Haddad e Dilma em Belo Horizonte

Janio de Freitas: Acenos de Lula a Ciro podem significar aliança ainda no 1º turno

Por Miguel do Rosário

14 de junho de 2018 : 15h09

Janio de Freitas, um dos mais respeitados colunistas políticos do pais, sobretudo pela coerência firme com que analisa a conjuntura, e também por nunca ter se deixado contaminar pelo reacionarismo de baixo calão que se tornou hegemônico nas grandes redações, escreveu hoje sobre a possibilidade de aliança entre PT e Ciro Gomes.

Freitas analisou os últimos sinais de Lula em direção a Ciro: seu pedido à militância do partido para que não o hostilize e aos dirigentes do PT para que busquem um pacto de não-agressão com o candidato do PDT; Lula também pediu aos petistas que tratem Ciro Gomes como alguém do “mesmo campo político”.

O jornalista enxergou, na sinalização de Lula, a possibilidade de aliança ainda no primeiro turno.

Trecho da coluna:

Com isso, o desejado enlace com Ciro no segundo turno, e desde logo rejeitado com qualquer outro dos candidatos, tem um caráter de alternativa que se estende necessariamente ao primeiro turno. A depender só das circunstâncias e suas exigências.

***
Na Folha

Ciro visto da prisão

Quem duvidava que, de dentro da prisão, Lula estivesse no processo eleitoral, cuide-se

Recebida como se fora uma contribuição a mais para a mesmice política, a orientação mandada por Lula ao PT e a seus demais seguidores, ao final da semana passada, introduz uma perspectiva nova e inesperada na disputa pela Presidência. A recomendação de que Ciro Gomes não seja hostilizado, e até busquem com ele um pacto de não agressão com vistas ao segundo turno, significa muito mais do que diz. ​

Antes de tudo, a orientação muda as predisposições do comando petista com Ciro Gomes, até aqui repelido no tom terminativo bem caracterizado pela própria presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann.

É verdade que Lula apenas ciscava, com uma ou outra bicadinha, na candidatura de Ciro. E parte dos petistas, apesar da rejeição exposta, não escondeu preferi-lo a Marina Silva, como demonstrado pelo Datafolha. Com um recado, isso tudo foi-se.

A referência de Lula ao segundo turno com Ciro contém duas situações. A do apoio de Ciro ao candidato do PT, seja quem for e contra quem for, mas também a de apoio do PT a Ciro, com iguais condições. Esta última hipótese, porém, vai mais longe: nela está implícita a admissão de que o candidato do PT não chegue ao segundo turno.

Como não dá para presumir Lula fora do turno final —se não ganhasse no primeiro— segue-se que os petistas citados como seu eventual substituto, até aqui, não geram esperanças em casa.

O futuro de Lula continua incerto. Se os seus processos puderem chegar a um corpo de juízes sem causa política ou ideológica, a questão das provas por fim ganhará a relevância que a Justiça lhe dá, em um ou em outro sentido. Por ora, Lula pode ou não pode concorrer.

Com isso, o desejado enlace com Ciro no segundo turno, e desde logo rejeitado com qualquer outro dos candidatos, tem um caráter de alternativa que se estende necessariamente ao primeiro turno. A depender só das circunstâncias e suas exigências.

Remota ou não, segundo cada interpretação, a possibilidade está inscrita na orientação de Lula que aproxima PT e Ciro Gomes. E que transtorna tanto a configuração da escala de pré-candidatos como as cabeças de vários deles, cientes de que, se Lula não concorrer, de nada lhes adianta: a aliança PT-Ciro faz serviço semelhante.

Quem duvidava que, de dentro da prisão, Lula estivesse no processo eleitoral, cuide-se.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

46 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

NevilleLooney

22 de junho de 2018 às 08h21

Thank you for some other informative website. The place else may I get that kind of information written in such an ideal means? I’ve a project that I am simply now working on, and I have been on the look out for such info.

Responder

Thiago Araujo

17 de junho de 2018 às 15h54

O texto da matéria remete á idéia insólita vista em algumas cadeias de cidades pequenas no interior do Brasil, onde os muros são baixos e a carceragem faz frente para a rua: Presos ACENAM para quem passa e pedem coisas…
Lula “ACENA” para ciro me levou à esse imaginário. Um presidiário acenando para quem está do lado de fora da cela, dizendo: “toma o meus votos de cabresto. Vamos ganhar essa eleição. Ganhando, não esquecer de me indultar”
Com um roteiro de TERROR desses, Agatha Christie e Alfred Hitchcock vão “pro chinelo”.

Responder

JOSE ERB UBARANA

17 de junho de 2018 às 15h17

Miguel não sei qual é tua e a candidatura Ciro gomes mas não consigo entender como um cara da esquerda lulista pode apoiar um cara tucano da direita e apoiador da Globo como esse traíra que já andou em todos os partidos inclusive PSDB do Tasso e ARENA da ditadura. Vai te catar Miguel do Rosário. Excluí seu blog dos meus acessos. Pra você pode não significar nada, mas, para mim vale muito. Tcháu.

Responder

Gloria Melgarejo

15 de junho de 2018 às 12h57

Juro que não estou entendendo… Veículo de mídia alternativa apoiando candidato que já disse que controle de mídia se faz com o controle remoto da TV?

Responder

    Dimas

    20 de junho de 2018 às 00h22

    De quem voce esta falando? Da Dilma?

    Responder

Jandui Tupinambás

15 de junho de 2018 às 09h16

Grande contribuição do Jânio de Freitas ara confundir a grande imprensa e a direita.

O PT jamais apoiará Ciro no primeiro turno.

Todo este movimento é claro: precisamos do apoio de Ciro no segundo turno caso Lula não saia candidato. Se sair, ganhamos no primeiro turno.

Com um outro candidato do PT vamos para o segundo turno e precisaremos do apoio de toda a esquerda. E, é claro, Ciro estará do nosso lado.

É isto que passa na cabeça do Lula.

Responder

Álvaro

15 de junho de 2018 às 07h59

Isso, Miguel. A unidade é o caminho. Temos que devolver esse país aos brasileiros

Responder

Marcos

14 de junho de 2018 às 23h40

O Cafezinho pescar essas fotos antigas de Lula sorrindo ao lado do Ciro me lembram a campanha do Serra em 2010, em que ele até apelou para usar um imitador do Lula para elogiá-lo na campanha do rádio.

https://www.youtube.com/watch?v=R-3wSkfbAaE
(Não encontrei o áudio, mas tem essa referência)

Por essa mesma lógica…

Pronto, Aécio e Lula são antigos aliados e é óbvio que o Mineirim será apoiado pelo Presidente em suas pretensões políticas, obviamente.

Responder

    Marcos

    14 de junho de 2018 às 23h41

    Não consegui colar o endereço da imagem, então o artigo que a contém está aqui: http://www.jornalatribuna.com.br/?p=57879

    Responder

    Miguel do Rosário

    15 de junho de 2018 às 21h13

    Bem diferente, né. Ciro esteve ao lado de Lula. Foi ministro dele. Defendeu-o durante a crise do mensalão. Defendeu-o das acusações da Lava Jato.

    Responder

      JOSE ERB UBARANA

      17 de junho de 2018 às 15h19

      Qual é a tua Miguel, liberou geral para a direita?

      Responder

      GERALDO GALVÃO

      18 de junho de 2018 às 09h54

      Lembra daquele cara da FIESP q disse que trabalhador tem q operar a máquina com uma mão e comer com a outra?
      É o vice do Ciro!

      Responder

        Dimas

        20 de junho de 2018 às 00h25

        E o vice de Lula foi o bom patrão. Ora, invente uma melhor. Acuse Ciro de algo que Lula e o PT não fizeram. Por exemplo, taxar as grandes fortunas e reduzir o pagamento de juros do sistema financeiro.

        Responder

Saint

14 de junho de 2018 às 23h15

Miguel,
Pq alguns blogs deixaram de publicar o artigo do grande Jânio de Freitas?
Um silêncio estranho,muito estranho.
Abs

Responder

    Marcos

    14 de junho de 2018 às 23h24

    Será porque a opinião do Jânio de Freitas não tem base na realidade? Vagner Freitas visitou o Presidente hoje e repassou a fala de Lula, que nega ENFATICAMENTE o tal “Plano B”.

    Principalmente para apoiar um direitista como Ciro Gomes.

    Responder

      Miguel do Rosário

      14 de junho de 2018 às 23h30

      Lula nem Wagner mencionaram Ciro Gomes.

      Responder

      Marcelo Abb

      15 de junho de 2018 às 08h46

      Vomitei ao ler “direitista Ciro Gomes”.

      Isso só pode ser robô, não é possível.

      Responder

        Sandro

        15 de junho de 2018 às 11h04

        Esquerda mesmo é o PT que colocou Michel Temer como vice e deu Furnas a Eduardo Cunha!

        Responder

          GERALDO GALVÃO

          18 de junho de 2018 às 09h55

          Lembra daquele cara da FIESP que disse que trabalhador tem que operar a máquina com uma mão, e comer com a outra?
          É o vice do Ciro!

          Responder

Aliança Nacional Libertadora

14 de junho de 2018 às 21h01

Talvez….quem sabe…..se o Lula fizer um acordo em não disputar a eleição em favor do Ciro ele possa parar de ser perseguido…..vai continuar acusado….Mas estará em liberdade….desonestamente chantageado… muito do Lula…..se quisesse mesmo ele fora da eleição. …estaria torcendo por “justiça rápida”….

Responder

    Marcos

    14 de junho de 2018 às 23h26

    Graças a Deus Lula é um líder de verdade ciente de suas responsabilidades. Um sujeito menor, preocupado apenas consigo mesmo, teria fugido.

    E é por isso que Lula tem 39% e Ciro 6%.

    Responder

      Miguel do Rosário

      14 de junho de 2018 às 23h29

      Lula tem 30% no Datafolha. Não 39%.

      Responder

        GERALDO GALVÃO

        18 de junho de 2018 às 10h14

        Essa do data folha lhe é conveniente: Lula está preso há 70 dias, sem contato com os eleitores, já os outros candidatos estão trabalhando a todo vapor, aproveitando o espaço enquanto Lula não sai da cadeia.

        Responder

Joana

14 de junho de 2018 às 20h33

Quem eh cearense conhece os desmandos dos Ferreira Gomes e não vota neles

Responder

    JOAO BATISTA

    14 de junho de 2018 às 21h55

    A educação e a situação fiscal do estado do Ceará é que dizem da capacidade dos Ferreira Gomes.
    Melhor educação pública do país, com resultados muito superiores aos demais Estados, sem construir escolas de luxo. Professor motivado, estrutura psico-pedagógica de apoio ao aluno e sua família e merenda farta e de qualidade.
    Equilíbrio fiscal e investimento público, simultaneamente.
    E mais, pregam é praticam a alternância no poder. O governador é filiado ao PT.
    O resto é fofoca. Traga dados para o debate.

    Responder

    Jeová

    16 de junho de 2018 às 08h06

    Sou cearense e não é verdade. Saiu em média com 70% de aprovação em sua administração. Ceará tem as finanças mais equilibrada do país. 77 das 100 melhores escolas no IDEB estão no Ceará. A primeira é Sobras-CE…??? Se Lula (sua contribuição ao país foi enorme e portanto não deve manchar sua biografia) apoiar Ciro será melhor para ele e para o Brasil.

    Responder

Joana

14 de junho de 2018 às 20h32

Lula não apoiar o Ciro. Deixem de ilusão

Responder

Antonio Passos

14 de junho de 2018 às 20h22

Com Ciro falando em VENDER REFINARIAS, vai ser meio difícil hein.

Responder

    JOAO BATISTA

    14 de junho de 2018 às 21h43

    Não seja leviano!
    Quando e onde Ciro falou isso?
    Ciro falou foi em concluir o comperj e construir as refinarias do Ceará e do Maranhão.
    Ciro falou em retomar o pré-sal com regime de partilha, indenizando quem recebeu essa doação do governo golpista.
    Ciro falou foi em disponibilizar recursos para que a cadeia produtiva de petróleo e gás possa se expandir e gerar empregos aqui.

    Responder

Régis

14 de junho de 2018 às 19h47

Pelo amor de Deus, o refino não precisa ser um monopólio da Petrobras”, acrescentando que a estatal poderia vender alguns ativos da área de refino e outros poderiam ser encorajados a investir em novas plantas.
Esta frase aí em cima foi dita por Nelson Marconi, coordenador da campanha de Ciro Gomes para a Reuters. Ai me pergunto: – Por quê não? Segundo engenheiros e petroleiros da Petrobrás, a estatal possui capacidade para investir 100 por cento nas refinarias nacionais e desta forma produzir combustíveis e gás de cozinha bem mais baratos para o país, desta forma estimulando toda uma cadeia produtiva nacional, facilitando o consumo interno e impulsionando as exportações com produtos mais baratos. Não é a toa que o petróleo é essencial na soberania de um país, guerras e golpes são travados para garantir o controle das jazidas em várias partes do mundo.
Então soa desanimador saber que o coordenador da campanha de Ciro tratou de acalmar os abutres estrangeiros quanto ao nosso petróleo, quanto a Petrobrás. É uma desfaçatez fazer uma campanha política se dizendo nacionalista e de esquerda, quando de outro lado trata de acalmar toda uma corja de abutres especuladores estrangeiros no que tange ao controle de nossas reservas petrolíferas. Esse Ciro é uma fraude, um embuste, inserido na esquerda para confundir, dividir e se possível, tomar o poder com um blefe inescrupuloso.
Acorda Brasil!

Responder

    Miguel do Rosário

    14 de junho de 2018 às 22h30

    A informação já foi desmentida. Era Fake News.

    Responder

    JOAO BATISTA

    15 de junho de 2018 às 10h02

    BolsoRegis, sentiu a grossura do calibre e está esperneando, né?

    Responder

Pedro Cândido Aguarrara

14 de junho de 2018 às 18h56

https://www.brasil247.com/pt/247/economia/358392/Presidente-da-Aepet-contesta-economista-de-Ciro-sobre-refinarias.htm

Miguel, para de insistir com Ciro.

Se tiver que ser ele que Lula vai escolher tudo bem! Mas isso só em agosto.

Responder

    Alan Cepile

    14 de junho de 2018 às 20h55

    Brasil 247 = Globo da “esquerda”.

    Comandado por Leonardo Attuch, da VEJA.

    Só isso…

    Responder

      JOAO BATISTA

      14 de junho de 2018 às 21h47

      Esses caras do Brasil247 são xiitas.
      Argumentei sobre as teses de Ciro algumas vezes, sempre com argumentos contendo dados e fatos.
      Resultado, fui banido de lá.

      Responder

Ediverte

14 de junho de 2018 às 18h55

Parabéns Miguel, vamos lutar por nosso país!
Por um governo legítimo e progressista!

Responder

Lucas

14 de junho de 2018 às 18h11

Lula é um gênio político. Por isso, acho que ele segura a candidatura até a hora certa e dosará a expectativa dos senadores/deputados que enxergam derrota se o PT não lançar candidato próprio. Mas ele sabe que o Ciro é, de longe, a melhor escolha. Na hora certa, ele agirá. Ele protege agora o Ciro dos bombardeios (que já começaram da mídia) para o começo da campanha eleitoral quando ele poderá se defender. É possível uma vitória no primeiro turno.

Responder

Ultra Mario

14 de junho de 2018 às 17h36

Se Lula puder competir, ele vai ganhar. Se não puder, ele vai apoiar o Ciro, que vai ganhar.

O importante é que essa agenda anti-povo não tenha continuidade via voto e que retomemos um projeto nacional para prover uma vida decente ao nosso povo. Se é via candidato A ou B não importa.

Responder

    Curió

    15 de junho de 2018 às 10h58

    O que mais importa é o candidato. E seu vice.

    Responder

Luiz

14 de junho de 2018 às 17h20

Lula está muito mais adiante do que todos os políticos e analistas. Lula não vai fazer qualquer indicação explicita ou afirmação no momento. Vai aguardar o desenvolver das coisas. Lula é estrategista político, é hábil e inteligente. Ele sabe o que está fazendo e faz muito bem feito. Ele está fazendo o jogo da elite e da imprensa, por isso mesmo estão todos sem saber qualquer será o próximo lance dele. Na hora certa será o lance final.

Responder

    devanir marchioli

    14 de junho de 2018 às 21h20

    Tanto sabe que está preso a quase 90 dias, e sem previsão de sair

    Responder

Flavio Duarte

14 de junho de 2018 às 17h04

O Lula sabe que tem um só tiro e não pode errar de forma alguma. Do contrário, ele entra para a história como o maior eleitor do Brasil que não soube usar o seu voto. Se vai Marina e Bolsonaro para o segundo turno, o Lula perde. Se vai o Haddad ou Amorim para o segundo turno e perde para o Bolsonaro, o Lula perde. Se ganha Haddad ou Amorim e não conseguem governar com Globo, MBL, FIESP, FEBRABAN, MPF, JF, STF, PF, Congresso, TCU… somados , o Lula perde.

Enfim…

Responder

André Medeiros

14 de junho de 2018 às 16h58

Não é isso. Eu respeito muito o Jânio, mas Lula não vai apoiar Ciro Gomes no 1 turno. Se fosse, o PT já tinha sinalizado alguma coisa e não refutado (não foi a Gleisi que refutou, Gleisi é porta voz de Lula). O que Lula fez foi um ato de alguém que calcula muito bem os passos que dá e vislumbra um apoio de Ciro no segundo turno e possivelmente que ela faça parte do governo 2019. Era isso que Ciro deveria fazer e não ficar alfinetando Lula e sua candidatura sempre que perguntado. Mas só quem faz isso é quem sabe ser generoso, quem não deixa que o ego seja mais importante que a própria estratégia de campanha.

Responder

Alan Cepile

14 de junho de 2018 às 16h42

Lula é esperto, talvez o mais esperto de todos politicamente, e ele não quer dar chance à direita, e ele tb sabe que um erro dele pode dar a vitória que a direita espera a tanto tempo.
Apoiar Ciro é a melhor decisão, se não for no primeiro turno, será no segundo com certeza.

Responder

    devanir marchioli

    14 de junho de 2018 às 21h22

    Bem esperto mesmo, tão espertão que está na jaula

    Responder

Cícero Costa

14 de junho de 2018 às 16h13

Uma aliança PT, PSB e PDT em torno da candidatura de Ciro Gomes, ainda no 1º turno, seria ideal e com certeza resultaria em uma vitória avassaladora sobre qualquer candidato da direita.

Já expressei aqui no Cafezinho a minha opinião sobre uma eventual aliança das esquerdas em torno do nome de Ciro, acho que é esse o caminho pelo qual as esquerdas teriam chances reais de retomar o poder.

Minhas razões para crer nisso, estão expressas em comentário no link abaixo:

https://www.ocafezinho.com/2018/05/20/o-desabafo-do-blogueiro/#comment-512324

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com