Menu

Capelli: diante da ameaça fascista, o que explica a esquerda continuar dividida?

OS DILEMAS DA ESQUERDA Por Ricardo Capelli O que explica, diante de uma clara ameaça fascista, a esquerda brasileira continuar dividida? Visões distintas sempre existiram. A dualidade entre o social e o nacional na construção de um novo ciclo de desenvolvimento para o país está presente, mas é pouco para explicar a divisão. Lula e […]

39 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

OS DILEMAS DA ESQUERDA

Por Ricardo Capelli

O que explica, diante de uma clara ameaça fascista, a esquerda brasileira continuar dividida?

Visões distintas sempre existiram. A dualidade entre o social e o nacional na construção de um novo ciclo de desenvolvimento para o país está presente, mas é pouco para explicar a divisão.

Lula e Dilma governaram durante 13 anos com o apoio da esquerda. Se o ex-presidente tivesse sua candidatura confirmada, provavelmente estariam todos unidos em torno dele.

Como maior força do campo, o PT deveria abrir mão de liderar a frente agora?

O partido dos trabalhadores tem sido coerente com sua estratégia. Levar Lula ao limite numa guerra de guerrilha, mantendo o lulismo aglutinado até o último minuto.

Na compreensão do partido, indicar um eventual substituto seria um erro. Estão convictos que um plano B agora poderia levar à dispersão dos lulistas.

O risco desta tática é a possibilidade de isolamento. Não será fácil outro partido assinar um cheque em branco para Lula, mesmo sendo ele quem é.

Se o PT indicasse Wagner como “vice-substituto”, por exemplo, as chances de aglutinação seriam bem maiores. O ex-governador da Bahia é um político hábil. Governa seu estado com uma frente ampla vitoriosa há 12 anos.

A indicação do baiano esvaziaria Lula reduzindo o capital político do PT? O eventual apoio de vários partidos não seria um antídoto? O argumento de que a Lava Jato, cada vez mais desmoralizada, caçaria o plano B pode ser considerado, mas é pouco para justificar o conjunto da estratégia.

Algumas perguntas completam os dilemas.

A vitória nas eleições é uma questão central? Perder as eleições demarcando é uma hipótese aceitável, num processo de acumulação de forças que pavimente a volta mais a frente, numa espécie de “colégio eleitoral 2018”? A crise institucional será resolvida a partir de janeiro de 2019?

O PDT tenta viabilizar uma aliança em torno de seu candidato aglutinando parte da esquerda, setores do centro e até o DEM. Será uma tarefa complexa colocar de pé esta frente ampla heterogênea e conseguir conferir-lhe discurso e identidade. A personalidade forte do candidato pode ajudar.

Pesquisas indicam que um nome apoiado por Lula pode largar na frente de Ciro. Há espaço para uma alternativa progressista que dispute com o PT e com a direita ao mesmo tempo? É correto, neste momento, abrir uma disputa pela hegemonia na esquerda? Qual o melhor nome para derrotar a direita no segundo turno? Quem pode ampliar mais?

Lula desconfia que Ciro queira aposentá-lo. O ex-governador do Ceará jamais acreditou na possibilidade de apoio do PT. As desconfianças são mútuas.

O pedetista evita se aproximar do petista. Raciocina que não terá os votos do PT e que esta aproximação pode inviabilizar o diálogo com outros eleitores que sonha conquistar.

Com a união cada vez mais improvável, PCdoB e PSB vivem dilemas e contradições.

Na raiz do problema uma compreensão limitada sobre o processo de construção da hegemonia na sociedade. Alternância vira derrota. A correlação de forças é substituída por vontades. Cabeças de chapas viram aríetes contra a unidade. Num paradoxo curioso, força pode virar isolamento. Como pano de fundo, a disputa por um futuro que pode não existir.

O time pode ganhar o jogo com os jogadores brigados utilizando táticas arriscadas? Sempre é possível. Em tempos de Copa, torcer e sonhar não custa nada.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ernesto SANTIAGO

17/07/2018 - 10h02

Lula vai ficar preso SIM, só um idiota por completo pode pensar que fizeram tudo o que fizeram (golpe de estado) pra soltar lula antes das eleições, é uma tremenda idiotice do PT não ter feito acordo com Ciro ainda. Se arriscarmos de perder essa eleição por causa do PT, eu que sempre votei lula vou ser um antipetista de primeira linha.

Quero-quero

16/07/2018 - 14h16

Lula presidente.
Mas… quem colocou na cabeça desse cara que a divisão blá blá blá ?
O Lula peidando é mais sério que essa gente.

Rodolfo Alvim

16/07/2018 - 09h51

os colunistas sequer entram em consenso de quem substituirá o Lula no PT… a esquerda precisa de uma candidatura sólida e sem rabo de palha… do PDT ao PCdoB… TODOS sempre apoiaram as 4 candidaturas do PT durante esses 14 anos… só que o PT não larga o osso… é o PT que esta dividindo a esquerda… Favoritismo não significa liderança forte… o Lula esta nas mãos do STF… J.Vagner enrolado na Lava-Jato… F.Haddad não tem força politica…
ainda sim se Lula ir para segundo turno… sem a menor simpatia da parte do Centro ele vai perder pro Bolsonaro…
PT vai dar de Bandeja a presidência da Republica ao Golpista e Torturista Jair Bolsonaro se ficar insistindo e minando as alianças alheias…

    Alan Cepile

    16/07/2018 - 14h14

    É inacreditável… Depois do golpe jurídico midiático, impeachment fake, Lula perseguido, as fake news da mídia, o triplex (da OAS!!), as conduções coercitivas com a Globo já esperando na porta, invasão ao Instituto Lula, os grampos ilegais em Lula e Dilma e até noa advogados, o cerceamento de defesa, o partido ter sido reduzido a 1/5 do que era antes das eleições municipais, membros do partido que não se entendem, Haddad que fala que não houve golpe e vai jantar com FHC, as declarações bizarras da Gleisi…

    O que falta ao PT pra acordar desse coma profundo e interminável que o partido se encontra??? O quem mais é necessário acontecer ao PT pra ele sair desse marasmo???

    Quero-quero

    16/07/2018 - 14h19

    Desculpas esfarrapadas…

      Alan Cepile

      17/07/2018 - 07h40

      E (como sempre) não justificadas.

João do Grão

16/07/2018 - 06h43

FORA DE PAUTA

Policial confirma doação de verba pela CIA

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Francisco Carlos Garisto, confirmou hoje na Comissão de Segurança Pública que há muito tempo tomou conhecimento de que a Polícia Federal brasileira recebe dinheiro do departamento de combate a entorpecentes norte-americano (DEA) e da agência de inteligência (CIA). “Isso compromete a autonomia da Polícia Federal e os policiais são revoltados com essa situação há muito anos”, afirmou.
Ele declarou ainda que essas informações já foram reveladas em 1999 por parlamentares e pela Imprensa, porém, não houve qualquer conseqüência. “Essa notícia aparece, causa comoção, mas depois de dez dias ninguém fala sobre isso”, disse. Para o representante dos policiais, o assunto é abafado propositalmente. “É o poder dos Estados Unidos ou é o poder de alguém que está fazendo coisa errada e que não quer ser descoberto”, afirma.
Garisto declarou ainda que o convênio foi implementado quando Romeu Tuma, hoje senador, estava à frente da Polícia Federal.
No mês passado, a revista Carta Capital publicou reportagem com o ex-chefe do FBI no Brasil Carlos Costa, na qual ele afirma que “os Estados Unidos compraram a Polícia Federal”. Segundo o ex-chefe do FBI, há anos os Estados Unidos doam milhões de dólares para a polícia brasileira. Em razão do dinheiro recebido, Costa acusa a Polícia Federal de ser subserviente a instituições governamentais norte-americanas.

Matéria completa: http://www2.camara.leg.br/agencia/noticias/48347.html

FELIPE

15/07/2018 - 15h33

O que explica é o fato de um certo candidato apoiar a farsa a jato pra faturar voto de coxinha.

Mireto

15/07/2018 - 10h21

O que explica é incluir Ciro no campo da esquerda. O que de fato não é. Ele faria alianças até com o PSDB pra vencer as eleições. Sem noção…

Ricardo

15/07/2018 - 07h28

Lula é o dono do PT. É ele quem manda no partido e sua candidatura é a única chance de sair da cadeia. Lula tenta monopolizar o debate e nao quer que outras liderancas dividam o voto da esquerda. Ele diz que apoia Boulos e Manuela. Com 1% de intenoes de votos para eles nao é ameça para o Lulismo. Tudo teatro. Agora, o Ciro a Marna e o Alckim ja sao potenciais inimigos. Bolsonaro sabe que todos devem se juntar contra ele se houver 2 turno.

Ferreti

14/07/2018 - 20h07

O que seria fascismo para o Capelli?
Ora, Ciro é um mandão, um bufão. Arrogante até a alma. Se esse cara chega à presidência, vai querer governar com mão de ferro.

Quem é Fascista?
A primeira coisa a identificar o fascismo é o culto à personalidade. Tem algum personagem que adora ser cultuado mais do que Lula?

Aliança Nacional Libertadora

14/07/2018 - 19h35

Gosto de ler o cafezinho, tem que estar atento à quinta coluna……só existem Ciromínions aqui……interessante o ódio e desdém bolsonarescos pelo Lula….denostamente chantagistas…..uma pena até o Haddad passar os 6% do Coroné Testosterona……o pior é saber que se ficasse quieto, desse um aceno mínimo à injustiça contra Lula ou mesmo apoiasse o PT……estaria praticamente eleito…..Mas a verborragia é o mesmo produto da outra marca…Bozonaro.

Darcy Brasil Rodrigues da Silva

14/07/2018 - 17h41

Ser de esquerda deveria ter como um dos principais traços definidores a capacidade de ouvir, considerar, a opinião do outro. Fico pasmo, constatando que a maioria absoluta dos comentadores parecem não ter lido o texto que comentam, mesmo tendo esse texto um título instigante: “Diante da ameaça fascista, o que explica a divisão da esquerda?”. O que há de mais importante neste título é a afirmação explícita de que existe uma ameaça fascista, de que o fascismo pode ser vitorioso nas urnas. A indagação subsequente deveria ser uma implicação óbvia para todos os que somos democratas, pois, se existe, de fato e não apenas remotamente , uma ameaça fascista , então não existe outra alternativa para esquerda que não seja a da unidade já no primeiro turno para fazer frente a essa ameaça.

    Jonas

    14/07/2018 - 18h33

    O problema é que não existe só a ameaça fascista. Há outra tão perigosa quanto que poderíamos chamar de fascismo soft. E essa outra ameaça está a e vai usar o fascismo bruto pra passar desapercebida.
    Olhos atentos a todos os sinais. O.O

    Esmeraldo Cabreira

    15/07/2018 - 09h56

    SE ESSA “ESQUERDA” FOSSE O PDT E CIRO GOMES, EX-ARENA, EX-DEM, EX-PP, EX-MDB, EX-…., ESTARÍAMOS TODOS FERRADOS…
    ADEMAIS, DISPUTA DE OUTROS CANDIDATOS DA ESQUERDA REAL DISPUTAREM, AUMENTA O ESPECTRO DE SOCIALISTAS NO CONGRESSO …
    LULA SABE… LULA PREVÊ… LULA PROVÊ…
    O RESTO E GEMIDO E RANGIR DE DENTES DOS KOXINHAS OUTSIDERS QUE AFUNDAM NAS PESQUISAS…
    XÓLA FASCISTA!

      Alan Cepile

      16/07/2018 - 14h19

      Ciro NUNCA foi da Arena, vamos parar de contar lorota por aqui, o lugar dessas fake news é no brasil247.

joão

14/07/2018 - 17h15

é isto aí.vai todo mundo de ciro. o ilusionista kkkkkk

Luis Castro

14/07/2018 - 16h55

Defender a união das esquerdas com a desistência do PT da candidatura Lula é fazer o jogo da direita e se antecipar a disputa eleitoral. Seria o mesmo que reconhecer por antecedência sem disputar que o PT está liquidado sem Lula, justamente o que quer fazer parecer a direita golpista. Se levarmos em consideração que os partidos de esquerda são PT, PCdoB, PSOL, com ideologia clara, os outros PDT e PSB tomam posições dúbias com rachas em suas bancadas ora para esquerda ora para direita. Na esquerda o único partido forte e bem estruturado em todo o Brasil é o PT, com uma fortaleza eleitoral indiscutível no Nordeste e Norte. Então se pergunta por que um partido com essa força eleitoral vai renunciar a seu direito de concorrer com um candidato de seu quadro; na hipótese de Lula impedido, e se sujeitar a ficar a reboque de um candidato de outro partido menos representativo tudo em nome de uma hipotética união das esquerdas? Se o PT fizer isso como querem alguns e passe a apoiar já uma candidatura de outro partido, já que dão como certa o impedimento de Lula, estará aceitando por antecipação que é um partido em extinção como querem os golpistas.

    Alan Cepile

    16/07/2018 - 14h23

    O que a direita mais teme é exatamente a união da esquerda, tanto é que ela tá adorando essa briguinha tosca alimentada por alguns blogs irresponsáveis como o brasil247 cujo editor chefe vem da mídia golpista.

    VAMOS ACORDAR GENTE!!!!!

Rosa

14/07/2018 - 15h17

Quem é de esquerda sabe explicar porque é de esquerda. Quem é de direita não sabe nem a diferença de esquerda e direita. Estes aprenderam a ter ódio do comunismo, mas não sabem explicar o que é comunismo. E nem sabem que comunismo nunca existiu.
Não sou comunista, se eu fosse falaria e defenderia, pois estou num pais livre, por enquanto.
Busco justiça social neste pais que é o mais desigual do mundo.
Não li todo o texto acima, mas, o que quero dizer é que 30% da população é de esquerda. E que temos condições de eleger qualquer um para presidente. Veja o resultado das ultimas quatro eleições presidenciais do Brasil. Mesmo sem Lula poderemos eleger alguém de esquerda. E todos de esquerda temos que conscientizar mais brasileiros para saber votar corretamente, pois não é possível, classe baixa e classe média votar na direita.
Já ouvi pessoas próximas dizendo que estão se unindo para acabar com o PT, pessoas ignorantes, porque mesmo que o PT acabe, mesmo que Lula morra, a esquerda continuará a existir, se tivermos democracia. A esquerda existe em todos os países democráticos. E a direita brasileira deverá aprender a conviver com pensamentos políticos diferentes.

    Jacques thomé

    14/07/2018 - 19h03

    Rosa, seu comentário estava indo bem até a parte que você fala “E todos de esquerda temos que conscientizar mais brasileiros para saber votar corretamente”.
    Quem vota na direita está errado? O voto só é “certo” se for para a esquerda? Cadê a democracia??
    Moramos em um país democrático, onde respeitamos as diferencas e opniões de todos.
    Segundo o Data Folha, 30% dos brasileiros votariam em Lula, mas a questão é quem são este 30%?
    O fato é que tem muita gente vivendo de “esmolas” neste país…. mais conhecido como bolsas, brasileiros que ao invés de aproveitar a oportunidade, apóio e insentivo do governo e usar as bolsas para melhorar de vida, usam as mesmas bolsas para sobreviverem sem tem que trabalhar!! São vagabundos!!
    Você sendo de esquerda ou não, vai ter que sustentar estas pessoas… é certo uma pessoa usar um incentivo do governo, um apoio crucial no momento difícil para fazer disso sua fonte de renda?? Desta forma não tem governo de esquerda e nem dirieta que aguente!! Veja a Venezuela….
    Precisamos sim ajudar quem mais necessita neste pais… mas não podemos viver ajudando sempre os mesmos!! Eu e você, trabalhamos para nos sustentar…. sustentar nossas famílias, não podemos carregar pessoas que se fazem de “coitados” para serem sempre carregados.
    O que é justo é justo e o que é certo é certo….

DANIEL REZENDE

14/07/2018 - 13h52

NOIZ DA ISQUERDA MORTADELERO NUTELLA QUE CHORA POR REFINARIA DE PETROLEO MAIS APOIA MEDICO FEITO EM CUBA ..
NOIS SEMOS IXPERTOS.. INTELIGENTES DO FIES O BOLSA DIPROMA QUE NINGUEM REPOVRA

VIVA LULA.. NOIS É NOIS É RESTO É FACISTA ..

NOIS EMO FODA.. NOIS TEM ENXADA .. NOIS TEM MOPRTADELA.. NOIS QUER LADRAO PRESIDENTO.. NOIS É NOIS..

J.J.

14/07/2018 - 12h57

Esses vídeos precisam viralizar nas mídias sociais e blogs, para que o mundo todo tome conhecimento da realidade e de tudo que está acontecendo no nosso podre, fétido, judiciário nacional;
BANDIDOS DE TOGAS: https://www.youtube.com/watch?v=wHKIErwmG-4
ELIANA CALMON E O JUDICIÁRIO: https://www.youtube.com/watch?v=l2QhigH5iUM
ELIANA CALMON E A LAVA JATO: https://youtu.be/Ya1VdnrqG8E
DEGRADAÇÃO DO JUDICIÁRIO: por Dalmo de Abreu Dallari: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0805200209.htm

    Brasileiro da Silva

    14/07/2018 - 17h12

    Vc esta compartilhando um vídeo da Eliana Calmon. Vc concorda com a opinião dela sobre o Favreto e o H.C. tabajara para o presidiário?

Antonio Passos

14/07/2018 - 06h50

A pergunta deve ser dirigida a quem não tem voto e quer receber de presente os votos de quem tem.
A pergunta deve ser dirigida a quem quer ganhar a presidência se favorecendo do golpe contra o líder da pesquisas.
A pergunta deve ser dirigida a quem despreza a vontade do povo e quer ser presidente sem ter a preferência deste povo.

    JC

    14/07/2018 - 09h08

    A pergunta também deve ser dirigida a quem se acha dono desses votos e tenta fazer com que esse eleitorado acredite que o candidato com certeza terá sua candidatura registrada.
    A pergunta também pode ser feita a quem está pagando pra ver se a transferência dos votos em caso de impedimento de candidatura será de 100% para o substituto.
    A pergunta também pode ser feita a quem tem tentado passar uma falsa imagem de quem ameaça a hegemonia.
    A pergunta também pode ser feita a quem, além de se achar a legenda dona de toda a esquerda, quer fazer água nas alianças alheias, enquanto volta a se aliar com quem ajudou a apea-los do poder e jogar o país no caos em que estamos.

    Muitas perguntas a serem feitas…

      Hairy Heart

      14/07/2018 - 09h31

      Batendo palmas em pé para você !!!
      Simplesmente silenciou nosso “amiguinho” Antonio Passos…

      Marcos

      14/07/2018 - 12h21

      Assim vc acaba com o totonho, kkkkkkkkkk.

Ultra Mario

14/07/2018 - 01h20

O PT já teve sua chance. O povo foi generoso, 14 anos de poder do PT. Resultado final, o partido deve muitas explicações ao povo, e não deu nem uma.

O Ciro pode estar com o PT no segundo turno, mas eu não. Pra mim já deu, chega de ser feito de palhaço.

    Antonio Passos

    14/07/2018 - 06h55

    Palhaço é quem desconhece que o Brasil só foi um país de verdade com o PT. Palhaço é quem não vê que depois que arrancaram o PT do governo o Brasil voltou a ser uma republiqueta de bananas. Palhaço é quem acredita na Globo. Palhaço é quem acha que o PT é que tem que explicar um golpe, as aberrações do judiciário, a entrega de nossas riquezas e a volta da miséria. Palhaço é quem não enxerga a realidade e você na Matrix da rede Globo.
    Palhaço apenas não, idiota completa o perfil com mais exatidão.

      Alan Cepile

      14/07/2018 - 11h08

      Antonio, vamos manter a calma que o momento pede. Somos TODOS de esquerda aqui e precisamos raciocinar e entender que o nosso inimigo chama-se Jair Bolsonaro.

      O governo Lula foi o melhor da história? Sem dúvida!
      O Brasil se tornou um país de verdade como vc colocou? NÃO! Tava indo bem mas faltou muita coisa, muitos erros foram cometidos e o PT nunca os explicou (atitude péssima, diga-se de passagem).
      O PT foi arrancado pelo golpe? Óbvio! E é claro que não cabe ao PT explicar o golpe, acho que ninguém aqui pensa assim, é desnecessário chamar de apoiadores da Globo quem não está com o PT neste momento, não tem nenhuma correlação.

      Eu voto no Ciro por inúmeras razões, mas estarei com o PT se ele estiver no 2º turno contra Bolsonaro, óbvio.

        Zé dos Bagos

        16/07/2018 - 14h26

        Isso já está enchendo o saco!

      Rosa

      14/07/2018 - 15h45

      Assino embaixo de suas palavras, Antônio.

      Rubimir vitales

      14/07/2018 - 19h18

      Antônio, o Bolsonaro é famoso por incitar o ódio…. mas estou vendo este ódio “bolsariano” em você…. não podemos agir desta forma, precisamos ter coerência com as palavras e pensamentos.

assim falou Golbery

14/07/2018 - 00h16

alguém achar que Ciro , esse nojento, direitista de marca maior, seria de esquerda,é querer transforma o processo eleitoral numa porcaria, comparável ao fato do comunistas terem apoidado Hitler com apenas uma certeza: depois desse, qualquer governo comunista seria uma benção

Wilton Santos

13/07/2018 - 20h51

O Ciro tem uma capacidade única de arrumar inimigos por onde passa. Ele conseguiu se tornar inimigo da direita e da esquerda ao mesmo tempo. Tudo isso graças a sua incompetência e arrogância. Quer o apoio do DEMO (herdeiro da Arena – direita brasileira) e do PT (a esquerda) ao mesmo tempo. Com essas articulações cretinas conseguiu criar rejeição tanto na esquerda, quanto na direita. Isso sem falar da sua verborragia desenfreada, ao mesmo tempo que diz que o Lula tem moral frouxa quer o seu apoio. O mesmo acontece com o DEMO, xinga todos os dirigentes do partido e quer o apoio deles.

Aos poucos a máscara do Ciro vai caindo. Até o Paulo Henrique Amorim já abandonou essa canoa furada que é a candidatura do Ciro. Aos poucos o ex-governador do Ceará terá mais um voo de galinha da disputa presidencial. Vai terminar essas eleições atrás do candidato do PT, o Bolsonaro, da Marina Silva e ficará empatado com o Geraldo Alckmin e o Álvaro Dias.

Como bem explicado pelo cientista Marcos Coimbra do Instituto Vox Popili e colunista da Carta Capital, no segundo turno estarão o candidato do PT e o Jair Bolsonaro.

Pedro Cândido Aguarrara

13/07/2018 - 20h36

Vai se divertindo Dodge…

Logo, logo, a canoa vai virar….

E você vai ver quem vai se aposentar…

Vai ver quem será investigada…

O Fascismo está, a nível global, nos estertores finais. A Aliança Estratégica Rússia China e Iran vai varrer o fascismo angloamericano da face da Terra. Esse fascismo que Dodges e Moros e Dallagnois e Desembagrinhos e Redes Globos representam. Esse fascismo, esse totalitarismo fascista, chamado de liberalismo, criado na Inglaterra por grupos fascistas de judeus ashkenhazis, e depois exportado para os Estados Unidos durante a Secessão, está chegando ao seu fim. E com ele esse lixo fascista que está aí, disfarçado de democráticos e republicanos, mas que são apenas os conservadores ultra reacionários da ignorância popular, da imbecilidade crônica dos telespectadores de novelas, futebois e bbbs, que os sustentam e aos seus projetos de vulgarização do viver.

Agora falta pouco….

E, mesmo agora, gente como Dodges e Moros não saem nas ruas sem seguranças, não vão aos shoppings e frequentam as salas especiais blindadas contra incovenientes nos aeroportos.

E, depois que a canoa virar, vão ter que ir embora daqui levando com eles Os Três Porquinhos da Globo.

    Brasileiro da Silva

    13/07/2018 - 22h35

    Já virou para os ptminions. Vc não tem vergonha de colar e copiar o mesmo post em assuntos diferentes? Me lembra o SS: ntudo por $

    Delírios de PTistas que brincam em eleger o Fascismo

    14/07/2018 - 02h38

    A canoa do fascismo americano está virando na EURÁSIA, onde existe a presença física e comercial da China e da Rússia (+Turquia, Irã,Europa) para botar os yankees para correr. Estamos no América do Sul, isolados e a mercé dos EUA e seu famigerado projeto panamericanista, que nada mais é do que um neocolonialismo de quinta categoria. Por tanto, pode é sobrar para a gente. O futuro do Brasil depende da derrota de Bolsonaro (que provavelmente levaria o país a uma guerra) e da vitório do campo nacionalista progressista. Se o PT ajudar a eleger o Bolsonaro podem dar adeus a eleição de 2022 que isso nem vai existir mais.


Leia mais

Recentes

Recentes