Menu

Reginaldo Lopes envia carta aberta a Antonio Palocci

Carta a Antônio Palocci Prezado companheiro Palocci, Em primeiro lugar, gostaria de dizer que, do ponto de vista humano, entendemos sua carta. Somos, como é de costume em nosso partido, solidários com o ser humano, principalmente quando este encontra-se sob tortura física ou psicológica. Pagamos inclusive, como você bem sabe, um preço alto por defendermos […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Carta a Antônio Palocci

Prezado companheiro Palocci,

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que, do ponto de vista humano, entendemos sua carta. Somos, como é de costume em nosso partido, solidários com o ser humano, principalmente quando este encontra-se sob tortura física ou psicológica. Pagamos inclusive, como você bem sabe, um preço alto por defendermos as bandeiras do direito, da constituição, e mesmo dos difamados direitos humanos, que no Brasil do retrocesso passou a significar “defesa de bandidos”, graças aos Bolsonaros que agora estão ao seu lado.

Do ponto de vista político e histórico, porém, apesar de entendermos o ser humano Palocci, nos decepcionamos é claro com o ser político, com o ser histórico. Nos decepcionamos com o que você poderia ter sido e não foi, com o que você poderia ter representado e não representou. Sem rancores, mas foi de fato uma decepção.

Não nos decepcionamos por você ter optado pela única saída que no curto prazo lhe devolveria a vida. Isso como dissemos, entendemos. Mas pela forma Palocci, pela forma.

Tentamos mesmo entender um companheiro que se curva à tortura. Mas é difícil entender um companheiro que aceita como condição para uma saída, invalidar toda sua vida, toda sua história, e com isto tentar comprometer todo o futuro de um país. Tudo em nome de benefícios próprios. A sua renúncia a tudo que ajudou a construir, auxilia os carniceiros do Brasil a continuarem o desmonte do futuro de todo uma nação. É claro que sabemos que não depende só de você, mas sabemos que tentam te usar como uma bala de prata para condenar o Brasil à escravidão, ao retrocesso, ao estado de submissão às grandes corporações financeiras que afinal, como você bem sabe, tem conduzido todos esses processos. Você tentar se tornar essa bala de prata Palocci, é o que realmente nos decepciona.

Ao ler sua carta, não identificamos ali suas palavras. Identificamos palavras de um marqueteiro, de um comentarista da globo ou de um “procurador Lava Jato”, ávido por fama e por destruir as conquistas sociais de todo um país. Afinal como você bem sabe, é disso que se trata. Afinal como você bem sabe, estamos falando não só da prisão de um ser humano, mas da condenação de todo um país que um dia, não só sonhou com a diminuição da desigualdade social, como virou exemplo para o mundo com realizações fantásticas.

Respondendo sua carta Palocci, Lula não é Deus para nós, e nosso partido não é uma seita. Lula é para nós no máximo um bom cristão. Um dos melhores que, aliás, andam por estas terras. E talvez justamente por ser um bom cristão siga o mesmo calvário do enviado filho de Deus, quando ousou clamar por uma sociedade mais justa e fraterna. Lula é perseguido como Jesus Cristo não por ser uma divindade, mas por condições limitadas da própria natureza humana, que passados 2017 anos de sua morte, continua a não entendê-lo, e continua a condenar os homens que falam em igualdade social. É disso que se trata como você bem sabe.

Nosso partido, como você bem sabe, não é e nunca foi uma seita Palocci. Você mais do que ninguém sabe que esse termo não é seu, e que sempre foi utilizado pelos tipos Bolsonarianos, Aecistas e afins, para invalidar um partido que foi responsável pela ascensão social de mais de 40 milhões de brasileiros que em nosso governo saíram da miséria. A utilização midiática do termo “seita do PT” é a melhor demonstração do quão pequeno você se fez para alcançar o benefício de uma delação encomendada.

Você sabe que essas palavras não são suas, como não é mais seu o sonho de construir um país melhor. Hoje, corre de braços abertos para quem há muito flerta; o mercado financeiro. Você concordou em trocar o futuro de todo um país por um benefício pessoal e tem agora como único sonho se tornar uma bala de prata. É isso que diferencia você de um ser humano do tamanho de Lula, que tem vários defeitos, mas não aqueles que você aponta.

O seu pagamento está a caminho Palocci. Em breve, tentar incriminar um homem que mudou a vida de milhares de pessoas e inspirou o mundo, lhe renderá liberdade e dinheiro. Não comparamos Lula a Jesus Cristo, mas inevitável comparar a sua atitude com a de um delator bíblico. Já naquela época usavam delatores e juízes para destruírem sonhos de um mundo mais justo. Isso parece ser da natureza humana e parece ter mudado pouco de lá pra cá.

Continuaremos como partido, acreditando em homens do tamanho de Lula, que nos inspiram a continuar acreditando em sonhos que por vezes se mostraram possíveis. Entendemos que nem todos tem tamanho – humano mesmo – para se sacrificar pelo outro, ou para se sacrificar por um país. Entendemos. Mas entendemos também cada vez mais o tamanho e a importância de um ser humano como Lula.

Que um dia você volte a se inspirar nas boas pessoas que andam por esse mundo. Você, de uma forma ou de outra, já esteve ao lado delas.

Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT-MG)

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Dirce

01/10/2017 - 05h34

????????????????????????????????????????????????maravilha de resposta à indignidade da “carta de Palocci”

grace agostini

30/09/2017 - 01h28

Quase perfeito, pois se esqueceu de mencionar brasileiros petistas como Zé Dirceu e Vaccari.

marcelo batista

29/09/2017 - 13h59

perfeito….continuo com o pt e com lula .

Marcos

29/09/2017 - 13h30

Quem é Reginaldo Lopes ??

Mauricio

29/09/2017 - 12h12

Quais verdades? Prove uma.

Jota One

29/09/2017 - 09h25

Uma bela carta, mas ela deveria ter sido escrita pelo PT.
O PT mais uma vez de omite, se acovarda diante dos inimigos.
Aliás, a última do PT diz tudo: defender seu arqui-inimigo, o Aécio.
Está muito difícil não desistir do PT.

    ari

    30/09/2017 - 11h49

    Permita-me discordar, mas o PT, em momento algum, defendeu o Aécio. No passado, tivemos o executivo cassando mandatos, hoje corremos o risco de termos o Judiciário fazendo o mesmo. Lembre-se que, à semelhança de 64, muita coisa está voltando. De forma diferente, sem dúvidas. A tortura, a repressão brutal, a censura, etc. Falta muito pouco, muito pouco mesmo para termos um presidente eleito por um congresso, como disse Requião, de canalhas. Aí então teremos chegado lá.

Mario Cordeiro Cordeiro

29/09/2017 - 08h59

Ao comentarista acima, quero dizer q tambem os sonhos sao de natureza inspiradoras ou não. Errar é do ser humano agora persistir subtraindo do q não é seu é crime e criminosos tem q pagar pelos seus atos. Mesmo q tenha sido na melhor da boa fé. Será q merecemos tal situação hoje do que nós é apresentado caro comentarista?

Nahum Pereira

29/09/2017 - 07h50

Linda e significativa carta. Caro Miguel, essa matéria ficou completamente sem data. Que tal acrescentar? Ainda dá tempo. Será um dado importante para pesquisas daqui a alguns anos!

João Carlos AGDM

28/09/2017 - 23h56

Meus amigos, não sou herói.
Na “justiça” de Cu Curitiba acontece de tudo. Nem sei o que.
Se eu estivesse nos paus de arara do pau mandado da Globo & CIA, a qual é pau mandado dos nossos inimigos internacionais (e nacionais0) eu diria até que minha (santa) mãe é tudo que eles querem que eu diga.
Brasil atual é isso aí…. MOros e Moros.
As coisas mais sórdidas e canalhas que se possa imaginar….

C.Poivre

28/09/2017 - 23h16

Em 2018 eles sairão da toca:

https://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/319771/O-Congresso-o-Brasil-e-dois-generais.htm

Se até um general da ativa (Leal Pujol, do comando militar Sul) está sugerindo que o povo demonstre sua insatisfação nas ruas, de forma “ordeira”, significa que nossas “lideranças” nacionais (exceto o ex-Presidente Lula) precisam passar o bastão para as verdadeiras lideranças, pois o que a nação mais almeja no momento atual é que líderes autênticos, de forma UNIFICADA, organizem a resistência popular nas ruas. O general tem razão, tem que ser de forma “ordeira”, ou seja, construída e organizada pelos que deveriam estar liderando os protestos, pois esta é a própria razão de existir de qualquer líder popular. Sumiram todas as lideranças sindicais, populares, sociais, partidárias na hora em que mais precisamos delas desde o fim da ditadura de 64, mas aposto que reaparecerão lépidos e fagueiros pedindo o nosso voto para eles ou para seus apaniguados em 2018.

baltazar pedrosa

28/09/2017 - 22h55

Não vejo nenhuma outra saída, se não levantarmos a bunda do sofá ,e FORMOS para luta armada,porque qualquer tentativa pela via legal nós é negado o direito do contraditório.Tudo que o Lula disser para tri-pé do golpe não servirá.Eles sabem muito bem o que estão fazendo, o MP a PF e STF,Viraram comitês do PSDB,só para fazermos uma pequena comparação da forma seletiva as quais o MP e a PF fazem, imagine se eles tivessem as provas que eles tem de Aécio cheirinho, Romero Jucá,do Gatinho angorá e do traíra do Michel,áudios de horas e mais horas descrevendo como iria fazer a tramoia,videos de malas de dinheiro,imagine se fosse com Lula,agora compare desproporção de tratamento,o imparcial de Curitiba não se interessa por pássaro do bico grande.podem gravar eles com as mãos na botija, que eles irão continuar livres, leves, roubando e soltos,claro que o produto do roubo estar sendo dividido em todos os poderes.

    Maria Aparecida Lacerda Jubé

    29/09/2017 - 11h30

    Só a divisão do botim pode explicar tanta proteção do judiciário e MP ao PSDB.

vera lucia mello nunes

28/09/2017 - 22h47

QUE PENA EU TENHO DE VOCE SEM NOME .
QUER DIZER QUE TUDO QUE ALI ESTA ESCRITO E MENTIRA?
E MENTIRA QUE O BRASIL PASSOU A SER RESPEITADO ?
E MENTIRA QUE O EX PESIDENTE TIROU MILHÕES DA POBREZA ?
CARACAS EU TENHO E PENA DE VOCÊ CASO SEJA VOCE UM SER HUMANO E NÃO UMA MAQUINA DO MBL.

vera lucia mello nunes nunes

28/09/2017 - 22h46

QUE PENA EU TENHO DE VOCE SEM NOME .
QUER DIZER QUE TUDO QUE ALI ESTA ESCRITO E MENTIRA?
E MENTIRA QUE O BRASIL PASSOU A SER RESPEITADO ?
E MENTIRA QUE O EX PESIDENTE TIROU MILHÕES DA POBREZA ?
CARACAS EU TENHO E PENA DE VOCÊ CASO SEJA VOCE UM SER HUMANO E NÃO UMA MAQUINA DO MBL.

C.Poivre

28/09/2017 - 22h29

Já que estamos falando em judiciário…

As relações promíscuas escancaradas entre banco e ministro da “suprema corte” só poderia ser mesmo no Brasil e o “ministro”(sic) só aquele de codinome ‘Beiçola’:

https://www.buzzfeed.com/filipecoutinho/exclusivo-bradesco-deu-desconto-milionario-em-emprestimo-a?origin=shp&utm_term=.gg389bGgY#.aj7YP02VA

Pedro

28/09/2017 - 21h27

Lula. ..se eu pudesse te ajudar a sair desse país. ..se refugiar em algum lugar …é o que faria…pelo respeito e admiração que tenho por você. ..infelizmente estamos esperando as coisas mudarem …a justiça vingar…mas os inimigos se avolumam. ..se aliam…não quero te ver sofrer mais. .do que está passando. ..você que é sem dúvidas o melhor presidente que o Brasil ja teve…e não só para pobres. ..
Aqueles que deveriam estar se mobilizando na sua defesa…vejo que PaTeticamente. ..misturando irresponsavelmente política com ética. ..estão preocupados em livrar o carrasco…é. ..o carrasco da democracia. ..o mineirinho. …o Aécio. ..da perda do mandato…é Lula. ..você não merece tamanha desconsideração. .. o Brasil não merece. …o PT … não te merece ….


Leia mais

Recentes

Recentes