/Sindicatos-det%C3%AAm-press%C3%A3o-pr%C3%B3-A%C3%A9cio-de-jornal.htm

Messias Franca de Macedo

07/10/2014 - 21h36

… O que “os olhinhos éticos” do “supremo” gilmar mendes não enxergam!… Lá isso é Judiciário?! Lá isso é oPÓsição, sô?!…

###################

Galera, pra quem conhecer o Aécio ‘Never’!

comentário postado por Robson

07/10/2014 às 9:18 pm

em http://tijolaco.com.br/blog/?p=21583

Dilma vs Aécio. Casos de xenofobia, elitismo e preconceitos na rede – Brasil em Foco 228

https://www.youtube.com/watch?v=5p0Cb_S9C5k

Messias Franca de Macedo

07/10/2014 - 21h24

… O segundo turno e a oportunidade de se promover a legítima e necessária devassa na famigerada e fatídica era DEMoTucana III

A Verdade Vos Libertará!

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL e o ranking dos partidos MAIS CORRUPTOS DO BRASIL: O PSDB &$ o DEMo são os campeões disparados!

Algumas fontes:

http://www.informacoesemfoco.com/2014/06/mcce-divulga-ranking-da-corrupcao-por.html#.VDSAKWddUrU

PSDB é o partido mais sujo do Brasil, revela ranking da justiça eleitoral

Análise dos 317 políticos brasileiros que foram impedidos de se candidatar pela lei Ficha Limpa traz uma descoberta interessante: o PSDB é o partido político mais sujo do Brasil. Veja o ranking
Os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) barraram até agora a candidatura a prefeito de 317 políticos com base na Lei da Ficha Limpa, de acordo com levantamento feito nos 26 Estados do país.
O número deve aumentar, já que em 16 tribunais ainda há casos a serem julgados. Entre esses fichas-sujas, 53 estão no Estado de SP.
Na divisão por partido, o PSDB é o que possui a maior “bancada” de barrados, com 56 candidatos –o equivalente a 3,5% dos tucanos que disputam uma prefeitura. O PMDB vem logo atrás (49). O PT aparece na oitava posição, com 18 –1% do total de seus postulantes a prefeito.
(…)

FONTE: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/09/psdb-partido-mais-sujo-brasil-ranking-justica-eleitoral.html

Messias Franca de Macedo

07/10/2014 - 20h59

… O segundo turno e a oportunidade de se promover a legítima e necessária devassa na famigerada e fatídica era DEMoTucana II

A Verdade Vos Libertará!

###############

VÍDEO SENSACIONAL, PEDAGÓGICO E HISTÓRICO

Ciro Gomes destrincha a PRIVATARIA TUCANA

http://www.youtube.com/watch?v=0-vol4wIzdA

Messias Franca de Macedo

07/10/2014 - 20h55

A LIÇÃO DO ‘PROFESSOR’ ITAMAR FRANCO PRESIDENTE!

… O segundo turno e a oportunidade de se promover a legítima e necessária devassa na famigerada e fatídica era DEMoTucana I

A Verdade Vos Libertará!

###############

VÍDEOS SENSACIONAIS, PEDAGÓGICOS E HISTÓRICOS

Presidente Itamar Franco e o Plano Real apropriado indevidamente pelo DEMoTucano FHC

http://www.youtube.com/watch?v=VncoBObqRwE
Responder

http://www.youtube.com/watch?v=G2tATl8a2SI

Carlos Alencar

07/10/2014 - 22h39

e as urnas ? muito estranhos certos indices e a configuraçao do mapa eleitoral …..

Ronaldo

07/10/2014 - 19h19

Em 20 minutos vocês descobrirão o qual nefasto foi o (des)governo do Aécio Neves em MG. Isso explica a fragorosa derrota do PSDB em MG:

http://www.youtube.com/watch?v=r2zAyOeZvyU

http://www.youtube.com/watch?v=Y_R76FD7fVg

Rui Vasques

07/10/2014 - 19h17

Miguel,

Eu vejo duas coisas para entender esta eleição: 1. O voto útil que justifica a virada pouco antes do primeiro turno, talvez no dia mesmo da votação. 2. O santinho. Vide votação de São Paulo, até a quantidade de voto no Serra é a mesma.

Luciano Machado

07/10/2014 - 18h36

O PT deveria esquecer a presidência, abrir jornais, canais de TV, revistas, etc. Teria muito mais poder. Os norte americanos fazem isso porque conhecem o poder da informação. Uma mídia monopolizada e sob controle, tem mais poder que o Executivo, Legislativo, Judiciário e forças armadas somados!
O partidarismo da mídia é algo que temos que mostrar para os que não conseguem enxergar que estão sendo manipulados.

Giovani Avila – Blumenau

07/10/2014 - 17h26

Miguel
Uma coisa me intrigou, gostaria de saber se outros perceberam também:
Depois de ouvir falar em alta “abstenção” eu percebi que a quase totalidade do comércio (até de dia de semana) e muitas indústrias e serviços aqui de Blumenau SC funcionaram no dia da votação, e a quem interessa o povão trabalhando em dia de eleição? Será que o empresariado está tocando uma agenda que não sabemos?
Me lembra do Serra em 2010 pedindo pro pessoal da até então pequena classe média não viajar no feriado para não prejudicar seu eleitorado, o que ainda é um expediente normal, ma acho que tem truta aí… Tem muita coisa rolando na internet sobre justificar sem stress pagando apenas R$ 4,00 depois da eleição quando bem entender. Dá a impressão que tentaram manter a turma longe das urnas ou seria teoria da conspiração?
Olho vivo galera.

    carlos

    07/10/2014 - 17h46

    É cada idiota que aparece por aqui!

    Newton

    08/10/2014 - 12h38

    Viajou meu amigo!!!

Fabio

07/10/2014 - 17h23

Sou do interior de São Paulo e eu e minha familia votamos Dilma 13.

Maria Helena

07/10/2014 - 17h16

Sou mineira. Não permitam que o aécio quebre o Brasil como quebrou Minas. Nós professores nunca fomos tão humilhados e desrespeitados como fomos em seu governo e no de seu afilhado.

HELOISA

07/10/2014 - 17h12

O presidente Maduro convocou o cubano Orlando Borrego, um economista que foi tesoureiro do Che Guevara, para conduzir uma “revolução dentro da revolução” na economia do país.

A saga revolucionária conta que quando Fidel Castro quis formar um governo perguntou a seus cúmplices se alguém era economista.

E o Che Guevara respondeu com um trocadilho: “eu sou comunista”. Ganhou o ministério, e liquidou a economia do país. Borrego completou a destruição, ou o triunfo do comunismo.

Agora a Venezuela que se encontra na pior situação econômica em décadas, apela ao verdugo da economia libre.

“Borrego foi um funcionário leal e é uma ótima pessoa, comprometida com os princípios da revolução socialista, e incorruptível”, disse à BBC Mundo (4.7.2014) um dos biógrafos de Guevara, o americano Jon Lee Anderson.

Borrego dirigiu o Ministério do Açúcar quando Fidel previu uma safra de 10 milhões de toneladas do produto mais cultivado no país. E numa façanha de expert ele conseguiu arruinar a produção do produto mais rentável de Cuba, hoje considerado de luxo.

Já foi anunciado um dos controles socialistas da economia na Venezuela. Os cidadãos deverão fornecer seus dados biométricos para comprar qualquer produto.

Luta de classes e miséria como em Cuba
Na prática, os consumidores deverão por o dedo num computador que dirá quanto comprou e quanto pode comprar. Um racionamento controlado ciberneticamente, explicouLa Nación de Buenos Aires.

Maduro diz que é para evitar o contrabando e a acumulação.

O sistema limitará as compras e funcionará em todas as caixas das lojas autorizadas do país. Cinicamente, Maduro acrescentou que os controles serão como os do sistema eleitoral: “uma benção antifraude”.

Maduro acrescentou que o sistema também servirá para confiscar os bens dos “contrabandistas”: “depósitos, lojas, caminhões, carros. Tudo, tudo, de acordo com a lei, deve ser confiscado de imediato”, exortou.

O dirigente comuno-populista já tinha tentado um “Cartão de Alimentação Segura” que deu no mais autêntico desabastecimento com prateleiras vazias, imensas filas e badernas, acompanhadas de violências e saques. Assim inaugurou a “Bolsa Miséria” que já funciona em Cuba. Vocês querem isso para o BRASIL ?

Antonio Moreira da Silva

07/10/2014 - 20h04

tem possibilidade de casca de banana….nelas….

Beth

07/10/2014 - 16h54

Miguel, tenho acompanhado seus artigos e respeito suas opiniões, mas agora fiquei na dúvida porque você divulga que Dilma ganhou no Rio de Janeiro e, segundo os resultados divulgados, quem ganhou no Rio de Janeiro foi Marina Silva. Dilma ficou em 3º lugar! Como agora está na moda errar em resultados, gostaria de saber a sua posição.

    Miguel do Rosário

    07/10/2014 - 19h55

    Não. Marina ganhou na cidade do Rio de Janeiro. No Estado, ganhou Dilma.

elisa

07/10/2014 - 16h44

E o pessoal fala tanto do PT,mas se “esquecem” de que pela justiça eleitoral o PSDB foi considerado o partido mais corrupto do Brasil,com o maior número de políticos barrados pelo ficha limpa. E O PSB ds Marina também está à frente do PT nesse quesito.

    HELOISA

    07/10/2014 - 17h18

    Para Elisa: Favoritas na corrida ao Palácio do Planalto, as candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) veem seus partidos empatarem em outra disputa, menos lisonjeira: com 20 nomes cada, o PT e o PSB dividem a primeira colocação no ranking das legendas com o maior número de políticos barrados este ano pela Lei da Ficha Limpa. Juntas, as duas siglas abrigam 16% dos 253 candidatos considerados “ficha suja” pelos tribunais regionais eleitorais (TREs), de acordo com levantamento parcial do Congresso em Foco.
    (veja no site CONGRESSO EM FOCO )

mineiro

07/10/2014 - 16h41

alguem duvidava que a lacraia marifaiajato iria finalmente mostrar a cara , mostrar o que ela é de verdade , a direita golpista. agora sim ela tomou uma atitude coerente , mostrou a cara , apareceu e nao ficou escondendo atras de artificios para ludibriar os imbecis,tomou atitude e vai finalmente tucanilizar. agora o pt tem dois alvos para atirar e muniçao nao falta nesses alvos , pode escolher. é eleitorado dela , eu sinto informar , mas voces todos que acreditavam nela, simplesmente estava votando na mesma direita tucanalha sem tirar nada. voces que votaram nela achando que ela é a nova politica caiu do cavalo feio , ela sempre foi um embuste e eu sempre acreditei nisso para depois de entrar la ser o que ela sempre foi , traidora e aliada da direita. agora vao votar na nova politica dela? nova politica , essa nova é a jogada mais manjada da direita para enganar idiotas , nunca teve nova politica, nova politica é que o lula fez a dilma ta continuando , o resto é historia para boi dormir.

Paula Cassilhas

07/10/2014 - 19h16

Adriana Alibati

Paula Cassilhas

07/10/2014 - 19h15

Como foi essa história em São Vicente ( SP)? E administrada pelo PSDB, né?

S

07/10/2014 - 15h24

O FMI estimou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país vai crescer apenas 0,3% em 2014 – na projeção anterior, a expansão esperada era de 1,3%.
Agora o FMI projeta a inflação ao consumidor de 6,3% em 2014 e de 5,9% em 2015, contra 5,9% e 5,5% respectivamente no relatório anterior. Em meio a esse cenário, o FMI piorou suas estimativas para a taxa de desemprego no Brasil em 2015, passando a 6,1%, frente a 5,8% esperados até então. Para este ano, a mudança foi mais sutil, com leve baixa de 0,1 ponto percentual nas contas, a 5,5%. O FMI projetou ainda que o déficit em conta corrente do Brasil ficará em 3,5% do PIB neste ano e em 3,6% no próximo, com pouca diferença entre, respectivamente, déficits de 3,6% e de 3,7% projetados anteriormente.
A economia da incompetentA é estupendA !

Ricardo

07/10/2014 - 14h11

Discordo um pouco na contagem das bancadas. O PMDB vai com quem vencer.

    carlos

    07/10/2014 - 15h37

    Já eu discordo totalmente. A bancada de Dilma é constituída por PT e PCdoB.O restante da bancada será do presidente eleito, seja ele Aécio ou Dilma.Só um ignorante ou cego acha que PMDB, PP, PR, etc, etc, etc ficará com Dilma/PT derrotados na eleição!

      Vitor

      07/10/2014 - 15h46

      Fato…

anac

07/10/2014 - 13h14

Vamos ver se Marina consegue criar, enfim, sua Rede. Ou se vai perder a serventia sendo abandonada na estrada depois de completar o ciclo de traições com a declaração de apoio a aécio. Aliás, Marina é genérico de aécio.
Não acredito que aécio acabará com a reeleição. Diz que vai para depois colocar a culpa no Congresso que legisla sobre a matéria. Também responsabilizará os governadores.

    elisa

    07/10/2014 - 15h58

    Claro que não o FHC se matou para conseguir a reeleição, que ele mesmo admitiu que sabia que houve compra de votos.Esse papo de acabar com a reeleição o PSDB só começou a falar depois da reeleção do Lula.

Patrícia Adriely

07/10/2014 - 16h08

Poly, você que estava me perguntando, lê isso aí que resume bem e serve pra acalmar o desespero, rs.

Leonardo

07/10/2014 - 12h58

Podem procurar emprego PETRALHAS!! Vão ter que trabalhar de verdade agora hahaha

    Miguel do Rosário

    07/10/2014 - 13h06

    Cara, quem nunca trabalhou foi Aécio Neves, que ganhou boquinha na Caixa com 25 anos, presente de Sarney. Um ano depois, outro presente de Sarney: uma rádio.

      carlos

      07/10/2014 - 15h42

      O filho do Lula, o Neto do Brizola também nunca trabalharam. Um recebeu 5 milhões para brincar com m joguinhos p celular. O primeiro emprego do outro foi um ministério. A esquerda também tem seus parasitas, e como tem. Quando foi e por quanto tempo Zé Dirceu, Zé Genoíno, Delúbio pegaram no pesado?

        Vitor

        07/10/2014 - 15h47

        A grande maioria dos políticos são políticos profissionais… Se não considerar isso trabalho, são poucos os que pegam no batente…

          mineiro

          07/10/2014 - 16h24

          o ze dirceu ,o jenoino ,o delubio , esses dois primeiros nao lutou contra a ditadura nao imbecil? enquanto voce imbecil talvez nem tinha nascido ou era pequeno ,sei la, nao me interessa, eles estavam sendo perseguido pela ditadura da qual voce e sua laia apoiam. voce é que pegou no pesado, eles nao fizeram nada, so dormindo. se existe democracia , mesma essa da elite , é graças a eles e muitos outros que morreram por isso. é graças a gente da sua laia que o brasil se sucumbiu na ditadura.

          carlos

          07/10/2014 - 16h38

          Ao mineiro imbecil ou imbecil Mineiro. Eles não lutaram contra a ditadura; lutaram, se é que lutaram, para instalar uma outra didatura alinhada a URSS e cuba e fizaram disso profissão.Nenhum deles produziu um único prego. Enriqueceram sem terem sido produtivos. São parasitas igual a você!

    Roque

    07/10/2014 - 13h49

    Você é que, com Aécio, vai ter que trabalhar mais para ganhar o mesmo que ganha hoje, trouxa… Seu salário será arrochado…

      Rafael Wuthrich

      07/10/2014 - 14h40

      Pois é…funcionários públicos sem aumento. O brasileiro não tem mesmo memória…

        mineiro

        07/10/2014 - 20h33

        desculpe o comentario aqui nao foi para voce e sim para aquele sujeito ai que disse que somos petralhas.

    mineiro

    07/10/2014 - 16h44

    se nos somos petralhas , voces sao canalhas e canalha da pior especie.

Helio Balde

07/10/2014 - 15h51

E a resposta na Veja einh? O PT deve ter recorrido da decisao do Gilmar para o plenario para manter seu direito de resposta. Ainda sai antes da votacao de 2o turno?

cvilela

07/10/2014 - 12h46

Discordo desta parte da análise: “Aécio, por sua vez, tem de manter o seu eleitorado e ganhar 17 milhões de votos. Ele vai atrás desse voto sobretudo em São Paulo…”
A batalha decisiva dos votos será em Minas Gerais, pois acho que o RJ tenderá mais para Dilma e SP ficará com Aécio.

    Vitor

    07/10/2014 - 13h36

    Também acho que Aécio já está muito próximo do teto em SP… Por isso ele não vai ganhar o segundo turno…

Eduardo Oliveira

07/10/2014 - 12h44

Chegou à hora de todo cidadão do N/NE, que tem um braço familiar em SP, mostrar mais uma vez, o amor pelo Brasil! Liga para o parente e destrinça para eles porque Dilma é a melhor opção para o Brasil e em especial para o N/NE. Digam para eles com estamos e quais são as perspectiva de estudo, trabalho e renda para um segmento representativo da nação brasileira que estava relegado ao improviso para sobreviver ( não havia morada digna,água,luz,emprego, deslocamento escolar digno,nada) e que hoje praticam o êxodo rural invertido devido agricultura mais competitiva e até orgânica, pequenas empresas e grandes negócios em vários segmentos e que tem espaço para todos , inclusive, os nossos paulistas laboriosos e para todos os brasileiros e a quem interessar possam! Nosso Brasil é largo, grande e rico e próspero! Vem SP! Vem pra Dilma você também!

    Luiz Correia

    08/10/2014 - 00h54

    Concordo Eduardo isto já está ocorrendo. O “bocarrota” FHC deu mais um tiro no pé. O Privata-mor está delirando. Primeiro pede que o Aécio renuncie, declare o apoio à Marina e vá ser o candidato ao governo de Minas, deu o que deu. Agora despreza os nortistas e nordestinos.

Vitor Flôres

07/10/2014 - 15h32

é troco para o valor do pré-sal

Vitor Flôres

07/10/2014 - 15h31

por 100 milhões se venderiam?

Vitor Flôres

07/10/2014 - 15h31

Imaginando que vivemos num país onde se compra a mídia, por que não pensar na manipulação das pesquisas. Veja o que ocorreu no RS , não foi muito diferente do que ocorreu na Nacional. No RS deixaram o SArtori em 3º até a boca de urna. Com isso inflaram a candidata da RBS que ficou em primeiro lugar desde o início da campanha. Nos últimos dias soltaram o Tarso. Como as pesquisas não pegaram o Sartori com todos aqueles votos? Srs, temos o pré-sal

Virgilio

07/10/2014 - 12h28

Aécio Neves não só foi a surpresa final deste primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras como também sua vitória, maior do que a prevista em todas as pesquisas, deve-se a ele pessoalmente. Tratou-se quase de um fenômeno em termos de psicologia: sua capacidade de reação frente a uma derrota anunciada e de alguma forma já aceita até por seu partido.

Neves cresceu em vez de se apequenar quando o terremoto Marina Silva o esmagou de tal forma que ele foi inclusive aconselhado a desistir. Arregaçou as mangas e anunciou que seria o vencedor capaz de disputar um segundo turno contra a Presidenta candidata Dilma Rousseff, que era tudo o que o partido dela, o PT, não desejava.

Sua posição de terceiro na disputa, um candidato em quem ninguém apostava diante da força da ecologista Silva, o levou a reagir inclusive nos debates, que acabou vencendo.

Não sei se conscientemente ou não, o que garantiu a vitória a Neves foi o fato de ter aparecido em todas as suas manifestações exteriores, entrevistas e debates, como o mais brasileiro de todos os candidatos. Revelou isso de modo cristalino em sua despedida de um minuto e 40 segundos no último e mais importante dos debates televisivos, o da TV Globo, com 50 milhões de telespectadores.

Apesar de aparecer naquele momento como derrotado em todas as pesquisas, Aécio, ao contrário das suas duas adversárias principais, Rousseff e Silva, dirigiu-se à audiência com coração brasileiro, exalando confiança, ou seja, sem dureza, sem agressividade, agradecendo o carinho recebido em suas peregrinações pelo país, revelando sua vontade de prosseguir na disputa, e com a certeza da vitória.

Apresentou-se como candidato de todos os brasileiros, aos quais ofereceu certezas e capacidade de Governo, assim como a segurança de que possuía a receita para levantar o país da sua atual frustração. Emocionou-se e apelou à esperança hasteando a bandeira da mudança que a rua pedia. Foi naquela hora o único que acabou sendo aplaudido pela plateia presente.

Ex-senador e ex-governador do segundo Estado mais populoso do país, Minas Gerais, revelou em suas discussões com a candidata que liderava as pesquisas, Rousseff, sua capacidade dialética e uma forma firme, mas ao mesmo tempo brasileira, ou seja, não raivosa, de enfrentar suas adversárias políticas.

Aécio sempre foi criticado, quando na oposição, por não saber bater de frente com o governo. Atribuíam isso a esse espírito mineiro, mais propenso ao diálogo e aos acordos do que à guerra. Com esse espírito desarmado, enfrentou uma campanha levada a cabo sob o signo dos golpes baixos, sem se deter nem mesmo diante da mentira e das desqualificações pessoais.

Neves nunca caiu nessa armadilha e prosseguiu firme em seu esquema, convencido de que, apesar de ter sido quase selada sua derrota, ele continuava acreditando com fé firme em dar a volta por cima.Os votos reais, contrariamente ao que as pesquisas anunciavam até os levantamentos de boca de urna, o colocam a seis pontos da Dilma, muito pouco quando se pensa em como ele estava ao iniciar a aventura.

Dilma, que conseguiu menos votos do que na primeira vez em que foi escolhida, em 2010, agora enfrentará Neves, que aparece como surpresa ganhadora e que poderia contar a seu favor com até 60% dos votos da perdedora Marina.

Ele, que já foi surfista, lançou o slogan de que a “onda da razão” havia se erguido no mar da campanha, contra a onda do sentimento. Seu êxito consistiu em saber, com teimosia, querer ganhar. Também contribuiu para isso sua campanha propositiva e de esperança, as duas fibras do atual coração brasileiro: o afeto e ausência do medo e o sentimento dos brasileiros que, em junho de 2013, haviam começado a usar a razão para exigir um Brasil melhor, que é o que prometeu criar o candidato mineiro, prudente e ao mesmo tempo tenaz.

    Giusepe

    07/10/2014 - 15h21

    Vc já esteve em MG?

    Hélio

    07/10/2014 - 16h37

    Bem feitinho até esse texto… para um robô…

      Jorge Moraes

      07/10/2014 - 22h18

      Robô.

      E como robô …

      Fico até imaginando um eleitor do Aécio sentado, escrevendo este texto esparramado de elogios. E como é altaneiro, sequer reage …

      Comovente.

      Mas como robôs não choram, também não enferrujam.

      Já água, para o emérito tucano, água enferruja.

    Jorge Moraes

    07/10/2014 - 22h22

    Virgílio Azimov: Eu, robô!

    Quem não tem militância, caça com …

    Desconfio que o enganador candidato é caçador de androides. Mas androides cariocas, pois que Minas é grande demais … Dá muito trabalho, né?

marco

07/10/2014 - 12h20

Pois eu acho que dentre as lições do PRIMEIRO TURNO,dentre tantas é saber que o AÉRO-ARROCHO tem que se ver com o CLÁUDIO E O MONTEZUMA.Tem que se ver com o SERRA!Que quer ser candidato às eleições de 2018.Tem que se ver,com os eleitores DUBIOS,que votaram nos ANÔES,que chamam de nanicos e que somente existem,por que no alfabeto,existe a letra P.Tem que defender o governo do Príncipe.Tem qye aturar a Blá-Blá,que inventou outra letra para substituir a letra P.Tem que enfrentr os eleitores do PSB,que ainda preservaram um pouco de descência,inda que eu duvide.Tem que se ver também,com a senvergonhice de seus eleitores,que não gostam de perder e quando ocorre,mentem.Enfim,acho que no segundo turno,se resar aos eleitores um pouco de vergonha,posto não saberem do que se trata,por oportunismo votam em quem vai ganhar.Pra se exibir pra os vizinhos.A quem odeiam,mas mentem de novo que são solidários.O que é lastimável,nessa gente,são os infantes inocentes,que nada sabem.Vão sabe-lo,quando adultos,e podem estar infectados pela semvergonhice,que dura toda a vida.

Ricardo Edmundo Cecconello

07/10/2014 - 15h19

A VERDADE ESCANCARADA QUE MUITOS NÃO QUEREM ENXERGAR – O FASCISMO VAI SE INFILTRANDO COM CALÚNIAS E MENTIRAS – MAS NUNCA MOSTRA DOCUMENTOS, NEM PROVAS – A verdade é que o “plano real” foi obra racional de RUBENS RICÚPERO – crucificado pela REDE GLOBO no episódio da antena parabólica com Carlos Monfort.
Assista ao vídeo e explique PORQUE aébrio não ganhou no califado MINAS GERAIS?
https://www.facebook.com/video.php?v=832387000146410

Luciano Machado

07/10/2014 - 12h19

As pesquisas foram uma armadilha e fizeram o PT atirar no alvo errado. Aécio foi pouco atacado e correu por fora. Agora no segundo turno o PT precisa mostrar para o Brasil quem é Aécio Neves, acredito que informando o eleitor, muitos que votaram em nele no primeiro turno, podem mudar de voto no segundo. Já vimos isso acontecer com José Serra. O grande desafio será transferir pelo menos 40% dos votos de Marina para Dilma. Uma parcela dos marinistas pretende anular os votos, atitude que será combatida pelo PSDB. Aécio terá 10 minutos de ataques diários contra ele, portanto só agora, na reta final da campanha é que o eleitor vai saber quem ele é!

    Henriquec

    07/10/2014 - 12h51

    Concordo , a campanha contra a Marina foi muito exagerada enquanto Aécio ficou esquecido , agora fica difícil convencer o eleitor de Marina votar na Dilma. Acredito que Aécio apareça já em primeiro nas primeiras pesquisas ,vai caber a campanha petista desconstruir o Tucano retirando dele votos dos eleitores desavisados.

Adriana Alibati

07/10/2014 - 15h13

E, de última hora, sempre existe o fator “compra de votos”. Como aconteceu aqui em São Vicente, cujo pacote englobava deputado, governador e presidente, ao custo de cinquenta Reais.

socorro santos

07/10/2014 - 12h12

muita calma nestes dias. a militância tem que ficar de olho nas urnas. aqui no AM, apesar dela ter recebido quase 54% , não vi um fiscal do PT.

angela

07/10/2014 - 12h10

Espero que você tenha razão, nunca acreditei que ganharíamos no 1º turno.Esperança talvez, entretanto sinto agora um desanimo tão grande, estou cansada de provar por A + B, que vivemos melhor agora, do que a 12 anos atrás.

    Cassio

    08/10/2014 - 00h57

    Angela,
    nao há e nem pode haver espaço para o desânimo. Agora é que está começando o jogo.
    O embate será duro. Desleal/criminoso pelo PIG.
    Militância trabalhando muito e unida
    Dilma lá…….

Pedro Gomes Brasil

07/10/2014 - 15h09

FALTA A DILMA FAZER COMO O BRIZOLA: http://www.youtube.com/watch?v=6Wpub3NGziA

Maria da Penha

07/10/2014 - 15h08

Ódio que leva as pessoas cometerem equívocos extremamente danosos à maioria da população !

Maria Jose Procopio Olliveira

07/10/2014 - 15h05

Forca Dilma!

Airton Lagoeiro Correa

07/10/2014 - 14h56

Show

Gui Peres

07/10/2014 - 14h55

Acrescentaria que, ao lado das pesquisas, a urna também não é de confiança. Mas parabéns pelo excelente artigo! É disso que estamos precisando.

Cássio Moreira

07/10/2014 - 14h49

“Se tu ligar a TV todo dia e lá só estiverem falando em Inglês em 30 dias tu também já estará falando algumas palavras, em 6 meses quase dominando a língua e em 1 ano tu só falará em inglês”.

Assim é a manipulação e a desconstrução que os meios de comunicação fizeram contra Dilma e o PT nesses últimos 12 anos.

Vote Dilma 13!

Por isso que nao culpo muitas pessoas que tem esse ódio do PT.

    Irineu Seixas

    07/10/2014 - 12h13

    Parabéns, esse exemplo foi perfeito.
    Dilma agora e Lula depois.

    Luciano Machado

    07/10/2014 - 12h23

    Uma pessoa inteligente mau informada, é pior do que um burro. Assim está ficando a geração de coxinhas que a mídia formou desde junho de 2013.


Leia mais

Recentes

Recentes