Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Carpina- PE- Brasil- 12/07/2016- Ex-presidente Lula durante visita a sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE) em Carpina. Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Lula é favorito na eleição de 2018, diz Vox Populi; Ele lidera o 1º turno em todos os cenários

Por Redação

05 de agosto de 2016 : 14h42

Vox Populi: Lula lidera 1º turno de 2018 em todos os cenários

Levantamento encomendado por CartaCapital mostra que o petista poderia disputar o segundo turno com Aécio Neves ou Marina Silva

na Carta Capital

Pesquisa Vox Populi/CartaCapital divulgada nesta sexta-feira (5) aponta que, se a eleição presidencial de 2018 fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria o candidato mais votado no primeiro turno nos três cenários pesquisados.

Além de Lula, todas as simulações incluem como candidatos Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PSC) – o que muda em cada uma delas é o representante do PSDB. A margem de erro é sempre de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo.

No primeiro cenário, Lula aparece com 28% dos votos, seguido por Aécio Neves (PSDB), com 18%. Na sequência estão Marina (15%), Ciro Gomes (6%) e Bolsonaro (7%). Brancos e nulos somam 20%, e outros 7% não sabem ou não responderam.

Na simulação na qual o candidato tucano é Geraldo Alckmin, o resultado não leva o PSDB para o segundo turno. Enquanto Lula tem 29% das intenções de voto e Marina aparece com 18%, Alckmin acumula apenas 11%, o que lhe rende o terceiro lugar, seguido por Bolsonaro (7%) e Ciro Gomes (6%). Brancos e nulos somam 21%, e 8% não sabem ou não responderam.

••CCSeuPaisPesquisa913ok.indd

O cenário com José Serra (PSDB) também não favorece os tucanos, e novamente o líder Lula (29%) enfrentaria Marina (19%) no segundo turno. Serra viria na sequência, com 13% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (7%) e Ciro Gomes (6%). O índice de brancos e nulos se mantém alto (20%), e 7% não sabem ou não responderam.

Rejeição e simpatia

A pesquisa Vox Populi, que ouviu 1.500 pessoas em 97 municípios do País, também mediu o grau de rejeição e de simpatia aos partidos (PT, PSDB e PMDB).

O levantamento realizado entre os dias 29 de julho e 1º de agosto aponta que, ao mesmo tempo em que o PT é o partido que mais desperta a simpatia do eleitorado (12%, contra 4% do PSDB), é também o mais rejeitado: 27% dos entrevistados afirmam recusar o PT.

De acordo com o levantamento, 75% dos entrevistados afirmaram não ter simpatia por nenhum partido.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Jst

07 de agosto de 2016 às 14h21

Avisem ao Vox Populi que as eleições de 2018 serão adiadas “ad eternum” logo após aquele que não pode ter o nome pronunciado assumir o governo definitivamente.

Responder

robertoAP

05 de agosto de 2016 às 16h56

hahahaha…. os procuradores do MP(Machões com Pintinho), vão sofrer uma crise homoafetiva,com essa notícia.

Responder

Mannish Manalishi

05 de agosto de 2016 às 15h55

O problema do Boçalnato é a concorrência do outro herói fascista, o juiz tucano.

Responder

Leonardo Léo

05 de agosto de 2016 às 15h45

Povo ignorante, povo feliz!!! Que piada pronta esse país.

Responder

Dilma Coelho

05 de agosto de 2016 às 15h41

Não creio que alguém ainda vote em aeroécio e marina corrupta…
Essa pesquisa é uma farsa. Chega de mentiras.
FORA TEMER GOLPISTA, FICHA SUJA, TRAIDOR, INVEJOSO, FRUSTRADO, DOENTE…
LEVE SUA TRUPE OU QUADRILHA COM VOCÊ!!!

Responder

Pedro Pereira

05 de agosto de 2016 às 15h19

Eu nem olho na cara de quem enche a boca contra a corrupção, e vota no Aécio.

Responder

Deixe um comentário