Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Marido de deputada golpista é preso por corrupção

Por Miguel do Rosário

18 de abril de 2016 : 12h05

Marido de deputada que votou sim é preso por corrupção

No Jornal GGN

Ontem (17), a deputada federal Raquel Muniz, do PSC, votou sim no processo de admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ela disse que votava pelo seu marido contra “essa maldita corrupção”.

Hoje (18), o marido, Ruy Adriano Borges Muniz, prefeito de Montes Claros foi preso preventivamente pela Polícia Federal. Ele é acusado de usar meios fraudulentos para inviabilizar o funcionamento de hospitais da cidade. Entre eles, o Hospital Universitário Clemente Faria, Santa Casa, Aroldo Tourinho e Dilson Goldinho. A ideia era prejudicar esses hospitais para favorecer o Hospital das Clínicas Mario Ribeiro da Silveira que, segundo a PF, pertence ao prefeito e seus familiares.

O prefeito e a secretária de saúde do município, Ana Paula Nascimento, devem responder pelos crimes de falsidade ideológica majorada, dispensa indevida de licitação pública, estelionato majorado, prevaricação e peculato. A operação “Máscara da Sanidade II – Sabotadores da Saúde” deve cumprir quatro mandados de busca e apreensão na Prefeitura, Secretaria de Saúde e na casa dos envolvidos.

No final do ano passado, prefeito e deputada, marido e esposa, foram acusados pela Receita Federal de praticarem estelionato, lavagem de dinheiro, advocacia administrativa, evasão de divisas, descaminho, associação criminosa e falsidade ideológica. Eles teriam tentado comprar equipamentos hospitalares na Alemanha, usando o CNPJ da Associação de Promoção e Assistência Social, vinculada à Prefeitura. O problema é que os equipamentos seriam instalados no Hospital das Clínicas do Grupo Soebras, grupo econômico ao qual eles pertencem.

Depois de concluídas as investigações, a Receita concluiu que “Ruy Adriano Borges Muniz e Tânia Raquel Queiroz Muniz arquitetaram a fraude para importar tais bens por meio da Amas Brasil, Soebras e Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira, associações formais cujos integrantes dos Conselhos Fiscais e Diretorias são interpostas pessoas laranjas”.

Os equipamentos médicos foram apreendidos por dano ao erário e são avaliados em quase R$ 9 milhões. “As decisões judiciais, tanto na primeira instância quanto na segunda, foram, até o momento, desfavoráveis aos autuados, incluindo a sentença que denegou a segurança. Da mesma forma, a empresa exportadora, alegando não ter recebido a importância comercializada, ajuizou mandado de segurança para devolução dos bens ao exterior, mas também obteve decisão judicial desfavorável”, informou a Receita em nota. A Receita enviou o caso para o Ministério Público Federal, que passou a dar andamento à ação criminal.

A deputada anticorrupção ainda não comentou os desvios. Ela pode acabar presa junto com o marido.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

15 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Thila Rocha

18 de abril de 2016 às 19h53

Não duvido que basta um telefonema dela para o Cunha e ato contínuo, Cunha para gilmar e o maridão já sai absolvido com foro privilegiado.

Responder

Rachel

18 de abril de 2016 às 16h35

É esta gente que a classe média manipulada gosta, porque é tão corrupta quanto. De alma. Só não consegue colocar a mão no butim mas, os que conseguem são seus heróis.

Responder

James Stewart

18 de abril de 2016 às 13h59

PSC – Partido dos Senvergonhas e Corruptos.

Responder

Talita

18 de abril de 2016 às 13h29

Com essa ai, a justiça de Deus foi bem rápida! “Fez na noite?.. recebeu no dia!!
Poderia ser assim com todos os outros corruptos que lá estavam!

Responder

    AZ Botelho Paiva

    18 de abril de 2016 às 17h37

    Tudo bem “DEUS” é o senhor de todas as decisões. Mas quem mandou buscar o cidadão foi este que vocês costumam se utilizar de todos os adjetivos para desqualificá-lo. O nome dele é Sergio Moro. Agora eu vou contar uma piada para você e os Lulo/petistas amargurados se soltarem um pouco. Isto se entenderem a piada, claro.

    O marido estava sentado num toco de árvore, picando fumo para preparar o cigarro, e vendo as cabras pastarem. De repente surge a sua esposa, grávida de 8 meses. A princípio ela não diz nada. Passados alguns segundos ela entabula uma conversa com o marido, fazendo-lhe a seguinte pergunta: “O Gerardo, é verdade que Deus é mesmo muito poderoso?” E o marido sem virar para traz responde: “Mais é craro que Deus é muito poderoso.” Então ela dá mais um tempo, e volta a perguntar: “O Gerardo então quer dizer que Deus é tão poderoso que se ele quere ele deixa nois ir dormir, e amanhã quando nois levantá ele já transformo a nossa chácara na coisa mais linda do mundo, fazendo um pomar com tudo quanto é tipo de fruita que inxiste, e um cantero di verdura di todo os tipo?” E o marido então calmamente responde: “Mais craro que ele querer ele fais tudo isso dum dia pro otro.” Ela então emenda uma outra pergunta: “Mas o Gerardo e se inveis dele fazer isto, se ele querer ele pode fazer uma piscina, um parquinho de diversão e um gramado pro nosso fio que vai nasce brincar?” E ele na mesma posição responde: “Lógico, se ele quere ele pode faze tudo que ele quize”, Então ela dá uma pausa bem maior, e tasca a pergunta que ela realmente queria saber. “O Gerardo e você acha que se Deus quere ele pode faze o nosso fio nasce pretinho que nem o Chicão la da venda? E ele sem um minimo de irritação respondeu: ” Oia se Deus quere, pode sim. Mas só que você vai apanhar dum tanto!!!

    Procurei ser fiel ao diálogo que segundo a lenda, se passou numa cidade bem interiorana do Estado de São Paulo. Obs, Se não entenderem a piada, é só pedir que eu desenho.

    Responder

      Talita

      18 de abril de 2016 às 23h28

      Quanto você aposta que o próprio juiz herói, Sergio Moro, vai mandar solta-lo em menos de dois dias? Será mesmo investigado, na prisão preventiva, tudo o que foi denunciado ? Por que é bem evidente que não acontece isso com todos, né?

      Responder

        AZ Botelho Paiva

        18 de abril de 2016 às 23h32

        Já percebi que você não entendeu a piada. Caprichei para fazer você rir e você nem se manifesta a respeito? Ah para oh!!!

        Responder

      Talita

      18 de abril de 2016 às 23h31

      Conta mais piadas..vc está quase conseguindo ser simpático… :))

      Responder

        AZ Botelho Paiva

        18 de abril de 2016 às 23h35

        Você sabe aquela do Português que era um gênio?
        E nem vai saber pois nunca existiu um Português que fosse um gênio.

        Responder

Alexandre Moreira

18 de abril de 2016 às 12h53

Espantosos 23% de aumento. Passamos de 300 para 369 picaretas.

Responder

    Jadir Rocha

    18 de abril de 2016 às 14h09

    A culpa de tudo o que está acontecendo é do povo brasileiro. Infelizmente, a grande maioria do nosso povo são analfabetos políticos. Além de não saber escolher os seus representantes, são facilmente manipulados pela mídia ou pelos políticos brasileiros.

    Responder

      Alexandre Moreira

      18 de abril de 2016 às 14h22

      E diria mais, todos perdemos nesta história, a esquerda o direito de governar, eles (golpistas) a dignidade, e todos nós a chance de ser uma nação respeitada.

      Responder

    AZ Botelho Paiva

    18 de abril de 2016 às 17h58

    Veja o progresso que o governo do Lula/Dilma conseguiu. Quando esperávamos que os 300 seriam denunciados, e não teriam sido reeleito. O dó!!!

    Responder

Paula Teixeira

18 de abril de 2016 às 12h47

Se gritar pega ladrão não fica UM meu irmão.

Responder

Maria Thereza G. de Freitas

18 de abril de 2016 às 12h31

Seria cômico, se não fosse trágico. Mas temos que considerar que o golpe nunca foi por causa e contra a corrupção

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina