Menu

Defesa de Lula responde a ataques sórdidos da Procuradoria

(Foto: Jorge Araújo/ Folhapress) O mau caratismo da Procuradoria é inacreditável. Descartam a palavra de João Vaccari, único elo apontado entre Leo Pinheiro e Lula, e ficam apenas com a palavra de Leo Pinheiro, que testemunhou sem compromisso de dizer a verdade e não apresentou uma prova. A sordidez dos acusadores de Lula não tem […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Jorge Araújo/ Folhapress)

O mau caratismo da Procuradoria é inacreditável. Descartam a palavra de João Vaccari, único elo apontado entre Leo Pinheiro e Lula, e ficam apenas com a palavra de Leo Pinheiro, que testemunhou sem compromisso de dizer a verdade e não apresentou uma prova.

A sordidez dos acusadores de Lula não tem limites. Contra ele, vale tudo. Em favor dele, não vale nada.

***

No Estadão, diário oficial da Lava Jato

Advogados do ex-presidente entregam manifestação ao Tribunal da Lava Jato em que rechaçam e repudiam afirmações da Procuradoria Regional da República da 4.ª Região

A defesa do ex-presidente Lula rechaçou e repudiou ‘com veemência e indignação’ a acusação da Procuradoria Regional da República da 4.ª Região (PRR4). O procurador regional Mauricio Gerum acusou os advogados do petista de ‘má-fé processual’ na segunda-feira, 19.

Após apresentar um embargo de declaração contra o acórdão que condenou o petista, a defesa de Lula entregou documentações, que, segundo os advogados, seriam ‘relevantes’ para o julgamento do recurso e poderiam levar à absolvição do ex-presidente: uma carta manuscrita em que o ex-tesoureiro João Vaccari Neto nega as declarações do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, um depoimento de um ex-diretor da Odebrecht e vídeos sobre “cooperação jurídica entre o Brasil e os Estados Unidos sem a observância dos canais oficiais”.

Na avaliação da Procuradoria, os novos documentos teriam ‘o propósito de retardar o julgamento dos embargos de declaração’.

Lula foi condenado em janeiro a 12 anos e um mês de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro, pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), no caso triplex. O petista aguarda a análise de seu recurso contra o acórdão da Corte de apelação da Operação Lava Jato.

Ao Tribunal, os defensores do ex-presidente afirmaram que ‘se deslealde e má-fé processual ocorreram, não foram exatamente da parte da defesa’. Os advogados classificaram a acusação do Ministério Público Federal como “rebarbativas, impróprias e descabidas considerações”.

“Mostra-se audaz em classificar como ‘falta de lealdade processual’ e ‘abuso’ defensivo o singelo fato de a defesa trazer aos autos três (3) provas novas que surgiram a posteriori, que apontam para a inocência do embargante (Lula) e também para a nulidade de todo o processado”, reagiram os advogados. “Essa tentativa de seja lá o que for jamais será aceita pela defesa, que a repele”

Os defensores de Lula afirmaram que a manifestação do procurador é “marcada de inconformismo” e também “propõe censura ao exercício amplo do direito constitucional de defesa”.

“A verdade é que, sem encontrar qualquer elemento para desqualificar a relevantíssima e impressionante prova trazida aos autos a respeito da utilização de procedimentos à margem do sistema oficial para construir e instruir o caso do ex-presidente Lula, se usou e abusou do ataque à defesa técnica”, afirmam os advogados.

“Consignada a surpresa da defesa com tão despropositada reação acusatória, registra-se neste feito, para os anais e para a História que não se pode mesmo. esperar da parte que busca sempre e sempre a punição, ainda que agindo como custos legis, a exaltação ou, pelo menos, respeito legal ao sagrado e constitucional direito à liberdade. De tal fonte não exsurgiu, também aqui, a reverência à liberdade que se defende. Por isso que o ovo e a ave guardam sempre a necessária correlação!”

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Mirko Kraguljac

21/03/2018 - 12h14

É fascismo em ação – se a gente deixa passar, amanha judiciário fascistoide vai colocar gente no campo de concentração!

Ilma Cordeiro de Macedo

21/03/2018 - 11h03

Se fazem isso com Lula, imagine o que fazem com o povo comum. Tem até um delegado do Rio Grande do Sul que mandou prender algumas pessoas pobres ,
acusadas de matar e esquartejar crianças dizendo que ele teve uma “visão”. já não bastam as “Não tenho provas mas a literatura me permite condenar”. Um judiciário que chega a esse ponto não tem a menor condição de fazer justiça a quem quer que seja.

Luiz Felipe

20/03/2018 - 23h45

E essa OAB Golpista? Nada? Também, esperar o que?

HOCUS POCUS

20/03/2018 - 17h42

RIO GRANDE DO SUL ,TERRA DE CORONÉIS E DO CONSERVADORISMO MAIS REACIONÁRIO DO BRASIL.
A MAÇONARIA CORRE SOLTA PELAS TERRAS DE LÁ,ELES SERVEM OUTROS INTERESSES NÃO OS DO BRASIL.

    Luiz Carlos P. Oliveira

    21/03/2018 - 07h54

    Rio Grande do Sul? A justiça daqui segue a do Paraná, que segue a de São Paulo, onde tucanos fazem o que querem e nunca foram nem processados. São Paulo fez escola…


Leia mais

Recentes

Recentes