Menu

Análise da pesquisa Ibope presidencial no Rio de Janeiro

O Ibope acaba de divulgar a íntegra do relatório da pesquisa de intenções de votos para presidente da república, no Rio de Janeiro. Vamos fazer a análise em duas partes. Com Lula e sem Lula. Com Lula, o ex-presidente lidera no Rio com 29%, contra 22% de Bolsonaro. A maior força de Lula está na […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Huffington Post (https://www.huffingtonpost.com/2014/03/23/i-died-in-the-mare_n_5009708.html?slideshow=true#gallery/276258/0)

O Ibope acaba de divulgar a íntegra do relatório da pesquisa de intenções de votos para presidente da república, no Rio de Janeiro.

Vamos fazer a análise em duas partes. Com Lula e sem Lula.

Com Lula, o ex-presidente lidera no Rio com 29%, contra 22% de Bolsonaro. A maior força de Lula está na periferia da região metropolitana, onde ele tem 34% dos votos, contra 24% de Bolsonaro. Entre a população mais pobre do estado, com renda familiar inferior a 1 salário, Lula tem três vezes mais votos que o segundo colocado, Jair Bolsonaro, que tem 12%.

Entre eleitores com renda familiar acima de 5 salários, porém, Lula tem 21% dos votos, contra 31% de Bolsonaro.

Marina, por sua vez, tem 9%, com força concentrada no interior, onde pontuou 13%.

Ciro tem 7% no cenário com a presença do ex-presidente Lula. Entre homens, Ciro tem 8%, acima de Marina, que tem 6%. Entre eleitores que ganham renda familiar superior a 5 salários, o pedetista tem 10%, 4 pontos à frente de Marina. .

Agora vamos ao cenário sem Lula.

Neste cenário, Jair Bolsonaro lidera com 25%, seguido de Marina e Ciro, com 12% e 10%, respectivamente.

Entre eleitores homens, Bolsonaro tem 32%, contra 11% de Ciro e 8% de Marina. Entre mulheres, Bolsonaro tem 17%, contra 16% de Marina e 10% de Ciro.

Ciro é forte entre eleitores com ensino superior, onde pontuou 15%, contra 11% de Marina; e também entre os que ganham renda familiar acima de 5 salários, onde tem 16%, contra 9% de Marina.

Na capital, Bolsonaro lidera com 27%, seguido de Ciro, com 11% e Marina, com 9%.

Haddad tem 2% no Rio; ele alcança, porém, índices um pouco melhores entre homens (4%), eleitores com ensino superior (4%) e com renda entre 2 e 5 salários (5%).

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alex

22/08/2018 - 10h07

Povão se cansou do mesmo agora é BOLSONARO PRESIDENTE no primeiro turno, quem viver verá!!!

Thiago Melo Teixeira

21/08/2018 - 16h58

É descomunal a quantidade de negros, de periferia, com baixa escolaridade e renda, que votam em Bolsonaro. Como explicar isso Miguel?


Leia mais

Recentes

Recentes