Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Medo de Lula em 2018 expõe jornalismo chapa-branca na Folha de SP

Por Redação

19 de dezembro de 2016 : 13h49

Ombudsman da Folha de São Paulo faz crítica ao jornal após repercussão da última pesquisa do Datafolha. “Na minha avaliação, além de se equivocar na edição da pesquisa Datafolha, o jornal perdeu a chance de transformar o resultado da pesquisa numa pauta aprofundada e relevante: tentar explicar como e por que Lula teve um desempenho melhor do que na última pesquisa se ele tem sido quase diariamente personagem de notícias negativas”.

No Brasil de Fato

Ombudsman aponta manipulação pró-Marina do último Datafolha

Jornal Folha de S. Paulo tornou secundário o fato de que Lula cresceu nas pesquisas apesar das perseguições que enfrenta

A manipulação pela Folha de S. Paulo da última pesquisa Datafolha (leia aqui), em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresce em todos os cenários, foi criticada neste domingo (18) pela ombudsman do jornal.

“A pesquisa foi apresentada aos leitores da seguinte maneira, na edição de 12 de dezembro: ‘Marina é líder em todos os cenários de 2º turno’, dizia a manchete da primeira página. O subtítulo completava: ‘Lula sobe no primeiro turno em relação à pesquisa de julho, mas mantém alta rejeição, diz Datafolha’”, diz ela. “Como é fácil perceber, o enfoque dado pela Redação foi tortuoso e chegou a estar errado no título acima reproduzido – não corrigido pela Redação até a conclusão deste texto.”

O fenômeno mais importante captado pela pesquisa, no entanto, foi outro: o crescimento de Lula, apesar do massacre a quem vem sendo submetido pela aliança mídia-Judiciário.

“Na minha avaliação, além de se equivocar na edição da pesquisa Datafolha, o jornal perdeu a chance de transformar o resultado da pesquisa numa pauta aprofundada e relevante: tentar explicar como e por que Lula teve um desempenho melhor do que na última pesquisa se ele tem sido quase diariamente personagem de notícias negativas”, diz ela.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Elineth Silva

16 de fevereiro de 2017 às 15h39

Eu sou Povo e voto no melhor presidente do Brasil Lula lá

Responder

Claudio Lourenko Roche

19 de dezembro de 2016 às 16h37

Quem l? a posição do ombusdman da folha percebe que escreve em letras bem claras” Lula sobe nas pesquisas, apesar do massacre a quem vem sendo submetido pela aliança mídia-Judiciário. Essa percepção é claramente vista por qualquer um, em especial pelos que sabem que o “silenciado” povo esta muito atento e, se convidado a se manifestar não o fara por mero protocolo de endosso a essa turma que ainda não percebeu que os tempos mudaram.

Responder

Fechando o caixão do PT

19 de dezembro de 2016 às 14h51

Que adianta tanta pesquisa se Lula é réu pela 5* vez. E deve ser preso logo? vá entender estes blogs que mamavam nas tetas do PT. Acabou gente. Fechem as portas, Vcs terão que trabalhar de agora em diante. Acabou a boquinha.

Responder

    Claudio Lourenko Roche

    19 de dezembro de 2016 às 16h49

    Enquanto ele vira reu baseado em informação de pessoas que podem até ser inimigos politicos, delações respaldadas com documentação não resultam sequer

    em mera convocação para informação dos acusados qdo membros do partido da midia e ou quem a midia apoie

    Responder

    Sérgio Silveira

    19 de dezembro de 2016 às 17h29

    O panaca está com medinho? Escreve ai, asno: moro está com os dias contados e será morto por seus próprios aliados…
    Se acusar Lula, morre…
    Se não prender, morre…
    Se não acusar, morre…
    Se prender, morre…

    Responder

    Pedro Lemus

    20 de dezembro de 2016 às 08h38

    ui… que menina louca… ela toda malévola…hahaha

    Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?