Menu

Hildegard: “Lula é mesmo uma ideia”

Lula é mesmo uma ideia Por Hildegard Angel, no Jornal do Brasil #FreeLula O que particularmente encantou no Festival Lula Livre é que ele não foi uma iniciativa do PT. Partiu de um grupo de admiradores de Lula. Marcelo Laffitte, cineasta, Lucélia Santos e Silvia Buarque, atrizes, Chico Diaz, ator, Adair Rocha e Eric Nepomuceno, […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Lula é mesmo uma ideia

Por Hildegard Angel, no Jornal do Brasil

#FreeLula

O que particularmente encantou no Festival Lula Livre é que ele não foi uma iniciativa do PT. Partiu de um grupo de admiradores de Lula. Marcelo Laffitte, cineasta, Lucélia Santos e Silvia Buarque, atrizes, Chico Diaz, ator, Adair Rocha e Eric Nepomuceno, intelectuais e outros poucos, que fizeram tudo, tiveram a ideia, formataram, redigiram o manifesto, conseguiram a adesão de Chico, Gil, Beth Carvalho e os demais, e só então veio o PT e endossou, empoderou, possibilitou a infraestrutura, com palco, som, tendas. Ou seja, uma manifestação do povo, para o povo e pelo povo. Talvez, justamente por essa legitimidade, a adesão tenha sido tão espetacular. Não houve ônibus fretado nem convocação de sindicato. Foi o povo, o povão, mobilizado pelas manifestações culturais.

A cultura fez acontecer. Lá estavam praticamente todos os movimentos de arte de rua da cidade. Do passinho, de dança, ao Tá na Rua, do teatro. Do circo às bordadeiras da democracia. Todos unidos em defesa das liberdades democráticas. Manifestando a intenção de poder votar no candidato de sua preferência. Pugnando pela sua liberdade de escolha, não com ofensas ou pugilatos, mas declamando poesias, frequentando oficinas de literatura, aulas de grafite, laboratório de fazer flores ou ensinando a confeccionar e empinar pipas. A cultura é transformadora, reveladora, revolucionária e emancipadora. A horas tais, chegaram lá os fiscais do TRE – Tribunal Regional Eleitoral, e começaram a arrancar bandeiras, esvaziar balões e recolher cartazes. O critério era não haver bandeiras de partidos nem propaganda de candidatos. Não achei errado. Aquela era uma festa do povo pela liberdade do Lula, não para eleger candidatos. E o objetivo estava sendo cumprido.

A Praça dos Arcos da Lapa lotou. Mas, tanto, de as pessoas ficarem ali, espremidinhas, apertadinhas umas nas outras. A Policia Militar tem elementos para calcular o número certo. Falavam em 60 mil, 70 mil. Sabe-se lá quantos mil foram. Mas comentava-se principalmente que aquele era um novo “Diretas já”. Tamanha a vibração emocionada, a pujança, o ímpeto que mobilizava a todos. E como foi comovente ver o povão colocando máscaras com o rosto do Lula, todos eram Lula. Lula era uma ideia, éramos todos nós. Fiquei orgulhosa de ter sido um pequeno parafuso naquele mecanismo que botou o Festival para bombar.

Mas turbina mesmo foi o Chico Buarque. Gente, pra mim o Chico é um abençoado, praticamente um Padim Ciço da MPB, tanto ele está fazendo pela causa democrática em nosso país, corajoso, impávido, impassível, enfrentando ofensas e apedrejamentos, porém convicto de que está fazendo o certo pelo nosso Brasil e o nosso povo desvalido. Lá estava ele, botando e tirando a máscara do Lula, que de Curitiba escreveu carta bonita aos artistas, agradecendo a solidariedade de todos. Dela, ficou-me a frase: “onde querem silêncio, seguiremos cantando”.

Borbulhou no Lula Livre

BETH CARVALHO foi insuperável quando subiu ao palco no festival Lula Livre. Ela levou o público ao delírio quando cantou a música “Vou Festejar”, com o refrão “Você pagou com traição, a quem sempre lhe deu a mão”, e não houve um único espectador que não tenha pensado no golpe que depôs a presidente Dilma Rousseff … MELHOR DO QUE a indireta de Beth Carvalho ao Temer, foi a surpresa da MC Carol, que, ao encerrar seu show cantando a música “100% feminista”, homenageou a deputada Jandira Feghali, autora da Lei Maria da Penha… LUCÉLIA SANTOS, das mais animadas nos bastidores do Festival Lula Livre, orientava as fotos dos políticos e participava das rodas de conversa nos camarins dos cantores, tudo junto e ao mesmo tempo… NO ENTREOUVIDO do palco, artistas que não se viam a longa data se reencontravam e tratavam de colocar a conversa em dia. O assunto principal era se a esquerda se uniria para disputar as eleições no Rio… OS ORGANIZADORES serviram cachorro-quente, bolo de mandioca, salgadinho e mini pizza aos convidados. Teve cerveja e suco à vontade… O CAMARIM coletivo que serviu a Chico Buarque, Gilberto Gil e Beth Carvalho foi dos mais disputados. Um segurança e duas produtoras do evento faziam o controle da entrada e saída… ALIÁS, O TRIO SE divertiu à beça antes de o show começar. Em princípio, Chico fecharia o show, mas ele fez questão de que Gil encerrasse o evento na Lapa. O baiano aceitou e terminou agitando o povão na praça com “Deixa a vida me levar”.

Ausência sentida…

Caetano Veloso foi a grande ausência do Festival Lula Livre. Está em turnê pela Europa, acompanhado de Paula Lavigne. Na noite da Lua de Sangue, passeavam pelas ruas de Barcelona, após um jantar com direito a vinhos e boa comida, à procura do eclipse, discutindo a lua, estrelas e até a rotação terrestre. Jamais poderiam ter imaginado que, ao virar a esquina iriam dar de frente com uma manifestação imensa dos taxistas locais, que cobram do Governo maior regulação sobre o serviço do Uber. Por lá, a manifestação não durou apenas algumas horas, mas, sim, a noite toda. Os taxistas pararam as ruas com seus carros e dormiram dentro deles, e por ali ficaram, inclusive, durante a manhã. São milhares de taxistas por toda cidade, sem circular em protesto contra a “concorrência desleal no mercado de transporte privado”. Feliz o país em que o protesto é apenas contra o Uber e não contra as restrições ao livre processo democrático.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

José Antônio

30/07/2018 - 19h36

Hildegard: você é um anjo.
Além disso, é uma tremenda jornalista.
Relatou tão bem o clima do evento que eu me senti participante ativo do Festival, mesmo estando muito distante do Rio.
Obrigado a você e a todos que produziram e participaram desta festa pelo restabelecimento da democracia em nosso país.

Marcelo

30/07/2018 - 18h29

Lula não é uma ideia, Lula é um peido !

    jochann daniel

    30/07/2018 - 22h51

    “Marcelo”
    Mais uma alcunha
    do “Brasileiro da Silva”,
    “Sergio Sete”,
    “Ferreti”, “Veronica” , “Orlando Mathias”
    e tantas outras alcunhas.
    É o mesmo cara de porco
    lustrosa,
    com bigodinho e barbicha
    old fashion
    que aparece nas fotos
    quem assina por todos eles….
    Traidor da pátria,
    canalha,
    trabalhando na contra informação
    no Cafezinho
    pago em dólares
    a jogar areia nos olhos
    das pessoas
    contra Lula e o PT…
    Canalha reles e vil……

osmar

30/07/2018 - 10h59

DECADENTES COMO O LULA .. SO ESTÃO ATRAS DE DINHEIRO ..
SÃO MUSEUS AMBUILANTES .. MUSIQUINHAS CHINFRIM DO CARAIO..
PEGA ESSE POVO DA CLAQUE AI NINGUEM CONHECE NEM UMA MUSICA.. KKKK
PARVOS

    jochann daniel

    30/07/2018 - 22h56

    Podem incluir
    “Osmar” (alcunha nova)
    no meu comentário
    ao “Marcelo”.
    Comentários dele
    (o cara de porco lustrosa e ……… )
    são em conjunto….


Leia mais

Recentes

Recentes