Menu
, , ,

Liberalismo volta ao Brasil da única maneira possível: na mão grande

Por Tadeu Porto, colunista do blog O Cafezinho* Foram meses complicados em 2014, Setembro e Outubro, que me dediquei incansavelmente a campanha de reeleição da presidenta eleita Dilma Rousseff. Gastei até onde pude minhas camisas vermelhas – como a minha preferida com Lula e Dilma na frente“os 10 anos que mudaram o Brasil” – me lambuzei […]

16 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Tadeu Porto, colunista do blog O Cafezinho*

Foram meses complicados em 2014, Setembro e Outubro, que me dediquei incansavelmente a campanha de reeleição da presidenta eleita Dilma Rousseff. Gastei até onde pude minhas camisas vermelhas – como a minha preferida com Lula e Dilma na frente“os 10 anos que mudaram o Brasil” – me lambuzei de protetor solar para panfletar nas ruas das cidades que frequento, levei minhas pernas ao limite do doce cansaço e gastei saliva e digitais para defender uma política nacionalista que levasse o país a grandeza que ele merece, no debate presencial e virtual.

A democracia tem disputas abertas e regulamentadas, como são os pleitos de dois em dois anos, as quais não se pode abrir mão de maneira alguma. São partes de uma engrenagem legal, construída para dar estabilidade política ao debate inerente das decisões coletivas, afinal, se cada civil quisesse ser representado da maneira que lhe convém, viveríamos o caos.

Algo semelhante com nossos dois últimos anos.

A vitória da esquerda em 2014 veio, mas não demorou muito para a ficha cair e se constatar, dias após (precisamente com Cunha ganhando a presidência da câmara e a mídia comemorando), que a direita não tinha construído a atmosfera das eleições passadas para perder: uma operação policial tendenciosa, com delações vazadas e arquitetadas (como o “eles sabiam de tudo”) a mídia trabalhando noite e dia para destruir um projeto popular não poderia ter sido em vão.

A elite brasileira chegou ao seu limite na divisões de tempo e espaço: ver os pobres frequentar áreas VIPS e ter que criar camarotes exclusivos; conviver com os restaurantes lotados e ter que inventar a comida gourmet (mais cara porque tem uma folha de hortelã em cima) para tentar restringir o público; aguentar os shoppings lotados, assistir peles negras desfilarem marcas de roupas internacionais e partilhar o salão de beleza com aquele cabelo de “pixaim”, foi demais pra burguesia.

O projeto bolivariano e popular teria que sair na marra, custe o que custar.

Nem que valha a própria democracia, afinal, assim está sendo o processo de retirada do partido que mais representou o povo brasileiro em sua totalidade [liberdade aqui para usar o gerúndio, sei que é feio mas pra mim a luta ainda não acabou com a admissibilidade] para a volta de um projeto que quebrou o país três vezes e entregou nossas riquezas a preço relativo de banana – o valor absoluto deve ser calculado somando-se a privataria – e jogou para debaixo do tapete tons de corrupção.

A liberdade econômica e a eficiência do Estado significam, conotativamente, entregar de mão beijada o capital, bens e serviços nacionais para oligopólios e monopólios privados que terão muito mais facilidade de concentrar renda, já que terão as ferramentas para dominar uma república mais fraca (bem mais fácil de chantagear) e não tem que dar satisfações à população nem mesmo mediante a venda dos produtos, com preços dominados por um cartel plutocrático.

A brasileira e o brasileiro conhecem, na prática, muito bem as políticas liberais: FHC virou as costas para os mais pobres, fez a periferia desejar o pão que o diabo amassou (era melhor isso do que morrer de fome) e governou para uma aristocracia vira-lata e entreguista que não serviu nem mesmo para fazer uma revolução francesa [burguesa] tupiniquim.

Foi a liberdade tucana que não deixou uma infraestrutura básica de energia (o apagão que o diga); trouxe o caos do tripé manco (não conseguiram cumprir nem a política deles mesmo); promoveu o sufocamento da classe produtiva com um mega pacote de arrocho salarial e retirada de direitos; abandonou a educação de maneira criminosa e que, sobretudo, negligenciou a miséria e as mortes de fome que circulavam pelo país.

Foi a técnica, os notáveis e a eficiência que, por exemplo, sucateou a Petrobrás a ponto de conseguir afundar uma plataforma inteira de petróleo em 2001 deixando de produzir barris importantes para nação durante anos e, sobretudo, tirando a vida de onze petroleiros, como se existisse uma guerra literal contra o trabalhador (será que o exército na refinaria em 1995 foi um presságio?).

E, claro, tamanho desastre nunca voltaria pela porta de frente. É por isso que, apesar dos erros consideráveis do PT todos esses anos, o projeto liberal não consegue sentar na cadeira de presidente. Ainda arde nas lembranças do povo brasileiro o sofrimento passado, o que dificulta a aceitação – pelo crivo da democracia direta – de qualquer proposta privatista, como o documento “uma ponte [de volta] para o futuro”.

Todavia, a imoralidade não tem o menor pudor de trabalhar na margem das regras para afanar o voto de mais de 54 milhões de cidadãos e cidadãs, consequentemente, Dilma cede lugar temporário a Temer – com o nacionalismo levando uma rasteira do entreguismo – pela via mais perversa da ética: da traição, do obscurantismo e da demagogia.

Os deputados e senadores que votaram “sim”, não aguentariam três rodadas de discussões dialéticas sem mostrarem o lado fascistas que ataca as políticas de inclusões sociais e não aceita os avanços populares do país. Por isso, foi na tribuna da retórica que o golpe foi dado: um monólogo político sem o contraponto justo das massas que deveriam, numa democracia, ditar os rumos da política nacional.

O golpe de Estado, a ruptura institucional democrática e o rasgar da constituição deram  ao liberalismo seu ar da graça de volta a terras verde e amarelas, encarnado no que há de mais retrógrado na nossa política. Pronto para sugar, mais uma vez, o sangue e o suor dos negros, mulheres, gays, índios, pobres e trabalhadores como se fôssemos pilhas energéticas da matrix da plutocracia.

Assim, simples assim, um governo roubado na mão invisível grande.

*Tadeu Porto [twitter: @tadeuporto] é Diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF)

Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

MARCOS

25/06/2017 - 20h39

a ESQUERDA raivosa e anti-democratica PERDEU kkkkkkkkkkk liberais ja estao invadindo as escolas e universidades ….o povo esta ate apoiando a PRIVATIZAÇAO DA PETROLIXO kkkkkkkkk um pais onde a gasolina é a mais cara do mundo e tem retardado comunista q acha q o petroleo é nosso kkkkkkkkkk

marcos

25/06/2017 - 20h35

e COMUNISMO / SOCIALISMO so entra em um pais se for fuzilando o povo …so ver VENEZUELA …povo morrendo de fome e maduro matando o povo …. socialismo é uma farsa …é uma monarquia absolutista so ver CUBA …… so o LIVRE MERCADO dara poder ao povo de crescer …e as EMPRESAS MULTINACIONAIS odeiam o livre mercado pois elas nao gostam de concorrencia …… por isso GEORGE SOROS financia a esquerda .

Gustavo Horta

12/05/2016 - 16h40

PREJUÍZO PODE VIR A SER A RESPOSTA! – Quem planta merece COLHEITA DO QUE PLANTA.

Os endinheirados temem demais perder seu rico dinheirinho, né dona baratinha! É a única coisa que eles temem. É a única coisa pela qual eles de fato têm amor. Mais que amor, paixão. Suas coisas, seus bens materiais, seus carros, suas fábricas, seu dinheirinho no exterior, …

Sempre correndo atrás do lucro insano e a qualquer custo. Na linha de pensamento dos editoriais da GBOBO&CIA, da mídia pervertida que controla a notícia e distorce a informação editorial, podemos oferecer-lhes PREJUÍZOS!

Que tal? O que acham da ideia. Isto sim seria uma guerrilha eficaz e eficiente.

PREJUÍZO, A GUERRILHA MAIS EFETIVA?

Nenhum de nós, povo, nação, precisará agir com a violência e a truculência das tropas e dos comandados fascistas da direita repugnante. Nenhum de nós precisará enfrentar a força das tropas dominadoras e invasoras. PREJUÍZO, A GUERRILHA MAIS EFETIVA?

>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/23/prejuizo-eles-somente-temem-ou-respeitam-isto-menores-lucros/

alex

12/05/2016 - 14h20

Pessoal .. deixa o Marcio Nogueira. Ele precisa de Ibope..rsrsr .. Nao tem espaço do outro lado, apesar de labutar incasavelmente para fazer parte daquele grupo. Amanhã, quando as coisas não forem tão bem quanto ele acha, dirá sem titubear: “culpa desses esquerdistas”. Se der certo, dirá: “viu?”, Não tem dialogo com “os marcios nogueiras da vida”. A conversa não estica. Nunca foram de discutir política. Aliás, essa gente nunca se perguntou: “catso pq mesmo eu defenestrando o governo tenho espaço nos Blogs Progressistas”. Aliás, pra ele o Cafezinho é a mesma coisa que os outros, lá da Veja. Argumento? nenhum .. fiquem observando como ele irá responder. Com raiva. Dirá que tem dó. Não consegue fazer uma ‘analisinha’. Entendo pq o Miguel dá espaço para os “marcios nogueiras da vida”. Pq se a gente não der bola para ele, se ninguém responder a ele seus gritos soarão como um “avião businando lá em cima”. Então deixem .. ignorem … Miguel Rosário: obrigado por você deixar a gente saber como pensam “os marcios nogueiras da vida. Valeu!

Marcio Nogueira

12/05/2016 - 12h19

Fique registrado a verdade:

Guimarães Roberto

12/05/2016 - 12h14

O país amanheceu de luto. Morreu a democracia. O pior é que isso está se transformando em característica do Brasil, ou seja, de tempos em tempos mata-se a democracia por aqui.

Marcio Nogueira

12/05/2016 - 12h08

Alguém está sentindo a cela da prisão se aproximar. Quem será?

    Delano SS

    12/05/2016 - 13h33

    Não entendeu que basta ele falar que elege quem ele recomenda? O povo só vai escuta-lo mais ainda se for preso seu imbecil corrupto golpista.

    Vamos rir muito, vocês da direita são muito burros.

    Macau

    13/05/2016 - 10h20

    Sabe quem sentiu sentiu “a cela da prisão?

    Nelson Mandela.

    Não preciso dizer nada mais.

Marcio Nogueira

12/05/2016 - 12h04

Só de não chamar de Neoliberalismo no título já ganhou pontos.

Marcio Nogueira

12/05/2016 - 11h55

hahahahaha

    ZeDasKouves

    12/05/2016 - 12h05

    Dá gosto ver milhões de OTÁRIOS que vão se lascar num futuro próximo…
    Tá feliz por voltar a tomar na tarraqueta, sem direitos sociais, sem direitos trabalhistas e com aumento da pobreza e da repressão?
    Tá feliz por entregarem o país para a CHEVRON e com a volta do pires nas mãos, implorando empréstimos ao FMI?
    Então tá…
    Se você é masoquista, vá em frente…
    Prepare os potes de vaselina que a jornada será longa.
    Só não esqueça de periodicamente consultar seu proctologista… vai precisar…

      Marcio Nogueira

      12/05/2016 - 12h08

      Teorias da conspiração esquerdista. Deixa eu ir ali pegar um balde de pipoca pra acompanhar…

        Josué Ferreira

        12/05/2016 - 12h25

        Márcio Nojeira tu és um verme

          Marcio Nogueira

          12/05/2016 - 12h28

          Senhor, faça o favor de chorar

        Mario

        12/05/2016 - 13h35

        Espero que você se entupa com suas pipocas do STF. Boa indigestão!!


Leia mais

Recentes

Recentes