Menu

Clacso: Decisão do STF põe o Brasil no caminho da tirania

Ilustrada com uma foto de uma senhora empunhando um cartaz onde se lê “golpe nunca mais”, e sob um título forte, a Clacso, uma das mais prestigiadas instituições de pesquisa em ciências sociais da América Latina, divulgou há pouco um texto, em sua página, em que protesta contra a decisão do STF de negar habeas […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Ilustrada com uma foto de uma senhora empunhando um cartaz onde se lê “golpe nunca mais”, e sob um título forte, a Clacso, uma das mais prestigiadas instituições de pesquisa em ciências sociais da América Latina, divulgou há pouco um texto, em sua página, em que protesta contra a decisão do STF de negar habeas corpus a Lula.

***

Na página da Clacso

Clacso – Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales

Brasil no caminho da tirania

• Recusamos a manobra inconstitucional da suprema corte que nega o direito que Lula tem de não ser preso até que seja condenado em última instância.
• Recusamos a intervenção golpista e fascista do comandante do exército brasileiro que ameaçou com “Restabelecer a ordem” no caso de Lula não ser preso.
• Rejeitamos a prepotência e a impunidade da rede globo e dos meios de comunicação que sempre têm a realidade para alcançar os seus interesses económicos e políticos.
• Recusamos o Michel Temer e a todos os políticos golpistas, reaccionários e corruptos que conduzem o Brasil pelo irreversível caminho da tirania.
• Rejeitamos os grupos evangélicos e pentecostais que, blindado em um uso desprezível da fé, roubam, enganam e humilham os mais pobres, tratada.
• Estamos convencidos que por trás do golpe para a democracia no Brasil se encontram, além dos grupos de poder e das elites brasileiras, o governo dos Estados Unidos e os interesses económicos de multinacionais que saquearam e continuarão saqueando os bens e as riquezas. Que pertencem ao povo brasileiro.
• Estamos convencidos de que, se não nos mobilizamos para o impedir, a lição de tirania que hoje ministra o Brasil se espalhará por toda a América Latina. Já passámos por momentos semelhantes. Voltaremos a viver, se não impedirmos este brutal atropelo à democracia.

Clacso estará onde sempre esteve nos seus 50 anos de história: do lado dos pobres, dos e das que se mobilizam em defesa da democracia, do lado da luta pela defesa dos direitos humanos, a justiça social. E a igualdade. Do lado do futuro, contra esta vanguarda do atraso que nos conduz à barbárie e à opressão.

Não à fraude no Brasil.
#LulaLibre #LulaLivre

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sebastião Farias

06/04/2018 - 00h25

Parabenizo este site e o autor dessa matéria, pela qualidade do texto e a instrutiva explanação de tão importante assunto, para a nação brasileira.
Como brasileiro, estou envergonhado pelo pelo que assistimos pela TV, onde, Ministros da mais alta corte de justiça de nosso país, trataram, como mostrou o resultado de empate de 5 x 5, na votação do mérito do tema em questão, e que para eles, guardiões da CF, deveria ser uma análise e decisão de fácil solução, por se tratar de peça constitucional , para eles, básica mas não, predominou ao que parece, os juízos de valor pessoal década um, ficando em segundo plano, a própria CF.
No entanto, foi positivo,, pois mostrou que, tudo que estava nas trevas, veio à luz.
A presunção de inocência de todos os cidadãos brasileiros , pois todos são iguais conforme a C F ( o mérito do Artigo 5° e seu Inciso LVII da Constituição Federal em discussão dia 04.04.2018 – por favor, para que não haja mal entendido, leia in loco, na CF), nos diz que a liberdade das pessoas são regras, não excessões, não é isso que 06 dos 11 Ministros do STF pensam ou entendem, infelizmente. Leia a posição e voto, de cada Ministro, compare cada uma, com o que dispõe a CF no ART. 5° e seu Inciso LVII e, com que você entende por seus direitos. Após isso, faça seu juízo de forma justa, sobre a ética de cada Ministro.
Serviu também, para calar os faladores e acusadores dos governos petistas que, viram que 60% dos 05 votos favoráveis ao texto constitucional, serem de Ministros não indicados por eles.
Cabe-nos, como cidadãos, concluirmos que, a democracia e a justiça imparcial no Brasil, depois disso que se viu, têm que serem reconquistadas de novo, pelo povo nas ruas.
Acreditem, apesar disso, Deus está com o Brasil é seu povo.
Paz e bem.

Leon

05/04/2018 - 17h24

Exelente artigo do Brasil Wire
http://www.brasilwire.com/dont-call-it-brazilgate/

Cícero Costa

05/04/2018 - 17h05

Ao entregar Lula aos inquisidores e justiceiros da lava jato, o STF contempla interesses privados, em detrimento do interesse público; privilegia as elites nacionais e o capital financeiro, em prejuízo de milhões de brasileiros que pedem a volta do Lula ao Planalto.

O Judiciário não merece o meu respeito, eis que perdeu a pouca credibilidade de que ainda desfrutava junto à opinião pública; e o responsável pelo estado de decadência moral e ética em que se acha mergulhado o poder judiciário brasileiro é justamente o STF, que há muito tempo deixou de ser guardião da Constituição Federal para se tornar um subserviente das classes dominantes.

Não há dúvidas de que o Excelso Pretório sai desse julgamento ainda mais apequenado e desmoralizado do que já tem sido.

Essa composição atual do STF é a página mais suja, triste e iníqua da história do Judiciário nacional.

Que respeito se pode ter por um supremo tribunal que obedece à uma emissora de televisão para pautar ou deixar de matérias relevantes que impactam a vida de todos nós??!!

Até quando se verá a Globo mandando, e o stf obedecendo ??!!

Como respeitar uma Corte Suprema que, diante dos abusos e arbitrariedades praticados por seus juízes rebeldes, que julgam e condenam ao arrepio da lei, queda-se inerte por conveniência política ou omissão ??!!

Não existe, em nenhum outro lugar do mundo, uma Corte de Justiça Suprema tão achincalhada, apequenada, desmoralizada e covarde quanto o supremo tribunal federal brasileiro.

Em nenhuma outra nação da Terra, a Justiça atua de joelhos diante de uma emissora de televisão !! Só aqui no Brasil !! Até quando ??!!

Régis

05/04/2018 - 17h02

Não basta impedir Lula de se candidatar, os fascistas raivosos espumam pela boca e exigem a humilhação pública, de um filho legítimo desta terra chamada Brasil. Pouco importa se o pré sal agora é para benefício total das petroleiras privadas anglo-americanas cujos donos são os maiores banqueiros do mundo que controlam boa parte da grande mídia mundial. Eles permanecem bem ocultos pela grande midia, longe do ódio facínora e burra dos fascistas.

Carlos Roberto Honorio da Silva

05/04/2018 - 16h05

Um ministro de um Tribunal Superior tem que ser incorruptível e destemido. Não foi isso que se viu. O que se presenciou foram ministros procurando desculpas incabíveis para pisotear a letra da lei, uma cláusula pétrea. ACOVARDADOS, com a ressalva aos que se comportaram dignamente. A partir de “DOMÍNIOS DO FATO”, “CONVICÇÕES” e INTERPRETAÇÕES que na verdade significam exatamente o o posto do que está na lei, fica o cidadão Brasileiro com um sentimento de desamparo. Ciente de que se quiserem pega-lo basta que se arranje uma desculpa qualquer e se interprete a lei de acordo com a sua convicção particular. No Brasil de hoje os Juízes fazem as leis. O Congresso a partir dai não serve mais para nada.

Pedro Cândido Aguarrara

05/04/2018 - 15h18

Viola a dignidade da pessoa humana e outras garantias fundamentais a denegação do habeas corpus ao ex-presidente Lula pelo STF após a maioria dos Ministros da Corte terem manifestado no Plenário entendimento favorável à interpretação da garantia da presunção de inocência (CF art. 5º, XVII) tal como defendida nessa ação constitucional. A defesa irá tomar todas as medidas legalmente previstas para evitar que a antecipação da pena imposta automaticamente pelo TRF4 seja executada, porque é incompatível com a Constituição Federal e com o caráter ilegal da decisão que condenou Lula por crime de corrupção baseado em “atos indeterminados” e sem a comprovação de qualquer solicitação ou recebimento de vantagem indevida. A condenação imposta a Lula desafia a jurisprudência dos Tribunais Superiores e também os precedentes das Cortes Internacionais de Direitos Humanos, seja porque baseada fundamentalmente na palavra de corréu, seja porque imposta em um processo marcado por grosseiras nulidades, seja ainda porque incompatível com a descrição legal dos crimes atribuídos ao ex-Presidente pela acusação. Por isso temos a firme expectativa de que essa condenação será revertida por um órgão justo, imparcial e independente.


Leia mais

Recentes

Recentes