Haddad e Dilma em Belo Horizonte

Globo afunda no ridículo para defender reforma trabalhista de Temer

Por Pedro Breier

13 de novembro de 2017 : 11h33

(Sintonia total nos ataques aos trabalhadores. Charge: Aroeira).

Por Pedro Breier

O editorial de hoje do Globo acrescenta ao cinismo e canalhice habituais da empresa dos Marinho uma dose cavalar de ignorância jurídica.

O jornal da família de milionários defende apaixonadamente, para variar, os ataques do governo Temer aos trabalhadores, como a reforma da Previdência e a trabalhista (esta entrou em vigor no último sábado).

O alvo é a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), que aprovou alguns enunciados, ou seja, propostas de interpretação da lei trabalhista, após debates e aprovação por mais de 600 juízes, procuradores e auditores (aqui a notícia no site da Anamatra).

A completamente tosca argumentação global é a seguinte:

Usam-se argumentos supostamente técnicos na tentativa de se explicar por que uma entidade de magistrados prega o descumprimento da lei, em nome da própria lei. Um insustentável posicionamento.

É certo que diferentes tribunais podem ter interpretações diversas. Mas não em questões indiscutíveis, já assentadas de forma clara na nova legislação. No pano de fundo desta espécie de “desobediência civil” de togados e similares — por certo, inédita — está a grande carga de politização que existe no meio.

No direito há o controle concentrado e o controle difuso de constitucionalidade. É a análise, feita pelo STF (no caso do concentrado) ou por qualquer juiz (no caso do difuso) da adequação de uma lei à Constituição Federal.

Se a lei contraria a Constituição deve ser considerada inconstitucional, tendo em vista que a Constituição é a lei maior do país e se impõe sobre todas as outras.

Afirmar que isso é “pregar o descumprimento da lei em nome da própria lei” é positivamente ridículo, como atestaria qualquer estudante do primeiro ano de direito.

A Globo, com sua arrogância característica, diz que tribunais podem até ter interpretações diversas, “mas não em questões indiscutíveis”. Só faltou listar quais são as questões “indiscutíveis”, para que os juízes não se atrevam a fazer o controle difuso de constitucionalidade em artigos da lei que agradem os Marinho.

O Globo chama, bizarramente, de “desobediência civil” a interpretação de uma nova lei à luz da Constituição e diz que o problema é a “politização que existe no meio”.

O problema do Brasil, na verdade, é a politização dos meios de comunicação, que são controlados com mão de ferro pela direita e são usados para pautar a agenda política e derrubar governos eleitos democraticamente.

A concentração midiática, aliás, é absolutamente inconstitucional, conforme o parágrafo 5º do art. 220 da Constituição: “Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio”.

Dá para entender por que a Globo prefere chamar controle de constitucionalidade de “desobediência civil”.

Pedro Breier

Pedro Breier, colunista d'O Cafezinho, é formado em direito mas gosta mesmo é de jornalismo. Nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

36 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Sérgio Olivastro

15 de novembro de 2017 às 08h36

Com a eleição de Lula achei que a elite poderia mudar mas vi que a história se repete quando as oportunidades vão para a classe pobre o poder econômico as elites alinhados as meios de comunicação bilionários não aceitam e manipulam através da dita democracia para mudar tudo
Mudar a favor dos ricos e retirar o povo da participação da economia
Povo bom é povo sem nada
Pra que carro ande de metro
Pra que avião vai de ônibus clandestino
Pra que faculdade faz curso técnico
Pra que hotel vai de faroleiro
Pra que emprego vai migrando

Responder

gustavo

14 de novembro de 2017 às 21h52

A programação da GLOBO é deplorável. Coisa para mentes imbecis. Como, lamentavelmente, a população brasileira nunca foi devidamente instruída, GLOBO deita e rola.

Responder

Jose Carlos lima

14 de novembro de 2017 às 08h03

Globo se entusiasma com lei que preve a proibicao de uso de celulares por trabalhadores

https://josecarloslima.blogspot.com.br/2017/11/novidades-do-brasil-sem-clt.html?m=1

Responder

Matilde Fonseca

14 de novembro de 2017 às 08h00

A Globo é a responsável nº 1 pela desgraça do país!
#GloboDitadura

Responder

    Maria

    16 de novembro de 2017 às 22h54

    Concordo!

    Responder

Luís Alberto Almeida

14 de novembro de 2017 às 04h52

Responder

Luís Alberto Almeida

14 de novembro de 2017 às 04h52

Responder

Eloiza

13 de novembro de 2017 às 20h12

Não mais mais palavras para expressar minha AVERSÃO a essa emissora e COMPANHIA LTDA

Responder

Mar

13 de novembro de 2017 às 19h33

Se quisermos reverter os efeitos do golpe, temos que acabar com globo. Se possível antes das eleições de 2018.

Responder

    Eloiza

    13 de novembro de 2017 às 20h14

    Também não VEJO outra saída.
    Como? Usar camiseta de protesto . Por que ficar somente aqui no blog é pouco.
    Precisamos ver como efetivar esse desmonte. Quebrar o bastião da família Marinho e outras , tão venenosas quanto.

    Responder

Ricardo Souza

13 de novembro de 2017 às 20h29

O Brasil está indo p buraco da Globo temer PMDB Psdb. O povo sem saída. A falta de educação q a direita nunca deu ao povo ontem taí o resultado hoje e amanhã vai ficar cada vez pior.so o povo pode mudar mas fica a ?.

Responder

ZeCarlos Cavalcanti

13 de novembro de 2017 às 19h47

…a globo é um sucursal da cnn, gestionada pela time life globo! Realmente, o Brazuka é um país de completos idiotas!!! Kct…

Responder

Replicante Seletivo

13 de novembro de 2017 às 19h38

Mal entrou em vigor esta nefasta modernização do sistema de trabalho escravo e já vemos exemplos pipocando em diversas frentes: Riachuelo “subempregando” imediatamente seus já mal-remunerados funcionários; Justiça já fazendo trabalhador indenizar seu “pobre” patrão, por ter reclamado seus parcos direitos; hospital já alterando folgas e remuneração de quem trabalha em feriados; e assim vai. Mais umas semanas e vamos sentir no ar o “cheirinho da chineização” do sistema de trabalho. Viva a modernidade!

Responder

Simon

13 de novembro de 2017 às 16h30

A rede esgoto é um lixo moral e intelectual.

Responder

    Renato Silva

    13 de novembro de 2017 às 17h47

    Que tipo de lixo é o petê ? Um lixo cheirosinho ?

    Responder

      Rosali Cantlin

      15 de novembro de 2017 às 00h29

      Não, querido. Cheirosinho é o PSDB do Aecinho cheirador.Já comeu sua poção de alfafa hoje?

      Responder

    Eloiza

    13 de novembro de 2017 às 20h21

    E a TROPA, melhor dizendo, a manada que a assiste é tão VIL quanto.
    Aqui nós temos, aqueles de má fé, talvez, até MAL PAGOS, para tentar enfiar ´’ guela” abaixo do povo que a REDE ESGOTO é confiável e temos, de fato, os desavisados.

    Responder

José Claudio dos Santos

13 de novembro de 2017 às 15h55

O que esperar da Globo? Somente essa pobreza intelectual e ética.

Responder

    Renato Silva

    13 de novembro de 2017 às 17h21

    No petê estão sobrando riqueza intelectual e ética. Na cadeia , condenados por corrução, os intelectuais e éticos petistas devem estar ensinando boas maneiras aos colegas de cela !

    Responder

      Rosali Cantlin

      15 de novembro de 2017 às 00h32

      E na sua cabeça está faltando neruônios. Eu ia lhe sugerir estudar um pouco mas com dois neurônios é difícil, né?

      Responder

Renato Silva

13 de novembro de 2017 às 15h35

Gostaria que alguém me apresentasse algum petista e/ou esquerdista que empregue só uma dúzia de pessoas e que venha defender a legislação trabalhista antes da reforma. Vai ser difícil encontrar petista/esquerdista que gere empregos !

Responder

Maria Fernanda Silva Montes

13 de novembro de 2017 às 16h24

Mas o povo continua assistindo a Globo, não se dá conta que o Brasil está afundando.

Responder

none

13 de novembro de 2017 às 14h02

povo reclama enche o saco e depois vai ver a novelinha.

Responder

Paulo César Alves

13 de novembro de 2017 às 14h25

TOMA GALERA KKKKKKKK GENTE EU NUNCA GOSTEI DESSES NOSSOS POLÍTICOS, O CLASSE….

Responder

Nivaldo Pereira

13 de novembro de 2017 às 14h16

A globosta é um câncer para democracia

Responder

Maria Lucia

13 de novembro de 2017 às 14h03

NOTA OFICIAL DE DILMA EM REPÚDIO AO JORNALIXO DA GLOBO:

“O jornalismo de guerra promovido contra mim e o presidente Lula é a prova de que a escalada autoritária contaminou radicalmente os formadores de opinião pública, como Merval Pereira, que hoje sugere, no Globo, a minha prisão.

A cobertura das Organizações Globo, defendendo o justiçamento de adversários políticos, quer substituir o Judiciário e todas as demais instâncias operadoras do Direito, pelo escândalo midiático. Julgam e condenam. Buscam se constituir numa espécie de poder judiciário paralelo sem as garantias da Justiça, base do Estado Democrático de Direito. Fazem, assim, verdadeiros linchamentos, tentando destruir a biografia e a imagem de cidadãos e cidadãs. Nesse processo, julgam sem toga e promulgam sentenças sem direito de defesa.

Ferem de morte a liberdade de imprensa pois não respeitam a diversidade de opinião e a justiça. Selecionam alvos e minimizam malfeitos. Seu único objetivo é o maior controle oligopólico dos meios de comunicação, para impor um pensamento único: o seu. Em outros tempos, em outros países, tais práticas resultaram na perseguição política e na destruição da democracia levando à escalada da violência e do fascismo.

Não adianta a intimidação. NÃO VOU ME CURVAR diante dessas ameaças e muito menos do jornalismo de guerra praticado pela Globo. Nem a tortura me amedrontou.

Repito o que tenho dito, dentro e fora do país: o Golpe de 2016 não acabou. Está em andamento. Não foi contra o meu governo, apenas. Foi contra o povo brasileiro e o Brasil. Está sendo executado todos os dias pela Globo, pelo governo golpista e todos que tentam desesperadamente consolidar o Estado de Exceção e a destruição de direitos.
Não vão me calar!”

Dilma Rousseff

BRAVO BRAVO BRAVO !!!! Essa é a verdadeira presidente do BRASIL, não vamos – juntos e juntas – , nos curvar diante dos Canalhas, dos Covardes e Hipócritas que assaltaram o poder!!!! GOLPISTAS DE MERDA – estão nus e já não conseguem esconder o LIXO que são!!!!

#DesligaOGolpeDesligaEssaMERDA
#ContinuamosJuntas
#MulheresComDilma

Responder

John Kennedy Ribeiro

13 de novembro de 2017 às 14h02

A GLOBO É UM CÂNCER UM TUMOR MALIGNO QUE TEM QUE SER EXTIRPADO

Responder

Rh Pecanha

13 de novembro de 2017 às 13h41

alguma dúvida que a GLobo representa o atraso? O que dá emprego é desenvolvimento, não entregar as riquezas para multinacionais, que pagam a GLobo para fazer a propaganda. A Globo é inimiga do Brasil. Sempre foi.

Responder

Luiz

13 de novembro de 2017 às 11h39

Ou destruímos a globo ou ela vai continuar na sua louca cavalgada de transformar o Brasil em colônia dos EUA e em uma terra sem lei, como já estamos caminhando. O próximo presidente democraticamente eleito em 2018 tem a obrigação moral e constitucional de cassar todas as concessões de rádio, jornal e tv e abrir processo licitatório, proibindo que os atuais detentores dos direitos de exploração participem. Ou é isso, ou seremos escravos.

Responder

    Adriano

    13 de novembro de 2017 às 12h28

    Correto, é isso mesmo !

    Responder

    MArcelo

    13 de novembro de 2017 às 13h13

    Comentário irretocável. Uma premissa para um Brasil melhor, ou o Brasil acaba com a Globo ou a Globo acaba com o Brasil. E todos os envolvidos nessa mídia podre devem ser julgados e condenados pelos crimes hediondos que cometeram.

    Responder

    Ruy Acquaviva

    13 de novembro de 2017 às 13h36

    Apoio integralmente. A Globo é incompatível com a democracia e é o principal inimigo do povo e da nação brasileira.

    Responder

      Renato Silva

      13 de novembro de 2017 às 15h38

      Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Lula, Marcola, Fernandinho Beir-Mar, Geddel Vieira também acham que a Globo é incompatível com a democracia !

      Responder

        Marcelo Yano

        13 de novembro de 2017 às 18h26

        EUA, Reino Unido também acham que a Globo é incompatível com a democracia. Lá a legislação impede a concentração da mídia em poucas empresas, porque isso é incompatível com a democracia e com a pluralidade da mídia. Ou seja, lá a legislação impede que um monstro como a Globo seja criado.

        Responder

      Eloiza

      13 de novembro de 2017 às 20h27

      Concordo contigo plenamente.
      A população precisa falar sobre isso diariamente, nas escolas, dentro de casa com nossas famílias, nas redes sociais. É preciso guerra contra essas emissoras descompromissadas com a informação.

      Responder

    Eloiza

    13 de novembro de 2017 às 20h23

    Concordo contigo plenamente.
    A população precisa falar sobre isso diariamente, nas escolas, dentro de casa com nossas famílias, nas redes sociais. É preciso guerra contra essas emissoras descompromissadas com a informação.

    Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com