Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Senado aprecia nesta terça projeto de José Serra sobre pré-sal

Por Redação

26 de outubro de 2015 : 20h03

Por Carlos Eduardo, editor assistente do Cafezinho

O Senado Federal vai apreciar nesta terça-feira (27) o Projeto de Lei do Senado — o PLS 131/15, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que retira a Petrobrás da condição de operadora exclusiva do pré-sal, com uma participação obrigatória de, no mínimo, 30% nos leilões de exploração de petróleo. A proposta do senador paulista é visto pelos petroleiros como um ataque destruidor à soberania do país. 

Se analisarmos bem, veremos que a proposta do senador não faz nenhum sentido, pois só traria perdas para o país. A lei atual já permite que os outros 70% do pré-sal sejam explorados pelas petrolíferas internacionais e a Petrobras tem o dever de participar dos campos já descobertos, por uma razão simples: Uma das maiores dificuldades da indústria do petróleo é justamente encontrar poços viáveis, por isso as companhias gastam rios de dinheiro para encontrar essas verdadeiras ‘minas de ouro’.

A Petrobras só conseguiu encontrar os poços no pré-sal investindo pesado na exploração de águas profundas. Foi uma aposta arriscada da empresa. Há exatos um mês, por exemplo, a Shell desistiu de achar petróleo no mar do Ártico, depois de perder US$ 7 bilhões em uma exploração que deu com os burros n’água. A Petrobras, por outro lado, teve 100% de sucesso na exploração do pré-sal. Por este mesmo motivo a Petrobras é hoje uma das companhias mais endividadas do mundo, mas toda essa dívida está lastreada no petróleo do pré-sal, que não pára de quebrar recordes.

Tirar a Petrobras como operadora exclusiva do pré-sal, como propõe Serra, seria o mesmo que ‘destruir’ a empresa, pois todo seu planejamento de longo prazo estaria prejudicado sem a garantia do pré-sal.

Lembrem-se que as petrolíferas estrangeiras não estão proibidas de explorar o pré-sal. Agora não gastar dinheiro nenhum na parte mais difícil da exploração e depois vir pra cá extrair petróleo sem correr riscos, é moleza demais né?

Então, por que José Serra apresentou esse projeto?

Uma pista está neste documento do Wikileaks. O documento revela que as petrolíferas americanas fizeram lobby no Congresso para barrar o regime de partilha do pré-sal, promulgado pelo ex-presidente Lula em 2010, e que o então candidato à presidência, José Serra, prometeu aos americanos alterar a lei caso fosse eleito.

Abaixo segue matéria da Agência Pública.

***

Projeto de Serra sobre o pré-sal movimenta Senado

Por Gabriela Salcedo Figueiredo, para a Agência Pública 

No olho do furacão da Operação Lava Jato, questões que abrangem os interesses da Petrobras, palco de todo o esquema de corrupção desmantelado pela Polícia Federal, irão protagonizar discussões do Senado nesta semana. Na terça-feira (27), a Casa legislativa deverá apreciar o Projeto de Lei do Senado 131/2015, que estabelece a participação mínima da estatal no consórcio de exploração do pré-sal.

Autor da lei, o senador José Serra (PSDB-SP) tem sofrido fortes críticas da categoria petroleira, que o tem chamado de “entreguista”, em razão da proposição que prevê a adoção do regime de partilha em substituição ao regime de concessão em consórcios para exploração dos campos de pré-sal.

O regime de concessão, deixado de lado em 2010, não garante a participação mínima de 30% para a União, como acontece com o de partilha. No modelo proposto por Serra, a empresa concessionária passa a ser proprietária do petróleo produzido e a União fica com apenas tributos incidentes sobre a renda, royalties, participações especiais e pagamento pela ocupação ou retenção da área explorada.

 

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

41 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Vitor

27 de outubro de 2015 às 23h41

Esse povo é engraçado. O PT libera 70% das reservas, vende 50% da Gaspetro, mas como é o PT, pode! Está lutando pelos interesses nacionais! O resto é entreguista!
Aí os mais apaixonados vão inventar mil desculpas que isso tudo bem, não pode o do outro (da mesmíssima forma que fazem do lado de lá)…
Mal sabem que estão cegos por uma paixão não correspondida. Coitados…

Responder

Julia Joyce

27 de outubro de 2015 às 22h41

Luís Roberto C. da Silva -nao sei que mundo vivem

Responder

Evandro Gomes

27 de outubro de 2015 às 19h17

.JUDICIÁRIO da MÃE JOANA, virou SEGURANÇA PRIVADA de BANDIDOS, PRIVATIZARAM a JUSTIÇA para PROTEGER os SONEGADORES da MÍDIA, PARLAMENTARES TRAFICANTES do HELICOCA e LADRÕES GOLPISTAS do PSDB. DEM e PPS, corrompendo MAGISTRADOS CORRUPTOS, criaram a LAVA JATO e suas DELAÇÕES COMBINADAS, aprovaram o FINANCIAMENTO EMPRESARIAL e a TERCEIRIZAÇÃO na CÂMARA e no TCU produziram o SHOW-GOLPE MIDIÁTICO para a FARSA do julgamento das CONTAS de 2014 da PRESIDENTA, mas com a dificuldade em EXECUTAR o GOLPE de ESTADO, ficaram EXPOSTOS e como não existe CRIME PERFEITO, agora são MONITORADOS por ENTIDADES INTERNACIONAIS, que já prenderam o MARIN e agora INVESTIGAM o CUNHA, que mesmo com PROPINAS em CONTAS na SUÍÇA, continua sendo o HERÓI NACIONAL da REDE GLOBO e aclamado pela OPOSIÇÃO como SOMOS TODOS CUNHA, com o propósito de TOMAR o PAÍS de ASSALTO, ROUBANDO o meu VOTO e os da MAIORIA dos BRASILEIROS que ELEGERAM a DILMA em 2014.;;

Responder

Claudio Roberto

27 de outubro de 2015 às 18h02

Eles não são loucos de ir contra a vontade popular.

Responder

Luiz Gustavo Borges

27 de outubro de 2015 às 15h21

Corretor do brasil!!!

Responder

Ageneles Canalles

27 de outubro de 2015 às 14h38

Traidor da

Responder

Haroldo H Da C Lima Lima

27 de outubro de 2015 às 13h02

Parece que nem sempre a fonte é confiável.

Responder

Jaci Mariano

27 de outubro de 2015 às 12h44

Fora!

Responder

Eduardo Santtos

27 de outubro de 2015 às 11h25

Qual a diferença entre pedir o fora Serra e pedir o fora Dilma? alguém pode me explicar por favor?

Responder

Eduardo Santtos

27 de outubro de 2015 às 11h24

Pedir o “Fora” deles pode, se pedir da companheirada é golpe. Essa lógica subestima a inteligência de todos os brasileiros.

Responder

    Edson

    27 de outubro de 2015 às 13h16

    A sua inteligência, ao que tudo indica, já é subestimada, fera. O “Fora, Serra!” se refere aos projetos entreguistas do senador. Nada tem a ver com tirar o seu mandato, que é legítimo, ainda que seja uma profunda lástima a predileção dos paulistas por um político dessa estirpe.

    Responder

Celio Alves

27 de outubro de 2015 às 10h49

É A RECEITA DO PSDB, COMO DESTRUIR UM PAÍS II, A PARTE UM FOI DESMORALIZAR A PETROBRÁS.

Responder

Aloisio Augusto Schuls

27 de outubro de 2015 às 10h35

Nossa, que multidão… Kkkkkkkkkk

Responder

Luís Roberto C. da Silva

27 de outubro de 2015 às 09h29

E tu acha que o PT não tem segundas intenções? Inocente.

Responder

Luís Roberto C. da Silva

27 de outubro de 2015 às 09h29

Ele está certíssimo. Se a Petrobras já tivesse sido privatizada não tinha essa roubalheira que deichou a empresa com um dívida de mais de R$ 500 bi. E vocês, defessores da esquerda deveriam saber e a conta somos nós que vamos pagar. Só lamento ter que pagar por uma escolha que não fiz, só quem votou em Dilma é que deveria arcar com os prejuízos.

Responder

    Daniel Souza

    27 de outubro de 2015 às 10h55

    “Deicha pra lá.

    Responder

    Fabio Rick

    29 de outubro de 2015 às 00h45

    A Argentina privatizou a YPF nos anos 90, resultado foi que todos argentinos tiveram que comprar combustível argentino nas mãos dos espanhóis, que esses enviavam petróleo barato a UE……PS (trabalhei na indústria do petróleo e sei bem o que está em jogo)

    Responder

Lestat Maîthuna

27 de outubro de 2015 às 08h44

Sempre me vem à mente a palavra PETROBRAX…!!!

Responder

Julio Cesar Senra Barros

27 de outubro de 2015 às 03h00

Que tenham a decência de barrar esse projeto entreguista. A Petrobras tem de ser Nossa.

Responder

Robson Bob

27 de outubro de 2015 às 01h33

os cochinhas tao ne rvosos,kkk

Responder

Helio Eduardo Pinto Pinheiro

27 de outubro de 2015 às 00h32

Especialmente para os Vendados-obcecados-Oportunistas-Manipulados e Retardados-Golpistas…,Os Direitistas Fracassados!!!!

Responder

Luís CPPrudente

26 de outubro de 2015 às 22h26

Nosferatu Cerra é um pilantra a serviço das petroleiras estrangeiras e dos interesses estadunidenses. Esse sujeito é um senador vendido, já era vendido antes mesmo de ser senador.

O Senado tem que sepultar mais esta maldade tucana do Nosferatu Cerra (e com total apoio dos tucanos e outros entreguistas).

Responder

Toinha Rodrigues

27 de outubro de 2015 às 00h05

#fora Serra safado

Responder

Naza Moura

27 de outubro de 2015 às 00h00

Ok, é Santo Serra.

Responder

Decio Monteiro

26 de outubro de 2015 às 23h27

QUADRILHA AMALDIÇOADA…….
O INFERNO NÃO FOI FEITO PARA OS CACHORROS, MAS PARA ESCÓRIA COMO ESTA.

Responder

Reinalddo Moretti

26 de outubro de 2015 às 23h25

UM SENADOR QUE TRAI A PRÓPRIA PÁTRIA NÃO TEM VERGONHA, CARÁTER E DIGNIDADE.

Responder

Jane Nunes

26 de outubro de 2015 às 23h21

Tá ai o motivo pela qual os da oposição querem tanto o FORA DILMA , para “cuidar do interesse do povo” . O Pré-sal é mais uma das riquezas que valoriza o nosso BRASIL , pois ele é totalmente brasileiro como a nossa Petrobras . Eles não estão nem ai quem tem entregar ou o que entregar , querem mesmo seus interesses (grana, dindim), que se dane as consequências dessas decisões para o nosso Brasil.

Responder

Roger Gilmour

26 de outubro de 2015 às 23h19

O O Cafezinho, TEMOS QUE COMEMORAR!!!!!! FELIZ ANIVERSÁRIO DA LAVADA, GOLPISTAS!!! :D :D :D

Responder

Marcelo Indelli

26 de outubro de 2015 às 22h50

Serra! lacaio americano petrolífero!

Responder

Joaquim Corrêa

26 de outubro de 2015 às 22h48

O Cafezinho Basta chamá-lo de Sr. Burns.

Responder

O Cafezinho

26 de outubro de 2015 às 22h43

Naza todos sabemos que Serra tem segundas intenções com o pré-sal, mas vamos maneirar nos comentários, por favor. Sem palavrões.

Responder

Rose Andrade

26 de outubro de 2015 às 22h30

Responder

Rose Andrade

26 de outubro de 2015 às 22h29

Responder

Rose Andrade

26 de outubro de 2015 às 22h26

Responder

Paulo Medeiros

26 de outubro de 2015 às 22h26

Tem que ser preso!

Responder

Rose Andrade

26 de outubro de 2015 às 22h26

Responder

Rose Andrade

26 de outubro de 2015 às 22h25

Responder

Naza Moura

26 de outubro de 2015 às 22h22

Esse SANTO (Serra) nao pensa em outra coisa a não ser Entregar o Pré-Sal.

Responder

José Joaquim

26 de outubro de 2015 às 22h19

Bandido entreguista

Responder

Pedro Monteiro

26 de outubro de 2015 às 22h17

Depois nao sabe o porquê da rejeição

Responder

Deixe um comentário