Menu

José Dirceu pede Diretas Já e nova Constituição

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil Confira abaixo a íntegra do artigo de do ex-deputado federal José Dirceu Do portal da Articulação, do PT. Em visita recente, o produtor Luiz Carlos Barreto lembrou-me de que o filme “Terra em Transe”, clássico de Glauber Rocha, completa meio século. Não pude deixar de comentar que, novamente, o Brasil […]

101 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil

Confira abaixo a íntegra do artigo de do ex-deputado federal José Dirceu

Do portal da Articulação, do PT.

Em visita recente, o produtor Luiz Carlos Barreto lembrou-me de que o filme “Terra em Transe”, clássico de Glauber Rocha, completa meio século. Não pude deixar de comentar que, novamente, o Brasil está em transe.

A única solução razoável, antes como agora, é uma catarse, uma revolução política, econômica, social e cultural. Não é possível um acordo com quem rasgou o pacto constitucional de 1988 e atropelou a soberania popular.

Os golpistas e seus avalistas, ao derrubarem um governo legal e legítimo no intuito de revogar direitos e conquistas históricas do povo brasileiro, puxaram a faca e cometeram crime de alta traição à democracia.

Romperam o fio da história e colocaram em risco nossa soberania. Querem nos reduzir, de novo, à linha auxiliar do império.

A coalizão golpista deu origem a um governo abarrotado de históricos corruptos. Nada disso, porém, importa aos falsos santarrões que incensam a Operação Lava Jato, desde que os usurpadores fossem úteis para a aplicação de reformas que destruíssem o legado petista, a herança trabalhista e os êxitos do último processo constituinte.

Olhando e revisitando a história de nosso país, sabemos o que está em jogo: o desmonte do recente e precário Estado de bem-estar social, previsto na Constituição de 1988 e implementado durante as administrações de Lula e Dilma Rousseff.

Assalta-se a renda do trabalho para garantir o pagamento de juros exorbitantes, a ampliação da taxa de lucro das grandes corporações e a retomada dos fundos públicos pelas camadas mais ricas.

Os golpistas não hesitaram em sabotar o governo Dilma. Decretaram verdadeiro apagão nos investimentos e créditos, ampliando a recessão, levando pânico aos cidadãos e paralisando o país.

Tratou-se de um vale-tudo para recuperar o comando do Estado e impor uma agenda rejeitada pelos eleitores desde 2002.

Não se vacilou em pisotear as regras democráticas e forjar um arremedo de regime policial, no qual se opera a serviço de objetivos político-ideológicos.

O Brasil precisa de liberdade para decidir seu futuro, com eleições diretas, um novo governo popular e a convocação de Constituinte soberana. É vital romper a camisa de força do rentismo e da concentração de riqueza, reformar os sistemas financeiro e tributário. Só assim viabilizaremos o desenvolvimento econômico, social e cultural.

Essa tarefa é histórica e pressupõe superar os limites comprovados dos governos petistas -apesar dos avanços reformistas, ainda não transformamos as estruturas de nossa sociedade e do poder político.

Não há espaço para conciliação. É necessário, para o bem-estar social do país, dar fim à armadilha de uma falsa harmonia nacional e um ludibrioso salvacionismo contra a corrupção.

O horizonte das forças populares e de esquerda deve ir além das próximas eleições presidenciais, agora ou no próximo ano. Podemos até vencer, mas sem ilusões: sob quaisquer circunstâncias, nosso norte é o avanço no rumo de uma revolução política e social, democrática.

A meta é lutar, resistir e preparar um governo de amplas reformas. Sob a proteção de um novo pacto constitucional, originário das urnas, se a casa-grande voltar ao leito da democracia. Pela força rebelde das ruas, se nossas elites continuarem de costas para a nação.

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Cláudio Xavier

02/06/2017 - 15h09

Quem vai atirar a primeira pedra?

Cláudio Xavier

02/06/2017 - 15h05

É muito carismático

André Bogaerts

02/06/2017 - 13h18

E aí. Quando vão tratar da fala da Benedita da Silva, do grupo daquele pessoal democrata e tolerante, estimulando a luta armada e o derramamento de sangue

Eduardo De Melo Machado

02/06/2017 - 12h53

São os petralhas tão todos gagá, são os novos, são os velhos. Ah partidozinho amaldiçoado. Será que o 13?

Felipe

02/06/2017 - 09h31

Um país que qualquer coisa rasga sua constituição é um país fadado ao fracasso. Esse tipo de gente é irresponsável em propor algo do tipo. Estamos fartos de termos leis rasgadas, estamos fartos de reescrever constituições. Precisamos cumprir a que temos e PUNIR os responsáveis pelas práticas ilícitas. Isso sim!!!

Wanja Costa

02/06/2017 - 03h47

Esse presidiário não tem q dar pirado em lugar nenhum!

Napoleao Brito Segundo

02/06/2017 - 03h40

Devolve já!

Maria Jose Lima Dos Santos

02/06/2017 - 02h12

Ele tem direito de se expressar pois o presidente temer é mais.sujo que pau de galinheiro os ministérios todos corruptos.

Luis Fernando

01/06/2017 - 21h47

E desde quando esse velho ladão safado exige algo é só nesse lixo de País de merda.

Celso Ramos

01/06/2017 - 18h55

não dá para comentar isso !

Ronel Flores

01/06/2017 - 20h54

Que opinião tem um delinquente, deveria estar na cadeia como muitos POBRES AFRODESENDENTE. ……

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h50

    KKKKKKKKK… apresente as provas, ao Moro do PSDB corrupto, pois até agora só pagou mico… e até deu piti…

Célio Alvim

01/06/2017 - 19h25

Gatão.

Maria Augusta

01/06/2017 - 16h10

Zé Dirceu não perde o rumo. Sempre firme. Ave Zé Dirceu!

Jadiel Batista Vitor

01/06/2017 - 18h15

Bandido, ladrão, terrorista. Você e seu bando roubaram o erário, vai voltar para a cadeia e apodrecer lá!

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h42

    KKKKKKKK… apoiador do réu por incitação ao estupro de mulheres por aqui… gostam de viver na idade média… também é corrupto como o amigo Cunha corrupto… recebeu propina na lista de Furnas…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h42

    KKKKKKKKK… cade os “somos milhões de Cunha”… só tem uns que tem a cara de pau para dizer que não apoiaram o Cunha corrupto..

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h43

    KKKKKKKKKK… os ricos empresários, políticos, servidores públicos, são os que controlam o crime organizado, aqueles que vcs chamam de “cidadão de bem”…

    Jadiel Batista Vitor

    02/06/2017 - 01h44

    É você apoia um condenado a 22 anos de cadeia por corrupção. Ah, isso pode! E mais, apoia o hexa réu lLula.

    Francisco Souza

    02/06/2017 - 02h44

Rose Anjos

01/06/2017 - 17h38

Esses pilantras que estão no poder fazendo uma Nico Constituição? NEM PENSAR!!!

Rafael Rocha

01/06/2017 - 17h22

A única coisa que esse bandido deve pedir é oportunidade de delação pra entregar o Lula. #LULA2018………….NACADEIA

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h45

    KKKKKKKKKKK…. golpistas corruptos detonam a JBS, que teve um prejuízo enorme com a Operação Carne Fraca, e ela devolve com a delação do seu governo golpista corrupto… golpistas adoram se matar sozinhos…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h45

    KKKKKK… esquema da Odebrechet, nasceu na década de 1940… a PETROBRAS e FURNAS, na era FHC… todos administrados pela direita corrupta… chore golpista…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h46

    KKKKKKK… Moro deixou livre o doleiro Youssef, do PSDB corrupto… e também deixou o Cunha corrupto, enviar os R$ 235 milhões de suas contas par ao exterior…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h46

    KKKKKKKKK… cade os “somos milhões de Cunha”… só tem uns que tem a cara de pau para dizer que não apoiaram o Cunha corrupto..

Julio Senna

01/06/2017 - 16h00

Precisamos urgente de uma nova carta magna, uma carta tirando das mãos dos políticos, judiciário e militares o controle do país. Precisamos de uma constituição que coloque o povo no comando de todas as coisas. Não cabe chamar de democracia uma carta feira só para o capital especulativo em detrimento do povo. Não cabe mais uma carta aonde o povo é posto como maça de manobra e escrava do capital estrangeiro. Chega dessa democracia romana! Chega desses malditos “heróis” de terno, toga e uniformes! Chega dessa gentinha maldita, chega!!!

    HOCUS POCUS

    01/06/2017 - 13h49

    Defendo que a solução para o Brasil passa pela explosão da concentração de poder que hoje nos escraviza.O poder de decisão deve ficar perto das pessoas ,melhorando a qualidade de suas escolhas e fortalecendo a fiscalização dos NOSSOS EMPREGADOS,OS GOVERNANTES.
    Brasil é um país imenso com distintas realidades onde uma cambada de privilegiados faz uso e abuso do PODER DE DECIDIR.Um canetaço desses caras representa uma vida melhor ou pior para milhões de cidadãos ,É PODER DEMAIS na mão de uns poucos.A corrupção e esse imenso poder CAMINHAM JUNTOS.
    Fortalecer o poder administrativo dos municípios e Estados é o primeiro passo .Resulta imensamente mais eficaz que quem implementa o que foi decidido democraticamente esteja a um simples passo do cidadão comum para ser cobrado e fiscalizado.

Graça Melo

01/06/2017 - 15h47

Eleições diretas já, espera-se um Congresso renovado, os péssimos políticos devem ser expulsos pelo povo. Aí, sim, como a Constituição Federal está toda remendada, providenciar uma nova Constituição firme, coesa e que proteja o povo dá ira de empresários e de falsos políticos!

Elias Fernando Januario

01/06/2017 - 15h40

jose dirceu . mais ele nao roubou muita grana dos nossos impostos .

Francisco Junior

01/06/2017 - 15h23

Vocês são doentes! Kkkkkkkkkkkkk

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h56

    KKKKKKKKK… o teu governo golpista corrupto, deu anistia de R$ 1 trilhão a bancada escravocrata ruralista… porque vc não ajuda os teus amigos golpistas criminosos a pagar a dívida…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h56

    KKKKKKKK… inteligente é paulista que vota no PSDB corrupto, há mais de 20 anos e quase morreu de sede pela incompetência deles… e até resolveram roubar merenda escolar…

    Francisco Junior

    02/06/2017 - 02h24

    Meu governo?

Sérgio Nunes Fragoso

01/06/2017 - 15h21

Direta no Rabo dele!!!!

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h55

    KKKKKKKKK… o teu governo golpista corrupto, deu anistia de R$ 1 trilhão a bancada escravocrata ruralista… porque vc não ajuda os teus amigos golpistas criminosos a pagar a dívida…

Bruno Bevilacqua

01/06/2017 - 15h12

Esse pessoal que fala em nova constituinte é genial.
Conseguem imaginar uma nova Constituição sendo escrita pelos parlamentares eleitos na última eleição?
De onde esses gênios acham que sairão os constituintes?

Valdemar Reimberg

01/06/2017 - 14h54

Gente! Todos sabemos que o ativismo político está no sangue, principalmente em se tratando de José Dirceu, mas vamos poupa-lo. Deixem de usar a sua imagem, isso desperta a ira dos moro’s da vida e, acho que ninguém, do nosso lado quer vê-lo novamente preso, ou querem?

Gustavo Pacheco

01/06/2017 - 14h21

Kkk. Depois de condenado é reincidente, é muita cara de pau esse senhor ficar dando pitaco em política. Seu lugar é no xadrez. A vez dele acabou.

    Pyna Ceballos

    01/06/2017 - 15h22

    Esta no xadrez sem probas e o mundo sabe de isso…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h43

    KKKKKKKKKK… os ricos empresários, políticos, servidores públicos, são os que controlam o crime organizado, aqueles que vcs chamam de “cidadão de bem”…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h44

    KKKKKK… esquema da Odebrechet, nasceu na década de 1940… a PETROBRAS e FURNAS, na era FHC… todos administrados pela direita corrupta… chore golpista…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h44

    KKKKKKKKKKK…. golpistas corruptos detonam a JBS, que teve um prejuízo enorme com a Operação Carne Fraca, e ela devolve com a delação do seu governo golpista corrupto… golpistas adoram se matar sozinhos…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h44

    KKKKKKKKK… vc vivia defendendo o seu governo golpista corrupto… agora aguente o mico, golpista…

    Gustavo Pacheco

    02/06/2017 - 10h53

    Não defendo nenhum político. Não tenho canalha de estimação. A Odebrecht, a JBS e banqueiros nunca faturaram tanto como nos governos do PT.

Gustavo Salgado

01/06/2017 - 12h49

Na Venezuela? Em cuba? Kkkkkkk

Albaney Guedes Baylão

01/06/2017 - 12h44

E quem se importa com a opinião de um criminoso condenado?

    João Henrique Lopes

    01/06/2017 - 14h15

    os mesmos que se importam com a opiniao de nelson mandela, por exemplo

    Albaney Guedes Baylão

    01/06/2017 - 15h25

    Puts… Comparar Nelson Mandela e José Dirceu transcende a reverência religiosa…

    Jomar Almeida

    01/06/2017 - 15h26

    “E quem se importa com a opinião de um criminoso condenado?” Mandela foi criminoso condenado, por isso a comparação, ué. Ou não sabia?

    Pyna Ceballos

    01/06/2017 - 15h27

    Condenado sem probas, agora eu , vc e tods nos vamos pagar a Vultos indenizacao por danos morais e cívicas que foi colocado por alguém que queria muito fazer de nome e ficar famoso…

    Misael Eduardo Fernandes

    01/06/2017 - 17h56

    OS COXINHAS SÃO MUITO ESTÚPIDOS…KKKKKK

    Albaney Guedes Baylão

    01/06/2017 - 18h01

    Claro…. petralhas que veneram corruptos condenados por um STF onde a maioria dos juizes foi indicado pelo próprio PT é que são uns “jênios”…..

    Odete Maria Pottmaier

    01/06/2017 - 15h11

    A mim importa, e muito!!!!! José Dirceu é uma das cabeças privilegiadas da esquerda. Admiro muito este guerreiro, este lutador, que, apesar de tão injustiçado, continua firme na luta por um país mais justo, mais igualitário. Viva José Dirceu!!!!!

    Jomar Almeida

    01/06/2017 - 19h50

    Deixa eu ver se entendi: você está querendo dizer que os “corruptos do PT” deveriam ter indicado juízes que os defenderiam, assim como o Gilmar (indicado por FHC) defende o PSDB. É isso? Então os “corruptos do PT” não foram corruptos na hora de escolher os juízes e você critica isso porque defende corrupção, né?

    Albaney Guedes Baylão

    01/06/2017 - 20h21

    Não. Você não entendeu. A corrupção foi tanta que nem os juízes indicados pelo corrupto PT foram incapazes de absolve-lo. Mas não se preocupe. Eu sei que você tem dificuldade para entender, tanto que apoia o PT até hoje, eu te explico quantas vezes for necessário.

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h53

    Albaney Guedes Baylão KKKKKKK… Moro do PSDB corrupto acabou de livrar a mulher do Cunha da prisão…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h53

    Albaney Guedes Baylão KKKKKKKKK… apresente as provas, ao Moro do PSDB corrupto, pois até agora só pagou mico… e até deu piti…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h53

    Albaney Guedes Baylão KKKKKK… esquema da Odebrechet, nasceu na década de 1940… a PETROBRAS e FURNAS, na era FHC… todos administrados pela direita corrupta… chore golpista…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h54

    Albaney Guedes Baylão KKKKKKK… Moro deixou livre o doleiro Youssef, do PSDB corrupto… e também deixou o Cunha corrupto, enviar os R$ 235 milhões de suas contas par ao exterior…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h54

    Albaney Guedes Baylão KKKKKKKKKKK…. golpistas corruptos detonam a JBS, que teve um prejuízo enorme com a Operação Carne Fraca, e ela devolve com a delação do seu governo golpista corrupto… golpistas adoram se matar sozinhos…

Edson Molina

01/06/2017 - 12h41

Com que moral ele pede alguma coisa!

    Marcelo Guedes

    01/06/2017 - 13h36

    Com a moral de quem ROUBOU durante anos, dentro do Palacio do Alvorada.

    João Henrique Lopes

    01/06/2017 - 14h16

    a moral de um homem livre

    Misael Eduardo Fernandes

    01/06/2017 - 17h55

    CHOLA MAIS GOLPISTAS CANALHAS!

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h55

    Marcelo Guedes KKKKKKKKK… o teu governo golpista corrupto, deu anistia de R$ 1 trilhão a bancada escravocrata ruralista… porque vc não ajuda os teus amigos golpistas criminosos a pagar a dívida…

Bia Diniz

01/06/2017 - 12h41

Lorena Diniz

    Lorena Diniz

    01/06/2017 - 13h22

    Dirceu tem um passado lindo, revolucionário, lutou contra a ditadura militar. Espero que as acusações que foram feitas contra ele, não passem de uma mentira, seria muito triste um passado tão bonito ser manchado desse jeito.

    Lorena Diniz

    01/06/2017 - 13h22

    Mas sim, Dirceu, Diretas já!

    Bia Diniz

    01/06/2017 - 14h32

    Lorena Diniz Só achei lindo que ele não delatou ninguém, para a infelicidade de um certo juiz hahaha

    Bia Diniz

    01/06/2017 - 14h36

    Eu cresci vendo o Dirceu ser capa da Veja, ouvindo, de todos os lados, discursos contra a boa reputação dele. É como eu te disse, Lorena Diniz. Quero saber quem, de fato, é ou foi Dirceu. Estou pesquisando hahaha

Marcelo Guedes

01/06/2017 - 12h39

Pq este VERME CORRUPTO ainda esta solto??? Pq este CANALHA, que usou o Ministério para promover atos de corrupção, ainda pode FALAR ou ESCREVER alguma coisa, que não seja uma carta de dentro de uma cela?

    João Henrique Lopes

    01/06/2017 - 14h14

    pq nao tem provas, era só o moro querendo aparecer

    Marcelo Guedes

    01/06/2017 - 14h17

    João Henrique Lopes Vc é idiota ou se faz de? O Canalha foi CONDENADO no mensalão, no Petrolão repetiu o esquema criminoso….vai se tratar, doente mental.

    Jomar Almeida

    01/06/2017 - 15h23

    Condenado sem provas “não tenho prova cabal, mas a literatura permite”, lembra?

    Marcelo Guedes

    01/06/2017 - 19h15

    Jomar Almeida É verdade…o STF ta errado, o SERTO é vc, um idiota que acredita no Lula…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h47

    Marcelo Guedes KKKKKKKKK… cade os “somos milhões de Cunha”… só tem uns que tem a cara de pau para dizer que não apoiaram o Cunha corrupto..

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h47

    Marcelo Guedes KKKKKK… esquema da Odebrechet, nasceu na década de 1940… a PETROBRAS e FURNAS, na era FHC… todos administrados pela direita corrupta… chore golpista…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h48

    Marcelo Guedes KKKKKKK… Moro deixou livre o doleiro Youssef, do PSDB corrupto… e também deixou o Cunha corrupto, enviar os R$ 235 milhões de suas contas par ao exterior…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h48

    Marcelo Guedes KKKKKKK… Moro do PSDB corrupto acabou de livrar a mulher do Cunha da prisão…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h49

    Marcelo Guedes KKKKKKKK… inteligente é paulista que vota no PSDB corrupto, há mais de 20 anos e quase morreu de sede pela incompetência deles… e até resolveram roubar merenda escolar…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h49

    Marcelo Guedes KKKKKKKKKK… Doria, bibelo do PSDB corrupto de São Paulo…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h49

    Marcelo Guedes KKKKKKKKKK… golpista apoiando o bibelo do PSDB corrupto de São Paulo é hilário…

    Francisco Souza

    02/06/2017 - 02h43

    Marcelo Guedes

    02/06/2017 - 11h52

    Francisco Souza O PT dá merda para os seus apoiadores comerem e vc pensam que é chocolate….

    Francisco Souza

    02/06/2017 - 15h58

    Marcelo Guedes

Guto Rozestolato

01/06/2017 - 12h38

Ladrão safado, deveria estar na cadeia!!

    João Henrique Lopes

    01/06/2017 - 14h16

    tem alguma prova contra ele?

    Taxista Camilo

    01/06/2017 - 19h29

    Olha aí o advogado do Zé, Kkkkkkkkkkkk
    – Meu cliente diz não saber de nada!
    Então está absolvido…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h51

    Taxista Camilo KKKKKKKKK… apresente as provas, ao Moro do PSDB corrupto, pois até agora só pagou mico… e até deu piti…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h51

    Taxista Camilo KKKKKKK… Moro do PSDB corrupto acabou de livrar a mulher do Cunha da prisão…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h51

    Taxista Camilo KKKKKKKKK… vai um UBER ai…

Guto Rozestolato

01/06/2017 - 12h37

#BolsonaroPresidente2018

    João Henrique Lopes

    01/06/2017 - 14h16

    retardados é lá no mbl

      HOCUS POCUS

      01/06/2017 - 14h05

      não dá para levar a sério o admirador de um estuprador ,os imbecis como esse Guto são o lastro que a humanidade carrega.

    Guto Rozestolato

    01/06/2017 - 14h19

    João Henrique Lopes #BolsonaroPresidente2018

    Misael Eduardo Fernandes

    01/06/2017 - 17h55

    CHOLA MAIS COXINHAS CANALHAS! KKKK

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h56

    Guto Rozestolato KKKKKKKK… apoiador do réu por incitação ao estupro de mulheres por aqui… gostam de viver na idade média… também é corrupto como o amigo Cunha corrupto… recebeu propina na lista de Furnas…

    Andre Massao Noce

    02/06/2017 - 01h57

    Guto Rozestolato KKKKKKKKKK… PSC, colocou o bolsonaro na geladeira…

    Maria Jose Lima Dos Santos

    02/06/2017 - 02h06

    Bolsonaro e ditador quena época da ditadura colocava rato na vagina das mulheres ,estrupos , homofóbico e corrupto.

    Guto Rozestolato

    02/06/2017 - 02h30

    Maria Jose Lima Dos Santos prova !!!


Leia mais

Recentes

Recentes