Menu

Professoras gravam vídeo em frente ao escritório de amigo de Moro

No Sul 21 Maria Isabel Papaterra Limongi, professora de Filosofia Política Moderna, e Viviane de Castilho Moreira, professora de Filosofia Grega Antiga, na Universidade Federal do Paraná. (Reprodução/Facebook) O que vale para a mãe de amigo de Moro não vale para Lula, questionam professoras de Filosofia da UFPR Por Marco Weissheimer Duas professoras de Filosofia […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No Sul 21

Maria Isabel Papaterra Limongi, professora de Filosofia Política Moderna, e Viviane de Castilho Moreira, professora de Filosofia Grega Antiga, na Universidade Federal do Paraná. (Reprodução/Facebook)

O que vale para a mãe de amigo de Moro não vale para Lula, questionam professoras de Filosofia da UFPR

Por Marco Weissheimer

Duas professoras de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) gravaram um vídeo, em frente ao escritório do advogado Carlos Zucoloto, em Curitiba, afirmando que a democracia brasileira está sendo ameaçada pelo uso impróprio da Justiça e dizendo porque viajarão para Porto Alegre no dia 24 de janeiro, quando ocorrerá o julgamento do ex-presidente Lula, no Tribunal Regional Federal da 4a. Região.

Professora de Filosofia Política Moderna, Maria Isabel Papaterra Limongi, lembra que um dos pilares da democracia moderna é a separação entre os poderes, princípio que estaria sendo atropelado no Brasil pela interferência indevida do Judiciário na esfera da política. “O que a gente tem observado no Brasil é uma interferência muito grande do Judiciário sobre o jogo político. Um dos presidenciáveis está sendo julgado aqui em Curitiba por supostos ilícitos e esse julgamento é bastante polêmico, pois está ocorrendo sem provas. O resultado dessa disputa pode ser a retirada de um dos presidenciáveis da disputa eleitoral, o que é bastante grave. É uma capacidade de interferir no jogo político muito grande do Judiciário”, afirma.

Professora de Filosofia Grega Antiga da UFPR, Viviane de Castilho Moreira, explica no vídeo o porquê do mesmo ter sido gravado em frente ao escritório de Carlos Zucoloto. “Carlos Zucoloto é um advogado muito amigo do juiz Sérgio Moro. Foi padrinho de casamento dele e ex-sócio da esposa de Sérgio Moro. Zucoloto foi acusado por um ex-advogado da Odebrecht, Rodrigo Tacla Durán, na CPI da JBS, de negociar vantagens para que ele fizesse uma delação premiada na Lava Jato. Ele também acusou o Ministério Público Federal. Essas denúncias sequer foram mencionadas no relatório da CPI da JBS”.

Além disso, Viviane de Castilho aponta um segundo caso envolvendo a mãe de Zucoloto, que foi beneficiada em um julgamento na Justiça Federal no Paraná, que foi confirmado no TRF4 em Porto Alegre. “A razão na qual se baseou o tribunal foi que a propriedade de um imóvel era da pessoa em cujo nome esse imóvel estava registrado. Isso valeu para a mãe do amigo de Sérgio Moro, então é natural, até por uma questão de jurisprudência, um princípio fundamental do Direito, que valha também para o julgamento que vai acontecer em Porto Alegre no dia 24 de janeiro”. Sem jurisprudência, acrescenta Maria Isabel Limongi, o Direito não é imparcial, pois ele se baseia justamente no princípio de julgar todos os casos segundo uma mesma regra.

As duas professoras lembram ainda a recente decisão da juíza Luciana Correa Tôrres de Oliveira, da 2ª Vara de Execução e Títulos no Distrito Federal, que determinou a penhora dos bens da OAS, entre lês, o polêmico triplex no Guarujá, atribuído por Sérgio Moro ao ex-presidente Lula. “Isso nos preocupa muito e achamos que não está sendo apurado com a devida transparência. É em nome disso que estamos indo a Porto Alegre para acompanhar de perto esse julgamento, preocupadas que estamos com os rumos da democracia brasileira”.

Editoria: Tá na Rede
Palavras-chave: Carlos Zucoloto, filosofia, Lava Jato, Lula, Rodrigo Tacla Duran, Sérgio Moro, TRF4, UFPR

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Apolonio wandenwalski

14/05/2023 - 20h16

Elas são esquisitas…

Mauro D.

17/01/2018 - 17h13

Quem assiste e lê (Glo) bosta todo dia, só pode falar merda.

    Zenio Silva

    18/01/2018 - 09h17

    Pior que falar Mauro é pensar merda!!! Coisa comum na assistência da globo…

Eloiza Augusta

17/01/2018 - 16h18

Belas mulheres e , hoje, com certeza representam boa parte das mulheres brasileiras. Caráter, inteligência, independência isso sim são adjetivos que acrescentam a , nós, mulheres brasileiras. O “resto” é trivialidade. Importante mas não essencial.

aquino jorge

17/01/2018 - 08h50

NÃO SE PODE RESPEITAR MULHERES QUE NAO TEM ASEIO PROPRIO…
MULHERES DEVEM LAVAR E PENTEAR OS CABELOS..

DEVEM SER HOME E MULER…

BOM FILOSOFAS… VÃO CONTAR HISTORIA LA PROS NOIA SEUS ALUNOS OK.
ALEM DE UM BANHO.

    Zenio Silva

    18/01/2018 - 09h22

    O que te leva a pensar que essas professoras não tomaram banho, será pelo fato de não estarem no figurino Ana Maria Braga ou, quem sabe, da Angélica?!
    Precisas melhorar teus argumentos, não é pela via da desqualificação que vais convencer! Certamente não sabes que isso aí do banho é a falácia mais comum entre os com déficit de cognição!!!

a.ali

17/01/2018 - 00h09

que aula, hem coxaiada?
tod@s em porto alegre, dia 24!
E VIVA A DEMOCRACIA….

Walter Pastori da Fonseca

16/01/2018 - 18h48

MUITO BEM JUIZA MOSTRA PROS CORVOS COMO SE COMPORTA UM JUIZ A SENHORA NAO PRECISA DA ENTREVISTA PRA MIDIA NEFASTA PORQUE A SENHORA TRABALHA COM PROVAS NAO COM IDEOLOGIA MUITO MENOS POR CONVICÇÃO.CHICO BUARQUE COMPOS UMA MUSICA QUE TINHA UMA FRASE LAPIDAR MIRENSE NO EXMPLOS DAQUELAS MULHERES DE ATENAS FAÇO UMA SUJESTAO A TODOS OS JUIZES DO PAIS MIRENSE NA SENHORA.


Leia mais

Recentes

Recentes