Menu

Depois de torturado pela mídia, ministro do STF passa a dar apoio total à Lava Jato – O estranho caso de Marco Aurélio Mello

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho O que acontece com quem ousa contrariar a Lava Jato? O ministro Marco Aurélio Mello, que em março e abril foi  voz solitária no STF denunciando as violências e abusos da operação, é um bom exemplo. Seu caso é chocante e ilustra muito bem o poder da […]

33 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho

O que acontece com quem ousa contrariar a Lava Jato? O ministro Marco Aurélio Mello, que em março e abril foi  voz solitária no STF denunciando as violências e abusos da operação, é um bom exemplo. Seu caso é chocante e ilustra muito bem o poder da mídia e da Lava Jato no Brasil hoje. Vejamos.

No mesmo dia da condução forçada de Lula para depor no aeroporto de Congonhas, em 04 de março, Marco Aurélio questionou o procedimento e, com o peso de sua posição de ministro do STF, concluiu que era ofensivo ao estado democrático de direito. Ele disse que levar Lula daquela maneira para depor, quando bastava intimá-lo, equivalia a “conduzir debaixo de vara”, como se dizia antigamente.

Não demorou, e o ministro voltou à carga. Em 30 de março, Mello afirmou que “sem ‘fato jurídico’, o impeachment ‘transparece como golpe‘”. Portanto, dois pontos importantes: a Lava Jato feria o estado de direito (contra Lula), e os operadores do impeachment, conduzido-o sem provas, efetuavam um golpe (contra Dilma).

E, em 04 de abril, no programa  “Roda Viva” da TV Cultura, Marco Aurélio avançou mais, até os métodos empregados para alcançar cooperação dos investigados. Disse que via “algo de errado no grande número de delações premiadas” sendo fechadas pela Justiça Federal na Lava Jato.

Depois de todas essas declarações, fartamente aproveitadas pelos críticos para combater a Lava Jato, o ministro do STF foi banido pelas elites do convívio social. Ninguém mais o procurou, mídia nenhuma foi atrás da opinião dele, sua figura afundou no mais cruel ostracismo. Foi um duro castigo por ter fornecido tanta munição aos inimigos.

Combalido e exausto pelo jejum das manchetes, sem vocação para faquir, fraco demais para resistir, quase uma sombra do que fora, depois de tamanha tortura dentro da masmorra dos sem-mídia,  ansiando por luz igual aos detidos de Moro, Marco Aurélio entregou os pontos e resolveu contar até o que não sabia.

Quando Gilmar Mendes no mês passado, em agosto, na ânsia de defender Aécio e o PSDB, chamou de “cretino” o autor de uma proposta aplaudida pelo MPF, Marco Aurélio, querendo limpar sua imagem, em atitude humilde e serviçal, tomou posição inversa às que defendia em março e abril. Ao invés de criticar a Lava Jato, correu aos prantos para a mídia dizendo que preferia ver mil abusos (excessos), do que uma omissão:

“O Ministério Público vem atuando, e reafirmo o que venho dizendo: mil vezes o excesso do que a acomodação. E temos o Judiciário para corrigir possíveis erros de procedimentos”.

Isso lembra o clima dos expurgos na URSS em 1937-38. O próprio Stálin ensinava que era melhor rolarem alguns milhares de cabeças inocentes a mais (excesso) do que se deixar escapar meia dúzia de espiões (acomodação). Marco Aurélio também prefere o excesso à acomodação.

Eis aí o terror da Lava Jato. Ela representa o fetiche em torno do qual as elites brasileiras, de braços dados com a classe média, uniram-se com uma força nunca vista antes. Nesse campo de força, todas as ilegalidades serão perdoadas, todos os arbítrios (mil vezes o excesso!) serão incentivados. Ai de quem se oponha à Lava Jato!

Caros leitores, visitem e curtam a página da MÁQUINA CRÍTICA. Abraços

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sheila

11/05/2017 - 20h03

Esses ministros do STF estão colaborando demais com a banda podre pq será? Comecar campanha o q esses cargos não sejam de indicação e sim de promoção e. Redimento de carreiras .

Roberto Melgarejo de Vargas

29/09/2016 - 09h46

A lava jato só vai ter um freio a hora em que atingir “pra valer” as cabeças coroadas do PSDB e PMDB. Acredito que nao vai demorar porque só contra o PT a “coisa” nao vai muito longe…

Miriam Maffei

28/09/2016 - 13h00

Justica com cerebro deformado. Ele se apequenou e chegou a esdruxula estatura do FHC quando disse: Esquecam o que escrevi.

    Luís

    17/12/2016 - 10h55

    Ah. isso eu me recordo muito bem.! FHC perdeu meu voto neste dia, mas já era tarde.

ronaldo rangel

28/09/2016 - 12h03

o Brasil jurídico, tá com ZIKA nesse CAMPO DE FORÇAS, até o STF pegou ALZHEIMERRRR…

Marco Aurélio Barroso

28/09/2016 - 09h16

Causa-ma um certo desespero alguns artigos do blog. Segundo fidedignas informações temos os melhores blogs do mundo. Só sabemos o que acontece através de vocês. Qualquer pessoa não alienada, lê os blogs. Pois, como ainda, acreditar em Marco Aurélio. Isso já me soa como ingenuidade. Há anos no STF, ele fica ali no meio de campo entre achados e pedidos. Me exemplifique uma tomada de posição altaneira e contra a corrente dominante. Uma só! De boca, eu também vou a Curitiba, prendo o Moro e o trago na coleira.

José Marcelo

28/09/2016 - 09h04

Vejo que o STF adota mesmo padrão da mídia, que ataca ferozmente os seu inimigos com manchetes e de vez em quando solta uma noticia favorável, uma crítica quanto seu comportamento.Tudo para parecer imparcial, eles não precisam ser, só fingem que são.

Dinho Romano

28/09/2016 - 00h20

Por quais cargas d’água um ministro do STF precisa estar sempre nos holofotes da mídia? Este é um desejo subjetivo, portanto não necessariamente a razão da mudança de postura do ministro. O competente articulista deve procurar uma razão mais objetiva que explique o caso.

JOHN J.

27/09/2016 - 22h05

Dra. Eliana Calmon já explicou quem são eles.
Eles não retrocederam como era de se esperar, mas investidos de ares de marajás,
milionários, poderosos, eles RECRUDESCERAM.
TRISTE PAÍS ESSE NOSSO, ONDE BANDIDOS DE TOGA MANDAM E DESMANDAM
EM TODAS ÁREAS DE TODOS GOVERNOS.
https://www.youtube.com/watch?v=wHKIErwmG-4
https://www.youtube.com/watch?v=ad5WB83Wx-U
http://www.correiocidadania.com.br/antigo/ed296/politica.htm

Charles

27/09/2016 - 22h04

Nas palavras de Sérgio Machado “Nunca vi um supremo tão merda!”

Maria Thereza G. de Freitas

27/09/2016 - 21h39

lamentável que ele também seja louco por holofotes. Um juiz digno do cargo deveria preferir mil vezes a escassez de aparições midiáticas ao excesso de se curvar ao arbítrio e compactuar com ilegalidades. Bons tempos em que juizes/as se pronunciavam apenas nos autos, que ninguém nem sabia seus nomes. E, convenhamos: “torturado” é um pouco de exagero. Ficou meio esquecido, apenas.

Dilma Coelho

27/09/2016 - 21h19

Por favor, não nos acordem, é para isso que estamos ganhando esse alto salário. Precisamos descansar. E fingir que não estamos vendo. Afinal não temos nada a ver com esse pais. Somos apenas concurseiros.
Somos leais mas, temos direito a trair de vez em quando. Por favor nos esqueçam.
Estamos aqui para obedecer ordens… https://uploads.disquscdn.com/images/7abf66db54a74cfd1773ef459bf185568287b0d090828932ce3358f4b75e34d4.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/170026642bdba86a37787af152ad366b99aa83bcd0b093518211aa2dde9b70d6.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/b569acc37bb8e55dc6dd165aecbb2fc2545177bb1dc5bc24a748c8fb1ee41dff.jpg

Zamian Zartan

27/09/2016 - 22h05

Gostei Marco Aurélio! Bota pra foder neste povo leso e abestalhado e mostra quem manda nesta porra de país. Um povo como este que não sabe lutar por seus direitos nas ruas e acham que através da sua inércia, ceticismo e apatia trancafiados em suas prisões particulares agradáveis e aconchegantes, achando assim que irão resolver o problema, tem mesmo é que se lascarem é ou não é Marcão? Marcão, meu chapa, você arrasa sempre! Só faltam alguns detalhes mais construtivos e bem a calhar e darei algumas sugestões logo à frente, só espero que aceite e coloque em prática.

Arrebentaste Marco Aurélio! Não me cansa a admiração. Olha meu velho, aproveita aí junto com nossos demais comparsas ideológicos e dêem um jeito de acabar logo com esta tal lava jato, onde já se viu prender corruptos ladrões e confiscar bens de empresas que roubam numa boa, isto é uma vergonha para o Brasil, sinceramente tem mais é que mandar soltar mesmo Marcão. Porra você é nota mil! Hoje vou comemorar, você é demais!

Quase que ia esquecendo Marcão, aproveita aí e manda um abraço geral da nação brasileira aos nossos comparsas e patriotas amigos inseridos no STF, me refiro aos que sabem como defender o povo brasileiro com unhas e dentes, gosto disso, é super democrático não condenar quem roube o povo brasileiro, soa bem demais e é um exemplo para o mundo.

Marcão, vocês tem que provar de vez que amam o povo brasileiro, sugiro, uma vez que, é publico e notório que vocês amam a democracia e detestam o socialismo e seus seguidores canalhas que se isentam e se escondem do povão, e façam literalmente uma cagança pública na merda do livrinho rotulado de Constituição, que cá pra nós só serve para atrapalhar e não significa porra nenhuma, é ou não é camarada Marcão? Mandem logo toda a justiça brasileira para a puta que pariu e coloquem tapetes, luzes vermelhas e garçonetes nuas com laço do pescoço para servirem vocês ai no STF, ta dando mole camarada, ou caso contrário vocês serão xingados de irresponsáveis, já se esqueceu que o Brasil é o país da putaria generalizada e que aqui baderna é lei e lei é baderna, acordem e caiam na real ou então vocês correm o risco de serem destituídos a força do STF, toma cuidado Marcão, tem que raciocinar com lógica ou então toda a mamata pode sumir, me dá calafrios só de pensar. Se liga Marcão! Você, o Lewamdowsky; outro sujeito primeira, Carmem e sua beleza democrática estonteante e demais camaradas amigos do povo em geral, que hoje compõem a política e suprema corte, e que o povo sabe que os defendem com unhas e dentes, são nota mil. Sinceramente não sei o que seria do Brasil há décadas sem vocês personalidades mor que constituem o honrado congresso nacional, senado federal e esta maravilhosa, linda e competentíssima suprema corte.

Olha Marcão, vou te dizer, seria o fim do Brasil e de todos os brasileiros sem todos vocês fazendo o bem que fazem aos brasileiros. Chego a ficar emocionado Marcão, pode acreditar. Que vocês sejam eternos, afinal nós o povo permitimos que vocês façam tudo de bom como estão fazendo com todos nós. Nós o povo brasileiro, brincalhão e íntimo por natureza amamos vocês e este papo de Síndrome de Estocolmo é só para enganar tolos, não existe.

A propósito Marcão, avisa aí para todos os colegas e comparsas camaradas, que o povo brasileiro está tranquilo porque sabem que merecem o governo e a suprema corte que têm, e mesmo que não mereçam já aceitam e permitem, apesar deste paradoxo ser uma ilusão e nada significar, fiquem numa boa. Sim! Não esqueçam, no recesso de seus honrados trabalhos, de também arrebentarem nos restaurantes, nas compras em suas viagens a Paris, Alemanha, Inglaterra, Japão, Dinamarca, Suíça… afinal vocês merecem, e observem incontestavelmente que o povo brasileiro ama todos vocês, e pagam todas as despesas mesmo depois das rasteiras, dos tapas, escarros e gritos que levam cotidianamente de todos vocês. Marcão e adoráveis comparsas, vocês tem que admitir publicamente que uma declaração de amor maior do que esta que é dada por toda a nação brasileira a vocês, não existe em nenhum outro lugar do mundo. Continuem curtindo adoidado, o povo permite isto a todos vocês. Botem pra quebrar!

Marcão, cá pra nós, está comprovado definitivamente que chapéu de otário é marreta, e claro que só os malandros e espertos brasileiros merecem tamanho elogio. Já quanto aos outros países, estes que fiquem babando com nosso desempenho e patriotismo, e nos rotulem de irônicos e sarcásticos. Sabemos que é de causar inveja a qualquer nação a nossa organização e desenvolvimento progressista e o patriotismo que acontece em nosso Brasil, uma evolução tão brilhante que nos classifica como sendo um país de terceiro mundo, violento e atrasado rumo ao quarto e a tudo de bom que está por vir. A gringada é mesmo invejosa, assim é sacanagem destes caras, deveriam cuidar dos seus países e nos deixarem na nossa paz, afinal não precisamos de seus exemplos de atraso.

marco

27/09/2016 - 20h51

Ainda que resvale algumas vezes, não deixa de ser um admirador dos BURGUESES.Portanto,obediente.

Jose X.

27/09/2016 - 19h53

marco aurélio nunca foi confiável, sempre foi uma espécie de menino maluquinho querendo chocar para aparecer…lembro que foi ele quem soltou Cacciola (lembram ?) que logo em seguida bateu as asas…comportamento parecido ao de outro “garantista” do stf

JOHN J.

27/09/2016 - 19h31

PF SUSPEITA DE PROPINA EM OBRAS DO METRÔ DE SP:
Há mensagens com pedidos de pagamentos de porcentagens referentes a obras das linhas 2-Verde e 4-Amarela do Metrô de São Paulo
Com base em 32 conjuntos de mensagens trocadas por e-mail entre executivos da empreiteira Odebrecht, a Polícia Federal organizou uma lista dos casos em que a empresa é suspeita de ter pago propina a políticos para obter vantagens indevidas em contratos com o poder público. Entre elas estão mensagens com pedidos de pagamentos de porcentagens referentes a obras das linhas 2-Verde e 4-Amarela do Metrô de São Paulo.
PSDB=PCC:
https://www.youtube.com/watch?v=hjpTDst-z1w
http://www.revistaforum.com.br/2015/07/27/delegado-afirma-que-governo-de-sp-fez-acordo-com-pcc-em-2006/
SERRA 23 MILHÕES: https://www.youtube.com/watch?v=G0ajEf_jSRk
ENTREVISTA COM JOAQUIM BARBOSA:
https://www.youtube.com/watch?v=05clF9qffIM
BANDIDOS DE TOGA:
https://www.youtube.com/watch?v=wHKIErwmG-4
https://www.youtube.com/watch?v=ad5WB83Wx-U

    Maria Thereza G. de Freitas

    27/09/2016 - 21h51

    caro amigo, vc está enganado. tucanos não recebem propinas. São remunerados extra-contabilidade por serviços prestados.

Marcvs Antonivs

27/09/2016 - 18h56

Somente um levante para por fim em tudo isso.

    Antonio Candido Da Silva Twin

    27/09/2016 - 20h32

    CONCORDO

robertoAP

27/09/2016 - 18h54

No país da direita propineira, esse é apenas mais um que teve um “inesperado aporte financeiro”, em sua continha.

    Maria Thereza G. de Freitas

    27/09/2016 - 21h51

    falei que era remuneração extra-contabilidade. Mas inesperado aporte financeiro é bem melhor.

marco

27/09/2016 - 18h44

Afinal,sr.Teixeira,a insistência do senhor em acusar Stalin repetidamente,dá razão aos INIMIGOS DO SOCIALISMO,que usam esse argumento,MENTIROSO porque relatado pelos inimigos do socialismo e ao mesmo tempo que afirmavam tais mentiras,diziam que a censura na URSS era inexpugnável.Quem sabe,as vezes,o senhor cita HITLER E MUSSOLINI ou então,o senhor não passa de um trotskista enrustido.E por consequência,inimigo do socialismo.Afinal,que instrumento o senhor toca?A DIREITA,adora quando falam mal de Stalin,o que por si só,revela algo.

CIANOTON_PACE

27/09/2016 - 18h25

#AbaixoOGolpe! #QueHorasElaVolta? #Lula2018! Depois que os 13 canalhas do trf4 formalizaram o Estado de Exceção (só um pouquinho, uma “excepcionalidade relativa”), seria de se esperar que algum desses ministros, fluentes em latim e aramaico, se dignasse observar que não há qualquer ineditismo nas “investigações” da Operação Golpe a Jato e que o juiz deveria, no mínimo, ser afastado. Esperava que pelo menos um deles se pronunciasse com preocupação em relação a tão estapafúrdia medida. Mas, não. Nenhum deles sequer tomou conhecimento dessa barbeiragem jurídica e o fascistoide continua à frente desse Santo Ofício.

label vargas

27/09/2016 - 18h18

Realmente o comportamento dele foi corajoso no início.Depois a mídia o colocou no congelador.Será que ele se sentiu mal por isso ???será que o ego desses caras é mais forte do que sua moral???
Decepção,assim como o Lula na posse da presidentA do stf.

Torres

27/09/2016 - 17h57

legal a crítica a Stalin.
bom saber que as esquerdas não compactuam com o stalinismo.

    label vargas

    27/09/2016 - 18h09

    É curioso teu comentário,esse falso casamento foi muito explorado pelos fascistas nas décadas de 60/70.A ditadura comunista era o falso demônio que se agitava na mídia naquela época e contra o qual se treinavam os militares dos exércitos de ocupação no Panamá.

      Torres

      27/09/2016 - 18h12

      na verdade não é um falso casamento.
      dentro dos partidos comunistas existem alas stalinistas.
      há comunidades no facebook defendendo o stalinismo, em que os participantes defendem visões autoritárias e sanguinolentas da política.
      esse casamento existe.
      e agora mesmo tem gente que defende o extermínio dos inimigos, como podemos ver aqui mesmo nos comentários.
      eu já li “morte a Moro”, por exemplo.

        label vargas

        27/09/2016 - 18h27

        Ele é falso na medida que não é um pensamento majoritário.Extremismos existem em todos os grupos humanos de um lado e do outro .Atribuir essa importância a 4 ou 5 gatos pingados revela uma visão tendenciosa.Imaginar que todos os golpistas eram violentos baseados em mensagens violentas na mídia contra a Dilma,era, é e será um exagero

          Torres

          27/09/2016 - 18h31

          majoritário não é.
          mas por isso mesmo curti a crítica a Stalin.
          isso desestimula os radicais.
          eu não atribui importância alguma a eles.
          apenas existem.
          e existem e são tolerados até mesmo em partidos políticos.
          feiura demais.

        robertoAP

        27/09/2016 - 19h09

        Eu ainda não li isso. Mas é engraçado que todos que agridem pessoas que não pensam como eles, em restaurantes, lugares públicos,internet,fóruns etc, batendo até em mulheres como recentemente aconteceu com a esposa de um senador, são membros violentos, cães raivosos de uma direita radical que só continua a existir aqui, como o caso daquele japonês escondido numa ilha achando que a 2a.guerra ainda não tinha acabado, encontrado décadas depois do fim do conflito,que aliás ,conflito onde o bandido maior era o radical-mór de direita, “um tal” de Hitler.

          Torres

          27/09/2016 - 20h32

          bem, discordo que Hitler seja de direita, mas os radicais estão aí e é preciso que os formadores de opinião se posicionem contra.
          eu sou a favor do esculacho, mas sem nenhum tipo de afronta.
          eu esculacho apenas com comentários na internet, sempre de forma polida.

        João Ostral

        27/09/2016 - 19h56

        Não esqueça dos neonazistas, também estão ativos no brasil e tem ideias muito semelhantes as tuas (extermínio das esquerdas, que chamam de comunistas, por exemplo). Devo te considerar um neonazista também?

          Torres

          27/09/2016 - 20h28

          não esqueço.
          e eu não quero nenhum extermínio de esquerdas.
          esquerda e direita são complementares.
          é preciso equilíbrio entre os espectros políticos.


Leia mais

Recentes

Recentes