Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Marcha pela Democracia: o interior do Brasil se levanta contra o golpe!

Por Miguel do Rosário

25 de abril de 2016 : 13h37

Foto: Mídia NINJA

A luta contra o Golpe no interior do Brasil

 Na Mídia NINJA

Santa Bárbara é uma pacata cidade histórica, do circuito do Ouro, que fica a 98 km de Belo Horizonte, bem no meio da Estrada Real. Tem pouco mais de 27 mil habitantes e algumas ruas de paralelepípedo que nesta manhã foram ocupadas por centenas de trabalhadores e jovens que desde o dia 22 marcham pela democracia no estado de Minas Gerais.

No último mês as ruas das grandes cidades brasileiras foram tomadas por grupos diversos pró e contra o golpe e pouco foi noticiado sobre o que acontece pelo interior do Brasil. Este interior, decisivo para os rumos e o desenvolvimento do Brasil passa invisibilizado mais uma vez no debate político, mesmo com o poder do voto de seus milhões de eleitorais espalhados por todo o país.

A Marcha pela Democracia tem seu desfecho em Belo Horizonte, mas seu objetivo é também mergulhar neste universo interiorano e levar a cada lugar por onde passa a defesa da democracia e a luta contra o golpe.

“Vir a estes lugares é uma forma de fazer chegar as pessoas do interior as informações sobre as consequências políticas para a classe trabalhadora do golpe em curso, e ao mesmo tempo evidenciar o nosso processo de resistência, que sempre é invisibilizado e distorcido pela grande Mídia.” diz Geanini Hackbardt da coordenação estadual do MST.

Quem puxou a linha de frente da saída da Marcha pela Democracia em Santa Bárbara (MG) foram as crianças: com cartazes, cantando e caminhando pelas ruas, praças e bairros centrais e periféricos da cidade.

Foram cerca de 3Km andando pelos bairros de Santa Terezinha, São Bernardo, São Vicente, Vista Alegre, Ana margarida e Centro.

Seu Luis, aposentado há 18 anos contemplava a Marcha da calçada de sua casa. “Estou com vocês na rua, tem q fazer isso mesmo, gostei quando falou que o Cunha tem q cair”, comentou.

João marcos, de 12 anos, se juntou e caminhou por alguns quarteirões, ele disse que nunca tinha visto nada parecido. “Vi as pessoas passando, fiquei com vontade e vim caminhar junto”. O povo andou até a região da rodoviária, ali se estabeleceu por quase uma hora, paralisando o trânsito e dialogando com a população, com falas de ativistas locais e das caravanas da Frente Brasil Popular.

Amanhã a Marcha pela Democracia parte para Sabará onde realiza um ato na cidade antes de chegar a Belo Horizonte.

Assista:

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Anônimo

22 de abril de 2017 às 14h00

#OInteriorSeLevanta

Responder

Baron de Lorraine

25 de abril de 2016 às 14h28

O Dep .BOLSONARO dissolveu, rapidamente, um agrupamento de membros do MST que se encontravam na frente de sua casa.

Responder

    Alexandre Moreira

    25 de abril de 2016 às 15h07

    Quem é esse verme carregando a placa?

    Responder

      Mordaz

      25 de abril de 2016 às 20h00

      Deixa pra lá. É aquela velha conversa: privilegiados chamando trabalhadores (muitas vezes trabalhadores BRAÇAIS) de vagabundos.

      Responder

    renato andretti

    25 de abril de 2016 às 20h55

    BORRÃO de LORAINE..
    Bolsonaro foi lá dias depois.
    eu tava lá..
    Note que não chão não tm papeis.
    Já havia sido lavado pelos empregados do Bolsa..
    Que tomaram uma dura dele, por não terem conseguido
    tirar a tinta..
    Ele tirou a foto e pediu para o MILENIUM colocar o quadro
    que tiram da 25 de março..
    E dizem que o país esta sem emprego…se o pessoal da
    quinze esta oferecendo emprego…
    O pessoal do MST, não precisa trabalhar agora…
    Nós estamos financiando a retomada do País..
    Não se preocupem com eles, eles são nossos amigos
    Assim como LULA é nosso amigo..
    Não lhe dei banda…estou explicando aos amigos aqui leitores..

    Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina