Menu

STJ nega pedido de Ciro para visitar Lula

A notícia tem três dias, uma eternidade na política brasileira, mas tenho que deixar registrado aqui, porque o primeiro post que publicamos sobre o assunto, sobre o pedido de Ciro Gomes para visitar Lula, teve uma razoável visitação. É importante que as pessoas saibam o fim da história. Um detalhe importante: Ciro Gomes foi um […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito: Divulgação PDT.

A notícia tem três dias, uma eternidade na política brasileira, mas tenho que deixar registrado aqui, porque o primeiro post que publicamos sobre o assunto, sobre o pedido de Ciro Gomes para visitar Lula, teve uma razoável visitação. É importante que as pessoas saibam o fim da história.

Um detalhe importante: Ciro Gomes foi um dos primeiros (ou mesmo o primeiro) a registrar um pedido de visita a Lula, assim que o ex-presidente foi preso. Na época, o pedido foi rejeitado. A justiça permitiu que só advogados registrados na OAB e religiosos visitassem o ex-presidente.

Uma conversa entre Ciro e Lula seria muito importante para acertar a estratégia do segundo turno, quando, independente de quem esteja lá, todas as forças de esquerda precisarão estar, mais que nunca, unidas.

A briga entre “ciristas” e “lulistas” tem um lado normal e inevitável, mas os estrategistas mais responsáveis sabem que, acima das divergências de primeiro turno, há um país a ser salvo.

***

Na Reuters

STJ nega pedido de Ciro para visitar Lula na prisão

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou pedido do candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, que pretendia conseguir uma autorização para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso desde abril em Curitiba cumprindo pena por condenação no processo do tríplex do Guarujá.

Candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes 06/08/2018 REUTERS/Adriano Machado
O recurso tinha sido apresentado por Ciro, pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, e pelo líder do partido na Câmara dos Deputados, André Figueiredo (CE), que dizem ser amigos de Lula, mas tiveram o direito a visitá-lo negado anteriormente.

No recurso ao STJ, o trio do PDT argumentava que a visitação é um direito líquido e certo do preso e que a medida contribui para sua ressocialização.

Na decisão, Félix Fischer afirmou que os autores do recurso não apresentaram “razões justificantes da pretensão de caráter urgente”.

“Ademais, o caso em exame não se amolda ao disposto na Lei 12.016/2009, em nenhuma das hipóteses que autorizam a concessão de medida liminar, a exemplo do que dispõe o art. 7º, inciso III do referido diploma legal. Ao contrário, denota-se que o pedido liminar se confunde com o próprio mérito do recurso, devendo, pois, nessa seara, ser apreciado”, disse o ministro, em decisão tornada pública nesta quinta-feira.

Lula, que é líder nas pesquisas de intenção de voto, foi registrado como candidato presidencial pelo PT, mas sua candidatura deve ser barrada com base na Lei da Ficha Limpa, uma vez que o petista foi condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex.

Reportagem de Ricardo Brito

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

evlaldo ciríaco

27/08/2018 - 10h48

há tempos que alerto, pesquisem a origem desse Alemão “NATO”.

Baruch

26/08/2018 - 20h22

Não existem “ciristas”, existe uma esquerda que não abraça mais a mentira que o PT é esquerda. Os presidenciáveis do PT foram os que mais receberam doações de campanha do sistema financeiro, foi o PT que cortou os juros constitucionais de 12% para os bancos assaltarem quase 500% de juros anuais.

    NeoTupi

    27/08/2018 - 15h17

    Não inventa. Do jeito que você fala, até parece que antes de 2003, os juros reais cobrados por financeiras e bancos ao consumidor eram 12% ao ano. Os juros médios cobrados caíram no governo Lula, sobretudo pela criação da linha de crédito consignado, uma alternativa com juros muito mais baixos para quem tinha emprego formal ou aposentadoria. Os juros para a casa própria também caíram com mudanças feitas no governo Lula, culminando com o Minha Casa, Minha Vida.
    Vamos restabelecer a verdade dos fatos. O artigo da Constituição de 1988 que estabelecia juros reais de 12% nunca vigorou porque o STF decidiu em Ação de Constitucionalidade que só poderia vigorar mediante regulamentação por lei complementar pelo Congresso. Claro que o Congresso nunca aprovou nenhuma lei complementar regulamentando, pois o lobby dos bancos era e é enorme.
    A emenda que você cita foi de autoria de José Serra (PSDB) quando exerceu o mandato de Senador após disputar a prefeitura de SP e antes de ir para o Ministério da Saúde. Essa emenda tramitou durante o governo FHC e acabou aprovada em 2003 durante o governo Lula, o que não fez diferença prática nenhuma já que o artigo da Constituição já era letra morta sem lei complementar, conforme decisão do STF.
    Em tempo: Ciro também recebeu doações de bancos nas duas eleições presidenciais que concorreu.

Jorge

26/08/2018 - 18h54

Ué??? É só pedir diretamente ao Lula. Foram tantas visitas de vários pelegos, um a mais não vai fazer mal nenhum…

Ruy Acquaviva

26/08/2018 - 18h18

É Ciro, há um golpe, estamos vivendo o arbítrio, não estamos em uma situação de normalidade democrática. Por isso seu pedido de visitação foi negado.
Mas quando você vai a debates e entrevistas você não aborda esses assuntos. Você poderia ter sido um baluarte na luta contra o golpe e pela redemocratização, mas o cálculo eleitoral frio o impediu de fazer isso.
Sim há um país a salvar, há um golpe, há arbítrio e em TODAS as oportunidades que o Ciro tem de denunciar isso ele fica quieto e fala como se nada disso houvesse.
Para mim o Ciro é apenas o menos pior dos políticos de direita. Isso pode ser importante para manter o diálogo aberto na sociedade, mas é lamentável que o Ciro seja tão omisso em relação a questão do golpe, da democracia e do arbítrio. Aí ele perde relevância e se alinha do lado de lá. E não adianta reclamar ou tentar por a culpa nos outros. A situação requer coragem e bravatas não são coragem.

    Brasileiro da Silva

    26/08/2018 - 20h20

    Sério? Então vc acha que os 726.000 devem ter visitas liberadas?

    Vicente Adruda

    28/08/2018 - 09h22

    Perfeito. Concordo com Você. Se LULA for proibido de concocorrer o que parece que vai acontecer e no segundo turno tivermos Ciro contra um dos “canalhas, canalhas, canalhas” viro o rosto de lado, torço o nariz e confirmo o voto em Ciro.
    Depois eu vômito.

Daisy

26/08/2018 - 18h14

Só pediu ao STJ porque tinha certeza que seria negado, como amigo que ele diz ser, era só pedir ao próprio Lula, muitos amigos de verdade estão visitando nas quintas feiras. A quem Ciro consegue enganar? A mim nem um pouco!

Alberto Jorge

26/08/2018 - 16h25

Visita de Ciro Gomes?

Pra quê?

Pra dizer que já levou três golpes de políticos pernambucanos? Como fez na entrevista a Carta Capital?

Ciro…

Aliança Nacional Libertadora

26/08/2018 - 14h49

Espero que repita pro Lula que a candidatura dele é Golpe e que justiça boa é justiça rápida….e não vá encher o saco dele pra pedir penico….

Alan Cepile

26/08/2018 - 14h26

Visitar Lula!?!?

Mas Ciro não era “de direita”?
Não tinha “procurado” o centrão??
Não tinha “falado mal” do Lula?

Só fazendo piada mesmo…

Olinto Godoy

26/08/2018 - 13h56

Não se trata de “briguinhas”. Ele não aceitou ser vice de Lula para liquidar a fatura do golpe e acabou perdendo o bonde da história (e sua grande chance de ser presidente). Agora é tarde.

    Eddie

    26/08/2018 - 14h38

    Só vc e o PT mesmo…
    Para depois das convenções (do PDT) fazer o deveria ter feito a três meses no mínimo!
    A candidatura estaria sendo contestada, como Meirelles fez contato m a coligação do PSDB, todos sabemos da tara do PT por pendências judiciais, Ciro não gosta nem seus eleitores!
    Não abandonamos lula, lula nos abandonou!


Leia mais

Recentes

Recentes