Menu

Mais um dia de manipulação disfarçada de jornalismo na velha imprensa

Por Pedro Breier Duas matérias no site da Folha ilustram perfeitamente o que é a velha imprensa brasileira: uma verdadeira máquina de manipulação e propaganda neoliberal. A primeira, sobre a Venezuela, contém a fala de um economista que credita os problemas de abastecimento do país simplesmente à política de controle de preços, a qual “fez […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
A sabedoria popular

Por Pedro Breier

Duas matérias no site da Folha ilustram perfeitamente o que é a velha imprensa brasileira: uma verdadeira máquina de manipulação e propaganda neoliberal.

A primeira, sobre a Venezuela, contém a fala de um economista que credita os problemas de abastecimento do país simplesmente à política de controle de preços, a qual “fez com que os produtos mais simples subissem de preço”.

Nada sobre o caos político e econômico venezuelano provocado, em grande medida, pela oposição alinhada aos Estados Unidos.

Iraque, Líbia, Síria, Brasil e Venezuela. Países com importante produção de petróleo que passaram, nos últimos anos, por enormes agitações políticas, guerras (tradicionais ou híbridas) e derrubada de governos – a Venezuela ainda se segura. Os do Oriente Médio com ação direta dos EUA, os da América Latina com ação subterrânea mas evidente.

Diante desses fatos, discutir a situação da Venezuela sem falar no Tio Sam e sua sanha assassina por petróleo é deixar de fora simplesmente o ponto mais importante e aquiescer, como um belo vira-lata, ao velho imperialismo dos EUA.

A segunda matéria é a manchete do site da Folha neste momento, que se repete no Globo e no Estadão, sobre a queda do desemprego no Brasil (de 13,6% no trimestre encerrado em abril para 12,8% no trimestre encerrado em julho) puxada pelos empregos informais.

A Folha até informa que esses empregos pagam salários mais baixos, mas para por aí. Não desenvolve os vários problemas decorrentes disso, como a falta de recolhimento previdenciário, que prejudica a arrecadação do governo, e a precariedade dos postos de trabalho, sem as – agora combalidas – garantias da legislação trabalhista.

Obviamente a Folha não credita a situação calamitosa dos empregos no país ao absolutamente desastroso governo Temer, que aplica a genial estratégia econômica de cortar investimentos, vender nosso patrimônio a preços módicos e, assim, deprimir completamente a economia.

Defender o fracassado neoliberalismo, vá lá. O problema é fazer isso a partir de um oligopólio de mídia que ainda tem a pachorra de fingir-se neutro.

 

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Gustavo Horta

31/08/2017 - 14h46

“EU CHEGUEI MESMO A ACREDITAR… COMO PUDE ESTAR TÃO ERRADO?”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/08/31/eu-cheguei-mesmo-a-acreditar-como-pude-estar-tao-errado/

“…Minha geração fracassou e minha geração se acumpliciou com uma gente que apenas queria se apropriar do povo.

Não, não está errado não. A grande, enorme, quadrilha queria se apropriar das pessoas, manipulando seus corações e suas mentes. Ludibriando, corrompendo, pondo a tantos de quatro ou de bruços. E CONSEGUIU….”

Luiz Antônio

31/08/2017 - 13h24

Só lembrando: estamos já no 2º semestre, período que historicamente se contrata mais. Então de positivo, nada tem.

Maria França

31/08/2017 - 15h40

É o jornalista Valdo tentando dizer que a economia está crescendo!!!

Maria Carolina Brunow

31/08/2017 - 15h18

Quem neutro?A Mídia? Nunca! É neoliberal até….as últimas consequências ,como é o caso.

Cris Silva

31/08/2017 - 14h45

Rapaz, a situação é pior: estão é defecando!!!!


Leia mais

Recentes

Recentes