Menu

Bolsonaro começa a desidratar, mostra pesquisa da XP/Ipespe

A pesquisa da XP Investimentos/Ipespe mostra que Jair Bolsonaro entrou num processo declinante bastante acelerado. Talvez seja essa a razão que levou o deputado a não participar mais de nenhum debate. Quanto mais aparece fora de ambientes controlados, e se expõe a entrevistas e debates fora de seu círculo de fanáticos, mais Bolsonaro perde votos. […]

51 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A pesquisa da XP Investimentos/Ipespe mostra que Jair Bolsonaro entrou num processo declinante bastante acelerado. Talvez seja essa a razão que levou o deputado a não participar mais de nenhum debate. Quanto mais aparece fora de ambientes controlados, e se expõe a entrevistas e debates fora de seu círculo de fanáticos, mais Bolsonaro perde votos.

Vamos reproduzir o texto e gráficos do Infomoney, mas intercalar comentários nossos no meio, entre colchetes e negrito.

No Infomoney

EXCLUSIVO: Bolsonaro perde força, mas mantém liderança, e “não voto” soma até 65% dos eleitores, mostra XP/Ipespe

Deputado oscila dentro da margem de erro, mas aponta tendência de baixa e volta a patamares do início da série de levantamentos feitos pelo Ipespe por encomenda da XP Investimentos

SÃO PAULO – A menos de quatro meses do primeiro turno, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) mantém a liderança na corrida presidencial, mas está mais distante de seu melhor desempenho já registrado. É o que mostra pesquisa telefônica realizada pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) entre 11 e 13 de junho, a quarta encomendada pela XP Investimentos em cinco semanas. O InfoMoney teve acesso aos dados com exclusividade.

De acordo com o levantamento, o parlamentar agora tem entre 19% e 22% das intenções de voto, dependendo da situação avaliada. Em todos os casos, o pré-candidato pelo PSL teve oscilação para baixo de 1 ponto percentual em comparação com a semana anterior, movimento dentro da margem de erro de até 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. O desempenho não freou a tendência de queda observada desde a máxima atingida por Bolsonaro no terceiro levantamento da série, de até 26%, entre 21 e 23 de maio.

O desempenho mostra dificuldade do deputado em conquistar apoio de outras faixas de eleitores fora da extrema-direita. Leia análise completa clicando aqui.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados, o deputado voltou aos 13% registrados no primeiro levantamento, após chegar a marcar 18% em sua melhor semana, entre 21 e 23 de maio. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece tecnicamente empatado, com 12% das intenções de voto, em uma oscilação de 2 pontos percentuais para baixo em relação à semana anterior. Outros candidatos não passam de 2% nesta situação enquanto o grupo dos “não voto” (brancos, nulos e indecisos) soma 65%, 3 p.p. a mais que no último levantamento.

[O gráfico dos votos espontâneos mostra a desidratação acelerada de Bolsonaro desde maio: tinha 18% dos votos espontâneos e agora tem 13%. Lula permanece firme com seus 12%, o que não me parece, todavia, um número confortável.

Em agosto de 2006, última vez que disputou uma eleição presidencial, Lula tinha 37% na espontânea e 49% na estimulada. Tinha rejeição baixa: apenas 26% diziam que “não votariam de jeito nenhum” em Lula. Na classe média de 5 a 10 salários, Lula tinha rejeição de 34%. Entre quem ganhava mais de 10 salários, 41% diziam que não votariam “de jeito nenhum” em Lula. 

Hoje Lula tem rejeição de 50% na classe média até 10 salários e 61% entre quem ganha mais de 10 salários. Na média, Lula tem hoje, no Datafolha, rejeição de 36%.]

 

 

A pesquisa testou quatro situações de primeiro turno. No cenário sem uma candidatura apresentada pelo PT, Bolsonaro tem 22%. Na sequência, aparecem tecnicamente empatados a ex-senadora Marina Silva (Rede), com 13%, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 11%, e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), com 8%. O senador Álvaro Dias (Podemos) tem 6%. Manuela D’Ávila (PCdoB) e Henrique Meirelles (MDB) aparecem com 2%. Com 1%, estão Guilherme Boulos (PSOL) e Flávio Rocha (PRB). Brancos, nulos e indecisos somam 34%.

Na simulação com o PT lançando o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como candidato, Bolsonaro lidera com 21%, seguido por um empate triplo entre Marina Silva (13%), Ciro Gomes (10%) e Geraldo Alckmin (8%). Álvaro Dias aparece com 6%, tecnicamente empatado com Henrique Meirelles, Manuela D’Ávila e Haddad, todos com 2% das intenções de voto. Flávio Rocha e Guilherme Boulos têm 1% cada. Brancos, nulos e indecisos somam 33%.

No cenário em que sua candidatura é incluída, o ex-presidente Lula lidera com 29% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 19%. Em outro pelotão, aparecem tecnicamente empatados Marina Silva (10%), Geraldo Alckmin (7%), Ciro Gomes (6%) e Álvaro Dias (6%). Henrique Meirelles tem 2%, enquanto Manuela D’Ávila e João Amoêdo (Novo) têm 1% cada. Os “não voto” somam 18%.

A pesquisa também testou pela segunda vez um cenário que simula o poder de transferência de votos de Lula a Fernando Haddad como candidato do PT. Para isso, o nome do ex-prefeito foi apresentado aos entrevistados acompanhado pelo aposto “apoiado por Lula”, o que lhe rendeu um salto nas intenções de voto e a segunda posição na disputa. Nesta situação, Bolsonaro lidera com 20%, seguido por um empate técnico entre cinco candidatos: Haddad (11%), Marina Silva (10%), Ciro Gomes (9%), Geraldo Alckmin (8%) e Álvaro Dias (6%). Henrique Meirelles tem 2%, ao passo que Flávio Rocha e Guilherme Boulos aparecem com 1% cada. Brancos, nulos e indecisos somam 31%.

[Haddad salta para 11% quando é apresentado como “candidato de Lula”. Marina e Ciro Gomes se mantém relativamente estáveis neste cenário. Ciro mantém-se firme com seus 9%, empatado tecnicamente com Haddad, mostrando que já conquistou um eleitorado próprio, independente.  Na íntegra do relatório, eles trazem o gráfico abaixo.]

* Henrique Meirelles tem 2%, mesmo patamar da semana anterior. Flávio Rocha e Guilherme Boulos seguiram com 1% cada. Manuela D’Ávila, por sua vez, tinha 2% e desta vez não pontuou.

A inclusão do termo “apoiado por Lula” à apresentação do nome de Haddad faz a transferência de votos do ex-presidente ao ex-prefeito saltar de 5% para 39%. Sem esse estímulo, os maiores herdeiros do capital político de Lula são Ciro Gomes e Marina Silva, conquistando algo entre 18% e 20% destas intenções de voto cada. Até mesmo no último cenário testado, com o apoio canalizado a Haddad, a dupla conquista 13% e 12%, respectivamente, dos eleitores de Lula.

Segundo turno

Foram testadas seis situações de segundo turno na pesquisa XP/Ipespe. Em eventual disputa entre Alckmin e Haddad, o tucano venceria por 20% a 19%, com 46% de brancos, nulos e indecisos. A diferença de 10 pontos percentuais é a mesma registrada na semana anterior, com oscilação de 1 ponto para baixo nas intenções de voto de cada candidato. Na terceira semana de maio, eles chegaram a estar tecnicamente empatados.

Se a disputa fosse entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria por 42% a 34%, com 24% de brancos, nulos e indecisos. Uma semana atrás, a vantagem numérica era de 5 pontos, o que configurava empate técnico. No início da série histórica, o deputado aparecia 2 pontos na frente, mas também em situação de empate técnico.

[O XP Investimentos/Ipespe, aparentemente, fez um ajuste nos métodos usados para medir o 2º turno. Bolsonaro caiu de 38% para 34% em algumas semanas, e Lula sobe de 36% para 42%.] 

 

Caso Bolsonaro e Alckmin se enfrentassem, a situação é de empate técnico, com o deputado numericamente à frente por placar de 33% a 31%. Brancos, nulos e indecisos somam 35% das intenções de voto. A diferença de placar neste levantamento é 3 pontos menor do que a registrada na semana anterior.

Em eventual disputa entre Marina Silva e Bolsonaro, o cenário também é de empate técnico, com a ex-senadora liderando por 38% a 34%. Brancos, nulos e indecisos somam 28% das intenções de voto. Uma semana atrás a candidata da Rede aparecia 1 ponto à frente.

Empate técnico também é observado na simulação de disputa entre Alckmin e Ciro, com o tucano numericamente à frente por placar mínimo de 31% a 30%. Brancos, nulos e indecisos somam 39%. Uma semana atrás, o cenário também era de empate técnico, mas com placar favorável ao pedetista por 3 pontos de diferença.

Caso Bolsonaro e Ciro se enfrentassem, o cenário também seria de empate técnico (como na semana anterior), com o parlamentar à frente numericamente com placar de 34% das intenções de voto a 33%. Brancos, nulos e indecisos somam 34%. Nos dois primeiros levantamentos, o deputado vencia a disputa com diferença superior à soma da margem de erro dos candidatos.

[Ciro ganha 4 pontos em duas semanas, Bolsonaro perde 4, na disputa entre os dois no segundo turno. Há duas semanas, Bolsonaro tinha vantagem de 9 pontos. Hoje os dois estão empatados em 34% e 33%. ]

Para acessar a íntegra da pesquisa, clique aqui.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Martinho

18/06/2018 - 18h31

Espero que caia mais. Povo babaca. Votaram no Collor, no Lula, na Dilma, depois fica o chororô. Quem fez a crise foi o povo que não sabe votar. Candidato sem experiencia administrativa ou desquilibrado (como Ciro) é só para aprofundar a crise. Espero que estes banqueiros e os empresários invistam em equipes para esclarecer este povinho….

Luiz Moura

18/06/2018 - 12h22

E o LULA não desidratou também? Pra que ser tão tendencioso assim? É isso que fazem com a liberdade de imprensa? Manipular?

Renata

18/06/2018 - 10h16

O que acharam do PDT, partido do Ciro, ter votado na urgência da cessão onerosa do pré-sal?

Vitor

18/06/2018 - 10h09

Essa pesquisa da XP é disparada a melhor do mercado…
Pra mim o segundo turno ainda será Haddad e Marina/Alckmin. Bolso vai sumir na campanha…

Virgilio

17/06/2018 - 20h59

Miguel,
Qual a qualidade desta pesquisa? Vc analisou a sua confiabilidade? Não é mais uma pesquisa encomendada sob medida pelo setor rentista? Quem é esta INFOMONEY?
Como os dados são coletados? Via telefone? Via entrevistas? Como é a amostragem?
Em que medida seus resultados são congruentes com outras pesquisas? Que outro instituto mostra Lula na espontânea perdendo de Bolsonaro? pelo que me lembro esta é a única, ou estou enganado?
Você que faz análises muito críticas e criteriosas de outras pesquisas, deste instituto para mim desconhecido, vc toma os resultados como inquestionáveis… Estou errado?

    Vitor

    18/06/2018 - 10h10

    Está. Próximo!

Leandro_O

17/06/2018 - 19h10

Ih, o José Rainha lá no BRASIL247 elogiando o Ciro com o Lula. Acho que agora o Rui, o pessoal do PCO e demais fundamentalistas do PT vão surtar.

Sofia

17/06/2018 - 17h08

CHUPA MIDIOTAS!!!!!!!

GLOBO E CBF É CORRUPÇÃO;;;

HAHAHAHAH HAHAHAHAH HAHAHHHHA

    Tom Zueira

    17/06/2018 - 17h55

    A câmera suprema da FiFa esta pior que os julgamentos do STF….
    Valeu FiFa.
    Ninguem viu nada, buahauahuahuahuah

Francisco O.

17/06/2018 - 14h01

LULA LIVRE!

Luis Castro

17/06/2018 - 13h06

Recordar. Na reeleição de Dilma apareceram um monte de institutos de pesquisa de credibilidade duvidosa que apontavam todos na direção de uma provável vitória de Aécio, um desses foi o tal instituto Paraná que colocava o mineiro a 10 pontos sobre Dilma, que as urnas desmentiram. Agora acontece o mesmo é tanto instituto desconhecido que vem aparecendo e que começam a apontar um esvaziamento da candidatura Lula, sob a alegação de que isso esta ocorrendo na medida que o eleitorado toma conhecimento do impedimento do líder petista. Me engana que eu gosto. Só vou acreditar que isso realmente ocorre se soltarem Lula e deixarem ele disputar o pleito.

Manoel

17/06/2018 - 12h44

Miguel, sentindo falta de vc comentar a política econômica da equipe Ciro!!!
Vamos lá, ao trabalho companheiro!!

Cláudio

17/06/2018 - 08h55

A luta é Lula livre, Lula candidato e Lula presidente. Se não isso, seja presidente quem Lula indicar. E não será o Ciro.

Cláudio

17/06/2018 - 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].) : Poemas (acrósticos) de autoria do PoeTa anarcoexistencialista Cláudio Carvalho Fernandes para alguns dos valorosos blogueiros progressistas:

Para o Paulo Henrique Amorim, do ConversaAfiada:

Progressista dos melhores é o Paulo Henrique Amorim
A certeza do bom combate na blogosfera
Um batalhador pela democracia, por você, por mim
Lutando sempre contra o pig, que é a besta-fera
O império do mal, a ditadura midiática que quer do BraSil o fim

Honrado e ansioso blogueiro, jornalista de primeira
Estimado por todos os que o veem em ação
Na internete é uma referência brasileira
Realizando também excelente trabalho na televisão
Indiscutivelmente seu nome é uma bandeira
Querida de amor pelo Brasil, seu povo e nação
Um guerreiro pela pátria justa e verdadeira
Esse nosso prezado mestre e irmão

Alimentando sempre uma boa ConversaAfiada
Mantém-se como um digno baluarte da civilidade
O perfeito crítico, irônico, inteligente e camarada,
Revelando as mazelas da política e sociedade
Instrumentalizadas pelo poder da informação monopolizada
Mantém vivo em todos nós o amor consciente pela liberdade.
.:.
Para o ilustrador (humorista) Bessinha, do ConversaAfiada do Paulo Henrique Amorim:

Boas e saudáveis gargalhadas nos faz ter
Esse humilde gênio do humor na internete
Sua criatividade é de fonte inesgotável, a valer,
Sempre trazendo nova perspectiva, pintando o sete
Inventando e reinventando o riso cotidiano
Na sua melhor tradução sempre nos prega uma peça
Hors concours do humor, (con)sagrado e profano,
A mostrar que a sua bossa de criação é boa à beça
.:.
Para o Luiz Carlos Azenha, do Viomundo:

Luiz Carlos Azenha, a senha para a boa informação
Um jornalista que dignifica o jornalismo
Investigativo do poder e a liberdade de expressão
Zênite do mais humano altruísmo

Comunicação com amor à verdade
Ao nobre propósito de bem servir bem
Rumo a uma nova sociedade
Livre para se ir mais além
Observando criticamente a realidade
Somando experiência(s) e multiplicando-as também

Admirável ativista do bem humano
Zelando sempre pela justiça social
Entusiasta da liberdade, igualdade e fraternidade, no plano
Natural de quem é tal e qual
Homem civilizado, honesto, bom e lhano
Ah, se todo ser fosse a você igual!
.:.
Para o Luís Nassif:

Luminoso baluarte do melhor humano
Um exemplo digno de pessoa e profissional
Íntimo amigo do que é bom, justo e lhano
Superando as limitações do trivial

Nobre ser de grande dignidade
Ampliando o fraterno bem
Sobre a própria humanidade
Somando e multiplicando, indo além
Infinitamente transcendendo a realidade
Frugal: igual a você, ninguém!
.:.
Para o Brizola Neto, do Tijolaço:

Bom de luta como o avô honrado
Raiz de tudo o que é melhor
Ilustre democrata já (a)provado
Zelando pelo bem maior
O povo ao seu lado
Lutando livre mas não só:
A realidade nos tem irmanado

Nobre guerreiro do melhor debate
Este poema é um agradecimento
Te louvando pelo bom combate
Orientado por humano pensamento
::
Para Fernando Brito, do Tijolaço:

Feliz quem pode te ler
Espectador do melhor pensamento
Resgatando o próprio prazer
Natural de também pensar o momento
Ampliando a visão sobre a realidade
Nas críticas (e) reflexões
De um País em busca da verdade
Ou da própria humanidade, sem ilusões

Brasileiro com muito orgulho e amor
Registro vivo de pia humanidade
Igual, livre e fraterna, multicor
Tentando sempre de tudo a verdade
Onde haja a comum-união de vida e labor
.:.
Para Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania:

Eduardo Guimarães, prezado blogueiro progressista
Digno cidadão, responsável e muito humano
Uma boa pessoa, sempre e sempre altruísta
A expressão verdadeira do ser lhano
Revelando a cada gesto nobre humana conquista
Do que de melhor há no fraterno plano:
O bem de todos na prática humanista

Gostar de gente, bem humana, é opção
Um jeito de encarar a própria vida
Incentivando cada ser a ser mais irmão
Muito mais fraterno e justo, na lida
Amorosa de sempre buscar dar atenção
Real a cada um, na igual medida
Ãnte a crítica observação
Especial da experiência refletida, vivida
Semeando o bem no bem sentir a razão
.:.
Para Miguel do Rosário, de O Cafezinho :

Muita informação de boa qualidade
Isso a gente encontra nO Cafezinho
Gostoso encontro com a brasilidade
Um exercício do jornalismo em alinho
Entre o bem de todos e a humanidade
Longa vida para este nosso maninho.

Dialética com o melhor da razão
O Miguel sempre nos traz de montão.

Rimando bom jornalismo com crítica
O Cafezinho faz a construtiva obra
Ser ainda melhor, aliando política,
Área nobre, à reflexão que se cobra
Rumo ao ser pleno, cultura altruística
Informando o bem fazer que se desdobra
Onde é séria a boa atividade jornalística.
.:.
Poema(s) acróstico(s) para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : Luiz Inácio LULA da Silva :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
U m homem simples, como as coisas boas da vida,
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira,
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
I magem perfeita do homem de si senhor,
O humano defensor de humana lira.

L uz de nossa gente, lutador incansável,
U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro.

D igno e sincero, fraterno e muito humano,
A migo do povo, honesto e sempre lhano.

S eja o meu/nosso canto para te louvar,
I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
V itória da melhor sorte no número treze,
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
::
Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( PoeTa anarcoexistencialista )
.:.
L uz do povo brasileiro,
U m digno e fiel lutador,
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.
.:.
L ula livrou 36 milhões da pobreza,
U m feito memorável, sem precedentes,
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
.:.
L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
?????????????????????
:: ?????????????????????
::

Stalingrado

16/06/2018 - 23h19

Enquanto isso, Ciro Jeirissati fala “Olha no que deu. Cadê o Lula e onde estou eu”….
Este aí não terá meu voto nem a pau.
É #LulaLivre!

Alan Cepile

16/06/2018 - 16h10

Sério mesmo que alguém ainda acha que Lula será candidato????

    Cavalar

    16/06/2018 - 18h11

    Todos, desde que tenham pelo menos o curso primario, sabem perfeitamente que Lula não obterá o registro de sua candidatura. Dezenas de centenas de políticos se encontraram nesta mesma situação desde a promulgação da Lei da Ficha Limpa (que pra mim é um despropósito, pois é o estado tutelando o eleitor, dizendo: você não sabe votar, então eu voto por você!).
    Então, levar esta situação adiante é um desrespeito aos seus eleitores, uma desonestidade intelectual.

Jose

16/06/2018 - 13h03

O pre-sal foi liberado para venda ontem, aprovado por uma larga margem em uma votação no congresso nacional.
A BRASKEM esta sendo vendida a uma empresa petroquimica holandesa.
Ficar discutindo dois ou três pontos a mais ou a menos em uma pesquisa eleitoral é irrelevante nesse momento. O Brasil esta perdendo sua riquezas e capacidade produtiva rapidamente, para grupos estrangeiros, a preço de banana. O juiz Moro e os outros lavajeateiros devem estar orgulhosos.

    Jose

    16/06/2018 - 13h06

    Ah! A venda da EMBRAER para a BOEING também foi acertada nesta última semana. Realmente, foi uma grande semana. Os liberazinhos moderninhos esclarecidos, que entram aqui para poluir o bloq com seus lugares comuns, assim como os lavajateiros, devem ser entusiasmados.

    Vitor

    18/06/2018 - 10h36

    O pré-sal foi liberado há uns 5 anos. Povo com memória curta, esquece do leilão de Libra, por exemplo…

Vicente

16/06/2018 - 11h39

Bolsonaro vai cair muito até a eleição. Mas os votos dele migrarão em maoria pra algum da direita. Acho que o Alckmin ou Marina.
Teremos no segundo turno dois dos três: candidato do PT, Ciro e candidato da direita (Alckmin ou Marina). Espero que seja Candidato di PT x Ciro.
Espero que Lula possa concorrer, mas hoje está difícil. Até a eleição pode mudar.
Indefinição .

    Thiago Araujo

    16/06/2018 - 20h33

    Vicente, procura um cartório cível URGENTE.
    Você está registrado com nome errado.
    Peça a retificação de sua certidão de nascimento.
    Onde se lê: VICENTE;
    Leia-se: VIDENTE…

    Vitor

    18/06/2018 - 10h39

    Que Einstein!
    Querido, o segundo turno será o candidato do PT (se Ciro não tiver apoio do partido no primeiro turno, nem chega a 2 dígitos) contra Bolsonaro, Marina ou Alckmin. Não existe a menor possibilidade de ter Ciro x PT no segundo turno, acorda!

João E.

16/06/2018 - 09h39

Lula Livre!

Menestrel

16/06/2018 - 09h30

Ótimo, aos poucos vai caindo e desmoronando a desculpa dos defensores do Ciro(medo de segundo turno entre Bolsonaro e Alckmin, ou Bolsonaro e Marina) Segundo turno (se tiver e Lula não ganhar no primeiro), será entre o candidato do PT e o tucano.

    Thiago Araujo

    16/06/2018 - 20h48

    MENESTREL, esse é o seu nome ou é o que você faz?
    O ilustríssimo chico buarque é um menestrel, que não compõem nada, apenas balbucia as letras das músicas que compra… é ícone de dez entre dez ” intelectuais” da antiga “esquerda comunista” , hoje, “progressistas”…
    O menestrel, na essência da palavra, é aquele personagem que, à serviço de um senhorio, RECITAVA UM DISCURSO QUE LHE ERA DADO. Não precisava pensar, só declamar.
    É claro que você é inteligente e não se presta a isso (declamar o que lhe oferecem), pois esse discurso tá igual a disco do agnaldo timóteo: ninguém se interessa é ninguém mais ouve.
    Como participante do blog, lhe sugiro mudar esse nome, para não cair na mesmice de chico, caetano, gilberto gil e essa parvice toda…

      Menestrel

      16/06/2018 - 22h55

      Em geral os menestréis criavam seus próprios contos,dos outros declamavam o que era bom.Quando se tornaram trovadores a poesia incomodava , tornando-se errantes os perseguidos eram chamados de bêbados, ignorantes, ultrapassados, pouco originais por aqueles que eram criticados e queriam que tudo continuassem do que jeito que estava.
      Você acerta.Política e arte tem tudo a ver, sempre foi assim.Por isso continuarei aqui Menestrel, se o senhor permitir, é claro.

        Thiago Araujo

        17/06/2018 - 11h53

        Foi só sugestão. Fique à vontade…
        A única permissão que dou, é à mim mesmo: não me permito dominar pela ignorância e pelo fanatismo, ainda mais por CLEPTOCRATAS fantasiados de “progressistas”.
        Puro engodo.
        Falácia.
        POPULISMO NUNCA.

      julia

      16/06/2018 - 23h11

      Thiago, inteligente é você, o resto, inclusive Chico, Caetano, Gil, etc., é burro…. rsrsrsrsrs

        Thiago Araujo

        17/06/2018 - 12h43

        Se forem da mesma estirpe, sim.
        A inteligência não é um dom. É uma conquista de quem a busca.
        Certamente, Júlia, entre os inteligentes, não estão aqueles que defendem o crime e a barbárie.
        O crime é um comportamento social repulsivo.
        Você acredita nisso?
        Ou acha que uma sociedade que exalta o crime e o criminoso é sã?

      Menestrel

      16/06/2018 - 23h11

      Em relação ao Chico Buarque realmente o senhor deve estar certo. Sempre ouvi boatos de fontes confiáveis que ele nunca fez nenhuma letra mesmo, ao que parece eram todas compostas pelo Erasmo Carlos, ou pelo Roberto, esse sim o nosso Rei.

      Benoit

      17/06/2018 - 07h17

      Acho muito difícil alguém que vota no Bolsonaro ou no Alckmin dar lição do que quer que seja a quem quer que seja. Pelo menos voce poderia tentar antes aprender a pôr a crase mais ou menos no lugar certo.

        Thiago Araujo

        17/06/2018 - 12h33

        Que tal o acento circunflexo no “vocÊ”, sua sumidade léxica?

        Thiago Araujo

        17/06/2018 - 12h58

        O voto de “cabresto”, comum em meados do século XX no Brasil, foi extinto, com excessão daqueles onde o “coronel” , mesmo preso, impinge sua vontade.
        Aliás, vejo nisso apenas a locupletação daqueles que, sem profissão definida e sem capacidade de aprendizado de algo útil, buscam exasperadamente um ” lugar ao sol”, desde que não precisem trabalhar, até porque NÃO SABEM TRABALHAR.
        Benoit… Tens profissão? Trabalhas ? Produzes?
        Te recomendo o livro do filósofo Mário Cortella, “QUAL É A TUA OBRA”.

sandra

16/06/2018 - 09h16

Infelizmente os progressistas a realidade é dura …
e por mais que nao queira, devemos admitir … nao irão deixar um só ficha suja sujar uma eleição das mais importantes de todoas que ja houve.. nem nos quertemos isso..

esse papo de que o ´povo quer lula e por isso ele ano devia estar na cadeia .. isso chega a ser insano..
o roger abdelmashi era o maior inseminador .. e muitas mulheres queriam inseminar com ele.. e ele queria estar com sua clinica ( p´anestesiar e estuprar as pacientes) milionaria e sua vida de rei… poremmm… a justiça o tirou de cena;

o goleiro bruno idolo do flamerda adoraria estar no gol defendendo p massa rubro negra .. porem….

quem te o monopolio da força é a Léi/Justiça
o Brasil e uma merda justamente por que parte das pessoas nao entendem justamente isso..

Wilton Santos

16/06/2018 - 06h51

É muito cedo prever o resultado das eleições com os dados atuais. Mas uma coisa é certa, 1/3 do eleitor brasileiro é de esquerda e vota no candidato petista, outro 1/3 é de direita e boa parte está organicamente integrada à candidatura do Bolsonaro, já 1/3 vai pender para um dos lados dependendo da temperatura do momento. Esse eleitor indeciso escolhe seu candidato na véspera do pleito, especificamente na última semana e dificilmente definirá quem serão os candidatos do 2º turno.

Ocorre que o candidato que tiver melhor estrutura partidária e militância terá mais chances de chegar ao 2º turno numa eleição tão pulverizada entre várias candidaturas. E nesse contexto as duas candidaturas que apresentam maiores números de eleitores engajados são justamente as candidaturas do PT e do Bolsonaro. O candidato de extrema direita conseguiu uma quantidade imensa de seguidores engajados nas redes sociais e nas camadas mais pobres e certamente conseguirá chegar no 2º turno.

O eleitor do Bolsonaro não é um eleitor comum que pensa om o cérebro, mas sim com o fígado. Sua escolha é motivada por ódio e preconceito e representa um seguimento da sociedade brasileira psicótico. Certamente o Bolsonaro vai manter boa parte dos seus eleitores até as eleições. A escolha feita por esses eleitores não tem nada a ver com programas de governo ou perspectiva de superação da crise, mas sim com necessidade de extravasar todas as suas frustrações e expor as misérias humanas que habitam em si.

Provavelmente os candidatos que chegarão ao 2º turno serão aquele escolhido pelo Lula e o Bolsonaro. O resto não chegará nem perto, inclusive o Ciro Gomes que mais uma vez terá um voo de galinha e será traído por seu temperamento explosivo e desequilibrado. Como bem definiu o Lula, o Ciro é um bom quadro mas não é um líder.

Essa história de que a candidatura do Bolsonaro irá desidratar não faz o menor sentido. Qualquer canto que você vá nesse país têm bolsomínios espalhados por aí. A sensação que eu tenho é de que praticamente todos os taxistas, caminhoneiros e motoristas de uber vão votar no Bolsonaro. É algo impressionante o clima de ódio que foi disseminado na sociedade brasileira e como o Bolsonaro conseguiu se beneficiar por essa conjuntura.
.

    Lucas Almeida

    16/06/2018 - 15h18

    Concordo em partes. Mas dessa votação inicial de Bolsonaro, acredito q haja pelo menos metade iludida, decepcionada com o discurso midiático na cabeça q enxergue nele uma opção. A outra metade é minion mesmo é não vai larga-lo. Mas acho q a estratégia da esquerda adotada é fraquissima: acusa-lo de homofobia e fascismo não impacta já que boa parte da população ou é homofobica mesmo ou não leva tão a sério esse fascismo. O melhor método é mostra-lo 1) corrupto com as transações imobiliárias suspeitissimas 2) entreguista com suas votações é 3) totalmente ligado a esse governo temer (por suas votações ou do seu partido PSL) – quando começar a campanha esses 3 itens servirão muito para jogar Bolsonaro fora do 2o turno. Com Alckmin fora e Marina sem força é possível Ciro x pt no segundo turno o que nos daria 1 Mês para efetivamente pensar no Brasil e eleger um dos dois.

    Thiago Araujo

    16/06/2018 - 21h14

    Wilton Santos…
    Rapaz, tú falas em “ódio” com uma propriedade ímpar…
    Freud explica: ” a boca fala daquilo que o coração está cheio”!
    Não concordar com o outro é uma opção…
    Quem não pensa como você pensa com o fígado?
    Bem, você, intelectualizado, que é unanimidade e pensa com o cérebro, me diga: o que te faz acreditar que Lula é inocente e é o melhor para o país, é teu cérebro? São teus neurônios superdotados?
    Rapaz, procura urgente um neurologista que tenha conhecimento de física, para diagnosticar com precisão esse vácuo que desenvolvestes na caixa craniana.
    Certamente você não é o único…
    Muita gente apresenta sintomas esquisitos próximo às eleições no Brasil.
    Muitos acham que criminosos podem até ser Presidente, de forma natural… Pode isso?????
    O país tem mais de 750.000 encarcerados…
    É só escolher entre um deles…
    Se optarem por uma mulher, um bom nome é denise richthofen.
    Se optarem por um homem, aí está josé dirceu…
    Mas, por favor: lula preso!

      Benoit

      17/06/2018 - 07h25

      Araujo, Por que as pessoas acham que o Lula é inocente? Existe uma capacidade e atividade designada pelo verbo “ler” e geralmente adultos sabem ler. Sabendo ler voce pode ver o que dezenas ou centenas dos melhores juristas no Brasil disseram acerca do processo contra o Lula, voce pode acompanhar o processo e a partir disso chegar à conclusão de que o processo foi uma farsa conduzida por um criminoso judicial. Talvez voce não seja capaz de avaliar as coisas por conta própria a partir dos melhores dados e informações disponíveis, mas há pessoas que são capazes disso. Por que voce não tenta marcar uma consulta com alguém que tente curar a burrice?

        Thiago Araujo

        17/06/2018 - 13h13

        Marco a consulta e pago por ela.
        Me dê seu nome completo Benoit, afinal, VOCÊ É O PACIENTE, O OBJETO DA CONSULTA.
        Se bem que é um mal difícil de curar, mormente em samongas, como é seu caso.

      , wanderley kusma de faria

      17/06/2018 - 18h45

      Se fosse problema PSIQUIÁTRICO teria CURA, mas BURRICE não é DOENÇA, então amigo estás com um pé na COVA.

    Martinho

    18/06/2018 - 18h38

    Russomano tambem liderava as pesquisas em São Paulo. Bolsonaro tem pés de barro.

    Márcii

    21/06/2018 - 21h31

    Melhor análise.Só que a esquerda de verdade é menor…a turba que a infla é o populismo.

foo

16/06/2018 - 06h38

(Na espontânea) “Lula permanece firme com seus 12%, o que não me parece, todavia, um número confortável.”

A maior parte da população sabe que Lula está preso e muito provavelmente será impedido de disputar as eleições.

A grande mídia, agora com o apoio de setores da esquerda, continua firme em seu esforço de naturalizar este impedimento.

Nossa luta é contra esta normalização da ruptura democrática.

Precisamos lutar pelo direito de Lula se candidatar, e não aceitar bovinamente o arbítrio.

Olavo

16/06/2018 - 06h20

Bolsonaro, um cavalo não batizado

No Maranhão, Bolsonaro diz que “ninguém tem plano de governo”

Do blog da Sílvia Tereza

A passagem de Bolsonaro pelo Maranhão foi marcada por momentos de críticas raivosas e poucas propostas para o Brasil.

O pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), cumpriu agenda em São Luís, nesta quinta-feira (14), e mostrou seu despreparo para a corrida presidencial deste ano.

Bolsonaro foi recepcionado por simpatizantes no Aeroporto Marechal Cunha Machado, concedeu entrevista coletiva, participou de um ato político no Multicenter Sebrae e, à noite, jantou com a classe empresarial em um hotel na área nobre de São Luís.

Em todas as oportunidades, Bolsonaro deixou de mostrar suas propostas para criticar o governador Flávio Dino (PCdoB) afirmando que vai trabalhar para tirá-lo do poder. “Se o povo quer mudar, tem que tirar da cabeça esse negócio de comunismo”, disse o deputado tido como preconceituoso.

Sobre suas propostas reais para o Brasil e sobre seu Plano de Governo, Bolsonaro desconversou e afirmou que ninguém tem plano de governo até o momento e que geralmente isso é uma peça de ficção encomendada junto a um marqueteiro.

Os eventos de Bolsonaro não foram acompanhados por nenhum deputado federal ou estadual. Presidentes de partidos políticos também não compareceram aos eventos do presidenciável.

A passagem de Bolsonaro pelo Maranhão foi marcada por momentos de críticas raivosas e poucas propostas para o Brasil.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/no-maranhao-bolsonaro-diz-que-ninguem-tem-plano-de-governo/

BOLSONARO JÁ DISSE QUE NÃO ENTENDE DE ECONOMIA, QUE VAI MATAR UM BOCADO DE GENTE E, AGORA, QUE NÃO TEM PLANO DE GOVERNO. E EU PERGUNTO: O QUE BOLSONARO E SEUS SEGUIDORES TÊM PARA OFERECER AO BRASIL? NADA, ABSOLUTAMENTE NADA. BOLSONARO É A ESSÊNCIA DA ESTUPIDEZ. BOLSONARO É UM CAVALO NÃO BATIZADO. VAI COMER CAPIM, BOLSONARO!

Cláudio

16/06/2018 - 05h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].) : Poemas (acrósticos) de autoria do PoeTa anarcoexistencialista Cláudio Carvalho Fernandes para alguns dos valorosos blogueiros progressistas :

: Para Miguel do Rosário, de O Cafezinho :

Muita informação de boa qualidade
Isso a gente encontra nO Cafezinho
Gostoso encontro com a brasilidade
Um exercício do jornalismo em alinho
Entre o bem de todos e a humanidade
Longa vida para este nosso maninho.

Dialética com o melhor da razão
O Miguel sempre nos traz de montão.

Rimando bom jornalismo com crítica
O Cafezinho faz a construtiva obra
Ser ainda melhor, aliando política,
Área nobre, à reflexão que se cobra
Rumo ao ser pleno, cultura altruística
Informando o bem fazer que se desdobra
Onde é séria a boa atividade jornalística.
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
?????????????????????
:: ?????????????????????
::

Cláudio

16/06/2018 - 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].) : Poema(s) acróstico(s) (de autoria do PoeTa anarcoexistencialista Cláudio Carvalho Fernandes) para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : Luiz Inácio LULA da Silva :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
U m homem simples, como as coisas boas da vida,
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira,
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
I magem perfeita do homem de si senhor,
O humano defensor de humana lira.

L uz de nossa gente, lutador incansável,
U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro.

D igno e sincero, fraterno e muito humano,
A migo do povo, honesto e sempre lhano.

S eja o meu/nosso canto para te louvar,
I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
V itória da melhor sorte no número treze,
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
::
Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( PoeTa anarcoexistencialista )
.:.
L uz do povo brasileiro,
U m digno e fiel lutador,
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.
.:.
L ula livrou 36 milhões da pobreza,
U m feito memorável, sem precedentes,
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
.:.
L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
.:.

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
?????????????????????
:: ?????????????????????
::

jacó

15/06/2018 - 23h37

LULA tem é 100% de aprovação no meio do POVÃO que é quem comparece as urnas classe media i rcos tem preguiça de sair de casa só votaria se fosse pela internet. É LULA o nosso PRESIDENTE.

Cavalar

15/06/2018 - 22h29

“Processo declinante acelerado ?” O cara oscila um ponto, dentro da margem de erro, e você acha que ele entrou em processo declinante acelerado? Uai, então o Lula, que oscilou 2 pontos para baixo está com um pé na cova, eleitoralmente falando!

    Lucas Almeida

    16/06/2018 - 09h25

    Mas o lula é mais óbvio ter um número baixo na espontânea. Os brasileiros sabem da dificuldade que ele vai ter de se candidatar e não acabam citando o nome dele, pois já pensam q seria impossível. Mas na estimulada quando aparece o nome do Lula, o pessoal opta por ele.

JOHN JAHNES

15/06/2018 - 21h52

Mais uma boa noticia. Já temos um futuro ministro do próximo governo fazendo a campanha do seu candidato a presidente. Favor repassar, apareceu o candidato que vai combater a corrupção de verdade. Já tem até um futuro ministro fazendo sua campanha. https://vimeo.com/275330177


Leia mais

Recentes

Recentes