Menu

A entrevista do diretor da PF ao Estadão

Para registro histórico dos tempos que vivemos, reproduzo abaixo entrevista do diretor da polícia federal, Rogério Galloro. Triste é pensar que a politização da PF começou na era Dilma, em virtude da falta de pulso do então ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. Hoje a PF é isso, um dos tentáculos de um monstro autoritário, […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Michel Temer recebe o novo diretor da PF, Rogerio Galloro, e o ministro da Segurança, Raul Jungmann - Isac Nobrega/Presidência.

Para registro histórico dos tempos que vivemos, reproduzo abaixo entrevista do diretor da polícia federal, Rogério Galloro.

Triste é pensar que a politização da PF começou na era Dilma, em virtude da falta de pulso do então ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso.

Hoje a PF é isso, um dos tentáculos de um monstro autoritário, controlado por interesses que, invariavelmente, beneficiam grandes bancos, multinacionais, a alta burocracia e conglomerados de mídia.

Enquadrar essa burocracia golpista é tão ou mais importante do que a vitória nas eleições presidenciais.

***

No Estadão

Entrevista com Rogério Galloro, diretor da Polícia Federal

‘Moro exigiu que a gente cumprisse logo o mandado’

Diretor da PF diz que 30 policiais estavam prontos para invadir o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em abril e prender Lula

Por Andreza Matais, O Estado de S.Paulo

12 Agosto 2018 | 05h00

Trinta homens do Comando de Operações Táticas (COT), a tropa de elite da Polícia Federal, estavam a postos com suas armas para invadir o Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo. Com mandado de prisão expedido pelo juiz Sérgio Moro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva resistia a se entregar.

Na primeira entrevista desde que assumiu o cargo, há cinco meses, o diretor-geral da PF, Rogério Galloro, relata detalhes das negociações para levar o petista a Curitiba naquele sábado, 7 de abril. O número um da polícia se aproximou dos negociadores de Lula: “Acabou! Se não sair em meia hora, vamos entrar”. Em seguida, ordenou que os agentes invadissem o prédio no fim do prazo estipulado.

Como foi o episódio da prisão do ex-presidente Lula?

Foi um dos piores dias da minha vida. Quando eles (interlocutores de Lula) pediram detalhes da logística da prisão, nos convenceram de que havia interesse do ex-presidente de se entregar ainda na sexta (6 de abril, prazo dado pelo juiz Sérgio Moro). Acabou o dia e ele não se apresentou. Nós não queríamos atrito, nenhuma falha.

Chegou o sábado, Moro exigiu que a gente cumprisse logo o mandado. A missa (improvisada no sindicato) não acabava mais. Deu uma hora (da tarde) e eles disseram: ‘Ele vai almoçar e se entregar’.

O sr. perdeu a paciência em algum momento?

No sábado, nós fizemos contato com uma empresa de um galpão ao lado, lá tinha 30 homens do COT (Comando de Operações Táticas) prontos para invadir. Ele (Lula) iria sair em sigilo pelo fundo quando alguém, lá do sindicato, foi para a sacada e gritou para multidão do lado de fora, que correu para impedir a saída. Foi um susto. A multidão começou a cercá-lo e eu vi que ali poderia acontecer uma desgraça. Ele retornou.

Qual era o risco?

Quando tem multidão, você não tem controle. Aquele foi o pior momento, porque eu percebi que não tinha outro jeito. A pressão aumentando. Quando deu 17h30, eu liguei para o negociador e disse: ‘Acabou! Se ele não sair em meia hora nós vamos entrar’. E dei a ordem para entrar. Às 18h, ele saiu.

Galloro
O delegado Rogério Galloro, diretor-geral da Polícia Federal em Brasília. Foto: Walterson Rosa/Estadão
Houve alguma exigência?

Eles pediram para não haver muita exposição, que não humilhasse o ex-presidente, nós usamos tudo descaracterizado. Ele estava quieto o tempo todo, bastante concentrado.

Por que o ex-presidente está na superintendência da PF?

Isso não nos agrada. Nunca tivemos preso condenado numa superintendência. É uma situação excepcional. O juiz Moro me ligou, pediu nosso apoio, ele sabe que não temos interesse nisso. Mas, em prol do bom relacionamento, nós cedemos.

Recentemente, Lula mandou chamar dirigentes do PT para discutir, dentro da superintendência, a eleição presidencial. É um tratamento diferenciado?

Não somos nós que organizamos isso (as regras para visitas), mas o juiz da Vara de Execuções Penais. O Lula está lá de visita, de favor. Nas nossas novas superintendências não vão ter mais custódia. No Paraná, não vamos mexer agora. Só depois da Lava Jato.

O sr. conversou com o ex-presidente na prisão?

Eu estive na superintendência, mas não fui vê-lo. É um simbolismo muito ruim.

O segundo momento tenso para a PF envolveu a ordem de soltar Lula dada pelo desembargador Rogério Favreto e a contraordem de Moro e dos desembargadores Gebran Neto e Thompson Flores, do TRF-4.

Eu estava no Park Shopping, em Brasília, dei uma mordida no sanduíche, toca o telefone. Avisei para a minha mulher: ‘Acabou o passeio’.

Em algum momento a PF pensou em soltar o ex-presidente?

Diante das divergências, decidimos fazer a nossa interpretação. Concluímos que iríamos cumprir a decisão do plantonista do TRF-4. Falei para o ministro Raul Jungmann (Segurança Pública): ‘Ministro, nós vamos soltar’. Em seguida, a (procuradora-geral da República) Raquel Dodge me ligou e disse que estava protocolando no STJ (Superior Tribunal de Justiça) contra a soltura. ‘E agora?’ Depois foi o (presidente do TRF-4) Thompson (Flores) quem nos ligou. ‘Eu estou determinando, não soltem’. O telefonema dele veio antes de expirar uma hora. Valeu o telefonema.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo, blindou o delegado da PF Cleyber Malta Lopes ao autorizar a prorrogação do inquérito dos Portos, que investiga o presidente Michel Temer. O sr. tentou trocar o delegado?

Não. Eu estive com o Cleyber antes de me tornar diretor-geral. Depois disso sequer o vi. Houve um momento em que eu coloquei 25 policiais para ajudá-lo. Foi no período anterior à decisão do ministro de prorrogar por mais 60 dias.

Não lhe pareceu um recado o fato de o ministro especificar em sua decisão que o delegado deveria continuar à frente do caso?

Acho que o ministro quis dizer que Cleyber toca bem o caso. Na linha: ‘Olhe, não tire ele, não. Se ele entrar de férias, não põe outro no lugar’.

A PF está perseguindo professores da UFSC que fizeram protestos contra agentes da operação que investigou o ex-reitor Luiz Carlos Cancellier?

Depois que o reitor se suicidou, uma situação terrível, começou um movimento de muita crítica às autoridades que participaram da investigação, a delegada, a juíza, o corregedor da universidade. Foram colocadas fotos deles dizendo: ‘autoridades que cometeram abuso de poder e mataram o reitor’. E essa faixa é exposta toda vez que fazem uma manifestação. E essas autoridades se sentiram ofendidas.

Houve necessidade de abertura de inquérito?

É a mesma coisa de colocar, por exemplo, a foto de servidores e dizer: ‘Esses indivíduos estupraram alguém’. É uma acusação seriíssima. E esses indivíduos, cada vez que saem da oitiva, dizem que estão sendo perseguidos. Não é uma investigação contra a universidade. É de crime contra a honra.

Mas o inquérito não pode ser uma forma de censura?

Tem outros meios de protestar que não acusar uma autoridade de abuso.

O sr. é um gestor, um técnico. Como evitar que o próximo presidente nomeie um delegado amigo para a diretoria da PF?

Tem policial com viés político. E isso é legal. Mas será que um desses, se tornando diretor-geral, é bom para a instituição? A gente teve um exemplo recente que se provou que não é. Se o gestor não tiver legitimidade interna, ele não consegue permanecer. Eu não tenho influência nas investigações.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alberto Jorge

14/08/2018 - 05h36

É realmente lamentável diante desse arbítrio, dessas ilegalidades cometidas por aqueles que desprezam valores e princípios Democráticos Universais, mesmo sendo agentes públicos, iniciar o texto criticando Dilma Rousseff.

Todos os erros de Lula e do PT são mencionados mesmo quando o momento político exige firme posicionamento contra aqueles que cometem prováveis crimes e irregularidades no exercício de suas próprias atribuições.

Recordo que o Ciro Gomes utilizou dessas estratégia equivocada de mesmo quando se permitia identificar algo de positivo no Lula ou no PT tecia comentários que prejudicava a própria imagem de Lula ou do PT!

É realmente lamentável!

Glauber Tocha

13/08/2018 - 18h08

Rumo ao Planalto ! Lula Livre ! Luva Candidato ! Levante das tochas ! Basta de vampirada ! Queima total ! Operação Nero… Levante Geral… de todas as Grotas do Brasil até Brasília ! Queima dos Pretorianos! Não ficará pedra sobre pedra!

Jochann Daniel

13/08/2018 - 13h59

Ô “João Santeiro”
(autor do comentário
mais abaixo)
Para entender melhor
o que é
uma
verdadeira
formação
de quadrilha
veja o vídeo:
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> https://www.youtube.com/watch?v=I2TEtQgpgD0&t=2s

Aurelio

13/08/2018 - 12h06

As instituições do estado estão infestadas com fascistas.
A tropa nazista iria invadir o sindicato.

Nostradamus ( Bacia e banquinho )

13/08/2018 - 11h49

A Dilma não é responsável pelo início da politização da Polícia Federal.
Hoje a PF é isso… a serviço de bancos etc. Mas, isso já é há muitas décadas!
Agora, mais importante que as eleições ser enquadrar essa burocracia… golpista… mas, quem vai colocar o gizo no gato ?
Espero começar resgatando o meu voto anterior roubado por eles… votando no Lula ou seu candidato. Não precisam me linchar no blog. Eis meu modo de pensar. Nem sou petista. Votei Lula e Dilma. Creio que eles são responsabilizados demasiadamente por tudo que está errado. Ele está preso e quem foi golpeado não foi só ela e ele mas todos nós cidadãos, porque aquilo foi horrível, não esqueceremos jamais. Tem que combater o golpe e existem 200 milhões de opiniões de como fazê-lo mas não se pode jamais incriminar uma vítima dentro de uma prisão política. Se acha que Lula é ladrão me diga onde está o dinheiro e mostre provas dos ilícitos, tudo segundo o devido processo legal!
O que está acontecendo é que eles estão remoendo esse assunto da PF na mídia justo agora perto do dia 15. Daí o cara vem dizer que iriam invadir para intimidar! Porque não o fizeram não dizem. Agora a Globo tem assunto para mastigar conforme o gosto dos seus jornalistas abutres que parecem voar sobre a carniça do Lula. Mas não… Ele levita…

Nostradamus ( Consultores Políticos & Psicólogos da Escola de Frankfourt )

13/08/2018 - 10h59

Sim Miguel a Dilma é a culpada tem mais alguma coisa ? E o Lula também não é mesmo ? E o PT é culpado de pecado mortal, sim Miguel eles são culpados de culpas marcadas a ferro quente… ninguém mais tira essa culpa nem o Papa Miguel… E os petistas. E os simpatizantes. Ninguém jamais tirará o estigma sobre eles Miguel, que coisa impressionante! Anátemas judeus in Raich !!! Rendemo-nos!!! Hai !!!

    Miguel do Rosário

    13/08/2018 - 11h37

    Calma, Nostradamus.

G. Magalhães

13/08/2018 - 10h26

Que nojo esta PF, Que nojo o judiciário.

milton castro

13/08/2018 - 09h35

FORMULA DA CORRUPÇAO NO BRASIL=CONGRESSO+JUDICIARIO+MIDIA
FELIZMENTE AOS POUCOS A POPULAÇAO ESTA PERCEBENDO ISTO,INCLUSIVE A CLASSE
MEIA.

Foo

13/08/2018 - 08h51

“Hoje a PF é isso, um dos tentáculos de um monstro autoritário, controlado por interesses que, invariavelmente, beneficiam grandes bancos, multinacionais, a alta burocracia e conglomerados de mídia.”

Tem também os meninos deslumbrados, como os dallagnois da vida… eles não estão servindo diretamente aos grandes, são apenas manipulados pela mídia, como grande parte da nossa classe média.

Nisso, Lula e Dilma também tiveram responsabilidade, com seu republicanismo ingênuo e fé no controle remoto.

joao senteiro

12/08/2018 - 23h28

QUEREM SOLTAR O LULA ??
COMEÇEM DE TRAZ P FRENTE…

SOLTEM PRIMEIRO RENATO DUQUE..
DEPOIS O LEO PINHEIRO..
DEPOIS O PALOFFI..
DPOIS O BENDINE..
JA QUE O BUNLAI O MARCELO ODEBRECHT O ZELADA O CREVERÓ .. JA CONSEGUIRAM SAIR POR QUE DELATARAM E DEVOLVERAM DINHEIRO ROUBADO..

SIMPLES… OS COMPARSAS DO LULA SE ENTREGRARAM.. E DEVOLVEREM O ROUBADO..
COMO AINDA TEM GENTE QUIE NEGA ISSO .. ??

NAO É SO O LULA .. É FORMAÇÃO DE QUADRILHA.. POR QUE NAO FALAM DO RENATO DUQUE E DO LEO PINHEIRO ??? ISSO É UM ERRO PRIMARIO..
DEVERIAM DEFENDER ESSES ANTES DO LULA.. POIS ELES SÃO A BASE DE SUA PRISAO..

SEGUE A MAXIMA DAS MAXIMAS..
CONTRA FATO ( COM FOTOS ) NAO HAVERÁ JAMAIS UM ARGUMENTO VALIDO.

    Lucas Almeida

    13/08/2018 - 09h19

    Tá vendo como vc não enxerga os fatos? A prisão do Lula não tem a ver com os processos do Palocci, bendine, ou outros citados. Cada processo é um processo. Neste específico não há provas, por isso a crítica.

    Se não entende isso, ser a difícil entender todo o resto.

      camilo adms

      13/08/2018 - 12h53

      VOCE ESTA COMPLETAMENTE ENGANADOO…
      A LAVA JATO E O MORO TRATAM EXCLUSIVAMENTE UNICAMENTE E SOMENTE DOS ROUBOS FEITO NO AMBITO DA PETROBRAS..
      PALLOCI CONTROLAVA AS PLANILHAS DE CREDITO PODRE DA ODEBRECHT
      BENDINE RECEBEU PROPINA DA ODEBRCHT
      LEO PINHEIRO DEU UM TRIPLEX P LULA POR CONTA DE CONTRATOS SUPERFATURADOS NA PETRO…
      ZELADA E CERVERO ERAM D DENTRO DA PETRO..
      BUNLAI USAVA NOME DE LULA P ROUBAR A PETRO..

      VC NAO SABE D NADA.. VOCES SAO CEGOS…

      LAVA JATO SO TRATA DA PETROBAS… LULA FOI CONDENADO POR CORRUPÇÃO PASSIVA POR TER INDICADO ESSES CARAS COMO DUQUE ZELADA .. PAULO ROBERTO COSTA.. ETC..
      OS QUE SAIRAM FOI COM DELAÇÃO..
      O LULA NAO PODE DELATAR POR QUE EO CABEÇA.. FIM.
      VC E Q PRECISA ENTENDER.. TODOS PROCESSOS SAO REF A PETROBRAS.

        Aliança Nacional Libertadora

        13/08/2018 - 21h02

        Esse caps lock não entra na moderação? É praticamente um cartão de visita de qualquer coxinha…..está virando um ralo anti-pt….

Luis Campinas

12/08/2018 - 22h55

Embora ache que José Eduardo tenha muito a ver com o que vemos hoje na PF, não creio que a politização tenha se iniciado no governo Dilma. Para.sermos fiéis aos fatos, vai um, embora existam outros, Serra tornou se candidato a presidente em 2002 por ação da PF coordenada de dentro de planalto. A operação Roseana Sarney a candidatura disparada nas pesquisas como a mais viável pelo campo da situação.

FRANCISCO

12/08/2018 - 22h45

Caro Miguel, creio que estejamos vivendo uma passagem histórica muito complexa. Como você bem notou, precisamos achar uma solução para a burocracia golpista. Entendo que devemos ir além devemos colocar limites bem precisos e revigorar o poder político em face do poder burocrático. Esses corpos quando embutidos de espíritos salvacionaista dançam com o fascismo. A questão dos tenentes desde o final do século 19 até os anos 30 do século 20 foi isso que estamos vivendo. Não há democracia com corpos burocráticos conduzindo nossos caminhos. Essa estrutura weberiana de poder findou no nazi-fascismo.

Jochann Daniel

12/08/2018 - 22h42

Ajude a denunciar
nossos inimigos
e salvar o Brasil
(Repassando)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>REPASSE
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>VEJA O VÍDEO e repasse
Clique em >>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> https://www.youtube.com/watch?v=I2TEtQgpgD0&t=2s
(Mantenha a calma……)

Jochann Daniel

12/08/2018 - 22h38

Enquanto
os Moro da Vida
estiverem
com as Globo da Vida
lhes dando força ,
guarida
e os do Judiciário
acuados
pelas Globo da Vida,
e os da PF
sob esta sombra
negra atemorizante
e de mais Poder,
vai ser isso aí.
Um inocente (Lula)
preso
para atender
aos nossos inimigos
os quais mandam na
Midia
que protege e dá Força
a Moro
O qual faz e
desfaz
como um …………………….
fora da Lei…………………………….

gN

12/08/2018 - 22h26

Em Q sentido as pessoas estão vendo politização da PF nessa entrevista?


Leia mais

Recentes

Recentes