Menu

Pistoleiros atiram em acampamento do MST no Pará

No Brasil de Fato Pistoleiros atiram e ateiam fogo em acampamento do MST no PA; Polícia se nega a agir Ação ocorreu na madrugada deste sábado; a área pertence a Rafael Saldanha de Camargo, fazendeiro influente na região Brasil de Fato | São Paulo (SP), 28 de Julho de 2018 às 09:57 O Acampamento Hugo […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No Brasil de Fato

Pistoleiros atiram e ateiam fogo em acampamento do MST no PA; Polícia se nega a agir

Ação ocorreu na madrugada deste sábado; a área pertence a Rafael Saldanha de Camargo, fazendeiro influente na região

Brasil de Fato | São Paulo (SP), 28 de Julho de 2018 às 09:57

O Acampamento Hugo Chávez, onde 450 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupam a Fazenda Santa Tereza, no município de Marabá, no sudeste do Pará, foi atacado por pistoleiros na madrugada desta sábado (28).

Segundo relatos das famílias que estão no local, por volta da uma da manhã os pistoleiros chegaram atirando e tocando fogo nos pertences e carros que estavam no acampamento. Algumas pessoas também foram agredidas fisicamente, mas até o momento não há informação de nenhum ferido em estado grave.

De acordo com Maria Raimunda, da direção estadual do MST e que está à caminho da área, o movimento procurou a Delegacia de Conflitos Agrários (DECA) de Marabá para denunciar e intervir no conflito. “Eles disseram que havia ordem de comando superior de que não poderiam agir, mesmo que houvesse uma carnificina”, conta Raimunda.

O Brasil de Fato entrou em contato com a Polícia Civil do Pará, mas até o momento não teve nenhuma resposta.

Acirramento

Para Maria Raimunda, a ação dos fazendeiros na região tem se intensificado no último período, principalmente após o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2016. “Faz 15 dias que o [Jair] Bolsonaro (pré-candidato à presidência da República pelo PSC) esteve na curva do ‘S’. Durante o palanque ele incentivou que os fazendeiros matassem os sem-terra”, relata Raimunda.

A curva do ‘S’ é o local onde ocorreu o Massacre de Eldorado dos Carajás, na BR-155, quando 21 pessoas ligadas ao MST foi brutalmente assassinada pela Polícia Federal, em 1996.

“O que já era de certa maneira permitido, mas de modo camuflado, agora está sendo publicamente legitimado inclusive por pré-candidatos à presidência. Bolsonaro deu a ordem de matar publicamente. Estamos vendo um acirramento da luta e principalmente da violência na região”, comenta a sem-terra.

Contexto

A Fazenda Santa Tereza foi reocupada na madrugada desta sexta-feira (27) por 450 famílias ligadas ao MST. De acordo com o movimento, a fazenda foi grilada (registrada de forma fraudulenta) pelo latifundiário Rafael Saldanha de Camargo, fazendeiro influente na região e um dos suspeitos, segundo o Ministério Público, pelo assassinato dos líderes sem-terra Doutor e Fusquinha, há mais de 20 anos.

A fazenda Santa Tereza foi ocupado em junho de 2014. Ainda segundo o MST, a fazenda é, na verdade, uma área pública e Rafael também é acusado de cometer crimes ambientais. Apesar disso, as famílias dos sem terra foram despejadas em dezembro de 2017 pela vara agrária de Marabá.

Edição: Luiz Felipe Albuquerque

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

samer

29/07/2018 - 10h38

BALA … BALA .. E MAIS BALA… DE FUZIL … DA IMBEL..ESTATAL BRASILEIRA DE ARMAS.. BOLSONARO IRA FOMENTA LA.. FUZIL FAL 556 P SALGAR O MST… SEM PIEDADE…
TA NA CHUVA E P TOMAR CHUVA DE AÇO.

QUER TERRA ?? COMPRE.. OU TENTE A SORTE..
QUERO FAZER ISSO NO MATO GROSSO .. LA OS FAZENDEIROS TEM ATE HELICOPETERO COM VIGILANCIA ARMADA ATE OS DENTES .. DOBERMANS TREINADOS.. E LANÇA CHAMAS…
VEM P VER.

Ari

29/07/2018 - 07h55

Se 10% dos brasileiros tivessem a consciência política dos militantes do MST, não estaríamos vivendo este pesadelo em que se transformou o Brasil

    Cláudio

    29/07/2018 - 08h45

    Pois é, mas com toda a consciência política, os militantes do MST não saem da .m.e.r.d.a. . Não conseguem terra, não plantam e ainda vivem tomando bala nos cornos !

    Jeferson

    29/07/2018 - 10h18

    Tú és o verdadeiro idiota útil…

      Claudio

      30/07/2018 - 06h17

      É só isso que seu cérebro com sequelas da zica consegue p oduzi??

Capanema

28/07/2018 - 12h48

Invadiu? Bala neles…

    Grilheiro Bom é Grilheiro Morto

    28/07/2018 - 13h32

    A terra é grilhada. Esse canalha não comprou legalmente. Então porque não: grihou? Bala neles…Grilheiros, madereiros, garimpeiros são super-bandidos. Só mesmo gente doente e cretina para endeusar essa escória.

      Grieiros e invasores bons são grileiros e invasores mortos

      28/07/2018 - 14h39

      Grileiro e invasores do MST, dois grupos formados por escória !

      Capanema

      28/07/2018 - 18h28

      Grilheiro é o cara que faz churrasco na grelha?

Alex

28/07/2018 - 12h20

Quando esquecemos dos nossos, a democracia perde:

http://novoexilio.blogspot.com/2018/07/por-que-eu-matei-marille-por-alexandre.html?m=1

Compartilhe

    Humberto

    28/07/2018 - 16h01

    Estão dispostos a invadir? Então estejam dispostos a receber as boas vindas!
    Logo logo o cidadão do campo estará com pelo menos “12” agrados para os visitantes indesejáveis.

petists honesto

28/07/2018 - 10h32

Infelizmente, violência atrai violência.
O Lula ameaçou colocar esse exército do psicopata Stédile nas ruas.
Seria bom ele trabalhar como os cidadãos brasileiros de bem, vagabundo que vive às custas dos miseráveis que ele manipula.

Papaléguas

28/07/2018 - 10h21

Acampamento Hugo Chavez, Miguel?


Leia mais

Recentes

Recentes