Menu

Tico Santa Cruz defende “despolarização” e voto em Ciro Gomes

O músico Tico Santa Cruz, muito respeitado na esquerda por sua intensa participação nas lutas de resistência ao golpe, e por sempre se posicionar em relação às grandes questões nacionais, defendeu, em vídeo, o voto em Ciro Gomes como maneira de “despolarizar” o país. Assista e comente. https://www.facebook.com/ticosantacruz/videos/1712097825568717/

35 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O músico Tico Santa Cruz, muito respeitado na esquerda por sua intensa participação nas lutas de resistência ao golpe, e por sempre se posicionar em relação às grandes questões nacionais, defendeu, em vídeo, o voto em Ciro Gomes como maneira de “despolarizar” o país.

Assista e comente.

https://www.facebook.com/ticosantacruz/videos/1712097825568717/

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lindolfo

04/09/2018 - 10h33

Mais um COXINHA enrustido que sempre arranja um jeito pra revelar sua personalidade embusteira.

Dá um CAFEZINHO pra ele!

Miguel, é vergonhoso, a essa altura vc ainda bater bumbo pra esse FARSANTE de PINDAMONHANGABA!

Faça o FAVOR!

Jose Roberto de P Rodrigues

02/09/2018 - 15h39

Se você conseguir me dar um argumento plausível de que um candidato com 40% de intenções de votos deva ceder o seu lugar para um candidato com 4 ou 5% de intenções voto, um candidato que não tem base, apoio dos movimentos sociais, militância, partido fraco, quase sem representação no congresso, eu apoio e faço campanha para o seu candidato. Não me venha com essa lorota de polarização e que o país não aguenta mais viver nessa briga de direita X esquerda. Espero que você saiba que a briga neste país é de classes, ou não?

    Paulo Galhardo

    02/09/2018 - 16h19

    Argumento plausível:
    São 40% de 50% (os que já têm candidto). Portanto, apenas 20% do total.
    A disputa só começa realmente, quando os programas eleitorais na TV começam a trapalhar as novelas (das 2, das 3, das 4, das 5, das 6, das 7, das 8, das 9 e das 10 horas).

    Charles

    02/09/2018 - 20h02

    Pois é, os ciristas estão num delírio enorme. Eu teria respeito até se Ciro não fosse a metralhadora giratória 360º que ele é. Ou se esses “progressistas” que votam Ciro fossem com Boulos que pelo menos é mais honesto mesmo que não tenha chances. Ciristas, façam um teste: Vão conversar com gente que não liga muito pra política mas tem interesse em votar. Faça duas perguntas simples. Peçam para nomear o máximo de pessoas que vem a mente que fazem parte do PT em todas as esferas, federal a municipal. Você vai escutar Lula, Dilma, se é de São Paulo, Haddad, Suplicy. Agora façam a mesma pergunta com o PDT. Veja quantas pessoas irão nomear alguém do PDT fora Ciro. Acho que vai ter gente que nem sabe que o partido dele é esse. Alguns antigos podem até falar Brizola.

    Ciro queimou pontes com esquerda e direita. Quando chegar no governo vai ou seguir a cartilha do centrão, ou se for realmente um progressista e não um charlatão que é o que me parece, tentar fazer um governo progressista, ser barrado pelo congresso hostil, e tomar um impeachment em 2 anos quando a economia estourar. Ele não vai ter congresso, pq seu partido perdeu significância depois que Brizola morreu, e virou um misto de centristas um pouco a esquerda e conservadores que fazem parte do centrão, então ele vai ter que fazer maiorias e não sei com quem porque xingou já PT, PCdoB, todos da direita.

    Vocês ciristas querem que o PT, um partido que tem 24 a 28% da preferência nacional de acordo com pesquisas de grupos de direita, abram as pernas para um partido que é lembrado apenas por 1%. Lula é Haddad, assim como é Dilma. Pergunte para alguém que não siga política ou mexa com notícias como gente em blogs de noticia. Quem conhecia Dilma antes de 2010? Eu mesmo conhecia muito pouco dela e já era um pouco envolvido em política na época. Dilma mesmo com todo o bombardeio em 2014 e com o estigma das “burradas de junho” em si, ainda foi reeleita. Acham mesmo que Haddad vai morrer assim sem voto nenhum?

    Tá ridículo isso dos ciristas. Votem no seu candidato, mas não venha com delírios de que ele é a única salvação e se ele não for eleito o mundo acaba. Porque ele não é.

    João Ferreira Bastos

    03/09/2018 - 12h29

    Se fosse para fazer isso, votaria no Boulos que nunca deixou de defender o LULA e tem um programa muito mais próximo do proposto pelo PT.

    O Ciro se perdeu, lamentavelmente

Luis Campinas

02/09/2018 - 11h36

Quanto ao recado de Tico só um reparo de ordem factua antes de entrar no mérito: Para incluir o PT nos corruptos como vc Tico faz das duas uma: ou compra a história da Globo + MP + Judiciário nos casos da 470, impeachment e Lavajato ou a subliminar do progressista Ciro que teria dito a Lula que o então PMDB roubava. Se for usar a segunda opção meu caro, não valeria valer tb para o pedetista? Quem denúncia pela nossa constituição é o MP e não Lula! Ademais esse purismo oportunista do bom Ciro, não se confronta com aliançar com o ético centrão?
Agora vamos ao essencial. A polarização vem da união de Globo+MP+Judiciário certo? Por qual razão Ciro não será colocado na “caixinha” e não o inverso se sequer a democratização da mídia ele ousa conversar? Qual a razão senão a capitulação dele a Globo e as instituições para não ser liquidado porque sequer partido confiável tem? Alguém imagina que sejam os tais seis meses dele que irão promover um milagre? Ora, o que poderá dar sustentação a esquerda será um congresso minimamente comprometido com pautas progressistas depende sim do congresso. Colocar a polarização na conta de Lula é muito complicado não só para quem é progressista, mas para quem defende a verdade. Com ctz até e principalmente os Marinhos sabem que Lula não é corrupto e que não é o ex presidente o responsável pela que estamos a passar.

    Baruch

    03/09/2018 - 11h16

    Teria dito? Isso não é uma suposição, Ciro falou isso publicamente, tem registro e processo dos corruptos da base governista do PT!

Reginaldo

02/09/2018 - 10h41

Quanto recebeu do Ciro?
Quando levantamos uma bandeira, é questão de honra, vencer ou morrer lutando por essa bandeira só ti digo isso.

Paulo Galhardo

02/09/2018 - 08h49

“Ciro Gomes mostrou ser o único candidato de real oposição às bases estruturais da democracia capitalista brasileira, sem limitar-se às fáceis indignações contra a miséria” – Wanderley Guilherme dos Santos
“O PT é a esquerda de que a direita gosta” – Leonel de Moura Brizola
Petistas são como filhotes de passarinho no ninho: só abrem o bico para dizer “nós quer comer” (com a voz de monstro do Lula).
A democracia ocidental consiste em, periodicamente, seduzir-se uma entidade debiloide: o povo desorganizado. Dado o alto grau de desinformação desse povo (metade não tem resposta para pesquisas espontâneas), nada até agora indica quem será o próximo presidente; pode perfeitamente ser o miliquinho nazista (basta a rede “Grobo” apoiá-lo).

Dario

02/09/2018 - 07h28

Será que o apoio dele fara o capitão do mato sair dos 5% nas pesquisas???

Ronaldo Vieira

01/09/2018 - 22h03

Será que ainda o Tico nao entendeu que a direita detesta o Lula porque ele ama o povo. A direita detesta na verdade é o povo pobre, nao é o pt e muito menos o Lula. É quem e o que o Lula representa e qualquer outro candidato que faça algo de bom para o povo pobre tb será perseguido. Nao é odio ao pt e ao LULA é um odio mortal das pessoas pobres desse pais. Nao querem saber de pobre. É só isso a sanha da elite conservadora e ladra, que rouba e nao admite que o PSDB/MDB/DEM tb roubam e muito a viúva.
Quem estiver no caminho do Alckmin ou do PSDB a nossa valorosa justiça passa os tanques por cima.

ADRIANO

01/09/2018 - 18h47

Sem Lula é #ciro12. Reunificar a esquerda no segundo turno e reverter o golpe

T. G. Alves

01/09/2018 - 15h36

Nem loba nem tica.

Alan Cepile

01/09/2018 - 14h05

O voto em Ciro sempre foi o mais sensato para a esquerda, mas teve gente que preferiu dispensar tempo de TV e governadores Brasil afora pra evitar que a própria esquerda tivesse mais chances, maximizando assim a chance da direita.

Mas como assim?! A esquerda se enfraquecendo e dando mais poder à direita???

Fazer o que?? Viva a boa estratégia….

    JOÃO BATISTA

    01/09/2018 - 15h52

    Coisa de jênio…

hocuspocus

01/09/2018 - 13h37

Na visão do rapaz,o problema para os golpistas é o pt ,ERRADO.
A elite brasileira é tão rica quanto imoral e entreguista ,apesar de ter havido tempos prósperos para eles nos tempos dos pts ,resolveram se aliar ao Tio Sam para derrubar aquilo que O PT REPRESENTA. Independencia política do império e assim o pre-sal e as outras riquezas brasileiras seriam para beneficio dos brasileiros ,e aí é que temos o mais detestável da elite,eles também seriam beneficiados !!!!!!
Então tico,o ciro ou qualquer candidato ´que queira corrigir o terrível dano que o GOLPE fez ao Brasil ,se incomodará.Dependerá dos eleitores (como sempre foi) dar-lhe as condições de governabilidade,escolhendo um congresso afinado com o candidato , e levantar a bunda da cadeira e sair as ruas a apoiar a quem votou.
A massa BUNDONA terá que mudar sua postura,ou todo,mais cedo,mais tarde ,toranará a acontecer.

    JOÃO BATISTA

    01/09/2018 - 16h02

    Tico Santacruz foi uma voz ativa contra o golpe, percorrendo o país fazendo palestras e alertas com Leonardo Boff, por exemplo. Tico não ficou no teclado, foi à luta, por isso tem moral pra falar.
    Na democracia, cada um é livre para escolher.
    E o show Detonautas acústico é espetacular!
    Sorry, mortadela.

André Romero

01/09/2018 - 13h18

Concordo plenamente com o Tico.
Apóio Ciro por vê-lo como uma alternativa nacionalista, progressista, desenvolvimentista, pela firmeza e detalhamento das suas ideias, coisas que os outros candidatos não tem.
Enquanto os demais candidatos só respondem perguntas e “mostram” suas propostas de forma evasiva e superficial, Ciro vai no núcleo da coisa e desnuda o mecanismo de distorção.
E agora os outros, como Haddad e Meirelles copiam de forma oportunística ou seu discurso ou suas ideias.
E um governo dele só pode ser combatido no campo das ideias: não tem como emparedá-lo ou chantageá-lo com processos de corrupção, como os demais.
E o principal: apesar da implicância fanática e messiânica dos petistas radicais, Ciro não joga para a plateia.
Ele elogia o que tem de elogiar, manifestando a decência de inclusive dar os créditos às pessoas, estejam elas à esquerda ou à direita – e critica o que ele acha errado e tem de ser criticado. Isso vale para o PT ou para qualquer outro partido, ideia ou modo de ação.
E é isso que os fanáticos não entendem. Afinal eles só aceitam ser elogiados e ver seus grotescos erros perdoados, como se fossem apenas “ossos do ofício” ou pequenos “deslizes”.
E é isso que uma boa parcela das esquerdas – a que está com Ciro – já está de saco cheio.

Nelson Ferreira

01/09/2018 - 13h11

“Ciro mostrou ser o único candidato de real de oposição às bases estruturais da democracia capitalista brasileira, sem limitar-se às fáceis indignações contra a miséria” – Wanderley Guilherme dos Santos.
Brizola já dizia que o PT é a esquerda de que a direita gosta.
Os petistas parecem filhotes de passarinho, que só abrem o bico para dizer “nós qué comê” com a voz de monstro do Lula.
Ciro Gomes é mais sofisticado. Se ganhará, depende da decisão de uma entidade debilóide – o povo desorganizado – que pode até botar o miliquinho nazista na presidência da república (basta a “Grobo” apoiá-lo).

Ignorambus

01/09/2018 - 13h02

ingual aos reacionários da crasse mérdia.

Edir

01/09/2018 - 12h59

O cara agora é anti petista.
Fazendo a clássica inversão.
Saí pra lá.

Flávio

01/09/2018 - 12h32

Acho que vou votar no cara da URSAL, me parece que é o único que quer unir a esquerda, rsrsrsrsrs, que fase.

joao sigrist

01/09/2018 - 11h59

Voto PT desde1982 tenho 70 e nao vou votar, principalmente em um candidato que anda como pardal, pulando daqui para la. Se o Ciro tivesse uma opiniao formada, nao ficaria mudando conforme o vento assopra.Vou de Haddad e Manuela para conquistar o hexa na urna ,sem golpe ou casuismo.

hocuspocus

01/09/2018 - 11h22

BANDO DE FROUXOS !!!!FUGINDO A LUTA ,MAIS UMA VEZ,BAIXANDO AS CALÇAS PARA O QUE ELES DECIDIRAM.
Quando é que finalmente colocaremos as calças ,e mudaremos a nossa postura de “conciliadores”( os que sempre tomam no traseiro)???
As pessoas querem o PT !!!!!,porque eles devem decidir ,quem é que nós podemos ter como governante?????tenho mais de 60 anos,e ainda não me entrego,mas, por que os jovens conforman-se com tão pouco???????
Nem vou analisar o “candidato” proposto pelo “lutador” tico-tico no fubá.

    Baruch

    01/09/2018 - 11h27

    Eles quem? Na FEBRABAN o voto é no Lula desde 2002:

    “A apresentação do Lula e suas respostas nos surpreenderam de maneira agradável”, disse o presidente da Febraban, Gabriel Jorge Ferreira, 77. Outros banqueiros, que preferiram não se identificar, concordaram. “Ele se superou. Se houvesse aqui, hoje, uma eleição entre ele e o Ciro [Gomes, candidato da Frente Trabalhista], o Lula levava”, declarou o representante de um banco estrangeiro.”

      hocuspocus

      01/09/2018 - 11h58

      Então “eles” querem o Lula ,então??? ótimo,e vou fazer pergunta bem idiota,”por que”eles” querem impedir o Lula de concorrer??por que ciro é mais “perigoso”??
      Em que galaxia vc mora? desce do mundo cirista ,a realidade é outra.

        André Romero

        02/09/2018 - 10h03

        Hocus, com essa desastrada aventura do PT tentando elevar o poste Haddad à condição de Rei – um cara que no exercício do cargo de Prefeito perdeu no 1o turno para um patife e até para os votos brancos e nulos em sua própria cidade – há o grande risco de se repetir o desastre de 1989, patrocinado pelo mesmo partido. Já saberemos na próxima pesquisa.
        Estou dizendo isso há meses, estou dizendo agora e – também como tenho dito – quero encontra-lo aqui após as eleições. Se estiver errado, terei a humildade de dize-lo.

      Luis Campinas

      02/09/2018 - 11h48

      Esperar o que de quem acredita em palavra de “homens de bem” como banqueiros? 0 resultado disso aí devem ser os milhões que Lula tem no exterior? A

      Luis Campinas

      02/09/2018 - 23h06

      Ciro diz que não confia nos banqueiros e especuladores, já você dá voz a eles para macular um ex presidente preso e impedido de disputar as eleições. Acho que nem Ciro você é!

Leandro_O

01/09/2018 - 10h07

Justamente o oposto do que defende o pessoal do PCO, porque eles têm certeza de que tem que haver uma revolução, do proletariado. Se você defende que deve haver ruptura, tem que defender a intensificação da polarização.

Não aconteceu em nenhum lugar, todos estão trabalhando em cima do modelo capitalista aí, falho ou não, desgraçado ou não, mas é o que é. A China, agora que alcançou um espaço de preponderancia que havia perdido desde o início do século XIX, está jogando o jogo ao qual se viu obrigada a jogar. Mas tem gente aí que acredita piamente que o Brasil sozinho pode atuar de modo totalmente diverso do cenário mundial posto, ao invés de buscar seu lugar merecido ao Sol.

    Baruch

    01/09/2018 - 11h41

    Nem China nem EUA utilizam-se do atrasado, e muito refutado, “Consenso de Washington”. Na China 40% do PIB são de estatais, uma parte grande do setor privado chinês também tem participação estatal. EUA financiam rios em novas tecnologias com contratos bilionarios com quase todas as grandes empresas de tecnologia. O modelo econômico proposto pelos “especialistas”, banqueiros, quebrou o Brasil três vezes e a Argentina duas. Ciro é o único candidato que propõe o contraponto ao modelo neoliberal, capitalismo de produção com estado de bem-estar social. Todos os outros são a continuidade desse capitalismo rentista com diferentes perfumes.

      hocuspocus

      01/09/2018 - 12h03

      Sem dúvida ,não foram os pts confrontadores do capitalismo ,são um partido de centro.Sem dúvida foram para as camadas mais pobres os´`UNICOS que olharam pra eles ,o que não impediu que TODOS (incluído o sistema financeiro) ganhasem dinheiro e tivessem prosperidade.
      Mas,por favor,não tente empurrar o ciro como o cara que confrontará o sistema,muito longe disso.

        Baruch

        01/09/2018 - 14h39

        Não tem essa de “todos ganharem”, se o banco nada produz e estão lucrando mais do que todos é por estarem tomando aquilo de quem trabalha e produz. O Lula nadou no período de alta dos commodities em alta, e conseguiu a menor taxa de crescimento da América Latina no período (média de 4% enquanto a Argentina subia 9%), a indústria nos 13 do PT foi para a metade da participação do PIB. Com muito mais recursos do que o privatarista FHC, Lula manteve a mesma política econômica de joelhos para o capital financeiro: DRUs para desviar recursos do social para pagamento de superávit, financiou o FMI onerando o povo em mais de 10%, manutenção de juros altos e revogação do artigo 192 da constituição e etc. No fim do se mandato foi compensado com diversas palestras, recebendo 200 mil dólares por cada uma, nas seguintes instituições bancárias:

        • Itaú BBA
        • Associação de Bancos do México
        • Banco Santander
        • Bank of America
        • BBVA Bancomer
        • BTG Pactual (banco do Paulo Guedes, 3 palestras totalizando 600 mil dólares)

        Baruch

        01/09/2018 - 14h49

        O Ciro está se comprometendo com auditoria da dívida pública, que consome um TRILHÃO do orçamento público, desde sua primeira eleição. PCO, PSTU, PSOL (até eleição passada) todos os partidos de extrema esquerda batem na questão da dívida. E o PT? Segundo o jornal petista, o brasil247, os banqueiros estão tranquilos:

        https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/365643
        “A vitória do PT, diz o Banco, geraria uma reação inicial negativa no mercado, mas seria seguida de maior capacidade de fechar acordos e governabilidade no Congresso. Já Bolsonaro, se vencer, será mais festejado inicialmente nos mercados, mas terá imensas dificuldades de governar.”

          Leandro_O

          02/09/2018 - 10h17

          O Ciro foi quem mais bateu em pontos bem caros para a esquerda e o pessoal fica falando que ele seria “a mais fina flor do golpe”. Incoerência pouca é bobagem. Só depois de muito tempo de ele se contrapor ao rentismo é que um e outro aí começou a falar também.


Leia mais

Recentes

Recentes