Paris Café: O que esperar da classe média para 2022?

Lava Jato e Globo venceram: adeus Odebrecht

Por Miguel do Rosário

26 de janeiro de 2017 : 23h14

Quem vai pagar pelos crimes cometidos pelo MPF, Judiciário e Moro? Para levarem adiante o golpe, destruíram as melhores empresas brasileiras. Quando uma companhia como a Odebrecht é destruída, milhares de pequenas e médias empresas, parceiras há décadas da empreiteira, também vão para o buraco.

***

Fim da Odebrecht. Família fica com dinheiro, o Brasil sem engenharia

Por Fernando Brito, no Tijolaço

O Valor de hoje confirma o que já se vinha comentando no mercado: o clã Odebrecht vai vender a empresa.

Esta história de IPO e abertura do capital é apenas uma versão edulcorada de uma equação muito simples: fazer o dinheiro da família ficar limpo da mancha da corrupção e limpar a marca da mancha da corrupção, “sob nova direção”.

Os braços da empresa já foram ou estão sendo negociados.

O ramo de tecnologia militar, por exemplo, já foi repassado à israelense Elbit que vem comprando, faz tempo, empresas brasileiras, como a Aeroespacial e Defesa, que acaba de firmar um contrato de US$ 100 milhões com o Ministério da Defesa, para a produção de estações automáticas de armas e a AEL Sistemas, que produz aviônicos e sistemas eletrônicos de combate.

A anunciada abertura de capital servirá para limpar as dívidas dos acordos de leniência e outras punições captando dinheiro no mercado e, em seguida, transferir a direção – via acordo de acionistas – ou a própria propriedade com com menores aportes de capital.

A família vai, assim, se livrando de uma empresa que é dependente como poucas outras de interface com governos – aqui, de todos os níveis – e no mundo.

E o Brasil, como publicou no seu site o Clube de Engenharia, vive a maior crise de sua história no setor, com o desmonte de sua capacidade técnica e humana e de uma das poucas áreas onde tínhamos igualdade tecnológica com o exterior.

Estão interrompidos empreendimentos de porte, alguns já em estágio avançado de execução,como as obras do Comperj, Angra III, nosso submarino a propulsão nuclear, a refinaria Abreu e Lima no Nordeste, a transposição do São Francisco e muitos outros. Os prejuízos já chegam a dezenas de bilhões de reais e o desemprego por milhões de trabalhadores.

Os recursos recuperados com grande alarde, como resultado das corrupções descobertas, são uma fração dos prejuízos causados pela interrupção das obras. Para onde está o Brasil sendo conduzido? Que país vai sobrar ao final desses processos? Assiste-se à destruição de nossas maiores empresas de engenharia. Diante dos desmandos que houve nessas empresas, exigimos que os responsáveis por eles sejam processados, e os culpados condenados, mas não aceitamos a destruição das empresas de engenharia e o fim de empregos de nossos engenheiros e demais trabalhadores.

O Brasil está sendo conduzido para a liquidação como país, é simples assim. Em nome da moralidade, todos eles continuarão ricos, muito ricos e o país, mais pobre ainda.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

196 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paul

19 de abril de 2017 às 07h42

Precisamos de um salvador urgente ! É necessário que ocorra um Putsch no nosso país apartir de Brasilia. A solução seria um grande Führer para comandar a nação e dominar a America Latina.

Responder

Anônimo

14 de abril de 2017 às 10h08

A escravidão não acabou, o trabalhador igual a mim aposentado que continua trabalhando , não tem a quem recorrer , a unica esperança , do povo é que os militares entre em ação e ajude o povo , prenda todos politicos ladrões corruptos e tomem todos os bens e devolva ao pais , acabem com esse monte de partidos , mete o Lula e filhos na cadeia por favor.

Responder

Nilton Gomes Pereira Neto

24 de março de 2017 às 09h10

Não foi a Lava-Jato e a Globo que acabaram com a Odebrecht. Foram o PT e a desonestidade dos dirigentes daquela empresa. E ainda por cima vão dizer que foi por causa de golpe? Tenha a Santa Paciência. Saquearam o nosso dinheiro, furtaram o país, destruíram a imagem sólida que nossa construção civil possuía e ainda vem dizer que foi culpa da lava-jato? ! Acordem para vida, a Lava-Jato está expondo essa “cachorrada” que fizeram com o povo brasileiro.

Responder

Val santos

28 de janeiro de 2017 às 02h39

Os equerdopatas devem pensar: “Maldita internet, veio pra esclarecer as pessoas, desmonopolizar a informação, basta agente soltar uma mentira para alguém ir no Google ou Youtube, descobre toda verdade e viraliza nas redes sociais” Acordam, ídiota é pensar que a Globo, Veja, Estadão ou Folha detém o poder da informação, é só ver a quantidade de seguidores de Youtubers como Nando Moura, Joice, sites como O Antagonista, vocês tão tomando de mil a zero.

Responder

Otávio ferreira

28 de janeiro de 2017 às 00h19

Absurdo querem o que que a roubalheira continue se a empresa cometeu.crime tem que pagar nossa imprensa está porca mesmo

Responder

Luizão

27 de janeiro de 2017 às 15h36

Simples assim, podem roubar o país e não podem ser punidos, poupe nos desses comentários, pelo visto são favoráveis à roubalheira do que à punição.

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 15h50

    Quem é punido é a economia brasileira. Se fosse o caso, que se desapropriasse a empresa, ou nomeando um interventor, para não paralisar obras e destruir empregos.

    Responder

Alexandre Salomão

27 de janeiro de 2017 às 14h13

Não era para deixar como estava acabando com tudo o lula e os vigaristas seus amigos acabando com o país aí tava bom para a nação, vcs acham que todos nós somos idiotas.

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 14h25

    Me desculpe, mas você é um idiota. Ninguém estava acabando com nada. Agora sim estão acabando.

    Responder

Jaqueline Navegantes

27 de janeiro de 2017 às 15h39

Firmina Queiroz Queiroz , o Moro não pode condenar os tucanos , por causa do foro privilegiado. Esses processos estão no STF. Misturar Moro com políticos com foro não dá né?

Responder

    Um brasileiro

    27 de janeiro de 2017 às 15h45

    Engraçado… O senador Delcídio também tinha foro e nem por isso…

    Responder

O Cafezinho

27 de janeiro de 2017 às 14h21

Já mudei a foto no blog faz tempo. Aqui no Face é que não para mudar sem apagar o post.

Responder

C.Poivre

27 de janeiro de 2017 às 12h17

Enquanto os idiotas vão sendo hipnotizados pela globo, o “juiz” chefe da gangue da Farsa a Jato vai faturando alto às custas do contribuinte brasileiros e, provavelmente, levando um “por fora” pelo seu papel como agente norte-americano a serviço de seus patrões do Deptº de Estado dos EUA:

https://caviaresquerda.blogspot.com.br/2017/01/salario-de-sergio-moro-em-dezembro-foi.html

Responder

Val santos

27 de janeiro de 2017 às 11h58

Vai ter que engolir a lava jato que se tornou a luz no fim do túnel em favor do Brasil e contra a corrupção. Juntar a lava jato, MPF, Juiz Moro a partidos políticos é injenuidade ou burrice, o povo, não meia dúzia de movidos a pão com mortadela doutrinados, não vão acreditar em mentiras. A esquerda se especializou em mentir e tentar enganar, através de dados falsos.

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 12h07

    ‘luz no fim do túnel´, sim, mas é o farol de uma jamanta imperialista atropelando o país

    Responder

    C.Poivre

    27 de janeiro de 2017 às 12h19

    Nenhuma Organização Criminosa como a Farsa a Jato pode se tornar “uma luz no fim do túnel”. Só na cabeça de idiotas e ignorantes que viraram zumbis da globo e não têm opinião própria, só repetem, como símios, o que o jn vomita em cima deles.

    Responder

      Val santos

      28 de janeiro de 2017 às 00h49

      Pra um jumento você só falta o rabo, Globo, folha etc. São tudo ninho de esquerdopatas, quém não tem opinião própria é quem acredita em Lula, felizmente o povo acordou, basta ver os índices de rejeição do PT.

      Responder

Guga Faria

27 de janeiro de 2017 às 11h49

É impressionante a quantidade de comentários ridículos. Com certeza leram este texto com a mente cauterizada e não entendem nada de nada. Galera, desliga a porcaria da tv e rádio e leia um pouco mais de história e geografia. Jesus !!!

Responder

Dinamar Rezek

27 de janeiro de 2017 às 13h48

Seletividade

Responder

RICARDO LACERDA

27 de janeiro de 2017 às 11h42

Esse Miguel deve ter sido demitido do departamento de engenharia da Rede Globo.

Vou pedir a Globo para botar ele no novo BBB

Vão trabalhar. Bando de Bestas

Responder

Denise Maia

27 de janeiro de 2017 às 13h32

Eu sei que agora os empresários sabem que se um político ou funcionário público pedir propina para liberar uma obra , eles os empresários vão pensar duas vezes porque até agora só eles estão amargando cadeia e os políticos, tirando alguns que estão presos, se safam sempre.

Responder

    Fidel

    27 de janeiro de 2017 às 12h52

    Jura Denise?
    Honestamente, você acredita nisso que você escreveu?
    A lição que os empresários tiraram deste episodio (“a farsa a jato”), é antes de pensar em dar propina, tenha certeza que o político não seja do PT , só isso, pois se for político que apoia a elite, pode fazer a festa como sempre se fez.
    Em tempo:
    Papai Noel é apenas uma lenda folclórica, assim como Moro fazendo justiça para o Brasil.

    Responder

Marcelo

27 de janeiro de 2017 às 11h22

As “Campeãs Nacionais” eram mais uma, entre tantas outras, farsas armadas pelo lulopetismo para empulhar trouxas e criar uma falsa ideia de progresso. Quanto essa “pirâmide” se tornou insustentável, tudo veio abaixo, levando o país junto. Essa é a verdade nua e crua que a esquerda brasileira vai negar de pés juntos, por décadas.

Responder

EMERSON PASCOAL DE OLIVEIRA

27 de janeiro de 2017 às 11h08

Ridículo a posição desse site, colocando o juiz Sérgio Moro, como vilão.
Gostaria de saber apenas se o donos site https://www.ocafezinho.com estão envolvidos em uns dos esquemas de corrupção ou seria apenas um bando de petistas revoltados?

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 11h50

    Ahahah. Coxinhas estão chateados porque estou desmascarando o justiceiro da Globo?

    Responder

    C.Poivre

    27 de janeiro de 2017 às 12h25

    Não é só vilão, é um traidor da pátria que usa as instituições públicas do país, é pago pelos brasileiros, para trabalhar em prol de interesses estrangeiros. Deveria estar perante um tribunal respondendo pelo crime de TRAIÇÃO À PÁTRIA. Afinal que outra coisa ele faz nesse vai e vem aos EUA, ajuda a destruir a economia brasileira e assim facilita seu domínio pelos seus patrões do Deptº de Estado norte-americano?

    CRIME DE TRAIÇÃO À PÁTRIA:
    “Art. 13 da Lei 7.170/83 – Comunicar, entregar ou permitir a comunicação ou a entrega, a governo ou grupo estrangeiro, ou a organização ou grupo de existência ilegal, de dados, documentos ou cópias de documentos, planos, códigos, cifras ou assuntos que, no interesse do Estado brasileiro, são classificados como sigilosos.
    Pena: reclusão, de 3 a 15 anos.”

    Responder

      Val santos

      28 de janeiro de 2017 às 02h05

      Vocês acreditam nisso mesmo?

      Responder

Roberto Alves de Lima

27 de janeiro de 2017 às 13h05

amigos… não entrem em provocações de fascistas. eles são pagos para isto. não vale a pena.

Responder

Eduardo

27 de janeiro de 2017 às 11h04

Querido filho,
Estamos todos com saudade. As coisas não vão bem. Não temos dinheiro para te visitar em Curitiba, mas nos tomaram tudo. E agora chegou o tempo de semear inhame, macaxeira, batatas… Sem sua ajuda não tenho como fazer isso…
Querido pai,
Aqui mal consigo respirar e pelo jeito ficarei aqui pelo resto da vida. Creio que o senhor se lembra da botija que enterramos na roça. Há dinheiro bastante pra se aguentar por uns anos..
Querido filho,
A PF esteve aqui e escavou todo nosso quintal…
Querido pai,
Graças a Deus, agora o senhor e Mainha podem semear pra garantir uma boa safra.
Querido filho,
Sabia que sua mente eles não vão prender jamais.

Responder

Rui Natália

27 de janeiro de 2017 às 12h50

GOLPISTAS TRAIDORES

Responder

emilio carlos soares

27 de janeiro de 2017 às 10h24

Fico triste e ao mesmo tempo puto

Responder

Sonia marques vaitkevicius

27 de janeiro de 2017 às 10h14

Alguém tem que pagar ,tudo tem um preco,e o povo é quem vai pagar, as pessoas agem sem pensar nas consequências e no que essas irão acarretar ,o prejuízo vai ser grande,mas tem que ser assim,só não podia continuar como estava,enfim…minha opinião

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 10h25

    Nada precisava continuar como está. A Europa do início do século XX tb não precisava continuar como estava, mas não era preciso 2 guerras mundiais nem morrer tantos milhões.

    Responder

    C.Poivre

    27 de janeiro de 2017 às 12h27

    As consequências são a destruição da economia do país e a entrega de seu patrimônio estratégico a estrangeiros. Nenhum brasileiro de bem pode apoiar os crimes continuados da Farsa a Jato. Tem que ser muito idiota e ignorante para fazê-lo.

    Responder

Marival Leal

27 de janeiro de 2017 às 12h13

Os paìses que a construtora roubou? é que vão quabrar ela pq alem do brazil, tem EE UU e Suissa peru, africa, como existe paìses sérios? ela se fudeu!!!!!

Responder

Walter Pereira

27 de janeiro de 2017 às 11h47

Roubaram o Brasil , a culpa é dá Lava jato e da Globo? Isso é o ipocrecia

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 12h22

    Quem está roubando o Brasil é a própria Lava Jato e a Globo.

    Responder

    C.Poivre

    27 de janeiro de 2017 às 12h31

    Os que sempre roubaram são os que estão no poder alçados pelos golpistas. Uma das gangues que foram alçadas ao poder pelo golpista é a que atualmente ocupa ilegitimamente o Planalto. As outras facções estão em parcelas da PF, da PGR, do STF, da FIE$P e demais facções criminosas.

    Responder

Milton Stecca

27 de janeiro de 2017 às 11h42

Essa montagem de foto já foi desmascarada e faz tempo

Responder

Ademir Cardoso

27 de janeiro de 2017 às 11h38

Ridícula a própria ideia dessa reportagem. Infelizmente, é o tipo de oportunismo descarado que afasta pessoas instruídas das fileiras da esquerda

Responder

Anna Flávia

27 de janeiro de 2017 às 11h27

E essa foto montagem desnecessária !

Responder

Felipe Vedana

27 de janeiro de 2017 às 09h19

Pelo que estou lendo, vc esta culpando o Moro e PSDB né? Então só leia somente isso e depois desligue seu notebook para sempre!
http://espn.uol.com.br/noticia/641194_jornal-em-delacao-odebrecht-diz-que-arena-corinthians-foi-presente-para-lula

Responder

Antonio Devesa

27 de janeiro de 2017 às 09h17

Um helicóptero com meia tonelada de cocaína, um ministro do supremo morto, as reservas minerais brasileiras entregue aos estrangeiros… Foi essa quadrilha que os batedores de panelas conduziram para comandar esse país. Rezem pelo futuro de seus filhos.

Responder

Felipe Nora

27 de janeiro de 2017 às 11h10

Fez coisas ilícitas tem que ser punida, independente de ser empresa A, X e Y…só espero que todas as empresas envolvidas sejam punidas também.

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 12h24

    Ok, então fechem todas as empresas do país, e vamos ficar todos vivendo de esmolas do MPF.

    Responder

    C.Poivre

    27 de janeiro de 2017 às 12h39

    Não são as empresas que têm que ser punidas, são seus donos. Os EUA poderiam fazer isso com as empresas deles que são as mais corruptas e corruptoras do mundo e ensinam suas técnicas para as demais empresas do mundo inteiro.

    Responder

josiane

27 de janeiro de 2017 às 09h07

quem já fez ovos mexidos , sem quebrar os ovos..

Responder

Edson

27 de janeiro de 2017 às 08h59

Leio e não acredito na desfaçatez dessa gente. Defendem uma empresa privada corrupta e nada falam sobre a Petrobras, saqueada por essa gente do PT que lá se aboletou. É coisa q beira a insanidade. O líder maior da roubalheira solto e os esquerdopatas como o autor do “artigo” lamentando porque foram pegos com a mão no baleiro. Q coisa!!!

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 09h04

    Edson, a Petrobrás não foi saqueada por “gente do PT”. A Petrobrás está sendo saqueada agora por gente do golpe e do PSDB. É incrível a lavagem cerebral dos coxinhas. A nova direção da Petrobrás está entregando ativos de valor incalculável, estratégico, quase de graça para empresas estrangeiras, e o coxinha ainda repetindo os chavões anti-PT que a mídia botou na boca dele.

    Responder

    Fidel

    27 de janeiro de 2017 às 11h46

    Vai praputaquetepariu!

    Responder

Felipe Vedana

27 de janeiro de 2017 às 08h51

De acordo com sua lógica, a polícia seria culpada de prender o bandido! Ou foi bem pago, ou Vc tem algum retardo mental! Obs: napa sou coxinha r não sou a favor da mídia, apenas sei diferencia o certo do errado! Entendeu?

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 08h59

    felipe, uma empresa que emprega 200 mil famílias e que foi responsável, nas últimas décadas, por boa parte das grandes obras de infra-estrutura do país, não é um “bandido”. É uma empresa integrada à infra-estrutura econômica do país. Não diferenciar isso é que me parece um problema de retardo mental.

    Responder

    C.Poivre

    27 de janeiro de 2017 às 12h44

    Vc não consegue entender que tem que ser os DONOS da empresa a serem punidos por eventuais crimes e não a EMPRESA, que deve ser preservada para prosseguir com as obras de interesse da nação e empregar milhares de brasileiros. Vc conhece algum país do primeiro mundo que fecha empresas estratégicas ao invés de investigar seus donos? Me aponte uma, por favor. Os países que chegaram ao ápice da civilização não são burras, defendem seus interesses com unhas e dentes. Leia um pouco de história do protecionismo comercial praticado a ferro e fogo pelos países que estão no topo.

    Responder

Vitor Ramirez Lopes Cardoso

27 de janeiro de 2017 às 08h49

Impressionante a quantidade de bots comentando a favor do golpe, não retomam a argumentação, não respondem com consistência; mas repetem, repetem até nos desgastar. Cuidado Miguel.

Responder

Francisco Sergio

27 de janeiro de 2017 às 08h46

E O PIOR É QUEM SOFRE COM TUDO ISSO SAMOS NOS BRASILEIROS. PQ A JUSTIÇA NÃO APLICA ÀS PUNIDADES . E LIBER AS FIRMAS PRA TRABALHARES E DAR EMPREGOS PARA O POVO.QUANTOS DESEMPREGADOS TEM HOJE NO BRASIL.

Responder

Firmina Queiroz Queiroz

27 de janeiro de 2017 às 10h42

Cilda Barbosa, se a empreiteira nas delações denunciou mais os políticos com foro privilegiado do PSDB e PMDB, por que o Juiz Moro, não condenou nenhum tucano, essa pergunta que não quer calar!

Responder

Rilson César

27 de janeiro de 2017 às 10h26

Cafezinho , a velha foto de Eduardo Campos e Aécio e vcs editam como Moro Kkkkkkk
Credibilidade Zerooooooooooo

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 12h19

    Já mudei a foto. E tanto faz, né? O importante é mostrar a tertúlia entre Moro e Aécio.

    Responder

Coriolano Cesar de Almeida

27 de janeiro de 2017 às 08h26

A desfaçatez do articulista ofende a inteligência de todos.
Neste raciocínio, deveríamos designar as organizações de tráfico de drogas para administrar com eficiência o sistema de transportes e logística nas prefeituras, que tal?
A Engenharia nacional não precisa de subterfúgios escusos para operar.
Só sinto que as penas aplicadas sejam leves . Os crimes cometidos foram além das fronteiras do roubo em especie, as consequências perniciosãs se alastram por todos os setores da vida cotidiana.
Fogueira aos criminosos e seus defensores.

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 09h06

    comparar a engenharia nacional, que construiu toda a infra-estrutura (a água que você bebe, o gás que você usa na cozinha, a estrada onde você transita, etc) que você usa hoje, com tráfico de drogas, é dose hein?

    Responder

LUIZ TAVE

27 de janeiro de 2017 às 08h25

LEANDRO, MAIS E` ESSA A INTENÇAO DO MORO , DO DALLAGNOL , DO TEMER E DO SERRA ! O QUE EU FICO MAIS PUTO QUE O MPF E O STF VE TUDO ISSO E NAO FAZ PORRA NENHUMA ! ELES SO` SE MOVIMENTAM QUANDO CHEGA A BARBARIE DOS PRESIDIOS …

Responder

Magna Costa

27 de janeiro de 2017 às 10h25

Coitadinha!

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 12h25

    Coitadinha nada. Os donos sairão muitos ricos. Quem perde é só mesmo o Brasil. O pobre, como sempre.

    Responder

Fabio Henrique

27 de janeiro de 2017 às 08h25

A Lava jato so mostrou a verdade, a empresa cresceu as custas de dinheiro público. O Brasileiro é muito troxa mesmo, reportagem sem vinculo com a verdade.

Todo bandido tem o direito de ser preso e pagar por tudo o que causou de dano as vitimas, no caso aqui a sociedade. Os donos da contrutora estão cagando pro Brasil vão vender logo antes que caia a casa de vez. Se livram do problema,e o bando de trouxas os defendem. Quem defende esse tipo de pessoa e empresa ou tem problemas ou tem os mesmos valores morais.
A maior empresa do ramo de contrução so existiu porque teve ganhos ilícitos, as custas de um governo arcaico sem vergonha e com apoiadores mais sem vergonha ainda. Por mim vão todos para bem longe mesmo, a empresa quem ajudou na falcatrua e quem defende. Tudo farinha do mesmo saco, Cansado de idiotas defendendo políticos de qualquer espécie.

Governantes honestos não merecem recompensas pois é seu dever ser honesto, e os denonestos e corruptos merecem cadeia. Empresas de má indole deveriam ser descredita de confiança e não defendida por suas vitmas.

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 09h07

    A Lava Jato é uma operação de guerra para saquear o Brasil. Conseguiram. Toda grande empresa de engenharia cresce às custas do dinheiro público, no mundo inteiro. As americanas, com um agravante. Além de dinheiro público, financiam a destruição de outros países, para que possam ir lá e reconstruí-lo (com dinheiro público).

    Responder

      Fabio Henrique

      27 de janeiro de 2017 às 11h01

      Creio que não entendeu a forma que citei dinheiro publico.

      Seguindo sua linha de pensamento, quer dizer que o que a construtora fez esta certo?
      Pode ser feito tudo assim, com propina, favorecimento as empresas privadas para enriquecerem sem limites. Não entendi onde quer chegar, você disse “A Lava Jato é uma operação de guerra para saquear o Brasil. Conseguiram”, mas esta defendendo a construtora que roubou milhões dos cofres publicos, dizendo que é normal usarem dinheiro publico pelo mundo.
      A lava jata devolveu alguns milhoes para os cofres públicos, esse dinheiro é uma pequena parte do que foi levado. Muitos póliticos corruptos estão sendo investigados e muitos ja foram condenados, com justiça pelos crimes que cometeram. Seguindo seu pensamento todos serão libertados, para continuar a usar o dinheiro publico para ficarem mais ricos.

      Se a lava jato levanta esse tipo de suspeita por parte da população eu creio que deveriam sim ser investigado, mas não vi nenhum crime praticado pela operação. O que pode estar acontecendo é que outros politicos corruptos estão usando a operação para seus intereses proprios. Eliminando os rivais para ganharem sozinhos.

      A construtora cavou sua propria cova. A operação so cumpriou o que justiça manda.

      Responder

        C.Poivre

        27 de janeiro de 2017 às 12h55

        As “construtoras” não fizeram nada, enquanto seus donos, seguindo o modelo que prevalece nos EUA, corrompem agentes públicos e privados desde que existe o capitalismo. Um ente físico, ou seja, uma “construtura” não consegue cometer crimes, é um ser inanimado. Vc alcança isso?

        Responder

          Fabio Henrique

          27 de janeiro de 2017 às 14h08

          Quando digo construtora (é figurado para não ficar citando nomes, porque isso aqui no nosso debate no momento não importa) não me refiro somente a empresa, achei que voces entenderiam.
          A culpa de a empresa ser desmanchada é claro que é do dono. Uma empresa mal administrada que tem crescimento ilegal é crime. Não importa se foi o dono ou o faxineiro, eles representam a empresa e ela paga por isso querendo vocês ou não. A exemplo da petrobras, que foi roubada pelos proprios colaboradores, e teve que fechar varias divisões, deixando muita gente desempregada.

          (Vou dar uma exemplo)
          Creio que vocês não comprariam um carro de uma loja que fosse acusada e adulterar kilometragem de veiculos, o mesmo acontece com empresas que são envolvidas em corrupção. Perdem a credibilidade no mercado. Como uma empresa vive no mercado com uma mancha desse tamanho.

          Deu para entender, a culpa não é minha não é do juiz não é do povo, e sim das pessoas corruptas que administram a empresa e que colocam em risco a saúde do negocio para ganharem dinheiro mais fácil.
          E os póliticos não são comprados pelas empresas, eles se vendem por um alto preço, deixando de lado o propósito que é lhes repassado através do voto, para encher o bolso.

          Não vejo argumentos da parte de vocês sobre o assunto da reportagem, acho que estamos aqui para debater esse assunto. Não quero criar confusão, so quero entender o ponto de vista de vocês. porque ódio ja temos bastante.

    Fidel

    27 de janeiro de 2017 às 11h55

    Menos Fabio…
    É tudo um golpe com uma capa de moralidade (seletiva né) para se legitimar com os trouxinhas. O golpe é esse, o Brasil perde e os gringos ganham….sim a roubalheira vai sendo pior.
    E tem um bando de trouxas torcendo pelo juiz galan da globosta……Acorda filhodaputa!

    Responder

      C.Poivre

      27 de janeiro de 2017 às 13h00

      Não é só isso, Fidel, é impressionante o número de zumbis que julgam estar informados pelo jn e saem por aí defendendo os interesses dos grandes bancos e grandes corporações do mundo. E muitos desses são da classe média baixa, mas não passam de macaqueadores da globo.

      Responder

    C.Poivre

    27 de janeiro de 2017 às 12h49

    Se for o caso são os PROPRIETÁRIOS das empresas a serem investigados e, eventualmente, penalizados, não as EMPRESAS que estão construindo e gerando empregos. Parece que há uma certa limitação cognitiva que impede um coxinha de enxergar essa obviedade. Aliás o padrão intelectual de um coxinha/golpista/tucano está bem ilustrado no vídeo abaixo:

    https://caviaresquerda.blogspot.com.br/2016/11/demente-que-invadiu-camara-acha-que.html

    Responder

LUIZ TAVE

27 de janeiro de 2017 às 08h18

DENISE , ENTENDA ! QUEM VAI PAGAR OS GOLPES DO MORO E DO MP SAO TEUS FILHOS E TEUS NETOS ! MORO NAO ESTA` PREOCUPADO COM O BRASIL ! E SIM COM O SUPER SOLARIO DELE ACIMA DO TETO ! DEFAMANDO A PETROBRAS NO EXTERIOR , ISSO E` CRIME , EVASAO DE DIVISAS , O AECIO NEVES FAZ E DESFAZ , UM HELICOPTERO COM MEIA TONELADA DE COCAINA, QUEM FOI PRESO ? QUEM INVESTIGOU ? O MORO DISSE QUE NUNCA RECEBEU NADA DESSE CRAPULA ! TA DE SACANAGEM COM O POVO !

Responder

    Val santos

    28 de janeiro de 2017 às 02h14

    Vocês acreditam nisso mesmo?

    Responder

    Val santos

    28 de janeiro de 2017 às 02h17

    Você acredita nisso mesmo?

    Responder

Leandro

27 de janeiro de 2017 às 08h07

Minha visão seria que esses tipos de punições deveria ser contra pessoas e não contra as empresas, na integra as empresas não fazem nada são os gerentes que vazem todo o processo, atacando as empresas estão atacando a todos nos gerando os desempregos de milhares de milhares de pessoas e como a reportagem diz eles vão vender as empresas ou fecha-las ficar mais milonários que ja são e o que resta para nós é o desemprego.

Responder

LUIZ TAVE

27 de janeiro de 2017 às 08h05

moro destruiu o brasil , semeou a discordia entre pessoas , botou dona mariza em coma , ganhou trofeu da empresa globo bandida e ja ` JA` vai para os EUA ! SALARIO ACIMA DO TETO SEMPRE , COMETEU CRIMES , ACUSOU PESSOAS SEM PROVAS ! SERA` QUE ELE JA` CONSEGUIU FAZER UM FILHO ? SERA` QUE ELE PLANTOU UMA ARVORE FRUTIFERA ? OU SO` CONSEGUIU PLANTAR E FAZER O MAU ?

Responder

Mariana Maia

27 de janeiro de 2017 às 09h57

Esse sempre foi o alvo.

Responder

Maria Dolores Rosa

27 de janeiro de 2017 às 09h53

Irresponsáveis

Responder

Denise

27 de janeiro de 2017 às 07h47

A Lava Jato tem que pegar “todos” os corruptos não importa quem seja, nem à que partido pertença… defender ladrão é doença vocês tem que procurar um tratamento psiquiátrico e psicológico.
Eles cresceram as custas do dinheiro do povo, tem que pagar caro por isso!

Responder

Marcelo Pereira

27 de janeiro de 2017 às 07h45

A Engenharia brasileira destruída?
Amigo não sabes o que fala, pois quem destrói é a corrupção e desonestidade e a falta de princípios éticos e morais por parte das pessoas que tem o poder econômico e político… Tá mais do que claro, que grande parte destas gigantes se tornaram gigantes graças a favorecimentos ilícitos, grande exemplo disso é nosso “querido” Eike Batista.

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 07h55

    Corrupção e desonestidade dos poderes instituídos, como o MP e Judiciário, os mais bem pagos do mundo. Os mais bem pagos para destruir o Brasil.

    Responder

    C.Poivre

    27 de janeiro de 2017 às 12h57

    Quem está dizendo que a Engenharia Brasileira está sofrendo a maior crise de sua história não são meros curiosos, é uma declaração formal do CLUBE DE ENGENHARIA do RJ. Vc entende do pedaço mais que eles?

    Responder

Bernardo Eichler

27 de janeiro de 2017 às 09h41

Chegamos ao dia de ver alguém ou alguma instituição de esquerda defendendo empresa que se alimentou de corrupção.

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 12h29

    ~empresa que se alimentou de corrupção~ o que significa isso? francamente, cientistas devem estudar o cérebro coxinha. Você é a favor de acabar com todas as grandes indústrias nacionais, porque elas “se alimentaram de corrupção”? E quem irá substituí-las, as limpinhas empresas chinesas e americanas?

    Responder

geraldo jose mendes

27 de janeiro de 2017 às 07h32

materia paga, corrupção tem que acabar doa a quem doer….ninguem tinha concorência neste Pais no ramo pesado, era carta marcada sempre, esse bando de ladrão de empresario e politico tem que se fuder.

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 07h56

    O seu comentário é que é pago. Essa matéria doeu porque é a pura verdade. Se quisessem mais concorrência, que se fizessem leis e uma mudança ordenada e prudente para um cenário de mais competitividade. O que fizeram foi destruir setores inteiros, a engenharia nacional.

    Responder

Nobile José

27 de janeiro de 2017 às 08h56

Do jeito que vcs colocam, parece que a Odebrecht é vítima… Aí não dá, né?

Responder

    Cesar R Valezin

    27 de janeiro de 2017 às 13h43

    A Ode enquanto empresa , é vitima das pessoas que conduziram-na , os diretores . Qualquer subalterno não tem acesso dos rumos tomados pela diretoria . Como empresa, tem tecnologia de sobra na prospecção do petróleo e derivados , construção civil , armamento . Prefiro uma Ode trabalhando , gerando emprego no Brasil do que as estrangeiras, gerando emprego para os desempregados de lá …. Há necessidade de uma profunda reforma política brazuca . Partidos de aluguel , etc e tal . Punição exemplar . Há que se ter uma visão mais abrangente

    Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 12h30

    O Brasil é a vítima. Corruptos, de um lado. Golpistas do outro.

    Responder

hermabel rosa

27 de janeiro de 2017 às 06h39

Miguel do Rosario, grande Brasileiro…defensor do “rouba mas faz”…tem suas convicções, é um direito seu…mas basta alguem contraditar suas crenças, que já é chamado de coxinha…mas democracia é isso… tenho curiosidade em saber quem são os integrantes deste “clube dos engenheiros”…deve sair coisa bacana nesta lista de notáveis.

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 07h57

    Não. Sou defensor de um combate sério e responsável à corrupção. Não essa palhaçada da Lava Jato, que fez aumentar a corrupção no país, que levou corruptos ao poder e que destruir grandes empresas nacionais.

    Responder

Ana beatriz de vito

27 de janeiro de 2017 às 06h14

Desde que eu me lembro todos os contatos com o setor público só foram assinados mediante pagamento de propina. As empresas pagavam ou estavam fora. Todos sempre souberam, em todos os níveis. Considero os empresários vítimas dos políticos, não os culpados.

Responder

ADALBERTO FLAUSINO

27 de janeiro de 2017 às 06h09

Tá, grandes obras estão parando. Mas é as pequenas obras que não dão tanto dinheiro , mas que são fundamentais para a comunidade como estão? Ninguém liga *#&$:*&#:”;:

Responder

RL

27 de janeiro de 2017 às 06h04

Parece que o Peru está tendo algum financiamento de um outro país para fazer uma propaganda acintosa contra essa empresa.
Desde umas semanas para cá só aparecem chamadas ótimas sobre Peru na mídia conservadora: “melhor lugar para se viajar na A. Latina”, “melhor restaurante na A. Latina”, etc. Um país que até ontem não aparecia em nada e ninguém via falarem algo de.
E a própria mídia do Brasil espalha ao mesmo tempo essas chamadas ótimas do Peru como um lugar maravilhoso, ou seja, indiretamente ajuda a favorecer as chamadas para derrubar a Odebrecht. “Tá vendo o que fizeram com um lugar como Peru”…
É o falso moralismo na guerra de mídia, o Brasil está sendo atacado.

Responder

Abdias Borracha

27 de janeiro de 2017 às 07h03

os políticos obrigam as empresas a subornar e os empresários quem paga o pato

Responder

Lili Brown

27 de janeiro de 2017 às 06h42

STF ANULE o impeachment que destroi nosso pais!

Responder

Julio Martins Damasceno

27 de janeiro de 2017 às 03h34

O Brasil precisa de engenharia sim, mas honesta. Que desenvolva e cressa sem corrupicao. Querer justificar que esta empresa merecesse ser poupada a custa da desgraca da nacao, nunca. Sorte nossa que Moro crezou seu caminha para por fim a essa roubalheira. O Brasil tem capacidade para gerir novas empresas do ramo e voltar a ser uma grande nacao sem precisar se submeter a essas e ainda acharem ser um bom negocio para o pais. Valeu a pena e valera eternamente. Parabens Moro.

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 08h04

    Os engenheiros são honestos. Não caia nessa esparrela da Globo. Parabéns Moro porque? Pela destruição de 15 milhões de empregos, de grandes empresas nacionais, pelo golpe ? Tenta fazer o cérebro funcionar, coxinha!

    Responder

    H. Benoit

    27 de janeiro de 2017 às 09h30

    Seu Julio, voce não sabe o que está falando. É claro que menos corrupção é preferível. Mas corrupção no ramo das construções é uma coisa comum mesmo em alguns dos países europeus mais ricos e ninguém está arrancando os cabelos por causa disso. Conversei com um europeu que trabalha há muito tempo na Indonésia, perguntei sobre a corrupção e foi como se a minha pergunta fosse ridícula. Muita corrupção existe lá só que ela não prejudica o crescimento do país que tem sido excelente, com ou sem corrupção. Ele falou como se a questão da corrupção não interessasse. O que ele mencionou como sendo uma questão importante e insatisfatória na Indonésia é a do Estado de direito (rule of law, Rechtsstatlichkeit). Só que nessa área o Brasil está muito mal. E o que é pior, no Brasil temos um judiciário que se voltou contra a nação.

    É um engano seu achar que o Brasil vai se recuperar facimente dos ataques contra grandes empresas brasileiras com uma função fundamental na nossa economia. Montar empresas dessas só foi possível ao longo de muitos anos e através de muitos esforços. Estamos desabaratando os recurso necessários para fundar e manter tais empresas. É deplorável dar parabens a alguém por causa de um processo judicial politisado, sem credibilidade nenhuma , e que está afundando o país.

    Responder

li o Sergio

27 de janeiro de 2017 às 02h42

Essa empresa destruiu o país, e você vem lamentar o fim desse antro de corrupção. O povo reconstruir a o país. Esse ladrões que eram protegidos pelos comunistas bolivariano, nunca mais na história desse país. OBRIGADO MEU DEUS.

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 08h05

    Cara, é um coxinha pior que o outro. Essa empresa “destruiu” o país por que? Comunistas bolivarianos? Caramba, que enxame de doentes mentais, meu Deus!

    Responder

Ronaldo Gonçalves

27 de janeiro de 2017 às 04h38

Isso nunca, agora o nosso ex-presidente molusco, está perto…

Responder

Ângelo Eugênio

27 de janeiro de 2017 às 04h27

Iago Henrique

Responder

Helenice Soares

27 de janeiro de 2017 às 04h22

As grandes Empresas deste país, não corrompem…. São corrompidas pela corja desses políticos… Pedro.

Responder

Fatima Vasconcelos

27 de janeiro de 2017 às 04h10

Estao vendendo o Brasil…. Parabéns

Responder

Dayana Luz

27 de janeiro de 2017 às 03h56

Porra ta de sacanagem!
Quando um funcionário público decide trabalhar acontece isso !

Responder

Tadeu Maria Prawda

27 de janeiro de 2017 às 03h38

É desesperador, assistir toda esta canalhice e não poder fazer nada, até quando o povo brasileiro aceitará estas patifarias calado.

Responder

Cilda Barbosa

27 de janeiro de 2017 às 03h27

Essa Jaqueline Navegantes, tinha familia trabalhando nessas empreiteiras e que hj esta desempregado e com família para sustentar??? Com certeza não né…por isso que fala muita

Responder

    Rafa Nila

    27 de janeiro de 2017 às 09h59

    Haa cilda entao isso justifica o arrombo a politica agora e pode fraudar roubar e corromper so nao pode demitir c for desslcoberto?

    Responder

    Rafa Nila

    27 de janeiro de 2017 às 09h59

    Haa cilda entao isso justifica o arrombo a politica agora e pode fraudar roubar e corromper so nao pode demitir c for desslcoberto?

    Responder

    Theo Ventura

    27 de janeiro de 2017 às 13h34

    Punir empresas brasileiras e abrir espaço para as estrangeiras sem mudar o sistema vai continuar tudo na mesma. Só que os brasileiros não terão mais a tecnologia e seus empregos.

    Responder

Andre Martins

27 de janeiro de 2017 às 01h18

De fato o saldo do que esta sendo feito hoje no Pais e o que descrito acima cabe a nos triteza e criar coragem para lutar.

Responder

Valdir Iubel

27 de janeiro de 2017 às 01h17

Concordo com o teor da matéria, sou seguidor do site “O Cafezinho’, mas minha estranheza está o no fato do site estampar na matéria a suposta foto do Moro com o Aécio, uma fotomontagem já desmentida em outros sites “especializados” (na realidade, nessa foto estão Eduardo Campos com Aécio). Ao meu ver, isso pode tirar a credibilidade do texto… Boa noite.

Responder

Rosane Barnard Ferreira

27 de janeiro de 2017 às 02h40

Quando Aécio e Cunha começaram a governar o Brasil ,em 2015, com a política do “quanto pior, melhor”, colocada em prática para viabilizar o impeachment, tudo começou a disparar, desemprego, quebra de empresas e tudo mais. Consequências do golpe!

Responder

J. Sculder

27 de janeiro de 2017 às 00h36

“Estão interrompidos empreendimentos de porte, alguns já em estágio avançado de execução,como as obras do Comperj, Angra III, nosso submarino a propulsão nuclear, a refinaria Abreu e Lima no Nordeste, a transposição do São Francisco e muitos outros. Os prejuízos já chegam a dezenas de bilhões de reais e o desemprego por milhões de trabalhadores.”

Ainda bem que quem escreveu isso foi um representante do Clube de Engenharia e não o Miguel do Rosário, dono do Blog. Senão lobotomizados poderiam dizer que é papo de comunista.

Responder

    Fidel

    27 de janeiro de 2017 às 12h14

    E por acaso o Miguel inventou alguma coisa?
    Ou no universo paralelo que você vive, o golpe deu certo e o Brasil (paralelo) esta bombando exuberante?
    Pior do que “papo de comunistas”…São coxinhas ressuscitando o fascismo!

    Responder

Thiago Ferreira

27 de janeiro de 2017 às 02h35

voces são muito vermes, continuam usando a FOTO de montagem. por que não usam uma REAL?

Responder

Antonio Santana

27 de janeiro de 2017 às 02h26

Sério mesmo que vc pensa assim?

Responder

Ivan Ricardo

27 de janeiro de 2017 às 02h25

A Odebrecht nunca patrocinou o BBB só pode!!!

Responder

Tania Maria Maria

27 de janeiro de 2017 às 02h06

Desolada com esse inescrupuloso desmonte de empresas nacionais.

Responder

José Silva

27 de janeiro de 2017 às 02h05

o amor é lindo

Responder

Roberto Alves de Lima

27 de janeiro de 2017 às 01h59

mas que tem a carinha de idiota, tem.

Responder

Aruanda Ribeiro

27 de janeiro de 2017 às 01h57

Traidores

Responder

Firmina Queiroz Queiroz

27 de janeiro de 2017 às 01h54

Essa foto diz tudo do grande herói tucano do bico amarelo!

Responder

    Ronaldo Gonçalves

    27 de janeiro de 2017 às 04h39

    A foto retrata, a ignorancia do povo, que se troca por um bolsa qq coisa….

    Responder

Jaqueline Navegantes

27 de janeiro de 2017 às 01h49

O fim justifica o meio? Essa empresa roubou o país! Sim muita gente vai perder o emprego, mas em nome desses empregos não se pode deixar uma empresa roubar e corromper uma Nação! E quantas pessoas já estão hoje desempregadas graças às licitações ilícitas ganhas por essa empresa! Quantas escolas e hospitais deixaram de ser feitos por conta das obras super faturadas dessa empresa? Internacionalmente o Brasil está com nome na lama graças a essa empresa, o Peru já mandou a empresa sair do país! Que coisa de Loko!

Responder

    Miguel do Rosário

    26 de janeiro de 2017 às 23h53

    Roubou o país. A Globo roubou o país, sonegou e ninguém a fecha! Não fala bobagem. Uma grande empresa como a Odebrecht, uma das melhores do mundo, tem de ser protegida por seu país, e não destruída!

    Responder

      Márcio

      27 de janeiro de 2017 às 04h37

      Então, q dizer q ladrões ricos tem q ser protegido pelo país? Acorda cara, n de na cara q vcs tão chateado com o fim da graninha de vcs pelo PT

      Responder

        Miguel do Rosário

        27 de janeiro de 2017 às 08h03

        Invasão de trolls. 1) Nunca ganhei “graninha” do PT. O PT sempre se relacionou com a grande mídia. Se deu dinheiro, foi pra Globo, via Secom. 2) Ladrões ricos protegidos, que eu saiba, são os donos da Globo, os grandes sonegadores e a alta burocracia golpista.

        Responder

      Miguel do Rosário

      27 de janeiro de 2017 às 08h01

      A população, não, né? A Globo.

      Responder

    Fernando Vidal

    27 de janeiro de 2017 às 01h55

    Uma coisa e a direção da empresa outra são seus funcionários.

    Responder

    Roberto Alves de Lima

    27 de janeiro de 2017 às 02h01

    a empresa não roubou o país. em organizações desse porte, atuando em nível internacional, o jogo é esse. ou você imagina que as multinacionais atuando aqui são santinhas?

    Responder

    Jaqueline Navegantes

    27 de janeiro de 2017 às 02h41

    Sim uma coisa é a empresa e outra são os funcionários ..e daí. …Se a empresa não tiver mais credibilidade para continuar atuando, como está acontecendo no Peru os funcionários vão ser prejudicados sim, mas não podemos em nome deles não investigar a empresa .

    Responder

    Helena Souza

    27 de janeiro de 2017 às 02h42

    Burrice é coisa séria…

    Responder

    Jaqueline Navegantes

    27 de janeiro de 2017 às 02h43

    Roberto Alves de Lima eu imagino que tudo é podre mas isso não significa que não devemos fazer nada para não prejudicar as empresas e os empregos.

    Responder

    Roberto Alves de Lima

    27 de janeiro de 2017 às 02h47

    não creio que tudo seja podre. as coisas devem ser examinadas com muito cuidado. para não cometermos injustiças ou nos posicionarmos mal diante de fatos. é interesse das empresas concorrentes fechar a odebrecht. o quadro geral não é tão simples.

    Responder

    Silvia Martins

    27 de janeiro de 2017 às 02h50

    Jaqueline Navegantes Vc nao acredita que este era o foco desde o comeco e os responsaveis por Isto estao aos poucos se revelando? Vamos acabar como o Mexico. Quando ja nao ha mais o que explorar, fecha-se as portas, despede-se funcionarios Depois de uma vida de Trabalho. Os culpados deveriam ser presos e a empresa preservada. Neste caso os donos se salvam, conservam a maioria do dinheiro que roubaram (por decadas), e empresas de capital brasileiro fecham as portas. O aprofundamento desta crise e imprevisivel.

    Responder

    Regina Helena Sanches

    27 de janeiro de 2017 às 02h51

    Você acha mesmo que o problema é só a empresa?!? Hello!!

    Responder

    Jaqueline Navegantes

    27 de janeiro de 2017 às 02h53

    Roberto Alves de Lima , sim devem ser examinadas com calma e quanto mais calma mais podre vai sair infelizmente. O que não concordo é da culpa ser da lava jato. É como culpar o delegado de ter descoberto que o marido matou a mulher. A lava jato não está cometendo crime nenhum só está descobrindo os crimes. Claro que a operação tem que ser correta e dentro da lei .

    Responder

    Melo

    27 de janeiro de 2017 às 01h56

    Demagogia ou hipocrisia ?

    Responder

    Theo Ventura

    27 de janeiro de 2017 às 04h22

    Jacqueline vinte e uma empresas estrangeiras foram delatadas na LJ. Quantas foram chamadas para depor? Quantas foram investigadas? Quantas foram proibidas de operar com a Petrobras? Agum dirigente dessas empresas está preso? Resposta única: ZERO. Fica esperta enquanto dá tempo.

    Responder

    Cindy Grimberg

    27 de janeiro de 2017 às 04h32

    Theo Ventura , vc está tão corrompido qto o seu Partido. Se tem corrupção, então não era pra Odebretch ter entrado. Antes era pra ter denunciado!
    Vcs estão andando em círculos, numa estrada que não edifica e, nem com prisões conseguem aprender!!!

    Responder

    Silvia Martins

    27 de janeiro de 2017 às 04h52

    Theo Ventura adicionando na sua Linha de pensamento. So o PT e Alguns inconvenientes do PMDB foram investigados. Tudo para quando Temos uma delacao do PSDB. e muito triste.

    Responder

    Jaqueline Navegantes

    27 de janeiro de 2017 às 05h01

    Theo Ventura calma não dá para cair 21 num mesmo dia. … até a fase 100 da LJ todas irão ser investigadas. E desde quando Odebredt foi proibida de operar com a Petrobras? Estão fazendo o acordo de Leniencia. …mas no caso da Odebrest eu , leia bem eu acho …minha humilde opinião é de que ela acabou como a conhecemos hoje.

    Responder

    Roberto Alves de Lima

    27 de janeiro de 2017 às 06h34

    Jaqueline Navegantes infelizmente não dá para conversar nesses termos. A senhora, claramente não sabe do que está falando. Um dia, aprenderá, acredito. Um bom começo é aprender a escrever o nome da empresa a qual se refere. Nem odebredt nem odebrest. Apenas poderia sugerir pensar um pouco sobre a tal lavajato e seus protagonistas. Na minha opinião estão causando um mal terrível ao meu país. Com todo respeito, procure um pouco mais de conhecimento de causa. Comece perguntando-se quem se beneficia disso tudo? Tenha uma boa noite.

    Responder

    Luis Claudio Araujo

    27 de janeiro de 2017 às 08h47

    A Siemens é réu confessa na corrupção do trensalão tucano em SP e outros estados e nem por isso expulsaram do país ou liquidaram sua sede lá fora…

    Responder

    Wemerson

    27 de janeiro de 2017 às 06h55

    Um pensamento binário não consegue imaginar uma investigação que puna exemplarmente sem sepultar empregos e a empresa?
    Empresas do mundo inteiro são punidas sem que se tenha q quebra-las.
    Quebrar uma Odebrecht só interessa ao capital internacional.
    Não se pode imaginar que uma mente brilhante como a de Sérgio Moro não souber onde isso acabaria: com o país.

    Responder

    Lucas

    27 de janeiro de 2017 às 07h15

    Jaqueline, o grande problema, e o que a reportagem dá ênfase, é que a condução do processo após descoberta de corrupção na Odebrecht foi falha. Por que esta empresa foi proibida por tanto tempo a obras publicas? Por que nao se fechou um acordo de leniencia logo no inicio para que se fossem retiradas as frutas podres da companhia? Quem mais sofreu com a cabalhice dos executivos desta cia foram os trabalhadores, justo os que não recebiam nada ilícito. Enfim, ao meu ver, quiseram utilizar a Odebrecht como um exemplo de punição contra corrupção e dizimaram uma empresa tecnicamente excepcional e que empregava milhoes de trabalhadores.

    Responder

    Marco Antonio Gonçalves Dias

    27 de janeiro de 2017 às 10h00

    A empresa não roubou ninguém, mas sim os seus administradores. Vamos punir seus administradores e deixar elas continuarem trabalhando.

    Responder

    Firmina Queiroz Queiroz

    27 de janeiro de 2017 às 10h36

    Jaqueline Navegantes, o seu discurso procede, você tem razão na sua análise, só que nos Estados Unidos, a Lei protege os empregados e punem os donos da empresa, você não acha que é uma estratégia mais inteligente?

    Responder

    Cesar R Valezin

    27 de janeiro de 2017 às 11h32

    Ola . Engrossando o coro , a empresa , os funcionários , maquinário , know how , não tem nada a ver com a direção da mesma. . Como bem diz a Firmina Queiroz , os países protegem os funcionários, as empresas e punem a direção . Não há santo nesta história em nenhum país do mundo . As empresas alemãs na segunda grande guerra , apoiavam Hitler . Nem por isto elas foram dizimadas . Wolkswagen , Audi , Bayer e por ai vai . No Brasil , as grandes construtoras enriqueceram ao longo da ditadura e antes disto até . O que está em jogo é algo muito maior . A soberania nacional , os empregos diretos e milhares de indiretos . Se o país está em crise econômica , precisa colocar todo o aparato tecnológico pra gerar emprego . A lava a jato fez o contrário . Arrebentou as empresas . Esta é a discussão .

    Responder

    Roberto Alves de Lima

    27 de janeiro de 2017 às 12h26

    de acordo, cesar. penso que seu escrito encerra o discurso. como se diz aqui no sertão : prego batido ponta virada.

    Responder

    Theo Ventura

    27 de janeiro de 2017 às 12h32

    Cindy Grimberg não gostou das perguntas? Seus ídolos da LJ, também, não. Por que elas expõem a mando de quem trabalham esses senhores, mesmo recebendo muito dinheiro público para fazê-lo. Traem nossa nação. Quanto a minha conduta, quem você pensa que é para me acusar sem ao menos me conhecer? Não dou este tipo de liberdade a você. Contenha-se no campo das ideias.

    Responder

    Theo Ventura

    27 de janeiro de 2017 às 12h38

    Jaqueline Navegantes Conheço o discurso de vocês: primeiro a gente tira a Dilma, depois …o último apaga a luz. Brincadeira boa. Fase 100. Vai tentando responder as perguntas, um dia você consegue.

    Responder

    Theo Ventura

    27 de janeiro de 2017 às 12h41

    Cesar R Valezin muito bom o que escreveu. E mais. Quem faz a mesma coisa, obtém os mesmos resultados. Ou fazemos uma reforma política ou continuará na mesma. Só as empresas é que serão estrangeiras. Os coreanos, americanos, suiços, alemães, etc mandam agradecer seus empregos.

    Responder

    Theo Ventura

    27 de janeiro de 2017 às 12h58

    “””Petrobras suspende negócios com 23 empresas citadas na Lava Jato
    Entre elas, estão algumas das maiores construtoras do País, como Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Odebrecht, Queiroz Galvão e Mendes Junior”” El Pais- dez 2014

    Responder

    Firmina Queiroz Queiroz

    27 de janeiro de 2017 às 13h00

    Cesar R Valezin , você disse com clareza o que deveria acontecer. Só que o golpe foi orquestrado de fora, o Juiz Moro foi capacitado nos Estados Unidos, por trás dessa história toda, O NOSSO Pre- Sal, todo o nosso conhecimento adquirido pelos trabalhadores da Petrobras também o Pedro Parente foi colocado a dedo para destruir a nossa tecnologia, ou seja, somos uma República de Bananas, já fomos a quinta economia do mundo, não é difícil entender tudo isso!

    Responder

    Jaqueline Navegantes

    27 de janeiro de 2017 às 15h27

    Firmina Queiroz Queiroz mas o acordo de Leniência não é para isso?

    Responder

    Jaqueline Navegantes

    27 de janeiro de 2017 às 15h30

    Roberto Alves de Lima não seja mesquinho, vc viu muito bem que escrevi errado por causa do corretor e não percebi. Coisa feia!

    Responder

Reginaldo Lessa

27 de janeiro de 2017 às 01h36

Tem otário que acredita nisso ou são financiados. Qual sua hipótese?

Responder

    Fidel

    27 de janeiro de 2017 às 12h25

    Tem os que acreditam e são todos treinados (programados) pela mídia golpista, porem não são um grande numero, a exemplo cito as manifestações coxinhas da Paulista, é isso coisa dum milhão e a TV fica mostrando tanto e tanto…dai é só dizer que era a maioria da sociedade.

    Responder

Anselmo Rocha

27 de janeiro de 2017 às 01h35

Aviônicos, sistemas eletrônicos de combate, empresa de Israel que tem o mossad.
Será que a lava jato afetou o preço de venda da Odebrecht?

Responder

Vanusa Abreu

27 de janeiro de 2017 às 01h34

“Nunca reclame do que você permite.”

Responder

Cindy Grimberg

27 de janeiro de 2017 às 01h33

O PT sofisticou a corrupção de tal forma que hoje o Brasil é um vexame mundial!

Responder

    Miguel do Rosário

    26 de janeiro de 2017 às 23h55

    Coxinha com lavagem cerebral midiática… A sofisticação veio da Globo e da própria Lava Jato, que a pretexto de combater a corrupção, levou corruptos ao poder.

    Responder

    Fatima Zanelato

    27 de janeiro de 2017 às 02h00

    Ia comentar…mas vi a foto.

    Responder

    Cindy Grimberg

    27 de janeiro de 2017 às 02h01

    Fatima Zanelato , fique a vontade Fatima! Sou democrática!

    Responder

    Fernando Santos

    27 de janeiro de 2017 às 02h24

    Verdade. Mas só dão PSDB e PMDB nas delações.

    Responder

    Cindy Grimberg

    27 de janeiro de 2017 às 03h47

    Fernando Santos , em momento algum defendi PSDB ou PMDB. Sou ex petista de carteirinha. Me decepcionou foi ter o nome do PT nessa lama!
    Qdo o movimento de Esquerda de um país subdesenvolvido se corrompe, o povo perde a Esperança.
    O que restou para nós, ex petistas, foi o Psol ou o Bolsonaro… apesar deste último, ser controverso.
    De qualquer forma, o que está em alta hoje no Brasil é o nacionalismo e o caráter. Mito e Moro!

    Responder

    Melo

    27 de janeiro de 2017 às 01h57

    Demagogia ou hipocrisia ?Para de assistir a globo boboca ?

    Responder

    Miguel do Rosário

    27 de janeiro de 2017 às 08h01

    Não sei se você é um coxinha. E não sei o que a esquerda faz. Sei que minha opinião é a que a mídia brasileira é golpista sim. E a prova foi o golpe de 2016. (Em 1964, a mesma mídia deu o golpe). Se não está funcionando, não me interessa. Essa é a verdade. Não vou mentir para possa “funcionar”.

    Responder

    Francisco Aquino

    27 de janeiro de 2017 às 14h24

    PENSO QUE EXISTEM SIM CANALHAS EM TODO PARTIDO, INCLUSE NO PARTIDO DOS TRABALHADORES, CONTUDO A MORAL DE QUEM QUESTIONA LULA, DILMA E O PT NÃO SE SUSTENTANDA DIANTE DE TANTA CANALHICE EM JOGO.

    Responder

    Cindy Grimberg

    27 de janeiro de 2017 às 15h15

    Francisco Aquino, não votamos no PT para dar continuidade na corrupção. O Lula que elegemos era uma fraude.
    https://youtu.be/BhXU3T2-g5I

    Responder

    Cindy Grimberg

    27 de janeiro de 2017 às 15h17

    Márcio Vieira , Ideologia, nada tem a ver! Mas, Bolsonaro, é o melhor que está tendo qdo precisamos de Honestidade com o dinheiro público. Ao menos, tanto ele qto a turma do PSOL não estão nessa lama.

    Responder

Hannah da Terra

27 de janeiro de 2017 às 01h33

E Moro, o esganiçado:
– nem Moro de vergonha !

Responder

Batista Barros

27 de janeiro de 2017 às 01h30

Tico e Teco

Responder

Anselmo Rocha

27 de janeiro de 2017 às 01h30

Venda da Odebrecht, produção de mísseis, produção de drones

Responder

Robercil R. Parreira

27 de janeiro de 2017 às 01h27

Mas, Não Era Só Tirar o PT?!

Responder

    Gerson

    27 de janeiro de 2017 às 00h40

    Não, não era só tirar o PT; além de tirar esse câncer, tem ainda que consertar todo o estrago que fizeram durante 13 anos de roubalheira ,tentar recuperar ao menos uma parte do que saquearam, prender o chefe da quadrilha, o marginal Lula .Para fazer udo isso , demanda muito tempo!

    Responder

      Miguel do Rosário

      27 de janeiro de 2017 às 08h08

      ~13 anos de roubalheira~ coxinha, você realmente acredita que a corrupção começou no PT? E a privataria tucana, e o Banestado (cujo juiz foi Moro e não prendeu ninguém, o único que prendeu, Yousseff, foi solto com “delação premiada).

      Responder

      Fidel

      27 de janeiro de 2017 às 12h37

      O Gerson, esse supositório que enfiam nos coxinhas, esta dando um deficit mental.
      Vocês do culto ao Moro moralista, ficam pregando que tem que prender o Lula para consertar o Brasil…
      Mesmo que prendessem os criminosos do PSDB, não consertaria o país, porque ainda teríamos um monte de coxinhas viciados no supositório que o pig enfia.

      Responder

Deixe uma resposta