Menu

Luis Felipe Miguel desmascara Agência Lupa

No Jornal GGN Checando o fact checking da Folha, por Luis Felipe Miguel Checando o fact checking da Folha por Luis Felipe Miguel DOM, 08/04/2018 – 11:46 Na lamentável cobertura da Folha, hoje, sobre a prisão de Lula, há um box em que a “Agência Lupa” destaca “Três dados falsos e três verdadeiros ditos por […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No Jornal GGN

Checando o fact checking da Folha, por Luis Felipe Miguel

Checando o fact checking da Folha

por Luis Felipe Miguel
DOM, 08/04/2018 – 11:46

Na lamentável cobertura da Folha, hoje, sobre a prisão de Lula, há um box em que a “Agência Lupa” destaca “Três dados falsos e três verdadeiros ditos por Lula”.

Ha tempos, Afonso Albuquerque tem dito que o fact checking é a maior fake news. De fato, há um poderoso reforço à ideia de que a “realidade” é uma coleção de fatos “objetivos”, independentes da narrativa que os organiza, e portanto que o jornalismo “imparcial” apresenta a seus leitores nada menos que a verdade.

Quais são as três “mentiras” de Lula, de acordo com a Lupa? Ele disse que os votos na Suprema Corte dos Estados Unidos não são publicizados, mas isso representa “a minoria dos casos, cerca de 10%”. Ele disse o Brasil foi o último país do mundo a ter universidade, mas Angola, Etiópia e Arábia Saudita estão atrás de nós e, na verdade, o Brasil foi só o último país da América do Sul a fundar uma universidade. Ele disse que foi o único presidente sem diploma universitário de nossa história, mas Café Filho, que ocupou o cargo por 14 meses após o suicídio de Getúlio, só tinha curso superior incompleto.

Com as “verdades”, é pior ainda. A Lupa transforma a afirmação de Lula – “fui o presidente que mais fez universidades” – e conclui que ele ganha no olho mecânico, pois “durante a gestão de Lula, foram criadas 28 universidades” e “no governo Fernando Henrique Cardoso foram 27”. Só que Lula criou 23 universidades públicas, ao passo que no governo FHC foram quase todas privadas (só seis federais, cinco delas como conversão de instituições já existentes). Sem falar na expansão de vagas, contratação de docentes, multiplicação de campi. Ou nos institutos federais. Ou na democratização do acesso. Em suma, o que o fact checking faz é manipular a realidade para diminuir o contraste, brutal, entre o governo Lula e o governo FHC no que se refere ao ensino superior.

O pior é o que fica de fora. A Agência Lupa não tem nada a dizer sobre os elementos centrais do discurso de Lula – o golpe de 2016, a perseguição judicial contra ele, a falsidade das acusações, a parcialidade do Judiciário. É como se tudo isso não fosse uma questão de verdade, mas apenas bate-boca da disputa política. Com isso, o fact checking cumpre seu papel ideológico de legitimação da narrativa dominante.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

DANIEL SALES

02/04/2022 - 05h47

Só para esclarecer. A Universidade Livre de Manaos (Manaus) foi fundada em 17/01/1909, em pleno Ciclo econômico da Borracha. É a 1a. Do Brasil. Atual UFAM.

Márcio

04/01/2022 - 07h13

Lula prejudicou sim o Brasil, cadê o mais médico? Onde cubanos ganhando 15% e do salário ,Fidel Castro ganhado 70% e Luisa o resto. Na verdade políticos, dar com uma mão para os pobres, e recebem com o corpo toda a bolada. Essa lupa só favorece a mentira tbm. Quero ver todas as provas, o jornalismo estar presente no local, conferir os fatos e relatos. Lula perdeu o crédito. Desde quando unificou o Estado e município.

Sergio von Arcosy

29/09/2020 - 04h53

Tantos pitacos, tantos derrames, e os bons exemplos estão disponíveis em países que evoluíram tanto economicamente quanto nas escolas… O gigante brasileiro não sai do PIB pífio… conversa fiada aos montes e resultados pífios… O problema do Brasil é que temos um montão de espertos, de sobra, mas ninguém se propõe a moralizar, arregaçar as mangas e por em prática, pois as riquezas são tantas que eles metem a mão nos cofres da União, graças aos trouxas que dão aval nas urnas. Apenas como exemplo: “Formamos muitos médicos e paralelo incompetentes, precisamos formar menos médicos”, dito do passado (CFM)… Haha.

Jenny

12/04/2018 - 08h17

A manipulação e o “exagero” existem na direita e TB na esquerda, concorda?
Uma página do Facebook publicou, junto com apenas um “print” de manchete do SBT (sem link):
PRESSÃO! PRESSÃO! O MUNDO FAZ PRESSÃO CONTRA OS GOLPISTAS

AGORA É GRAVE!

A UNIÃO EUROPÉIA-MERCOSUL, MANDA SUSPENDER NEGOCIAÇÕES EM ANDAMENTO COM O BRASIL, POR ACHAR QUE SÉRGIO MORO COMETEU DOLO JURÍDICO, NO CASO LULA, PREJUDICANDO A DEMOCRACIA.

LÍDERES DA ONU, JÁ SE MOVIMENTAM PRA DECLARAREM OUTROS EMBARGOS AO BRASIL, PELO TRATAMENTO DESPROPORCIONAL DISPENSADO AO LULA EM TODO O PROCESSO.

É PRESSÃO DO MUNDO INTEIRO SOBRE O JUDICIÁRIO DO BRASIL

E PRESSIONAM:

LULA LIVRE EM NOME DA DEMOCRACIA, ASSINADA NA ONU!

??????????????

Até onde isso é verdade????

Caio

09/04/2018 - 19h49

O objetivo da Lupa é melhorar o discurso. Se Lula tivesse dito “universidades públicas” ao invés de “universidades”, pronto. Se ele tivesse dito “praticamente todos” os casos da Suprema Corte, também. E por aí vai. Assim como Lula foi checado, Aécio, Crivella, Temer e tantos outros também foram.

Pro Militar ali em cima, a Lupa tem seis classificações diferentes, e não duas, “Certo” e “Errado”.

, wanderley kusma de faria

09/04/2018 - 16h17

Entre agência lupa e um par de meias LUPO, eu fico com a segunda. Pois já sou bem grande para acreditar em SACI PERERÊ. essa agência só tem credibilidade entre os SUPOSTOS RICOS, também conhecidos como BACANAS DA BUNDA CAGADA.

VERA Cristina

09/04/2018 - 07h23

Alienados e covardes,tal qual a justiça que condenou o Lula.Sem provas,mas com convicções.

Marcelo

08/04/2018 - 22h44

Dementes, esses direitopatas apátridas deveriam ser apenas eliminados da face da Terra, junto com os canalhas entreguistas, não sem antes serem presos durante alguns anos.

Luiz Pereira

08/04/2018 - 21h13

A agencia errou quando disse que a primeira universidade foi a Universidade do Brasil em 1937, pois a Universidade do Rio de Janeiro é da década de 1920, embora fosse considerada uma universidade apenas no nome, pois dizia-se que era um aglomerado de Faculdades, não uma universidade. Mas a USP essa sim pode ser considerada um Universidade, sem dúvida, surge em 1934. Além disso houve diversas outras iniciativas como a Universidade Livre de São Paulo em 1911 e a de Manaus na década de 1910. Mas o principal é porque o Brasil demorou tanto para ter uma Universidade? Tem a ver com a política educacional herdada do Império do oficialismo, e a resistência dos positivistas e dos liberais, ambos evolucionistas, que achavam que Universidades eram estruturas arcaicas. De um jeito ou de outro não compromete o argumento do Lula, concorde-se ou não com ele.

Militar

08/04/2018 - 15h37

Esse é o panorama que vamos ter para as eleições. Um monte de alienados tentando coletar dados verificáveis em textos e aplicando o verdadeiro ou falso. O mundo da direita conservadora é muito simples, não existem matizes, discursos, ideologias, narrativas… É o mundo do certo ou errado, o pensamento mais superficial e binário possível.

DECIO ALMEIDA OLIVEIRA

08/04/2018 - 13h15

Estes são os primeiros fotos que você notou manipulação, Eu já vi a manipulação tanto na “Agência Lupa” quanto na “Aos Fatos”.


Leia mais

Recentes

Recentes