Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

A resposta de Lula à pistolagem de hoje

Por Miguel do Rosário

12 de janeiro de 2016 : 19h16

A bandidagem midiática não pára.

Todo dia tem uma nova pistolagem política.

A nota do Instituto Lula, reproduzida abaixo, esclarece um ponto essencial na pistolagem de hoje: o que a impresa publica, como sempre coletivamente, à maneira de grupos mafiosos, como uma delação que “liga” Lula a alguma coisa, não passa de ilação barata de Cerveró, ou mais provavelmente de seu interrogador, que deve ter interposto pergunta capciosa, feita somente para forçar o réu a dar uma resposta de seu agrado, uma resposta que fornecesse manchetes à mídia.

Provas? Não nos façam rir.

Não é preciso sequer verossimilhança para se publicar uma pistolagem.

As narrativas nem precisam fazer sentido: propinas são pagas cinco anos depois, ou cinco anos antes ao ato de ofício; medidas provisórias “vendidas” pelo governo são defendidas pela oposição; doações de tal empresa para um partido são criminosas, e as mesmas doações, da mesma empresa, para outro partido, são legais, embora ambas estejam devidamente registradas; as histórias são todas surreais, incoerentes, inverossímeis.

Nada disso importa se a história marca pontos no jogo sujo da política.

O objetivo é um só, e todas as armas são apontadas para o mesmo alvo: destruir Lula e o PT.

A politicagem barata e o preconceito político estão corroendo até mesmo o esforço do Estado brasileiro para combater a corrupção.

Vazamentos seletivos vulgarizam completamente a delação premiada, que se tornou fonte inesgotável de informações distorcidas.

Essas delações, aliadas a uma espionagem monstruosa, de fazer inveja ao NSA, ambas conduzidas sem critério, sem controle, fornecem à mídia material abundante para montagem de todo o tipo de conspiração política.

É o que fazem, todos os dias, sob patrocínio – ó suprema e trágica ironia – da Petrobrás.

ScreenHunter_297 Jan. 12 19.05

O governo, intimidado e confuso, incorporando ao avesso os versos de Augusto dos Anjos, “afaga essa mão vil que o apedreja / e beija essa boca que te escarra”.

Leiam a nota do Instituto Lula.

***

NOTA À IMPRENSA

Lula já desmentiu à PF ilações de delator

São Paulo, 12 de janeiro de 2016,

As questões levantadas pela imprensa com base em delação atribuída a Nestor Cerveró já foram esclarecidas pelo ex-presidente Lula no foro apropriado: um depoimento à Polícia Federal em 16 de dezembro de 2015.

Ouvido na condição de informante – já que não é investigado e sequer foi arrolado como testemunha na chamada Operação Lava Jato – Lula afirmou que Cerveró foi nomeado diretor da Petrobrás e da BR Distribuidora por indicação de partido da base aliada.

Lula não tem e não teve relação pessoal com o delator, muito menos o sentimento de “gratidão” subjetivamente atribuído a ele. Embora sob sigilo judicial, as declarações de Lula foram vazadas para a TV Globo menos de 48 horas depois (http://globoplay.globo.com/v/4686375/).

A delação de Cerveró é datada de 7 de dezembro, de acordo com a Folha de S. Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/01/1728423-delacao-de-cervero-liga-lula-a-emprestimo-sob-investigacao.shtml), e só foi vazado agora, também de forma ilegal. É surpreendente que o exército de jornalistas “investigativos” na cobertura da Lava Jato não tenha relacionado as perguntas feitas a Lula no dia 16 e as ilações produzidas pelo delator no dia 7. A divulgação tardia de ilações já esclarecidas tumultua ainda mais um noticiário parcial e distorcido.

No depoimento à PF, Lula negou ter tratado com qualquer pessoa sobre supostos empréstimos ao PT ou sobre a contratação de sondas pela Petrobras, que são objetos de investigação. Esclareceu ainda que fez apenas duas indicações pessoais na Petrobrás: os ex-presidentes José Eduardo Dutra e José Sérgio Gabrielli. Os demais diretores da estatal e de empresas controladas foram indicados por partidos, como aliás ocorreu e ocorre em outros governos no Brasil e em outras democracias ao redor do mundo.

Apesar da campanha de boatos e falsas denúncias de que tem sido alvo, Lula não responde a nenhuma ação judicial, porque sempre atuou dentro da lei, antes, durante e depois de ser presidente do Brasil.

O Instituto Lula tem por norma não comentar e não divulgar documentos protegidos por sigilo judicial, mas abre uma exceção, neste caso, para reproduzir trechos do depoimento de Lula à Polícia Federal (em imagem abaixo), que já se tornaram de conhecimento público por meio da imprensa, que já o colocou na íntegra na internet:

depoimento_256 (1)

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

41 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Marcos Carvalho

13 de janeiro de 2016 às 17h34

Muitas pessoas ainda não viram o FDP do PiG, então melhorei o áudio e vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=M2oA8yedKZs

Responder

Custodio Jose

13 de janeiro de 2016 às 18h01

OLA! A ESTRATEGIA DA OPOSIÇÃO E DESVIAR ATENÇÃO DAS NOTICIAS QUE ENVOLVE O PSDB E, DAR ENFOQUE AO GOVERNO DA DILMA, FAZER ESTARDALHAÇOS E SER DANOSOS A UMA POSSIVEL CANDIDATURA DE LULA EM 2018!!!!!!!!

Responder

Alascio José

13 de janeiro de 2016 às 15h01

Pelo que parece são grandes amigos.

Responder

Monica Figueiredo

13 de janeiro de 2016 às 14h42

Responder

Monica Figueiredo

13 de janeiro de 2016 às 14h42

Responder

Monica Figueiredo

13 de janeiro de 2016 às 14h42

Responder

Monica Figueiredo

13 de janeiro de 2016 às 14h42

Responder

Maria Francelina Sousa

13 de janeiro de 2016 às 06h38

Direito de resposta, tá valendo?

Responder

Pipo Cco

13 de janeiro de 2016 às 02h41

Kkkkkkkkkk

Responder

Messias Franca de Macedo

13 de janeiro de 2016 às 00h09

Amigo de Lula prestava consultoria fajuta, constata Relatório da Zelotes, segundo o PIG

$$$$$$$$$$$$$$$$$

Relatório da Zelotes ferra global RBS e Nardes

Era fajuta a consultoria que o relator das contas do TCU prestava !

publicado 12/01/2016

O Conversa Afiada reproduz parte do relatório de Procuradores da República ao Supremo Tribunal Federal sobre as atividades da Globo no Sul, a RBS e o Ministro (sic) das Contas, do Nardes, no âmbito da Operação Zelotes .

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/relatorio-da-zelotes-ferra-nardes-e-global-rbs-200b

e aqui

Relatório da Procuradoria Federal ao STF sobre o caso da RBS na Zelotes: rastros de uma operação que provoca arrepios

Postado em 12 de janeiro de 2016

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=8110

Responder

Messias Franca de Macedo

12 de janeiro de 2016 às 22h46

… Quando o PIG irá perceber que está exagerando na dose?!… II

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

DELCÍDIO USAVA SEU PRESTÍGIO PARA MANTER CERVERÓ NA PETROBRAS

dezembro 01, 2015

Em outro depoimento, Baiano diz que deu propina a Delcídio

Deu no Correio Braziliense

O lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, afirmou em sua delação premiada que a manutenção do engenheiro Nestor Cerveró na Diretoria Internacional da Petrobras era sustentada pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS) – preso na quarta-feira passada sob suspeita de tentar barrar as investigações da Operação Lava Jato.
(…)
CERVERÓ CONTOU
O delator declarou que Cerveró ligou para ele e contou sobre a indicação para a diretoria. “Pelo que o depoente sabia, a permanência de Nestor Cerveró no cargo era sustentada por Delcídio Amaral”, disse.
(…)
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Em outro depoimento, o lobista Fernando Baiano afirmou ter sido autorizado por Cerveró a repassar sua parte de propina pela compra da refinaria de Pasadena, no Texas, ao senador Delcídio. Segundo Baiano, Delcídio do Amaral (ex PSDB) estaria pressionando Cerveró. Baiano teria repassado cerca de US$ 1,5 milhão a um amigo de Delcídio entre 2006 e 2007. O dinheiro teria sido usado para pagar dívidas de campanha.

FONTE: http://www.tribunadainternet.com.br/delcidio-usava-seu-prestigio-para-manter-cervero-na-petrobras/

Responder

Cosme Motta

13 de janeiro de 2016 às 00h46

Aí essa mídia de merda não fala “amigo de Lula”.Lula 2018.

Responder

Eloi Pinheiro Sales

13 de janeiro de 2016 às 00h36

O PIG é mais achacador que certos deputados e senadores.parecem urubus e hienas ávidos pra devorarem sua vítima (o governo) bando de parasitas que fazem um jornalismo sujo.ainda bem que tem as exceções.

Responder

Ana Faria

13 de janeiro de 2016 às 00h29

A sujeiras sempre aparecem tardias.

Responder

Messias Franca de Macedo

12 de janeiro de 2016 às 22h29

… Quando o PIG vai perceber que está exagerando na dose?!…

######

Recordando: “Renan indicou Cerveró para diretoria da Petrobras”, diz Delcídio

Abaixo, *texto de Gerson Camerotti, publicado em seu blog no G1 – das Organizações Globo – em 20 de março de 2014. Nem é preciso desenhar para quem acreditava que Dilma Rousseff havia indicado Cerveró para a Petrobras.
Em conversa com o blog, o senador petista Delcídio Amaral (MS), ex-diretor da Petrobras, disse que a indicação de Nestor Cerveró para a diretoria da Área Internacional da estatal foi do atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL).
Delcídio admite que foi consultado pelo governo sobre a indicação no nome de Cerveró, já que tinha trabalhado na Petrobras.
O ex-diretor Cerveró, que agora está na BR Distribuidora, é considerado o pivô do negócio da compra de refinaria norte-americana pela Petrobras, que deu prejuízo aos cofres da estatal.
“Eu fui consultado pelo governo por conhecer os quadros da Petrobras, mas foi o Renan quem bancou o nome do Nestor. O Nestor é uma indicação do Renan”, disse Delcídio Amaral.
(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://limpinhoecheiroso.com/2015/11/28/recordando-renan-indicou-cervero-para-diretoria-da-petrobras-diz-delcidio/

*e aqui

http://g1.globo.com/politica/blog/blog-do-camarotti/post/renan-indicou-cervero-para-diretoria-da-petrobras-diz-delcidio.html

Responder

Ivo Vanda Reis

13 de janeiro de 2016 às 00h08

Esse negócio de denúncia e um negócio danado mesmo. Noticia e um caso sério . A gente que ter cuidado ao ler essas notícias . A solução e procurar por mais informações . Estou cansado de ver sites e blogs defendendo o governo em assuntos nos quais e difícil a defesa, porque de domínio público e os fatos não permitem a negação . Seria ridículos nega-los . Mais e isso. A gente tem de tomar cuidado para não ofender a honra das pessoas, mas também pra não cair no ridículo de defender o indefensável . Mas a vida e assim mesmo. Fazer o que????

Responder

Irion

12 de janeiro de 2016 às 21h35

O problema do Lula é que não sabe escolher seus amigos… Este aí (corrupto conhecido e blindado pela mídia & CIA) não dá para recomendar!

Responder

Angel Victoria

12 de janeiro de 2016 às 22h11

Força camarada Lula
2018 nao està longe, para acabar com os fascistas de vez.

Responder

    Jorge

    12 de janeiro de 2016 às 22h16

    Quando faltar comida para os pobres eles vão acreditar que Lula é o Judas do Brasil.

    Responder

Derli Ferreira

12 de janeiro de 2016 às 22h06

A delação de Cerveró é mais um ponto dessa rede que se estende sobre vários corruptos já desmascarados e outros que o serão, pela lava-jato.
Oque não se pode aceitar é vermos tantos esquemas de corrupção já comprovados serem de total desconhecimento de Lula. Devido à sua influência política dentro do PT é impossível que ele não soubesse de nada, ele é e sempre foi cacique lá dentro.
As investigações continuam e não têm previsão de término, logo a verdade se estabelecerá.

Responder

Leandro Costa

12 de janeiro de 2016 às 21h44

Essa do FHC junto com o Lula foi uma ironia do Sensacionalista, não um ataque ao PT.

Responder

Magno Grilo

12 de janeiro de 2016 às 21h43

Lula, Dilma, PT estão no poder desde 2003 eu não vi até agora nenhum tipo de providência pra levar mais democracia e igualdade na informação ao povo, mas cansei de ver rapapés do Lula da Dilma e de grande parte do PT, estão colhendo o que plantaram, infelizmente!

Responder

    Sidnei Santos

    13 de janeiro de 2016 às 15h10

    Cuidado, meu caro! Ou não devemos considerar o acesso à banda larga propiciado pelos dois? De fato, não atuaram contra os oligopólios das empreas de comunicações e, de quebra, possuem péssima comunicação institucional, mas é graças à penetração da internet que temos algum contraponto, proposto exatamente…pelos dois.

    Responder

    Magno Grilo

    13 de janeiro de 2016 às 18h17

    Acredito na crítica propositiva, os acertos do PT não isentam seus erros e responsabilidades, mesmo tendo muitos acertos o PT no governo se eximiu do conflito e na prática não mudou as estruturas do nosso país, hoje infelizmente temos um governo acanhado de centro direita no poder, sem nenhuma mudança no quadro econômico que favorece ao rentismo, reconheço os avanços sociais, mas te digo com convicção, muita pusilanimidade para o meu gosto!

    Responder

Alexey Madjelane Paulo de Sousa

12 de janeiro de 2016 às 21h43

A mídia golpista só tem um saída: Vamos tocar fogo em todas as afiliadas de tvs e jornais espalhadas pelo país a fora!

Responder

Fatima Paris

12 de janeiro de 2016 às 21h42

Tira o Lula do lado desse sujeito.

Responder

Josias Vicente

12 de janeiro de 2016 às 21h40

Globopistoleira quer governar o país…

Responder

Maria Da Conceição Moreira

12 de janeiro de 2016 às 21h39

É uma vergonha quererem imacular a vida de Lula.

Responder

Celso Almeida

12 de janeiro de 2016 às 21h37

As famílias da mídia golpista. Irresponsáveis e cretinos.

Responder

Steve Harris

12 de janeiro de 2016 às 21h34

Apaguem logo essa postagem pra dar tempo de o Lula negar esses encontros…

Responder

    Fatima Paris

    12 de janeiro de 2016 às 21h41

    Verdade. Eu jurarei que nunca vi Lula ao lado de tal mau elemento.

    Responder

    Alexey Madjelane Paulo de Sousa

    12 de janeiro de 2016 às 21h42

    Vai se arrobar vai!

    Responder

    Steve Harris

    12 de janeiro de 2016 às 21h43

    Hehe, qualquer resposta diferente disso é de se estranhar mesmo.

    Responder

    lidia virni

    12 de janeiro de 2016 às 22h48

    Troll com nome inglês é a confi$$ão de quem lhe paga para escrever sandices. E ainda é secundado por outros com nomes de mulher ou o que quer que seja que lhes permita, se não forem robôs, fazer o trabalho de diversionismo típico de golpistas. Os cães ladram e la nave va, vencendo as tormentas.

    Responder

Dimas Soares

12 de janeiro de 2016 às 21h32

Quem é este novo “amigo de Lula”?

Responder

Deixe um comentário