Menu

Stedile: “Graças a Deus” os caminhoneiros tomaram a iniciativa de fazer a greve

Publicado no Viomundo. Da Redação O coordenador do Movimento dos Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, disse em entrevista ao Brasil de Fato que “graças a Deus” os caminhoneiros fizeram greve para enfrentar a decisão da Petrobrás de aplicar no país os preços internacionais do diesel, da gasolina e do gás. Para ele, o aprofundamento […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Publicado no Viomundo.
Da Redação

O coordenador do Movimento dos Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, disse em entrevista ao Brasil de Fato que “graças a Deus” os caminhoneiros fizeram greve para enfrentar a decisão da Petrobrás de aplicar no país os preços internacionais do diesel, da gasolina e do gás.

Para ele, o aprofundamento da crise econômica levará ao agravamento da crise política brasileira.

A greve dos caminhoneiros levou o governo Temer às cordas e deixou a esquerda perplexa.

Parte da esquerda acredita que a greve será utilizada para semear o caos e justificar o adiamento das eleições de 2018.

Outra parte — centrais sindicais como a CUT e a CTB, por exemplo — deu apoio ao movimento.

Na entrevista, Stedile deixou claro que faz parte do segundo grupo:

“O Brasil vive uma grave crise econômica e dela resultou uma crise social, política e ambiental.

A burguesia deu o golpe e derrubou a presidenta Dilma justamente para ela ter controle de todos os poderes e com isso aplicar um plano para jogar todo o peso da crise sobre a classe trabalhadora, sobre os mais pobres.

E o que nós estamos assistindo nos últimos meses?

Que não só a crise não arrefeceu, como ao contrário, se aprofundou, tanto que do ponto de vista econômico, alguns economistas renomados já dizem que nós estamos numa etapa de recessão, porque todos os indicadores econômicos de investimento, inflação, alta do dólar, só vem piorando.

Os únicos que estão ganhando dinheiro no Brasil são os bancos e as empresas transnacionais.

O resultado disso é que o povo brasileiro tá pagando ainda mais caro os efeitos do aprofundamento da crise econômica.

Nós temos visto nas últimas semanas várias notícias de como se agravaram as condições de vida da população.

Voltou a crescer a mortalidade infantil, voltaram os aluguéis a ser mais altos que a inflação e inclusive o índice de analfabetismo aumentou.

O que que isso significa?

Que é justamente a camada mais pobre dos brasileiros que tá sofrendo ainda mais.

Além da denúncia de que o desemprego segue aumentando — nós já estamos com quase 20 milhões de trabalhadores desempregados — e parte deles, sobretudo aqueles mais desqualificados para o mercado, já desanimaram e pararam de procurar emprego, por isso sai da estatística.

Mas a situação é muito grave e eu acho que a tendência é a crise política também se agravar, nestas circunstâncias.

A situação da Petrobrás é grave.

Como sempre vem denunciando os companheiros petroleiros, que atuam no sindicato dos petroleiros e na Federação Única dos Petroleiros, a FUP, porque a Petrobrás foi tomada de assalto por esses capitalistas, que tem como único objetivo ter lucro.

Então, a primeira coisa que eles fizeram foi leiloar as reservas do pré-sal e outras reservas que nos tínhamos

Depois começaram a vender o que eles chamam de ativos, é na verdade vender oleoduto, vender distribuidora de petróleo, vender refinarias, tudo isso para eles fazerem caixa e poder remunerar os seus acionistas.

A maioria da população não sabe, porque a Petrobrás é estatal, mas ela não é totalmente pública, 40% dos seus acionistas moram no Exterior, tanto é que veio a público recentemente, quando a Petrobrás indenizou inclusive com 2 bilhões de dólares alguns acionistas dos Estados Unidos, porque pretensamente a Petrobrás teria tido prejuízo nas operações dos EUA.

Agora, eles deram uma medida ainda pior contra o povo brasileiro, que é estabelecer os preços da gasolina, do diesel e do gás nos padrões internacionais, quando nós somos exportadores de petróleo.

Então, os preços foram a esse nível insuportável que todo mundo está pagando e graças a Deus os caminhoneiros autônomos tomaram a iniciativa de fazer essa greve, que é exitosa.

Eu só espero que eles tenham coragem também de botar na mesa da negociação que não só deve reduzir o preço do diesel, o preço da gasolina, mas também o preço do gás, que é que atinge a população mais pobre, que está pagando 80, 90 reais um botijão de gás para poder se alimentar.

Então, a Petrobrás é o exemplo típico da insensatez deste governo, a serviço apenas destes capitalistas que querem se locupletar com uma empresa que é de todo o povo, com o petróleo que é de todo o povo”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rita Andreata

26/05/2018 - 18h56

O lockout é de apenas parte dos caminhoneiros, justamente aqueles que se anteciparam em fazer acordo com o governo. A maioria é de caminhoneiros autônomos, a parte mais frágil e cujas reivindicações são mais do que justas. Não podemos deixar esses trabalhadores serem cooptados pela direita radical militarista, mas integrá-los à luta dos trabalhadores. E para que reivindiquem também a diminuição da gasolina e do bojão de gás. E FORA TEMER. FORA PARENTE. FORA MEIRELLES

assim falou Golbery

25/05/2018 - 22h21

o imbecil não sabe que no Brasil não há carro popular que use diesel, mas apenas carro de super luxo que quase todo da classe média alta para cima tem. Portanto, essa é greve fomentada por esses, donde, não estão querendo derrubar Temer para colocar no lugar o Lula como Rei e destruir as demais instituições. São bolsobostas querendo um governo militar de sanguinários ferozes

    Barboza

    26/05/2018 - 09h09

    Stedile,Dilma, Lula, Lindenberg,Maria do Rosário,Gleise, Humberto,o Cafezinho,o futuro! Só porcaria

Jochann Daniel

25/05/2018 - 22h07

Se ele ainda fala em “burguesia”……………….
Vê-se que tá por fora,
defasado,
mal informado…………….
Esquerda pátria
é isto aí
(com todo respeito ao Stedile…)
Enquanto isto
o sindicato
dos caminhoneiros autônomos,
e parte das esquerdas
mais informadas
vêm na “greve” dos caminhoneiros
um lock out
(greve dos patrões),
que vão dar de bandeja
aos nossos inimigos
motivo para a intervenção militar.
E com isto,
adiamento das eleições
“sine die”………………..
MOOOORÔ??????????

    Jochann Daniel

    25/05/2018 - 22h16

    Êpa !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Será que o S……………………………………

Clá

25/05/2018 - 18h15

Agora vão fazer greve? E por que na época da PEC 55 ficaram todos calados, quietos? Obviamente, estavam cooptados. Agora vão se movimentar. São todos vagabundos! Se tivessem um pingo de vergonha na cara, teriam impedido a aprovação da PEC 55, que está provocando todo o problema que estamos vivendo hoje. Quem se deixa cooptar não merece respeito.


Leia mais

Recentes

Recentes