Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

A luta da classe trabalhadora é ignorada pela grande imprensa

Por Eder Casagrande

15 de dezembro de 2016 : 14h20

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa

Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho

Boa tarde.

Os tons emitidos pela grande imprensa hoje nos dá a percepção de sermos meros espectadores do caos político e econômico em que nos encontramos. E isso não é à toa. A luta do povo trabalhador, organizada ou espontânea, é ocultada da população. A impressão que causa é a de que “ninguém tá fazendo nada”. Sabemos que não condiz com a realidade.

Até amanhã.

[/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Aproveite a nossa promoção de Natal. Além de preços promocionais, ganhe uma assinatura extra para dar de presente aos amigos! Clique aqui.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

  • JN

Ex-tesoureiro do PT admite que partido recebeu doações informais

Tempo da matéria: 1:01 min

Paulo Ferreira, ex-tesoureiro do PT, admitiu a Moro que todos os partidos recebem doações informais, inclusive o partido dos trabalhadores. Matéria pequena, só mostrou este trecho do depoimento de Paulo.

CCJ discute se projeto de reforma da previdência pode tramitar na Câmara

Tempo da matéria: 2:08 min

De Brasília, o correspondente da Globo exibiu reportagem sobre o caráter da discussão a respeito da reforma da previdência. Mostrou a tentativa da oposição de impedir a leitura do relatório. A comissão discutiu se é constitucional a proposta de reforma. Seu conteúdo, no entanto, não será alterado.

Governo vai enviar ao Congresso proposta para socorrer estados

Tempo da matéria: 3:00 min

Matéria exibiu reunião entre Temer e os governadores do RS, RJ e MG. Henrique Meirelles também esteve presente. O socorro que a União prestará aos Estados impõe uma série de regras, que se quebradas, entre outras coisas, poderá levar o governador à prisão. Detalhe: JN mostrou trecho da entrevista com o governador do RS e RJ, mas ocultou a de Fernando Pimentel (PT), de MG.

Senado aprova projeto para impedir pagamento de supersalários

Tempo da matéria: 32 seg

Teto atual é de R$ 33 mil. Projeto segue para votação na Câmara. Enquanto isso há 12 milhões de desempregados.

Fux manda Congresso votar medidas anticorrupção originais do MP

Tempo da matéria: 3:36 min

Matéria muito técnica, de difícil compreensão ao público geral. A correspondente em Brasília exibiu reportagem sobre discussão do assunto no Senado. O que ficou decidido por Renan, depois de pressionado por outros senadores, é que a votação das 10 medidas acontecerá ano que vem. Parece que há resquícios da queda de braço entre STF e Renan.

Citado em delação, assessor especial da Presidência pede demissão

Tempo da matéria: 2:36 min

A delação que derrubou o assessor especial da Presidência, e amigo de Temer, cita diretamente a Temer e Eliseu Padilha como solicitantes e arrecadadores de dinheiro de caixa 2 pago pela Odebrecht ao PMDB. O JN trata como se não fosse nada. Temer super blindado.

Dom Paulo vivia para os pobres, mas também fez da igreja uma trincheira

Temp da matéria: 4:44 min

Clássica matéria contendo trajetória histórica de personalidades. Não ocultaram o posicionamento político de Dom Paulo, mas é claro que sempre mostram o que lhes convém. Não esmiuçaram o caráter da luta política em que Dom Paulo militou, destacaram fatos como seu posicionamento contra a ditadura, como o famoso discurso sobre a morte de Herzog.

  • TV UOL

Karnal: modernidade levou à ascensão do pensamento crítico

Enquanto isso na CCJ…

Deputados discutem durante sessão sobre PEC para eleições diretas

Acordo para a Reforma da Previdência se arrasta em Brasília

  • Folha de São Paulo

Capa – “Guerra” entre poderes expõe conjuntura decadente.

capa-folha-de-sao-paulo

Janio de FreitasGente do governo

Janio diz que em 7 meses governo Temer não fez absolutamente nada que pudesse combater a crise econômica do jeito certo. Ao contrário; o presidente e seu time contribuem para o desmonte do Estado. Lembra-nos Janio que a seletividade na escolha das delações envolvendo políticos do PSDB é escandalosa. Seus principais nomes, como FHC, Aécio, Serra e Alckmin, são poupados há 2 anos.

Matias SpektorA elite econômica será obrigada a reformar a ‘sociedade do privilégio’

Matias oferece ao leitor a perspectiva da elite. Acredita que as tensões sociais diminuirão à medida que a elite souber reformar os próprios privilégios. Em outras palavras o que ele está dizendo é que os ricos precisam de sofisticação maior, comparado a tempos passados, para manterem-se no topo da pirâmide social, sem que os pobres se revoltem. Uau!

Sérgio RodriguesDiscreta, mas onipresente, a palavra do ano no Brasil é ‘falência’

A falência a qual Sérgio refere-se é política, institucional e moral. Diz que nenhum dos lados, coxinhas e petralhas, tem razão diante desta conjuntura. O Estado ruiu. Os três poderes, teoricamente responsáveis pela solução desses problemas, está nas mãos dos antagonistas do povo trabalhador e pobre. Falência define 2016.

  • O Globo

Cada um por si. Deus contra todos.

glogo-home

Miriam LeitãoGoverno estuda distribuir aos trabalhadores parte do lucro do FGTS

Comentário de Miriam na CBN publicado em seu blog. É propaganda do governo, que anunciou lançar pacote de medidas econômicas para destravar economia. Uma das medidas estudadas é distribuir parte do lucro que o FGTS obtém aos trabalhadores. O governo quer passar imagem positiva à população, é disso que se trata esse pacote de medidas disfarçadas de desburocratização.

EditorialPanaroma Político

Governo está com a pulga atrás da orelha por conta da veemência das críticas que o governo sofre da mídia. Também pela atitude do senador Ronaldo Caiado (DEM) em pedir renúncia de Temer. Cada vez mais o presidente cede espaço ao PSDB em troca de apoio. Enquanto isso, movimentos sociais prometem vigor contra a votação da reforma da previdência.

 

Aproveite a nossa promoção de Natal. Além de preços promocionais, ganhe uma assinatura extra para dar de presente aos amigos! Clique aqui.

Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com

Dê uma nota para o post de hoje (avaliação anônima).[ratings]

[/s2If]

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Atreio

15 de dezembro de 2016 às 17h17

faremos mais…
e muito mais!

A presidente segue eleita: sem crime, sem impeachement.

volta dilma!
diretas já pra todo legislativo!

bravos permanecem ao lado dos justos, aos canalhas restam apenas os covardes.

Responder

Armando

15 de dezembro de 2016 às 15h03

O que esperar? a mídia faz parte do jogo. Os bandidos tomaram de assalto a república e a população parece resignada e ligada na rede globo. Não tem muita diferença para o Paraguai e Honduras.

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina