Menu

Globo inverte sentido de carta de deputados norte-americanos

Interpretação de texto em O Globo para alegrar a vida por Lourdes Nassif, no Jornal GGN Tempos difíceis estamos vivendo onde a velocidade imposta pela internet nos tornou distraídos nos conteúdos. Se tanta coisa me chega às mãos, se eu ler cada uma delas é capaz que eu perca um tanto bom de coisas importantes. […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Interpretação de texto em O Globo para alegrar a vida

por Lourdes Nassif, no Jornal GGN

Tempos difíceis estamos vivendo onde a velocidade imposta pela internet nos tornou distraídos nos conteúdos. Se tanta coisa me chega às mãos, se eu ler cada uma delas é capaz que eu perca um tanto bom de coisas importantes. Mesmo que esteja jogando lixo nas redes sociais que participo. Esta é a tônica.

Uma coisa que tenho tido que fazer, por força do momento em que vivemos, é interpretar o texto e compará-lo com o título que carrega. Difícil não é. Basta abrir o arquivo da notícia e ler. Lido o texto, volte ao início. Leia o título. Lembre-se do que foi lido. Bingo!

Vamos ao exercício.

No jornal O Globo, a matéria carrega o seguinte título: “Americanos dizem orar por nação brasileira e confiar em processo de impeachment de Dilma”. E, na linha fina, a informação de que “Deputados dos partidos Republicano e Democrata enviam carta ao Congresso brasileiro”. Isso impressiona, e muito. Fico aqui pensando com meu botões: ops, são os dois partidos mais importantes na terra de tio Sam. Tô pasma!

Daí vamos à matéria já imaginando que os dois maiores partidos americanos estão reconhecendo que no Brasil não temos golpe, temos rearranjo da democracia (como diria aquele fatídico ministro aposentado). E se for isso é preciso reconhecer que eles carregam lá sua legitimidade. E estão orando. Orando! Ah, sei lá. Às linhas, por enquanto.

A matéria diz que enquanto a presidente Dilma afirmava que existe um golpe em andamento no Brasil, os “deputados americanos dos partidos Republicano e Democrata disseram, por carta, terem orado pela nação brasileira”. Certo. Isso é fato e sobre isso construirei minha igreja. Pensa bem. Enquanto ela fala do diabo, eles oram pela nação. Acho que é isso, interpretação e livre interpretação não tem linha demarcatória. O Globo comprova isso.

Diz a matéria que a tal carta foi escrita depois que o senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB, foi aos Estados Unidos com a faixa de presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Então foi assim, vamos analisar a deixa da notícia: o Aloysio, do alto de suas funções no movimento golpista, vestiu as sandálias da humildade e foi lá na Câmara dos Deputados deles e pediu: por favor, será que alguém pode mandar um aceno de concordância ao Brasil, para que todos fiquem em paz e aceitem que o impeachment não é golpe? E dois bravos deputados se prontificaram! Dois! Um de cada lado!

E, por fim, o grande final, quando a carta é publicada na íntegra. Santo Batman! A carta diz que eles “oraram” pela nação e pelo povo. Da mesma forma diz que eles têm esperança e confiança na democracia brasileira e que, note bem, “que as instituições brasileiras terão a sabedoria de conduzir o país rumo a dias melhores no marco da lei para todo o povo”. No marco da lei seria algo novo para Aloysio e seus amigos? Ou seria respeitando as instituições e o estado democrático de direito?

Ah, sei lá. Tantas histórias novas sob títulos mirabolantes!

Divirtam-se com a matéria.

***

Americanos dizem orar por nação brasileira e confiar em processo de impeachment de Dilma

Deputados dos partidos Republicano e Democrata enviam carta ao Congresso brasileiro

POR MARIA LIMA

23/04/2016 16:56 / atualizado 23/04/2016 17:30

BRASÍLIA — No mesmo dia em que a presidente Dilma Rousseff pregava a existência de um golpe de Estado em curso contra seu mandato, em Nova Iorque, deputados americanos dos partidos Republicano e Democrata disseram, por carta, terem orado pela nação brasileira.

A carta foi enviada depois da visita do presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) aos Estados Unidos, onde se encontrou com autoridades americanas, para neutralizar o discurso do golpe feito por Dilma e aliados.

A correspondência enviada ontem ao Congresso brasileiro é assinada pelo republicano Robert B. Aderholt , do Alabama, pelo presidente da Subcomissão de Agricultura da Câmara dos Representantes, e pelo democrata Juan C. Vargas, Califórnia, membro do comitê de Administração da Câmara.

“Nossos pensamentos estão com vocês e saibam que nos importamos e estamos orando por vocês”. Leia a íntegra da carta:

“Aos membros do Senado Federal e da Câmara dos Deputados do Brasil. Recebam os cumprimentos e saudações calorosas dos nossos amigos do Congresso dos Estados Unidos.

Esta manhã, no Capitólio dos Estados Unidos, membros dos Partidos Democrata e Republicano da Câmara de Representantes se reuniram e oraram pela nação e povo do Brasil. Temos confiança de que vocês serão encorajados e fortalecidos ao se honrarem mutuamente na amizade nestes tempos difíceis e desafiadores. Temos esperança e confiança na democracia brasileira e em que as instituições brasileiras terão a sabedoria de conduzir o país rumo a dias melhores no marco da lei para todo o povo. Nossos pensamentos estão com vocês e saibam que nos importamos e estamos orando por vocês. Cordialmente, Most Sincerely”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marivane

25/04/2016 - 21h18

que vergonha dos nossos representantes da CASA do CUNHA

Esmeraldo Cabreira

25/04/2016 - 16h58

MÁÁÁÁSSS BÁÁÁÁHHHHHHHHHHH! QUÈÈÈÊÊEÊBARBRARIDÁDÊÊÊ, TCHÊEÊÊÊ! VÔ LÁ NO GARPÃO BUSCÁ AMINHA EZPINGARDA CALIBRÊ 16! VÔ SIM! INTÁÕ OS SENADÕ DO PSDB FORÃ LÁ NOS EUA PÊDI LISSENÇA PRÁ DÁ O GOLPE NA DILMA! É SIM! COXINHA É TUDINHÕ IGUAL! TRAIDÕ E INTREGADÕ DO BRASIL! É SIM!
VÔ ENXÊ DI BALA OS IANKEE QUI ENTRÁ AQUI PRÁ ROBÁ O NOSSO PRETRÓLIO! É SIM!
COXINHA É GOLPISTA E EMPREGRADO DA MÁFEA GLOBO-MOSSACK!
Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor UFRGS.

    Klaus Berger

    26/04/2016 - 05h59

    pra você ver o quão lixo meu país é, um MESTRE/DOUTOR abrindo as pernas pros outros países usurparem mais do povo brasileiro do que já usurpam. Por isso que vai ter golpe, graças a deus estou longe das instituições de ensino e de faculdade. Desculpa a generalização.

Eder Barbosa de Sousa

25/04/2016 - 12h58

Os americanos, que os golpistas obedecem senilmente, disseram: “NO MARCO DA LEI”, seja: dentro da lei, dentro da Constituição. Olha ai STF o que dizem os americanos: “que as instituições brasileiras terão a sabedoria de conduzir o país rumo a dias melhores ‘NO MARCO DA LEI’ para todo o povo”. Dentro da lei. No marco da lei, E a lei aqui, neste caso, é a Constituição. A Globo, a mandante do crime de golpe – os outros são os pistoleiros que executam o serviço sujo do golpe – ainda acredita em pleno século XXI, o que pensava o avô dos três golpistas de hoje, um tal de Irineu Marinho, pai do secundarista chamado de Roberto Marinho, que os bate paus acostumaram a chamar de Dr. Roberto. Pois bem, IRINEU MARINHO, se referia ao povo como ZÉ POVINHO, gente de quinta, que não entendia nada e logo, se podia manipular à vontade. Os Marinhos de hoje, apesar de não serem secundaristas, ainda acreditam nisso. Agora me digam, com que autoridades americanas Aluisyo Nunes se encontrou mesmo lá nos states? Ninguém viu, ninguém sabe. Parece brincadeira!

renato andretti

25/04/2016 - 11h24

A GLOBO é o pai a mãe, o filho, o lulu, a madame, a conspiradora mor…
Não precisa de mais nada..
Precisamos difundir isto com as verdades que afloram por ai…
A MARCA da GLOBO tem que ser manchada pelo sangue que ela
já produziu a muiitos brasileiros..em nome de PODER..
Ela e as outras familias que possuem COMINICAÇÂO dde massas
nas mãos, até em pequenas cidades onde são donos de radios e antenas
de televisão, onde o vereador, mexe na parabolica, ( isto existe ainda?)


Leia mais

Recentes

Recentes