Menu

Brasil passa vexame na imprensa internacional

‘Congresso hostil e manchado por corrupção’ derrota Dilma, diz ‘Guardian’ A decisão da Câmara dos Deputados de autorizar a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff recebeu destaque na mídia internacional, que citou a ampla derrota do governo na votação de domingo, mas questionou as credenciais políticas do presidente da Câmara, Eduardo […]

42 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

‘Congresso hostil e manchado por corrupção’ derrota Dilma, diz ‘Guardian’

A decisão da Câmara dos Deputados de autorizar a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff recebeu destaque na mídia internacional, que citou a ampla derrota do governo na votação de domingo, mas questionou as credenciais políticas do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do vice-presidente, Michel Temer (PMDB)

na BBC Brasil

Os veículos também expressaram curiosidade com o clima da votação, em especial o comportamento dos deputados.

Acima de tudo, a imprensa estrangeira destacou a precária situação econômica do Brasil.

‘New York Times’ (EUA)

Para o The New York Times, o resultado foi uma “derrota esmagadora” para Dilma e o PT.

O jornal afirma que, se vier a ocupar a Presidência, Temer terá de lidar com uma série de desafios políticos e econômicos.

“Ele também enfrenta um possível impeachment pelas mesmas acusações feitas contra Rousseff, assim como acusações de que se envolveu num esquema ilegal de venda de etanol”, diz o diário.

bbc1

“Guardian” destacou denúncias de corrupção contra congresso

O jornal descreve Eduardo Cunha como um “político poderoso e um cristão evangélico que gosta de usar o Twitter para difundir versículos da Bíblia”. E menciona as acusações de que o presidente da Câmara usou contas em bancos suíços para esconder “milhões de dólares em propina”.

O NYT mencionou a preocupação de analistas políticos brasileiros com o que classificou como danos a longo prazo para a “jovem democracia brasileira, restabelecida em 1985 após duas décadas de ditadura militar”.

The Guardian (Reino Unido)

O jornal britânico diz que Dilma foi derrotada por um “Congresso hostil e manchado por corrupção”.

Segundo a publicação, Cunha é o “marionetista por trás da novela do impeachment”. Foram citadas as acusações de que o peemedebista recebeu propinas provenientes do escândalo de corrupção da Petrobras.

bbc2

Jornais destacaram clima ruidoso no Congresso

O Guardian também mencionou a polêmica exaltação do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) ao coronel Carlos Brilhante Ulstra, envolvido com tortura durante a ditadura militar.

Houve também ênfase ao fato de que diversos deputados que votaram pelo impeachment são alvo de processos criminais.

“A sessão também expôs o caráter burlesco da democracia brasileira em alguns momentos, como o Partido das Mulheres, que só tem deputados, ou o Partido Progressivo Socialista, um dos mais à direita do congresso”, escreveu o correspondente do Guardian para a América Latina, Jonathan Watts.

El País (Espanha)

Em reportagem intitulada “Deus derruba a presidente do Brasil”, o jornal espanholEl País citou os vários deputados que justificaram o voto pelo impeachment com argumentos religiosos.

A imensa maioria dos deputados que votou contra Dilma, diz o jornal, “pareceu se esquecer dos verdadeiros motivos que estavam em discussão”.

O El País diz que, se assumir, Temer enfrentará dura oposição do PT, “conhecido por sua habilidade em mobilizar sindicatos e movimentos sociais em protestos nas ruas”.

O diário diz, por outro lado, que o vice deve receber o apoio do mercado e da indústria, “o que lhe daria uma curta lua de mel em que poderia tentar reequilibrar as finanças públicas naufragantes e propor algumas reformas”.

bbc3

Dilma agora aposta todas as fichas no Senado

La Nación (Argentina)

O argentino La Nación destacou o clima no plenário da Câmara, “um cenário mais próprio a um campo de futebol do que a um dos momentos mais importantes da história” da casa.

bbc4

‘El País’ ironizou manifestações religiosas em cotação

“O dia mais tenso na história recente do Brasil tem todos os ingredientes de um thriller político do Netflix”.

The Washington Post (EUA)

O Washington Post diz que o processo contra Dilma ocorre num momento de “impressionante mudança na sorte de um país onde tudo parecia ir bem alguns anos atrás”.

“Agora está metido em sua pior crise econômica desde os anos 1930. Uma assustadora epidemia de zika continua a se espalhar. E com a cerimônia de abertura da Olimpíada no Rio de Janeiro a menos de quatro meses, os líderes do país estão inteiramente consumidos pela crise política e um avassalador escândalo de corrupção”, diz o jornal.

Le Monde (França)

O jornal francês Le Monde deu destaque ao que classificou como um ambiente de fatos e gestos insólitos na sessão da Câmara – em artigo intitulado “Os 10 segundos de celebridade dos brasileiros”.

“Cada um dos 511 deputados presentes se beneficiou de seus 10 segundos de palavra para deixar sua marca nessa sessão histórica transmitida ao vivo”, disse o jornal, para quem deputados tiveram “posturas teatrais para enviar mensagens pessoais que pouco tinham a ver com as acusações de manobras fiscais contra Rousseff”.

bbc5

Para “Le Monde”, deputados aproveitaram bem seus “10 segundos de celebridade”

O Le Monde mostrou surpresa com o fato de parlamentares estarem enrolados na bandeira nacional ou em pavilhões estaduais. E ressaltou a escolha de vestuário da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), que foi ao plenário vestida com uma camisa da seleção brasileira.

Wall Street Journal (EUA)

Em sua cobertura, o americano Wall Street Journal diz que o impeachment de Dilma é um sério teste para o processo democrático no Brasil e cita a estatística histórica de que quatro dos oito presidentes eleitos no Brasil desde 1950 não conseguiram completar seu mandato. O jornal cita o depoimento de Melvyn Levitsky, embaixador dos EUA em Brasília entre 1994 e 98, que descreve o sistema político brasileiro como “completamente estragado”.

Assim com várias publicações, o WSJ não exime Dilma de responsabilidade na crise política, lembra o seu currículo mais tecnocrata que político e o fato de que sua eleição como presidente em 2010 foi a primeira de sua carreira.

O jornal disse que o estilo de Dilma no poder não combinou com o ambiente de Brasília, “uma capital insular em que lealdades e amizades são seladas com tapinhas nas costas e churrascos”.

 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

JOHN J.

01/05/2016 - 01h52

https://www.youtube.com/watch?v=27tAaGzRYQM

Ita Marques

18/04/2016 - 19h16

Dilma é uma mulher extraordinária. Como política ela teria que atuar em um país mais evoluído.

    AZ Botelho Paiva

    19/04/2016 - 11h36

    Se ela é extraordinária como mulher, eu não discuto. Mas como administradora da política de um país com as dimensões continentais como é o Brasil, ai minha querida ela passa muito longe do desejável. Infelizmente ela foi guindada ao cargo de presidente por um cidadão que passou por cima do partido, e que disse: É esta a candidata, e esta resolvida a parada. Observando que ambos nunca haviam assumido sequer o governo de uma pequena Prefeitura. O Lula foi um Deputado constituinte que nunca apresentou um único projeto a favor dos trabalhadores, e ainda foi contra a constituição de 1988. Até o Tiririca apresentou um projeto a favor da sua classe, a classe circense. O Lula não. Em um país mais evoluído ela já teria deixado o cargo há muito tempo. Pense.

Talita

18/04/2016 - 14h49

Vejam este vídeo:” Mídia internacional desmascara o Golpe no Brasil”..está no YouTube.

Juninho Zeff

18/04/2016 - 12h46

Como disse o Carlos Alves de Souza Filho foi um diplomata brasileiro, genro do Presidente Artur Bernardes;
“O Brasil não é um país sério”.

Paula Teixeira

18/04/2016 - 12h45

Faz bastante tempo que as noticias sobre o Brasil na imprensa estrangeira são vergonhosas.

Mairton Barros

18/04/2016 - 12h45

Ver os bosal-naro/ Cúnha…os Satangélicos etc votarem foi um Show de horrores… Fariseus… Corruptos e Bandidos pareciam candidatos a Beatificação!!! Lamentável….

    AZ Botelho Paiva

    18/04/2016 - 14h27

    Mas quando estes mesmos Deputados foram cooptados para votar tudo a favor do PT, você e os que pensam como você, nunca os recriminaram por isto, não é mesmo? Ou para vocês eles somente são honestos, quando são pagos para sê-lo, e quando abandonam o barco petista perdem toda a moral? Alias para os Lulo/petistas todos aqueles que se posicionam contrários às ideologias petistas, passam a serem considerados os inimigos públicos número um d PT. Ah para oh!!!

      Ita Marques

      18/04/2016 - 19h13

      Pagam pelo pacto. Certas alianças não se pode fazer e também lembremos que são muitos partidos, foram colocados lá pelo povo e cada uma quer o seu um terço. Fica difícil atender a todos. Tem que o povo que tem algum juízo pedir reforma política.

        Luiz Mattos

        18/04/2016 - 21h34

        Ensina ao menino como é a porca política Brasileira,embora ele o saiba portanto duvidemos de sua capacidade de emitir juízo de valores.

          AZ Botelho Paiva

          19/04/2016 - 11h03

          O reencarnação da Mãe Dina, não fique ai conjecturando a meu respeito sem saber da missa um terço, que você vai errar mais, do que acertar. Assim como sempre foi a verdadeira Mãe Dina. De cada 10, ela errava 9, e deixava duvidas em 1.

      Luiz Mattos

      18/04/2016 - 21h33

      Concordar com o que ocorre no Brasil e o caráter dos atores o desqualifica moralmente,se filhos tiver como os aconselha?

        AZ Botelho Paiva

        19/04/2016 - 12h25

        O seu problema é de caráter, e eu já disse isto a você em outra ocasião. Mas vou tentar ser sucinto, e dizer-lhe o seguinte: Para o seu problema nem Freud teria a solução. Mas felizmente eu descobri alguém que, mesmo não sendo um profissional da área dos estudos da mente, pode explicá-lo psicologicamente. Estou falando daquele Deputado que foi campeão de votos no Rio de Janeiro, quando diz: “A VERDADE TORTURA”, melhor desdenhá-la, assim sofre-se bem menos. E quanto ao aconselhamento que dei dou e continuarei dando aos meu 4 filhos, é para que fujam destes Esquerdo/Lula/petistas modorrentos como você, que eles terão mais chances na vida. E olha que os resultados tem sido maravilhosos. Como o pensamento da esquerda é sempre procurar nivelar a todos no nível social mais baixo possível, para assim poder dominá-los por meio do assistencialismo das migalhas. Eu estou pensativo em lhe contar sobre uma das minhas vitórias. Mas como eu sempre tive uma proteção divina, vou lhe dizer, porque confio que a sua inveja não me atingirá: Meu querido, eu tenho o privilégio de ser o único pai no Brasil, quiça no mundo que, formou três filhos na graduação, e na Pós Graduação, sendo que na graduação eles são formados em Engenharia da Computação, e na Pós Graduação, em Sistema de Informações. Agora é que vem o ineditismo do fato: Começaram juntos, na mesma classe, e terminaram juntos, na mesma classe. Você já imaginou a emoção de um pai da classe média, que tinha como meta formar os filhos numa instituição de renome, como é a Fundação Santo André, que apesar de ser uma fundação é paga, e não é barato. Pois bem, este pai sou eu. Não é lindo!!!

          Luiz Mattos

          19/04/2016 - 18h40

          O seu é mais simples;canalhice.

      Junior

      19/04/2016 - 10h02

      AZ botelho bem informado, quer dizer que esses deputados só votam por interesse próprio, se for com um mensalão? Então porque não estão presos ou afastados? Pode citar um projeto que votaram “a favor do PT” e que prejudicou o país? Vamos tentar trazer sua postagem para alguma coerencia, apesar que no Brasil tudo que se diz não precisa prestar contas, não é verdade?

        AZ Botelho Paiva

        19/04/2016 - 11h20

        Junior> se você continuar com estes argumentos vazios, sem consistência nenhuma, você jamais chegará a ser um Senior. Morrerá sendo Junior. Vou dar umas dicas para você deixar de querer bancar o menino “isperto”, e comece a trabalhar com a razão. Primeiro: Antes de começar a querer fazer uma critica sobre um texto qualquer, leia-o com toda a sua atenção. Se o texto for um pouco melhor elaborado, releia até entender o enunciado. Agora vamos ao meu texto: Onde esta escrito, ou ao menos subentendido, ou que eu tenha deixado transparecer que os referidos Deputados tenham votado contra o povo? O que eu disse foi que eles votavam a favor do PT, o que é muito diferente de votar contra o povo. Agora para você começar a pensar: Se o PT não tinha interesse no voto destes aliados, porque os cooptou, pagando-lhes uma mesada? E se eu for chamado a provar o que eu disse, com certeza eu vou me valer dos ensinamentos do grande mestre “Santo Lula”. Eu direi aos magistrados; Sobre isto eu não sei, não vi, não conheço, não estava lá, nunca ouvi falar. Se entendeu esta primeira lição, me liga que eu darei sequência às demais. Pense.

    Ita Marques

    18/04/2016 - 19h10

    São todos santos. Homens honrados e maridos exemplares.

      AZ Botelho Paiva

      19/04/2016 - 11h53

      Você só pode estar tentando ser hilária. Porque Santo, ou candidatos a Santo ali naquele sacro recinto, somente os Deputados do PT, do PC do B, e do Psol. Estes sim são merecedores de todos os encômios possíveis, e imagináveis. Já o resto, o resto é simplesmente o resto. O dó!!!

    AZ Botelho Paiva

    19/04/2016 - 11h45

    Fica calmo meu querido. Vocês ainda não estão derrotados em definitivo. Ainda tem o Senado. portanto não desista na primeira batalha. Quem sabe o inesperado aconteça, e surja uma luz no final do túnel. Mas que fique claro o seguinte: eu somente estou lhe dirigindo estas palavras, para tentar tirá-lo deste teu sofrimento atros. Mas em verdade eu estarei torcendo contra você, e as suas esperanças políticas.

Talita

18/04/2016 - 12h22

El País (Espanha):
Sim, o Temer estará em lua de mel com o Cunha, embora ele já tenha tido uma ejac…precose!

    AZ Botelho Paiva

    18/04/2016 - 14h29

    O linguinha venenosa hem. Ah desculpe a critica, Afinal você faz parte do grupo do famoso “Jararaca”. Está explicado.

      Talita

      18/04/2016 - 14h43

      Já te falei que só vou responder a você, quando ficar um pouquinho mais humilde :)

      Junior

      19/04/2016 - 10h04

      Um conselho, tenta nesse nível desqualificar o jornal espanhol, vai lá na postagem espanhola com essa “articulação” toda sua.

        AZ Botelho Paiva

        19/04/2016 - 12h50

        Você sabia que tem um ditado que diz: “Quem pode vai, quem não pode manda outro em seu lugar” Como eu não estou interessado, porque não vai lá você mesmo? Ah para oh!!!

    Luiz Mattos

    18/04/2016 - 21h35

    Sei não…talvez como FBHC;Só com fio terra.

Talita

18/04/2016 - 12h18

Estes jornais deveriam ser jogados em cima da mesa brilhosa do STF!!!

…Acho que eu não preciso de dizer mais nada!!

    AZ Botelho Paiva

    18/04/2016 - 14h31

    Eu também acho que você há tempos, não deveria ter dito mais nada. Só fala abobrinhas. Ah para oh!!!

      Talita

      18/04/2016 - 14h45

      Cadê os poemas? Vc fica bem mais agradável quando os recitam…

    Luiz Mattos

    18/04/2016 - 21h36

    A Máfia é suprema,historicamente repetem o papel pela terceira vez.

Alexandre Moreira

18/04/2016 - 11h36

É essa a cara que mostramos para o mundo. Uma republiqueta insignificante. E ainda tem gente que defende que a mídia e a oposição cumpriram seu papel. Não são o PT nem Dilma responsáveis por isso, o Brasil não merece o PT.

    Naor Moraes Melo

    18/04/2016 - 11h57

    Merece esse congresso por certo e os outros partidos?

      Alexandre Moreira

      18/04/2016 - 12h23

      Perdemos todos. O PT o poder, eles (golpistas) a dignidade, e todos nós a chance de ser uma nação respeitada.

        AZ Botelho Paiva

        18/04/2016 - 14h55

        O seu PT teve todas as chances para transformar este país numa verdadeira Nação. Treze anos seriam mais do que suficientes para que se incutisse educação, ética e moral na cabeça, ao menos dos jovens. Mas o Santo Lula optou por um plano mais rápido, e mais seguro, não para Brasil, mas para ele, o PT, e seus aliados. Partiram para a compra de consciências. E agora estão pagando pelo erro cometido. Enquanto os partidos aliciados para formarem a base aliada do Governo Lula, tinha as suas mesadas pagas em dia, tudo transcorreu às mil maravilhas. Mas quando eles perceberam que a fonte estava começando a secar, ele já começaram a debandar. Mas agora, sabedores do tamanho do buraco em que o PT colocou o Brasil, aproveitaram a oportunidade da cassação da Dilma, e se retiraram de vez. Pense.

          Tapuias Baturite

          18/04/2016 - 20h15

          O pt fez um governo bom, melhor do que todos esses governos anteriores, e tanto que esta sendo cacando por bandidos. so 299 que votaram sim tem 1800 passagem acusacoes, e ainda pode vim, mas so de exmaplo, a deputada de minas votou pelo marido digno, SIM, SIM SIM hoje foi preso pela policia federal desviando do hospital publico recursos pra o hospital partiucular deles e dai voces reclacam que os hospitais publico nao tem nada e qtos nao fazem isso por este Brasil afora. Acorda!!!

          AZ Botelho Paiva

          18/04/2016 - 21h51

          Se você quiser ler o que eu respondi ao Alexandre Moreira um pouco abaixo, seria a mesma resposta que eu daria a você. Observando apenas o seguinte: O Delfim Neto não é referência para ninguém pois ele desde o regime militar sempre cobrou 10% em todos os contratos.

          Alexandre Moreira

          18/04/2016 - 23h41

          Não perca seu tempo lendo o que o AZ Botelho lhe sugere, é somente um monte de críticas vazias que ele reproduz sem ter a menor ideia do que está falando. Minha resposta à ele talvez seja mais interessante.

    AZ Botelho Paiva

    18/04/2016 - 14h38

    Realmente não merece mesmo. E é este o motivo que se está em busca de mudanças. O primeiro passo foi dado dia 17.04.2016 Vai demorar mas um dia teremos um governo que respeite o povo, que não faça um governo na base da mentira, da tentativa de dividir o povo, para ficar mais fácil para governar. Eu mesmo já me convenci de que não alcançarei esta glória. Mas os meu netos alcançando já me darei por satisfeito. O PT foi um engodo. Conscientize-se disto.

      Alexandre Moreira

      18/04/2016 - 18h22

      AZ Botelho você pode se sentir representado por este congresso que está aí, é um problema seu e da sua consciência. Eu me identifico com o PT, desde a sua origem. Acompanhei bem de perto os governos Lula e Dilma, sei bem das dificuldades enfrentadas, dos avanços conseguidos à duras penas, como sei também dos seus erros, nada neste mundo é perfeito. Conheço vários integrantes, sou testemunha da responsabilidade e lisura da grande maioria deles. O Brasil cresceu enormemente nestes últimos anos, em todos os aspectos, é quando digo que o Brasil não merece o PT, me refiro a pessoas como você que não estão preparadas para reconhecer estes avanços. A história se encarregará de corrigir esta ingratidão.

        AZ Botelho Paiva

        18/04/2016 - 21h36

        Eu já escrevi muito sobre este assunto de que o Brasil cresceu muito. E nunca ninguém me convenceu de que o meu ponto de vista não esta correto. Portanto eu não vou escrever novamente para tentar explicar. Somente te digo seguinte: O bom governante é aquele que faz muito, com pouco. O que não foi a caso do Lula/Dilma. O dinheiro que eles gastaram nestes treze anos, daria para ter transformado o Brasil no melhor pais do mundo para se viver. Principalmente com o fim da desigualdade social, e o desenvolvimento tecnológico. Quando o Lula assumiu o governo, a divida pública brasileira era de R$890.000.000 (Bilhões), hoje, passados apenas 13 anos, esta divida saltou para R$2.750.000.000 (Trilhões) Somente isto é mais do que suficiente para que se perceba que alguma coisa não esta certo.

          Alexandre Moreira

          18/04/2016 - 23h34

          Em primeiro lugar gostaria de deixar claro que não tenho nenhum interesse de convencê-lo de nada. Pela prepotência e pelo discurso reacionário que verifico em suas intervenções fica bem claro que seu objetivo não é o de estabelecer nenhum tipo de diálogo inteligente e civilizado. Deixo as observações abaixo para os demais amigos mais interessados.

          Forma correta de analisar a divida publica federal é através da relação divida/PIB.

          1) Divida interna

          2002 (herança FHC)
          PIB: R$ 1,49 tri
          Divida: R$ 0,89 tri
          Divida/PIB: 59,73%

          2015
          PIB: 5,90 tri
          Divida: 2,50 tri
          Divida/PIB: 42,37%

          2) Divida externa

          2002 (herança FHC)
          PIB: US$ 408,00 bi
          Divida: US$ 212,00 bi
          Divida/PIB: 51,90%

          2015
          PIB: US$ 1.524,00 bi
          Divida: US$ 332,00 bi
          Fundo soberano: US$ 370,00 bi
          Divida real: zerada,
          saldo positivo de US$ 38,00 bi

          Se somarmos as dívidas internas e externas verificarmos que na era FHC a divida total correspondia a mais de 100% do PIB, estávamos literalmente quebrados.

          Graças aos governos do PT o Brasil tem hoje uma relação dívida/PIB invejável, o que lhe garantiu por muitos anos o grau de investimento, que foi perdido recentemente devido a crise politica/econômica fomentada artificialmente pelo PSDB.

        Luiz Mattos

        18/04/2016 - 21h37

        Melhor isolar essa ameba.deixemo-la soltar sua diarreia verbal.

          AZ Botelho Paiva

          18/04/2016 - 21h55

          O seu problema nem Freud explica. Mas eu sei quem pode explicá-lo. Estou falando daquele Deputado que foi campeão de votos no Rio de Janeiro, quando diz: “A VERDADE TORTURA”, é melhor desdenhá-la. Se oriente Mané!!!


Leia mais

Recentes

Recentes