Menu

Procuradora portuguesa leu sentença de Lula! Leia o que ela achou!

(Lavajateiros se cumprimentando pelo assassinato da Constituição. Foto: José Cruz / Agência Brasil). É inacreditável que os ministros do STF, como Luis Roberto Barroso, não tenham lido um processo que já é público! É assim, Barroso, que você pretende lutar contra a impunidade? Incentivando que juízes brasileiros violem os direitos mais básicos dos cidadãos? Pior, […]

60 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Lavajateiros se cumprimentando pelo assassinato da Constituição. Foto: José Cruz / Agência Brasil).

É inacreditável que os ministros do STF, como Luis Roberto Barroso, não tenham lido um processo que já é público! É assim, Barroso, que você pretende lutar contra a impunidade? Incentivando que juízes brasileiros violem os direitos mais básicos dos cidadãos? Pior, permitindo que o judiciário não apenas viole os nossos direitos individuais, mas que também prejudique, tragicamente, nossos mais importantes direitos políticos? Pior ainda: que tudo isso seja feito para permitir que se eleja um governo que continue violando os nossos direitos sociais?

Onde você quer chegar, Barroso?

Onde você quer chegar, Carmen Lúcia?

Livros foram escritos já sobre a sentença criminosa de Moro. Centenas de juristas escreveram artigos sobre ela. Até em Portugal estão lendo!

E o STF negando HC a Lula, omitindo que estamos diante de uma sentença absolutamente fascista, desprovida de provas, fundamentada unicamente numa reportagem publicada no Globo, de um lado, e num depoimento feito sem compromisso com a verdade, de Leo Pinheiro, de outro.

***

No Jornal de Notícias

O Brasil não é para principiantes

Por Rita Mota Sousa, magistrada do Ministério Público português

De tanto ouvir dizer que Lula da Silva tinha sido condenado sem provas decidir ler a sentença.

A lei brasileira ensombra o julgamento imparcial pois permite que Sérgio Moro seja o juiz na instrução e no julgamento. A falta de distanciamento mostra-se na sentença de Moro, sendo vários os momentos em que se diz “ofendido” com a defesa, ou se refere a “interferências inapropriadas do defensor”, denotando ânimo e falta de distanciamento indesejáveis num juiz.

A decisão de Moro suscita várias perplexidades. A mais notável é porque não estão claramente identificados os factos provados. Toda a decisão é uma redonda motivação. Lula desconhece rigorosamente as circunstâncias em que lhe dizem que praticou o crime. É ler para crer.

Outra perplexidade: as notícias da Globo são consideradas matéria probatória. Aliás, dão-se por provados factos noticiados pela Globo – sem qualquer confirmação da sua veracidade, e só porque foram noticiados pela Globo. No ponto 376 diz-se: “Releva destacar que, no ano seguinte à transferência do empreendimento imobiliário para a OAS Empreendimentos, o Jornal O Globo, publicou matéria da jornalista Tatiana Farah, mais especificamente em 10/03/2010, com atualização em 01/11/2011, com o seguinte título “Caso Bancoop: tríplex do casal Lula está atrasado (…)”. E no ponto seguinte: “a matéria em questão é bastante relevante do ponto de vista probatório”.

Notícias da Globo são convocadas noutros pontos da sentença como determinantes para prova da propriedade do apartamento, sedo-lhes mesmo atribuído o valor de documentos.

Isto não é de somenos, se pensarmos que se trata de um dos jornais mais lidos no Brasil. Ora, Sérgio Moro atribuiu grande peso ao facto de funcionários do prédio, sem nunca justificarem porquê, terem declarado que viam em Lula o proprietário do apartamento. Impor-se-ia ao julgador perguntar se não poderia ser assim em virtude das sucessivas notícias da Globo que repetidamente o afirmaram.

Um outro eixo central da condenação são as mensagens transcritas.

As duas primeiras conversas são de fevereiro de 2014. A primeira decorreu entre Léo Pinheiro e Paulo Gordilho, respetivamente o empreiteiro e o engenheiro da OAS e ambos arguidos:

Paulo Gordilho: “O projeto da cozinha do chefe tá pronto se marcar com a Madame pode ser a hora que quiser”.

Léo Pinheiro: “Amanhã as 19h. Vou confirmar. Seria bom tb ver se o de Guarujá está pronto”.

Paulo Gordilho: “Guarujá também está pronto”.

Léo Pinheiro: “Em princípio amanhã as 19h”.

Paulo Gordilho: “Léo. Está confirmado? Vamos sair de onde a que horas?”.

Léo Pinheiro: “O Fábio ligou desmarcando. Em princípio será as 14h na segunda. Estou vendo. Pois vou para o Uruguai”

Paulo Gordilho:” Fico no aguardo. Leo Pinheiro: OK” .

A segunda decorreu entre pessoa não identificada e Leo Pinheiro:

– Ok. Vamos começar qdo. Vamos abrir 2 centro de custos: 1.º zeca pagodinho (sítio) 2.º zeca pagodinho (Praia)

-Ok.

– É isto, vamos sim.

– Dr. Léo o Fernando Bittar aprovou junto a dama os projetos tanto de Guarujá como do sítio. Só a cozinha Kitchens completa pediram 149 mil ainda sem negociação. Posso começar na semana que vem. E isto mesmo?

– Manda bala.

– Ok vou mandar.

– Ok. Os centros de custos já lhe passei?

– Conversando com Joilson ele criou 2 centros na investimentos. 1. Sítio 2. Praia. A equipe vem de SSA são pessoas de confiança que fazem reformas na oas. Ficou resolvido eles ficarem no sítio morando. A dama me pediu isto para não ficarem na cidade.

– Ok.

A terceira mensagem é de agosto de 2014, e foi trocada entre o empreiteiro e um executivo da OAS:

Marcos Ramalho: “Dr. Léo. A previsão de pouso será por volta das 9.40, alguma orientação quanto ao horário do compromisso. Obs.: Reinaldo acredita que chegará no local que o Senhor indicado por volta das 10.30”.

Leo Pinheiro: “Avisa para a Cláudia (sec) do nosso Amigo para que o encontro passe para as 10.30 no mesmo local”.

Marcos Ramalho: “Ok. Leo Pinheiro: Avisou?”.

Marcos Ramalho: “Falei com Priscila. Ela tentou transferir no celular de Claudia, mas ela está no banho e ficou de me ligar em 15 minutos. Pelo horário ela já deve está me ligando. Aviso o Senhor assim que falar com ela”.

Leo Pinheiro: “É urgente”.

Marcos Ramalho: “Dr. Léo. Alterado para 10.30. Falei com Claudia e agora falei o Fábio (filho)”.

Marcos Ramalho: “Dr. Léo. Segue o celular de Dr. Fábio. 04111999739606″.

Leo Pinheiro:” Avisa para o Dr. Paulo Gordilho”.

Marcos Ramalho: “Acabei de avisar Dr. Paulo Gordilho”.

Marcos Ramalho: “Dr. Léo, Dra. Lara só pode atender o senhor as 14.30. Deixei confirmado e fiquei de dar OK pra ela assim que falasse com o Senhor”.

O teor das mensagens é simplesmente anódino. A segunda delas será a mais comprometedora. Mas Sérgio Moro não explica por que razão conclui que Lula da Silva é “zeca pagodinho”, limitando-se a concluir que é assim. De todo o modo, estas mensagens não são suficientes para se concluir que o apartamento foi oferecido a Lula da Silva, que nem sequer intervém em nenhuma daquelas comunicações.

O elemento de prova crucial foi o depoimento de Léo Pinheiro, que aceitou colaborar com a investigação para ter a sua pena reduzida. Fê-lo perante a perspectivava de passar, pelo menos, mais 26 anos preso.

Este arguido foi detido pela primeira vez em novembro de 2014. Em junho de 2016, já em prisão domiciliária, dispôs-se à colaboração premiada. Esta disponibilidade é contemporânea com a sua primeira condenação, por sinal ditada por Moro, em 16 anos e 4 meses de prisão efetiva. A proposta de colaboração foi rejeitada.

Em setembro de 2016, Sérgio Moro ordena a prisão carcerária de Léo Pinheiro, que entretanto também vira a sua pena agravada para nada menos do que 26 anos de prisão. Em abril de 2017 Léo Pinheiro muda de advogados e propõe nova colaboração, desta vez confessando ter oferecido a Lula da Silva o apartamento tríplex. A proposta de colaboração foi, então, aceite.

Atualmente, e ainda sem qualquer acordo de colaboração premiada concluído, a pena de Léo Pinheiro no processo Lula passou de 10 anos a 3 anos de prisão – em regime semi-aberto e grande parte da qual já cumprida. A colaboração trouxe-lhe enorme benefício, sendo a diferença entre passar o resto da sua vida preso ou apenas uma pequena parte. Quando o prémio é desta grandeza será muito tentador contar o que a acusação quer ouvir. O julgador não pode deixar de ter presente esta lei da vida.

Em termos de documentos, a prova queda-se com a cópia carbono de “Proposta de adesão sujeita à aprovação” assinada por D. Marisa em 12/04/2005 relativamente à aquisição do apartamento 174 (o “apartamento tipo”); e com o original daquele documento, que foi rasurado para o numero 141 (correspondente ao tríplex), ambos apreendidos em casa de Lula.

Entre 2009 e 2014 o apartamento foi visitado duas vezes pela família de Lula de Silva, que não acompanhou os trabalhos de remodelação. Não será plausível que as remodelações tenham sido feitas para seduzir o ex-presidente à aquisição do imóvel? Na altura, Lula era uma figura de prestígio mundial, cuja presença garantiria valor não só ao imóvel, mas até a toda a área. Por outro lado, não sendo Lula, em 2014, presidente do Brasil, por que razão haveria o empreiteiro de se sentir obrigado a remodelar-lhe o apartamento?

Tenho para mim que Sérgio Moro levou o conceito de prova indiciária demasiado longe. Nenhuma das provas é suficientemente consistente e conclusiva. Não afirmo a inocência de Lula. Mas entendo que a sua culpa não ficou suficientemente demonstrada para a condenação. E, tal como muitas vezes se repete pelos tribunais, melhor fora um culpado em liberdade do que um inocente preso.

MAGISTRADA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jochann Daniel

14/05/2018 - 23h28

(Antes de mais nada:::
caracas, o “Thiago Araujo”
deve ter ganho uma boa grana!!!!!!!!!
Emplacou vários comentários!!!!!
Bom “a serviço”…………….
De quem?? De quem???
Mas,
falando a respeito
do parecer
da ilustre procuradora
portuguesa:::::::::::::::
Não adianta falar
em técnica de Justiça
no Brasil,
minha cara Senhora.
Aqui na terrinha
é o seguinte:
A Justiça no Brasil
(no caso o ilustre juiz)
trabalha para a Mídia
(Globo na chefia)
a qual trabalha
para nossos inimigos.
Nossos inimigos
são os grandes interesses
de dinheiro
internacionais.
Os quais estão levando
embora
nossos trilhões de riquezas
(pré sal, estatais valiosas, etc. )
a preço de banana.
Então,
que se dane Justiça.
O negócio é prender
e manter preso
sem nenhuma prova
quem possa se tornar
um pent…………
um entrave
para essas pilhagens.
Lula luta pelo Brasil
e é um pent………..
um entrave
para esses saques
e pilhagens……..
Por isso…………
prisão para ele.
E que se ffff
o resto
que não me chamo
ernesto……..
E danem-se
(melhor f dmse)
vocês brasileiros…………….
que ficam elocubrando
técnicas de Justiça.
Aqui na terrinha
meus senhores,
isto
aqui
não se aplica…………..
Sorry…………………….
Simples assim……………………..

    Jochann Daniel

    14/05/2018 - 23h32

    Desculpem,
    isto aqui
    é terra
    dos marlboro……….
    ou dos
    rothschild…………………..

    Jochann Daniel

    14/05/2018 - 23h44

    Quem trabalha
    para nossos inimigos
    ganha em dólares…………………………….
    E sonha um dia
    ser premiado
    por seus patrões.
    Ganhar moradia,
    sair do país infernal
    que estão ajudando
    a criar
    e ir
    prá Meame…………

      Jochann Daniel

      14/05/2018 - 23h47

      Isto mesmo…..
      Me ame…………..
      que se tornou
      Mai me…………

LUIZ TAVE

08/05/2018 - 21h21

AS PROVAS DE TACLA DURAN O BANDIDO NAO QUER RECONHECER , NUNCA VI UM JUIZ TAO FASCISTA COMO ESSE ! MORO PRECISAVA LEVAR UMAS PORRADAS DE UM ADVOGADO DE NOME FELISBERTO QUE FEZ UM DESEMBARGADOR CHAMADO GALLO VIRAR CODORNA

Murilo Vieira

08/05/2018 - 20h07

“provas ‘decidir’ler a sentença.”

Decidi!

Corrijam isso, dá calafrios

Antonio Lisbôa Antonio

07/05/2018 - 23h00

Enquanto isso, as provas das maracutaias do triplex continuam silenciadas por todos. Gastos de mais de R$ 1.200mi em adaptações, com cozinhas elaboradas sob medida e elevadores invisíveis, só o MTST teve coragem de mostrar. Esse silêncio, até mesmo nos blogs, é de uma burrice cavalar. Falar em cavalos , parece que este já passou e selado.

IzacI

18/04/2018 - 19h07

O que temos que fazer nos que somos eleiteleitores de Lula ( que hoje deve ter acima de 50% votar só no 13 de DEP estadual a presidente. Aí sim com mais de 50% da Câmara e do senado poderíamos colocar todos estes juízes e promotores e da procuradoria geral da r3publica na cadeia.

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 19h51

    Queres fundar uma CLEPTOCRACIA?

      CARLOS ROBERTO HONORIO SILVA

      07/05/2018 - 07h07

      Não. É uma DEMOCRACIA mesmo.

Francisco

18/04/2018 - 13h14

Lula criou um teto salarial legal para o Judiciário.
Veio o mensalão e o Judiciário pediu “aumento”.
Lula deu aumento até o teto.
Lula terminou o mandato.
Dilma assumiu.
O Judiciário pediu “aumento”.
Dilma não deu, para controlar gastos.
O Judiciário derrubou Dilma.
O Judiciário criou Lei se dando aumento.
Praticamente, TODO o Judiciário se tornou criminoso com provas documentais (contra cheque).
A Globo esconde o crime do poder Judiciário e assim, achaca o STF.
Lula, que criou o teto quer voltar (e com ele o teto e – talvez – a cana para juízes “fura teto”).
Para não ir para a cadeia, para não ter de devolver o produto do roubo…

O Judiciário quebra Lula.

Qual o mistério? O pessoal complica e deixa de enxergar o óbvio…

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 19h56

    “O pessoal complica e deixa de enxergar o óbvio.” Sua frase é uma luva para a situação do Brasil, onde, desde 1980, as pessoas deixam de enxergar o óbvio. Tantas eleições… tantas escolhas… tantos erros!!!

Valdeci Souza

18/04/2018 - 11h06

É importante citar, que a procuradora portuguesa, não analisou a Lei eleitoral Brasileira. Por isso não avaliou o impacto da condenação sem provas, na corrida eleitoral brasileira, e se isso pode ter influenciado o juiz brasileiro, em sua condenação.

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 19h58

    Tem trabalho na Procuradoria em Portugal?
    Ela sabe que aqui não é mais colônia?

      CARLOS ROBERTO HONORIO SILVA

      07/05/2018 - 07h11

      Condenar sem provas é o que se fazia. na idade média. Uma acusada de bruxaria era assassinada bastando a dúvida. Assim exterminaram todas as mulheres de Salém até chegarem a conclusão de que eram preciso provas para condenar alguém.

Maria Elisa Oliveira

17/04/2018 - 23h58

Juizeco psicopata, está a serviço de alguém para inviabilizar Lula. Perseguição vergonhosa apoiada por um ódio invejoso da elite. Isto é uma vergonha!!!

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 20h02

    Quando você fala em psicopata, se refere ao magistrado ou ao réu?

Warlen

17/04/2018 - 20h16

Napoleão caiu em menos de 10 anos. Moro vai durar muito menos. Temos vida para ver sua agonia.

    Carlos Augusto De Bonis Cruz

    17/04/2018 - 22h56

    Conto os minutos para ver um traidor de sua pátria encarcerado e jogado às trevas. Hei de acompanhar seu sangramento e de seus cúmplices. Vê-los no degredo social, político e judiciário vai ser um prazer imensurável. Conto os segundos.

      Thiago Araujo

      04/05/2018 - 19h49

      Esse seu comentário é acerca do Partido Político e de seus integrantes que faliu o Brasil?

    TJC

    01/05/2018 - 15h25

    Só o tempo dirá quem tem razão monami.

      Thiago Araujo

      04/05/2018 - 19h50

      O tempo já disse.

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 20h06

    Mussolini, na Itália, também caiu rápido. Ninguém aceita fascismo. Aqui no Brasil, tá desmoronando. Você que quer ver “quedas”, já está vendo. Tem muitos encarcerados.

Leoseni Ferreira

17/04/2018 - 18h50

Parabéns ó povo do portugual parabéns a procuradora portuguêsa

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 20h11

    Portugueses vilipendiaram o Brasil de 22 de abril de 1500 a 15 novembro de 1889. Esse tempo todo não foi suficiente para vê-los com ressalva?
    Talvez não haja trabalho por lá…

      Max

      10/05/2018 - 13h53

      Thiago vc é doente? vai se tratar cidadao… rsrsrsrs vai comentar se seu pingolin nao funciona tbem?

Leoseni Ferreira

17/04/2018 - 18h45

Parabéns ó povo do português parabéns procuradora portuguêsa

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 20h14

    Você pensa em emigrar para a terra lusa? Bom proveito. Contacte com esta senhora por lá.

Guilherme

17/04/2018 - 18h21

Já que Moro se baseia tanto em reportagens de jornais, ele intimou a jornalista Tatiana Farah a prestar depoimento?

Guilherme

17/04/2018 - 18h20

E olha que a fulana não deve ter visto as fotos do Triplex do Lula! Senão ia cair o cu da bunda.

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 20h18

    Nós milhares e milhares de vocábulos de nossa grandiosa língua pátria, você escolhe logo os chulos? Na Net tem vários dicionários. Tá sem tempo?

José Felinto Filho

17/04/2018 - 16h02

Luiz Hortencio Ferreira
17 de Abril de 2018 às 10h07

Ótimo! A opinião de Rita Mota Sousa, magistrada do Ministério Público português é nada mais que o obvio para quem leu esta peça de teatro que é a sentença do Moro. Mas quero que alguém me explique o que isso vai acrescentar ou ajudar no processo contra o Lula, já condenado e preso???
Não consigo me conformar com tantos e tantos juristas famosos, cultos, Doutores, Mestres e especialistas em direito se manifestando e declarando que o processo é ilegal, imoral, irregular e grotesco, mas o que isso vai ajudar no processo do Lula e provar que ele foi injustiçado e efetivamente soltá-lo da prisão???
O que todos os “entendidos” estão declarando publicamente sobre o processo e sentença do Moro vai mudar o quê??????

    José Felinto Filho

    17/04/2018 - 16h19

    Uma articulação internacional liderada, talvez, pela própria meritíssima Rita Mota Sousa e outras personalidades de destaque Chico Buarque, Frei Beto, Caetano, Gil procurar Fernanda Montenegro e tantos outros que já demonstraram solidariedade etc e fazer uma corrente mundial para barrar este maldito Golpe!

      Thiago Araujo

      04/05/2018 - 20h41

      Governos compraram “artistas” através dos “financiamentos” de projetos “culturais” da Lei Rouanet. Muita gente enriqueceu. Gente sem competência. Gente vã. Você sabe o nome de alguns. Gente que nunca nem compôs. Comprava letras. Comprava músicas.

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 20h32

    O que não falta no Brasil, é quem entenda de corrupção. Alguns deles estão atrás das grades. Se você conseguir um horário na visita semanal, poderá obter “in loco'” as “versões” de suas acusações e melhor entender. Isso é bom. Os presos gostam de visitas.

Vicente

17/04/2018 - 14h41

Não esqueçamos que o comentário dela é só sobre a condenação.
Ela nem chegou a comentar no tamanho da pena, na velocidade com que o processo andou e em tantas outras exceções nessa ação.

    Almir Bispo

    18/04/2018 - 14h55

    E ela nem comentou os documentos que a defesa apresentou sobre a compra do apartamento da bancoop em 2005 e sobre o titulo do apartamento que pertence de FATO E Direito a OAS

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 20h35

    Alguns processos realmente andam rápido. Esse foi motivado pela sobrevivência do País. Se fosse mais lento, o País podia não suportar.

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 20h43

    Realmente, você tem razão
    A velocidade foi muito lenta…

Danilo

17/04/2018 - 13h55

Esses tipos de magistrado nao se exportam nem EUA querem por la

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 20h52

    Lá eles tem os deles, que processaram Richard Nixon, que acabou renunciando. E olha que no “watergate” as provas eram poucas. O país era que era sério. Aqui, o inverso se descortina. Acho que eles ficaram com pena e não aceitaram o juiz por lá. Ficou por aqui. Encontrou um watergate tupiniquim.

Mirko Kraguljac

17/04/2018 - 13h39

Todos comentados, o Moro, Barroso e Carmen Lúcia são fascistas, simples assim…

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 20h54

    Priberam neles. Vai ver que lhes falta lexidade…

JOHN JAHNES

17/04/2018 - 12h43

Vejam o a Dra Eliana Calmon falou desses funcionários públicos que recebem salários de verdadeiros marajás brasileiros, para não se corromperem e praticarem só a JUSTIÇA DE ACORDO COM AS LEIS DA NOSSA CONSTITUIÇÃO, MAS NÃO CUMPREM SEU DEVER E SE DESVIAM DO RETIDÃO EM BENEFíCIO DE SEUS AMIGOS DE FOTOS INFELIZES E DE MAIS GRANA EM SEUS BOLSOS:

• A DRA. ELIANA CALMON TINHA MUITA RAZÃO QUANDO DISSE QUE MUITOS DE
SEUS COLEGAS DE PROFISSÃO E DE CARGOS SÃO “BANDIDOS DE TOGAS”
https://www.youtube.com/watch?v=wHKIErwmG-4
https://www.youtube.com/watch?v=l2QhigH5iUM

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 20h59

    Eliana Calmon se referiu à Tóffoli, Lewandowski, Março Aurélio Mello, Gilmar Mendes e Celso de Mello?

José Zimmermann Filho

17/04/2018 - 12h09

E olha que ela nem viu o PowerPoint. Estaria gargalhando até agora.

Esmeraldo Cabreira

17/04/2018 - 10h59

SERGINHO NARCISO MORO, O COGNICENTE PRIMEVO NAZI-JUIZ DE CURITIBA VAI VIRAR UMA FASCISTA DE PRIMEIRA NOS MEIOS ACADÊMICOS INTENACIONAIS..
VERGONHA PARA O BRASIL E PARA O PARTIDO NAZI-JUSTICILIALISTA DO BRASIL COM STF, MPF, PULÍSSIA FEDERAUL, E TUDO MAIS….
A ONU VAI INTERVIR NESSA MERDA TODA!

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 21h16

    NAZISMO representa a junção de NAcional-SOcialismo, que por conveniência da língua alemã, ficou NAZI. QUEM era NAZI, era NAZISTA. Quem se dizia NACIONALISTA e SOCIALISTA, em defesa do “povo”, montou essa farsa MUNDIAL que foi a EXCRECÊNCIA do NAZISMO. O SOCIALISMO exacerbado de Hitler descambou no que você já conhece. Você vê isso no Brasil de hoje? Quem enganou e iludiu multidões com promessas como as de Hitler? Nesse cenário, onde estão os verdadeiros NAZISTAS?

Ivaldo Muniz Carvalho

17/04/2018 - 10h46

O Brasil estar em uma situação muito difícil, haja vista o o nosso judiciário, nas mãos da Carmem Lúcia! um juíza política da extrema direita com posições claras e objetivas em defender o seu partido (PSDB).
Um Juiz que mais parece um celebridade e que um juiz sério e convicto de sua posição, que aparece ao lado do aeicin, FHC, o Governador de São Paulo, etc. Que pena do povo brasileiro!

    Rita Andreata

    17/04/2018 - 15h06

    A Ministra também aparece em fotos com Temer, Moro , Aecim e lobistas de petroleiras. Pelos critérios da Lava a Jato contra Lula, seriam todos presos todos como formação de quadrilha. Mas não vem ao caso. Alguém ainda acredita que a Justiça é para todos?

      Thiago Araujo

      04/05/2018 - 21h38

      Acreditei a partir de cinco de abril.

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 21h33

    Você tem razão… que pena do povo brasileiro… Petrobrás dilapidado; Correio quase falindo; BNDES a serviço dos “manos”; milhões de comprados por migalhas de “empoderamento” é que não querem mais ser produtivos; universidades sucateadas; corte de recursos para pesquisa; a fraude da copa do mundo e das olimpíadas; a farsa da transposição do rio são Francisco; a vergonha da usina de Belo Monte; a farra com os cartões corporativos com créditos obscuros; os desvios financeiros nas campanhas eleitorais; a “TRAIÇÃO DA PÁTRIA” com a doação de dinheiro à outros países, quando o sofrido povo brasileiro está à míngua…QUE PENA DO POVO BRASILEIRO!!!!

evlaldo ciríaco

17/04/2018 - 10h18

uma imagem diz mais que mil palavras(já foi dito não é novidade) in caso um advogado disfarçado de “julgador” no STF, de qualidade duvidosa, que julga sem lê o processo, e um juiz a serviço do EUA;

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 21h41

    Tófolli?

Luiz Hortencio Ferreira

17/04/2018 - 10h07

Ótimo! A opinião de Rita Mota Sousa, magistrada do Ministério Público português é nada mais que o obvio para quem leu esta peça de teatro que é a sentença do Moro. Mas quero que alguém me explique o que isso vai acrescentar ou ajudar no processo contra o Lula, já condenado e preso???
Não consigo me conformar com tantos e tantos juristas famosos, cultos, Doutores, Mestres e especialistas em direito se manifestando e declarando que o processo é ilegal, imoral, irregular e grotesco, mas o que isso vai ajudar no processo do Lula e provar que ele foi injustiçado e efetivamente soltá-lo da prisão???
O que todos os “entendidos” estão declarando publicamente sobre o processo e sentença do Moro vai mudar o quê??????

    Paulo de Faria

    17/04/2018 - 14h16

    É o que me angustia também.

    Rita Andreata

    17/04/2018 - 15h10

    Infelizmente nada. O STJ e o STF dirão que a etapa do exame de provas já foi ultrapassada. Lavarão as mãos, como Pilatos dizendo que não é mais com eles

paulo

17/04/2018 - 09h49

E eu cresci ouvindo piadas de portugueses (e ainda ouço mesmo adulto) que faziam ligação direta, digamos assim, a falta de inteligência dos irmãos de além mar. Depois dessa análise da Procuradora, acho que a fata de inteligência mudou de lado no oceano atlântico.

    leonardo-pe

    18/04/2018 - 18h02

    Faz tempo que a falta de inteligência está atracada no brazil(com z). com essa imprensa que nós temos e uma sociedade que aplaude essa gente(imprensa)de pé, nosso destino é a falência.

    Thiago Araujo

    04/05/2018 - 21h47

    Exatamente. Você está coberto de razão. A falta de inteligência mudou de lado. A partir da eleição do Collor, essa “burrice” vem aumentando. Vamos fazer uma corrente: “XÔ, BURRICE”. Podemos iniciar agora e terminar em outubro. Que tal?


Leia mais

Recentes

Recentes