Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Com Lula e Chico Buarque, Rio deve ter na próxima segunda o seu maior ato contra o golpe

Por Miguel do Rosário

08 de abril de 2016 : 11h28

No Conexão Jornalismo:

Chico Buarque e Lula convocam para manifestação no Rio na segunda

Será na Lapa, berço da boemia carioca, aquele que promete ser o maior manifesto pró-democracia já realizado no Rio de Janeiro neste período de ameaça golpista. Com as presenças confirmadas de Chico Buarque, Wagner Moura, Seu Jorge e Leonardo Boff, o encontro terá ainda a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro está sendo programado para a Fundição Progresso, às 17hs. Mas, pela grande procura, em seguida haverá uma manifestação para o palanque na Lapa.

Assinado por cinco intelectuais brasileiros, o manifesto convoca toda a população para um evento que não é exclusivamente em defesa da presidenta Dilma ou do próprio PT, mas pela democracia brasileira que está sob ameaça de um golpe programado pela oposição, parte do judiciário e pela mídia.

O ato de segunda ocorrerá em duas etapas. O primeiro seria dentro da Fundição Progresso, e o segundo em um palanque montado na Lapa. Leia aqui:

“O que vivemos hoje no Brasil é uma clara ameaça ao que foi conquistado a duras penas: a democracia. Uma democracia ainda incompleta, é verdade, mas que soube, nos últimos anos, avançar de maneira decidida na luta contra as desigualdades e injustiças, na conquista de mais espaço de liberdade, na eterna tentativa de transformar este nosso país na casa de todos e não na dos poucos privilegiados de sempre.

Nós, trabalhadores das artes e da cultura em seus mais diversos segmentos de expressão, estamos unidos na defesa dessa democracia.

Da mesma forma que as artes e a cultura do nosso país se expressam em sua plena – e rica, e enriquecedora – diversidade, nós também integramos as mais diversas opções ideológicas, políticas, eleitorais.

Mas nos une, acima de tudo, a defesa do bem maior: a democracia. O respeito à vontade da maioria. O respeito à diversidade de opiniões.

Entendemos claramente que o recurso que permite a instauração do impedimento presidencial – isso que em português castiço é chamado de ‘impeachment’ – integra a Constituição Cidadã de 1988.

E é precisamente por isso, pelo respeito à Constituição, escudo maior da democracia, que seu uso indevido e irresponsável se constitui em um golpe branco, um golpe institucional, mas sempre um golpe. Quando não há base alguma para a sua aplicação, o que existe é um golpe de Estado.

Muitos de nós vivemos, aqui e em outros países, o fim da democracia.

Todos nós, de todas as gerações, vivemos a reconquista dessa democracia.

Defendemos e defenderemos, sempre, o direito à crítica, por mais contundente que seja, ao governo – a este e a qualquer outro.

Mas, acima de tudo, defendemos e defenderemos a democracia reconquistada. Uma democracia, vale reiterar, que precisa avançar, e muito. Que não seja apenas o direito de votar, mas de participar, abranger, enfim, uma democracia completa, sem fim. Em que cada um possa reivindicar o direito à terra, ao meio-ambiente, à vida. À dignidade.
Ela custou muita luta, sacrifício e vidas. Custou esperanças e desesperanças.

Que isso que tentam agora os ressentidos da derrota e os aventureiros do desastre não custe o futuro dos nossos filhos e netos.
Estamos reunidos para defender o presente. Para espantar o passado. Para merecer o futuro. Para construir esse futuro. Para merecer o tempo que nos foi dado para viver”.

Leonardo Boff
Chico Buarque de Hollanda
Wagner Moura
Fernando Morais
Eric Nepomuceno

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

37 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Bruna

12 de abril de 2017 às 22h23

Que bosta ehn…. tem que prende essa quadrilha toda que só fez rouba o povo … quem compartilha essa merda tá compactuando com a estaguinacao do país .

Responder

Luiz Tavares

11 de abril de 2017 às 23h05

Tamojunto no combate
Vamos mostrar que amamos nosso país.. Nossos direitos conquistados com muita luta e vidas que foram ceifadas .

Responder

Anônimo

11 de abril de 2017 às 23h05

Tamojunto no combate
Vamos mostrar que amamos nosso país.. Nossos direitos conquistados com muita luta e vidas que foram ceifadas .

Responder

LIGIA MARIA DOS SANTOS

11 de abril de 2017 às 20h20

O POVO BRASILEIRO TEM QUE IR PRA RUA!!! NÃO PODE BAIXAR A CABEÇA E ACEITAR TANTA IMPUNIDADE E CORRUPÇÃO DOS TRÊS PODERES; EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO!!!! VERGONHA NACIONAL!!! AVANTE BRASIL!!!!

Responder

LIGIA MARIA DOS SANTOS

11 de abril de 2017 às 20h17

O POVO BRASILEIRO TEM QUE IR PRA RUA!!! NÃO PODE BAIXAR A CABEÇA E ACEITAR TANTA IMPUNIDADE E CORRPÇÃP DOS TRÊS PODERES; EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO!!!! VERGONHA NACIONAL!!! AVANTE BRASIL!!!! FORA TEMER #VOLTADILMA!!!!

Responder

M. Jerônimo

11 de abril de 2017 às 12h48

Sou leigo em política, porém sei que a democracia tb tem suas regras e deveres por parte da população e não entendo certos atos que envolvem artistas e itelectuais, onde convidam representantes de partido para tb reenvidicar ações contra um golpe que não existe, pois esse salafrário que está comandando o país é um produto do partido que alega o golpe, pois tb foi eleito por o dito partido . Ou o meu intelecto é zero? Ou os que se dizem intelectuais não o São ,ou são parte deste partido que destruiu nossos valores, então são idiotas que não querem ver as evidências.

Responder

Anônimo

11 de abril de 2017 às 11h23

Eles se merecem ser amigos.

Responder

Zilda Rodrigues Nogueira

11 de abril de 2017 às 07h40

To junto nessa parceiros, boa sorte! Oxalá os proteja!

Responder

Luiza

10 de abril de 2017 às 20h22

Este evento foi em 2016, por favor corrijam a publicação!!!

Responder

Daniela Lemes Couto

10 de abril de 2017 às 14h05

Estamos juntos Lula!

Responder

Anônimo

10 de abril de 2017 às 10h56

Esse evento não está previsto na agenda dos que estão convidando. Há alguma confusão aí.

Responder

Janeslei

10 de abril de 2017 às 10h41

Como podem desinformar dessa maneira? Essa segunda já passou? De que mês? De que ano? Que dia?

Responder

Janeslei

10 de abril de 2017 às 10h39

Uma maneira nova de desinformar: “na próxima segunda”. Qual segunda? De que mês? Ano? Como podem?

Responder

Raquel Joane Rodrigues

10 de abril de 2017 às 10h34

Maravilhoso esse texto que acompanha o convite para a manifestação hoje no Rio de Janeiro! Gostaria de poder estar lá, junto com a população carioca manifestando todo o meu repúdio a esse governo golpista e em defesa da Democracia!

Responder

Alex

10 de abril de 2017 às 09h35

Não acredito em ninguém dessa raça de políticos. Todos se enriqueceram, digo todos… E para o povo farelos. Esquerda ou direita não presta nenhum dos dois.

Responder

Alex

10 de abril de 2017 às 09h33

Não acredito em ninguém. Nem golpistas, nem golpeados. Raça de….

Responder

Alex

10 de abril de 2017 às 09h32

Para o mundo que eu quero descer.

Responder

Marta Valéria Magalhães Feijó

10 de abril de 2017 às 03h24

Nós cidadães brasileiros, independente de nossas posições ideológicas, temos que nos unir na luta pelo restabelecimento da democracia no nosso país!

Responder

valdir Pereira da Silva

10 de abril de 2017 às 00h24

Tem que mudar essa situação a ir precisamos de coisas melhores para nosso país então vamos a luta para que o presidente Lula volte a presidência do país ele foi muito bom presidente volta Lula meu voto já é seu esse país precisa mudar logo

Responder

Eliane

10 de abril de 2017 às 00h12

Parabéns pela luta em favor dá democracia. Gostaria muito de morar no Rio pra ter o prazer, de participar desse evento.

Responder

Sidney Castillho Alves

10 de abril de 2017 às 00h03

A luta contra o golpe vai se fortalecendo.
Velhos combatentes vencendo novas batalhas.

Responder

Daniel Carneiro

10 de abril de 2017 às 00h02

Quem viveu nos tempos difíceis desse país sabe. Retroceder nem um passo, a luta guerreiros! Ou ficar a pátria livre ou matar pelo Brasil.

Responder

willimar borges de deus

09 de abril de 2017 às 23h30

Força companheiros

Responder

ricardo

09 de abril de 2017 às 23h22

Você olha nos olhos e o rosto de uma pessoa e pode identificar imediatamente quem é do bem e quem é do mal, a sinceridade e a vedade ficam estampadas no seu semblante ou o sinismo e a falsidade nos dos golpistas.
Saiba escolher seus representantes, não se deixe enganar enganar nunca mais.

Responder

Vagner José de Almeida

09 de abril de 2017 às 22h05

O sorriso do Chico e a satisfação nos olhos do Lula, quase dispensam as palavras de agradecimento aos cinco intelectuais brasileiros e democratas de peso, que assinam este manifesto da maior importância para o Brasil neste momento histórico em que a constituição e a democracia representam a razão e a responsabilidade dos brasileiros de bem para a reconquista dos direitos de todos. Abaixo o golpe e viva a democracia e os votos diretos conquistados na vitória das últimas eleições para presidente!

Responder

Eliziane

09 de abril de 2017 às 21h34

Eu apoio em defesa da democracia e contra golpe

Responder

Desidério José Santana Neto

09 de abril de 2017 às 21h18

Como brasileiro, professor, jornalista e estudante do curso de Direito só posso dizer que a história não pode retroceder e a luta vai ser a nossa maior arma contra este golpe fascista que a cada dia ameaça a nossa dignidade e os nossos direitos. RESISTÊNCIA

Responder

Edinete Pamplona da silva

09 de abril de 2017 às 20h48

Temer está fasendo mal para o brasil temos que ter mta força para combater este dragão

Responder

schirley bispo dos santos

09 de abril de 2017 às 20h27

Eu vou estar presente não aceito o golpe que foi dado por bandidos corruptos de toga e sem, todos envolvidos e querem condenar a presidenta e deixar o golpista Temer livre acabando com o país que muitos lutaram para ter um Brasil forte e sorridente # Fora Temer e toda sua quadrilha, STF, MPF,PF,

Responder

Rosa Maria

09 de abril de 2017 às 20h04

O passado tenebroso nos ameaça e quem é sujeito histórico, sabe da luta travada nas relações de poder para a transformação social que conquistamos pelas mãos do PT-luta!!!

Responder

Maria das Neves Penha

09 de abril de 2017 às 19h14

Será amanhã, 10/04/17?

Responder

Maria das Neves Penha

09 de abril de 2017 às 19h13

A data por favor. Será amanhã, 10/04/17?

Responder

    Anônimo

    09 de abril de 2017 às 22h46

    Querida o blog foi publicado dia 8 /04 e convoca a manifestação para segunda feira, então só pode ser dia 10/04 .Bem que poderiam ser mais explícitos sobre datas, neh verdade? Deixa a gente confusa…

    Responder

    Maria de Lourdes Vilaça

    09 de abril de 2017 às 22h48

    Querida o blog foi publicado dia 8 /04 e convoca a manifestação para segunda feira, então só pode ser dia 10/04 .Bem que poderiam ser mais explícitos sobre datas, neh verdade? Deixa a gente confusa…

    Responder

maria de lourdes amador.

09 de abril de 2017 às 18h46

É isso ai , vamos reconquistar o q nos roubaram , a democracia e os nossos direitos .força minha gente e força Brasil .Fora temer .

Responder

Soraia Maia Fambrini

09 de abril de 2017 às 16h21

É isso aí vamos a caminho da reconquista, o Brasil precisa encontrar seu rumo, não podemos assistir toda essa vergonha de braços cruzados, temos que lutar a favor do povo, do Brasil e da democracia.

Responder

    Anônimo

    10 de abril de 2017 às 16h55

    ISTO FOI EM 2016

    Responder

Deixe um comentário