Menu

Novos documentos dos EUA revelam verdades chocantes da ditadura militar

Segundo o documento, a cúpula do governo militar comandava os assassinatos políticos. Neste trecho, em memorando descoberto pelo pesquisador brasileiro da FGV, Matias Spektor aponta uma relação direta do então presidente da república General Ernesto Geisel com execuções de perseguidos políticos na época. No trecho abaixo você encontra informações graves contra a Ditadura militar no […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Presidência da República

Segundo o documento, a cúpula do governo militar comandava os assassinatos políticos. Neste trecho, em memorando descoberto pelo pesquisador brasileiro da FGV, Matias Spektor aponta uma relação direta do então presidente da república General Ernesto Geisel com execuções de perseguidos políticos na época. No trecho abaixo você encontra informações graves contra a Ditadura militar no Brasil e os elos de comando ligados diretamente a Geisel. Este memorando data de 11 de abril de 1974, onde William Egan Colby (diretor da CIA entre 1973 e 1976) enviou ao Secretário de Estado, Henry Kissinger as seguintes informações sobre o governo brasileiro e as execuções de oposicionistas e militantes do movimento de esquerda.

Memorando do Diretor da CIA Colby ao Secretário de Estado Kissinger
Washington , 11 de abril de 1974 .

Objeto: Decisão do Presidente do Brasil, Ernesto Geisel, de continuar a execução sumária de subversivos perigosos sob certas condições.

1. [1 parágrafo (7 linhas) não desclassificado].

2. Em 30 de março de 1974, o presidente brasileiro Ernesto Geisel reuniu-se com o general Milton Tavares de Souza ( General Milton) e com o general Confúcio Danton de Paula Avelino, respectivamente os chefes de saída e chegada do Centro de Inteligência do Exército (CIE). Também esteve presente o general João Baptista Figueiredo, chefe do Serviço Nacional de Inteligência (SNI).

3. O General Milton, que fez a maior parte da conversa, delineou o trabalho da CIE contra o alvo subversivo interno durante a administração do ex-presidente Emilio Garrastazu Médici . Ele enfatizou que o Brasil não pode ignorar a ameaça subversiva e terrorista, e disse que métodos extra-legais devem continuar a ser empregados contra subversivos perigosos. A este respeito, o General Milton disse que cerca de 104 pessoas nesta categoria foram sumariamente executadas pela CIE durante o ano passado, aproximadamente. Figueiredo apoiou essa política e insistiu em sua continuidade.

4. O presidente, que comentou sobre a gravidade e os aspectos potencialmente prejudiciais desta política, disse que queria refletir sobre o assunto durante o fim de semana antes de chegar a qualquer decisão sobre [Página 279] se ele deve continuar. Em 1º de abril, o presidente Geisel disse ao general Figueiredo que a política deveria continuar, mas que muito cuidado deveria ser tomado para assegurar que apenas subversivos perigosos fossem executados. O Presidente e o General Figueiredo Concordou que, quando a CIE prender uma pessoa que possa se enquadrar nessa categoria, o chefe da CIE consultará o General Figueiredo , cuja aprovação deve ser dada antes que a pessoa seja executada. O Presidente e o General Figueiredo também concordaram que a CIE deve dedicar quase todo o seu esforço à subversão interna, e que o esforço geral da CIE será coordenado pelo General Figueiredo.

5. [1 parágrafo (12½ linhas) não desclassificado].

6. Uma cópia deste memorando será disponibilizada ao Secretário de Estado Adjunto para Assuntos Interamericanos. [ 1½ linhas não desclassificadas ] Nenhuma distribuição adicional está sendo feita.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Noronha

11/05/2018 - 17h42

A CIA não faz nada sem um propósito. Por que agora e não 3 ou 4 ou 5 anos antes? O momento político é delicado para revelações neste momento.
CUI BONO?

    Sergio Sete

    14/05/2018 - 08h48

    Se é que o memorando é verdadeiro, pois há sigla ali com significado errado… é preciso investigar para confirmar a veracidade.

    Já estamos carecas de ver fotos adulteradas pelo PT, recibos de aluguel com datas inexistentes…. é preciso investigar para confirmar.

Jota

11/05/2018 - 15h28

Os debates da democracia serão feitos no PIG. Os fascistas continuam rodando o show político.
Quanta hipocrisia.

É com urgência que debates e entrevistas precisam ser organizados pela blogosfera.

    Thiago Araujo

    12/05/2018 - 19h23

    Este tipo de debate não seria melhor se ao invés da blogosfera fosse na ionosfera?

      Miguel do Rosário

      12/05/2018 - 19h28

      o que é isso?

Moura Santos

11/05/2018 - 14h50

Vergonha,vergonha , vergonha!!!!

Moura Santos

11/05/2018 - 14h49

Vergonha, vergonha, vergonha!!!!!

Edgar

11/05/2018 - 12h57

Uma corja de nazifascistas lambe botas do poder imperial mega fascista. Aprisionaram e assassinaram brasileiros para dar o mercado e as riquezas do povo brasileiro as megas corporações empresariais fascistas. As peculiaridades com o golpe que tirou a presidenta eleita democraticamente não são mera coincidências. Apenas uma variação.

CANALHAS, CANALHAS, CANALHAS.


Leia mais

Recentes

Recentes