Hangout com Miguel do Rosário: Bolsonaro nos EUA

Quando as instituições se desmoralizam, cabe ao povo reconstruir a Nação

Por Wellington Calasans

19 de maio de 2017 : 04h07

Por Wellington Calasans, Colunista do Cafezinho, na Suécia

Debater e respirar a atual decadência das instituições brasileiras tem sido uma tarefa nada simples. Diariamente são reveladas novas avalanches em forma de denúncias, crimes e absurdos que reduzem na totalidade o índice de confiança da sociedade nos poderes constituídos.

A fulanização da política invadiu as instituições que deveriam ser o sustentáculo de ética e deontologia. A vaidade, a avareza e outros “pecados capitais” revelam que falharam as pessoas supostamente preparadas para o exercício do equilíbrio e defesa dos interesses do país e dos cidadãos.

Por segundos de fama, sede de poder ou ganância, não há uma única instituição que esteja livre da doença que neste momento corrói o presente e o futuro do Brasil e dos brasileiros. Nesses momentos em que tudo parece perdido é que costuma surgir, através do envolvimento do povo na política, a solução perdida nos degraus de cima.

O Brasil de hoje é um convite ao renascer. Chegamos a um ponto muito mais delicado do que a simples hipótese que separa o futuro e o passado. Vivemos agora, neste exato momento, o limite entre existirmos ou não como Nação e como cidadãos.

Qual o país que queremos? Qual a política social e econômica que devemos implementar? Como combater a corrupção sem que este ato vire ferramenta de perseguição de uns e proteção de outros? Muito mais do que a fulanização ou da partidarização, o que está em risco é a existência do Brasil e do seu povo como um povo civilizado, adaptado ao mundo real, longe da ficção imposta pela TV.

Este texto não apresenta soluções. Em meio a toda essa turbulência, apenas convida para o debate e sugere como referências os exemplos de outros países. Pela proximidade, recomendo que leiam como os suecos, finlandeses, dinamarqueses, noruegueses e islandeses construíram e mantêm as suas nações. O povo é quem constrói um país. Esta certeza fica evidenciada em casos como o do Brasil atual, onde as instituições falharam.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

42 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Janeth Polck Fraga

20 de maio de 2017 às 12h41

Olá, Wellington, excelente matéria e mostra o óbvio que muitas vezes fica embaçado em nossas mentes. Diretas já é realmente a solução mais democrática. E um momento político muito frágil e iremos para as ruas e unirmos a milhares de pessoas com o mesmo objetivo Diretas Já. Necessitamos urgentemente fortalecer o nosso sentimento democrático.

Responder

Clerio Fagundes

19 de maio de 2017 às 23h26

Diretas não, tem que ser uma nova assembleia constituinte!

Responder

Klayton Fernandes Rodrigues

19 de maio de 2017 às 17h38

A CONSTITUIÇÃO NÃO PREVÊ ELEIÇÕES DIRETAS NESTE CASO, VC ESTÁ LUTANDO POR UM GOLPE!

Responder

Clau Pachioni

19 de maio de 2017 às 14h18

A militância do PT avisa: Excepcionalmente hoje, o que for noticiado na Globo é verdade.

Responder

    Luiz Pereira

    19 de maio de 2017 às 18h22

    Direita xucra é dose! Uma bomba cai no colo do Temer, com gravação e tudo, envolve um dos principais nomes dos tucano, que até ontem era presidente do partido. E a crítica é contra a militância do PT…

    Responder

Elton Luiz de Souza

19 de maio de 2017 às 13h19

A GLOBO, DEU GUARNIÇÃO A ESTA QUADRILHA QUE SE INSTALOU NO GOVERNO CENTRAL. FICA ESTARRECIDA QUANDO VEM A PÚBLICO DIVULGAR UMA DELAÇÃO ONDE SEUS PUPILOS SÃO CITADOS, VERGONHOSAMENTE COM A MÃO NO JARRO.
A DIAS ATRÁS, A PRESIDENTE DO STF CÁRMEN LÚCIA, SE REUNIU COM UM CHEFE DA GLOBO E 11 EMPRESÁRIOS FIGURÕES, ALI FOI TRAÇADO O RITO DO GOLPE.
NA CONVERSA ENTRE JOESLEY E TEMER, INFORMAL, PORÉM DE CUNHO INCRIMINATÓRIO, FAZ CITAÇÕES DA JUSTIÇA DE PARTIDOS E PROPÕE PROPINAS, NÃO EXISTE SANTO NESTE JOGO DO PODER.
TEMER, DIANTE DESTA GRAVAÇÃO DEVE RENUNCIAR, “DEVEMOS TER DEMOCRATICAMENTE ELEIÇÕES DIRETAS JÁ “, COM UMA DEMOCRACIA RELATIVAMENTE NOVA, 28 ANOS, NÃO PODEMOS SER IMPUTADOS DE ELEGER E DAR LEGITIMIDADE AO NOVO PRESIDENTE, QUANTO AO CONGRESSO, TAMBÉM DEVERÁ PASSAR PELO MESMO CRIVO DO POVO, ELEIÇÕES, POIS NÃO À DÚVIDAS QUE PRECISA SER RENOVADO, FAZER O EXPURGO BASEADO NA FICHA LIMPA.
TODOS OS BRASILEIROS QUE AMAM ESTÁ PÁTRIA, E PRIMAM PELA ORDEM E HONESTIDADE, DEVEM IR ÀS RUAS PEDIR E EXIGIR PELOS DIREITOS DECLARADOS NA CONSTITUIÇÃO.

Responder

Stela Pinheiro

19 de maio de 2017 às 12h56

Midia podre querendo fazer do povo marionetes sujos escrotos

Responder

Laercio Ferreira

19 de maio de 2017 às 11h50

AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS COMO A PM , PF , AS FORÇAS ARMADAS (EXERCITO , MARINHA E AERONÁUTICA),, O JUDICIÁRIO , ( câmara e senado) O CONGRESSO NACIONAL, SETORES VITAIS PRA VIDA DA DEMOCRACIA NO PAÍS, TEM QUE SEREM RENOVADAS, A PM ,NÃO PODE TER TREINAMENTO MILITAR DE GUERRA ,POIS LIDA COM CÍVIIS , PF , FAZ BUSCA DE DESMANDO DAS AUTORIDADE DO GOVERNO FEDERAL,JUDICIÁRIO , QUASE TODOS O MEMBROS JÁ DEVERIAM ESTAR DE PIJAMA, AS FORÇAS ARMADAS SER EQUIPADAS PRA DEFENDER O POVO E O TERRITÓRIOS NACIONAIS, CÂMARA SENADO OS PARLAMENTARES SEREM ELEITOS URNAS ELETRÔNICAS PELAS MASSAS TRABALHADORAS , SEM IMUNIDADE E FORO ESPECIAIS, SEM ESSAS REFORMAS SERIAS É BATER EM PONTAS DE FACA?? TEM SER UM PAÍS SO ECO-SOCIALISTA , COM UMA POLÍTICA PRO MEIO AMBIENTE SOCIAL , E PROTEÇÃO DAS RIQUEZAS NACIONAIS BIOSFERA , E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA ,E NÃO SÓ OS 1% DA SOCIEDADE MULTMILIONÁRIAS QUE USUFUEM DO DINHEIRO ??

Responder

Adriane Gonçalves da Cruz

19 de maio de 2017 às 10h58

#diretasja #foratemer #pedeprasair

Responder

Adriane Gonçalves da Cruz

19 de maio de 2017 às 10h58

Coxinhas paneleiros: por onde andam? O que comem? Onde se escondem? Aonde estão as camisas da seleção brasileira? Aonde está o pato gigante de borracha? Aonde está a “marcha dos cidadãos de bem contra a corrupção”? Sexta,no globo repórter!

Responder

    Stela Pinheiro

    19 de maio de 2017 às 12h58

    Vc só pode ser louca não tem outra explicação pciquiatra a melhor solução já corre

    Responder

Dóris Cavalcanti

19 de maio de 2017 às 10h49

Não defenda uma inconstitucionalidade!!! Indireta como previsto na CF. Estamos numa situacão muito delicada com um CN muito suspeito para permitirmos que altere a CF agora, não podemos confiar em nenhum dos 3 Poderes nesse momento, não sabemos o que os oportunistas fariam. É usar a Lei que temos, prender os corruptos todos, povo deixar de ser ignorante e não mais votar em corruptos, mais tarde, muda-se a CF, agora, NÃO!

Responder

Nelson Godoi

19 de maio de 2017 às 10h38

O mesmo povo que vota em Dilma, Temer, Aecio, Renan, palhaço, jogador e mulher fruta agora está apto pra reconstruir a nação
???

Responder

    Wellington Calasans

    19 de maio de 2017 às 11h40

    Você constrói o que mesmo com essa sua sabedoria toda?

    Responder

    Nelson Godoi

    19 de maio de 2017 às 11h53

    Não eleger político corrupto já é um bom começo abiguinho, pense nisso…

    Beijos de Luz ?

    Responder

    Luiz Pereira

    19 de maio de 2017 às 18h31

    O povo não votou no Temer, ninguém na hora de votar faz a previsão: ” vou votar no presidente porque ele será deposto e o Vice, que é quem eu quero, vai assumir”. Votaram na Dilma, o Temer veio na bandeja. Mas se você não confia na capacidade do povo de tomar decisões, talvez democracia não seja o melhor regime para sua preferencia. Sugiro que defenda a aristocracia, se encaixa com o que disse.

    Responder

Willer Franco

19 de maio de 2017 às 10h34

Responder

Andre Chemello

19 de maio de 2017 às 10h33

To ficando doido….eu nao acredito que o PT tenha conta de milhoes na Suica, eles sao tao honestos e pensam nos pobres no Brasil.

Responder

    Wellington Calasans

    19 de maio de 2017 às 11h41

    Quem acredita nisso, acredita em qualquer coisa.

    Responder

    Andre Chemello

    19 de maio de 2017 às 11h47

    Realmente é impossivel acreditar que transportam dólares na cueca…..kkkkkk.

    Responder

    Stela Pinheiro

    19 de maio de 2017 às 13h03

    Kkkk como tem marionetes nesse pais uma boa parte merece o lula na presidencia roubando o resto que sobrou inocentes tudo ladrão seus otários não passam de um bando de marionetes

    Responder

Willer Franco

19 de maio de 2017 às 10h33

Responder

Waldir José Franco

19 de maio de 2017 às 10h31

Resultado de delação. Empresários corruptos no Brasil fazem as festas. Ficam soltos. Politicos corruptos passam e empresários corruptos ficam.Isso é justiça. Políticos coruptos são ferramentes usadas pela elite dominante .Os políticos corruptos serão descartados e trocados. A Globo está dando caminho para o novo golpe .A Globo tentará repetir Collor. As reformas e privatizações serão as metas .O neoliberalismo retornará. POVO(maioria ) NÃO SIGNIFICA NADA ESSA É A MENSAGEM DO PODER.Temos que reagir. ELEIÇÕES DIRETAS JÁ .

Responder

Edson Molina

19 de maio de 2017 às 10h26

Reconstruir com os mortadelas tendo político de estimação não dá!

Responder

Giuditta Ribeiro

19 de maio de 2017 às 09h44

Quando voltar um governo democrático, eleito pelo povo brasileiro, teremos que exigir grandes reformas nos três poderes, a esquerda também terá que fazer uma auto análise, como bem diz um meu amigo, e o povo brasileiro deve ser a cada dia mais informado, deve fazer uma imersão em cultura geral,para que tenham consciência, antes de irem para as ruas e pedir um impeachment.

Responder

Nicola Cruciol

19 de maio de 2017 às 09h38

E VOTAR EM QUEM SE O POVO NÃO SABE VOTAR O ÚNICO QUE NÃO TEM RABO PRESO É BOLSONARO.

Responder

Grayce Jorge

19 de maio de 2017 às 08h19

Intervenção militar já

Responder

Flavio Henrique Silva

19 de maio de 2017 às 08h18

INCONSTITUCIONAL.

Responder

Andre Chemello

19 de maio de 2017 às 07h33

Diretas como??? 1. tem que provar que ele fez falcatrua….2. parece que foi forjado essa falcatrua….3. Catalogar mais um crime do PT. https://www.facebook.com/joicehasselmann/videos/1543261789079338/

Responder

Marlon Guido

19 de maio de 2017 às 07h16

Pode não, é inconstitucional. Abc

Responder

    De Alencastro Josley

    19 de maio de 2017 às 07h24

    E quantas inconstitucionalidades não foram cometidas pelos políticos?
    De fato, o que deveria ocorrer seria a presidente Dilma Rousseff ocupar o lugar que a ela foi dado por grande parte da população brasileira. Sobre ela não pesa nenhuma prova!

    Responder

Deixe uma resposta