Menu

Gilmar Mendes politiza TSE e apoia PEC 241

Presidente Michel Temer e ministros Cármen Lucia e Gilmar Mendes, durante Cerimônia de Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal Superior Eleitoral (Foto: Beto Barata/PR) Comentário do blog: pela primeira vez na historia do Brasil, quiçá do mundo, o presidente de uma corte superior eleitoral instrumentaliza uma instituição que, por razões óbvias, deveria ser […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasília - DF, 11/10/2016. Presidente Michel Temer durante Cerimônia de Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal Superior Eleitoral. Foto: Beto Barata/PR

Presidente Michel Temer e ministros Cármen Lucia e Gilmar Mendes, durante Cerimônia de Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal Superior Eleitoral (Foto: Beto Barata/PR)

Comentário do blog: pela primeira vez na historia do Brasil, quiçá do mundo, o presidente de uma corte superior eleitoral instrumentaliza uma instituição que, por razões óbvias, deveria ser absolutamente imparcial e apartidária, e defende publicamente uma medida polêmica, que contraria profundamente os interesses da classe trabalhadora e que é apoiada apenas pelos setores mais retrógrados da sociedade.

Com esta nota técnica, Gilmar Mendes confirma o que todos já sabíamos: o Judiciário faz parte do golpe.

***

Em Nota Técnica, presidente do TSE defende aprovação da PEC nº 241/2016

 no Tribunal Superior Eleitoral

“As medidas propostas mostram-se indispensáveis diante do precário quadro das finanças públicas, sobretudo pela queda de arrecadação em razão da profunda retração econômica”.  A afirmação foi feita pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, em Nota Técnica enviada nesta segunda-feira (10) ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, acerca dos impactos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 241/2016 na Justiça Eleitoral. A PEC tem como objetivo estabelecer um teto para o crescimento das despesas públicas para restabelecer a estabilidade econômica do país.

No documento, o presidente do TSE defende que o limite de gastos é necessário para proteger a autonomia e o funcionamento dos Poderes da República, “pois se nada for feito, amanhã não haverá orçamento para que sequer funcionem”. O ministro Gilmar Mendes acrescenta que “o momento exige grandeza e, para tanto, pressupõe-se a observância do princípio da responsabilidade fiscal, sob pena de retornarmos ao completo descontrole das contas públicas”.

Gastos da Justiça Eleitoral

Caso a PEC seja aprovada, o orçamento da Justiça Eleitoral corresponderá, em 2017, à despesa primária efetivamente paga no exercício de 2016, corrigida em 7,2% referentes à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em termos práticos, significa que haverá redução de R$ 323 milhões nos limites de gastos da Justiça Eleitoral previstos na Proposta de Lei Orçamentária (LOA) do próximo ano.

“Esse ajuste permite certa flexibilidade à Justiça Eleitoral, mas não elimina o esforço de ajuste das despesas ordinárias, principalmente as relativas ao custeio, com déficit de quase R$ 250 milhões. Por outro lado, é evidente que esse esforço grande de contenção das despesas não importa vício de inconstitucionalidade na proposição em análise. A autonomia financeira dos Poderes da República não se antepõe à concepção de fórmulas para situações graves como a que vivenciamos”, diz a Nota Técnica.

A PEC nº 241/2016 estabelece que os gastos da União só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior. O projeto estabelece ainda que esse cálculo valerá pelos próximos 20 anos, mas, a partir do décimo ano, o presidente da República poderá apresentar outra fórmula.

Veja a íntegra do documento

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jorge mendes

14/10/2016 - 14h20

O PSDB em peso apoiando a PEC agora só falta o Moro também pronunciar a favor

boronov

13/10/2016 - 11h55

PITACO DO BORÔ: DIZEM QUE OS RUSSOS NÃO BRINCAM> CADÊ O SERVIÇO SECRETO RUSSO?


Leia mais

Recentes

Recentes