Menu

Fachin nega pedido de Lula para permanecer candidato

Alguns no PT talvez alimentassem esperanças de que Fachin houvesse se descolado do golpe, por causa de sua decisão favorável a Lula e à ONU, na última votação no TSE. Fachin foi o único voto favorável a Lula nos 6 X 1 daquela noite. Mas não. Fachin continua o mesmo. Na Reuters Brasil Fachin rejeita […]

25 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Alguns no PT talvez alimentassem esperanças de que Fachin houvesse se descolado do golpe, por causa de sua decisão favorável a Lula e à ONU, na última votação no TSE. Fachin foi o único voto favorável a Lula nos 6 X 1 daquela noite.

Mas não. Fachin continua o mesmo.

Na Reuters Brasil

Fachin rejeita recurso de Lula para permanecer candidato a presidente

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin rejeitou recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que pedia que o cumprimento da recomendação do Comitê de Direitos Humanos da ONU pela manutenção dos direitos políticos do petista, permitindo que ele disputasse a eleição ao Palácio do Planalto.

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva 02/04/2018 REUTERS/Ricardo Moraes
Fachin afirmou, em decisão divulgada na madrugada desta quinta-feira no site do Supremo, que o pronunciamento do Comitê dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas “não alcançou o sobrestamento do acórdão recorrido, reservando-se à sede própria a temática diretamente afeta à candidatura eleitoral”.

“As alegações veiculadas pela defesa não traduzem plausibilidade de conhecimento e provimento do recurso extraordinário, requisito normativo indispensável à excepcional concessão da tutela cautelar pretendida”, acrescentou.

No pedido formulado ao STF, os advogados do ex-presidente argumentavam que o Brasil reconheceu a competência do comitê da ONU para analisar comunicados individuais sobre violações de direitos humanos e que cabe ao Judiciário brasileiro apenas dar cumprimento às obrigações internacionais do país.

O recurso foi apresentado depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por 6 votos a 1 barrar a candidatura de Lula ao Palácio do Planalto com base na Lei da Ficha Limpa, que torna inelegíveis condenados por órgãos colegiados da Justiça.

Fachin, que também é integrante do TSE, fora justamente o único a votar favoravelmente a que o ex-presidente permaneça na disputa presidencial, baseando-se fundamentalmente na recomendação da ONU.

Reportagem de Ricardo Brito

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

helio

06/09/2018 - 15h42

Aqui é o covil do Ciro. Lula na cabeça!!!

Ruy Acquaviva

06/09/2018 - 12h24

Acho que ninguém com um mínimo de sanidade mantém alguma esperança de uma atitude digna do judiciário em algum momento. Trata-se de uma máfia de golpistas irresponsáveis e inescrupulosos.
As esperanças são depositadas na participação popular. A importância da candidatura Lula é ser ele, Lula, o foco central da luta contra o golpe e pela democracia.
Tão fútil quanto acreditar em alguma integridade do judiciário é acreditar que as eleições são para valer. Se os golpistas não elegerem quem eles querem (e agora já estão fechando com o Boçalnazi e seus fascistas), eles vão dar outro jeito, seja prisão de mais candidatos, cancelamento das eleições, putsh militar, ou até pior… Estas eleições são uma fraude para esconder uma ditadura, eles não vão deixar alguém do campo democrático vencer. A única coisa positiva que podemos esperar das eleições é a mobilização popular que elas podem incitar. E por isso mesmo a candidatura Lula é o ponto fulcral.
Não faz sentido aceitar as arbitrariedades dos golpistas e buscar um candidato mais palatável para eles porque a cada abaixada de cabeças como essa eles ficam mais fortes e vão avançar mais. Desistir da candidatura Lula para pegar um substituto qualquer, seja Haddad, Ciro o quem for é iludir-se tanto quanto quem acha que Fachin ou qualquer outro desses canalhas terão alguma atitude digna. Uma coisa é garantir uma candidatura por pressão popular, outra muito diferente é apresentar uma candidatura “palatável” às arbitrariedades da ditadura.

Ibsen Stockman

06/09/2018 - 11h48

Fachin, no TSE, quis sobressair-se como justo ao ficar na divergência vencida. É isso que temos hoje nos tribunais, rapazes e moças incapazes de sustentarem suas posições. Posições claramente consolidadas em outros julgados. Daí se escondem em princípios aos quais distorcem para fazer valer a vontade golpista que se instalou desde 2013 no Estado Brasileiro. Fachin poderia, dentro do seu poder geral de cautela, ter determinado à elegibilidade e continuidade de Lula no páreo eleitoral. Não o fez e nos resta a dúvida, se por medo, se por pressão, se por conivência ou outra coisa. Por convicção, ao que parece, não foi.

Claudio Mesquita

06/09/2018 - 11h18

A Manuela Dávila disse uma vez em uma entrevista uma frase que eu achei fundamental: “A gente não tem o direito de não ganhar essa eleição”.

Esses canalhas não podem permanecer no poder de jeito nenhum, a gente tem que eleger alguém progressista. Esse papo de Lula já está cansativo, todo mundo sabe que ele não vai poder ser candidato e ninguém conhece o “Andrade”. Já está em cima da hora, o que o povo sabe sobre o Haddad é o que sai na mídia, que o MPSP denunciou ele por “corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha”. Sempre a trinca perfeita.

O PT sempre defendeu o pragmatismo. Considero muito injusto e deprimente tudo que estão fazendo com o Lula, em quem votei todas as vezes, mas a situação é preocupante. Inadmissivel imaginar um Alkmim ou um Bolsonaro como presidente.

O Ciro está comendo pelas beiradas e é um bom candidato.Não sei, mas pode ser uma alternativa. Lula ou nada não cola.

    CezarR

    06/09/2018 - 11h25

    Cara, assino seu comentário como se meu fosse. Lula livre e Ciro presidente!

    ibsen

    06/09/2018 - 11h51

    Concordo em parte. Minha segunda opção é Haddad. Só Haddad substitui Lula!

    Alan Cepile

    06/09/2018 - 12h50

    Lula livre e Ciro presidente!

Ricardo

06/09/2018 - 11h03

As narrativas da liderança do PT vão caindo por terra uma a uma. Caso houvesse a admissão do erros na condução do país e os golpes contra a economia a coisa já teria sido julgada a muito tempo, outras lideranças já teriam aparecido e tudo estaria resolvido. Arrogância, ignorância e falta de humildade destruíram o Lula.

Serfio

06/09/2018 - 10h59

Fachin Guerreiro do Povo Brasileiro………….fora facistas

    Pedro Vieira

    06/09/2018 - 12h47

    Se é isso então vai a puta que o pariu! Fora vocÊ!
    LULA LIVRE e PRESIDENTE DO BRASIL

Justiceiro

06/09/2018 - 10h40

A defesa de Lula exigiu que esse recurso fosse julgado por Fachin e MONOCRATICAMENTE. O ministro julgou monocraticamente e deu seu veredicto.

Aceitem que dói menos.

    ibsen

    06/09/2018 - 11h52

    Mas a decisão de Fachin foi absolutamente dentro da previsibilidade do PT. O objetivo era justamente demonstrar a incoerência. Quem caiu como pato foi Fachin.

devanir marchioli

06/09/2018 - 10h38

Isso estava na cara que iria acontecer, foi só jogo o voto dele na sexta feira, para dar um pouco de
esperança aos apoiadores de Lula e com isso empurrar a decisão final para o fim do prazo (17 de setembro) quando então sera dado o golpe de misericórdia. Ao que parece, Lula e todo o PT está comprando esse jogo da direita, como sempre foi dito, o PT é a oposição que a direita adora, sempre indo pelo caminho errado. do jeito que a coisa anda vamos ter que escolher entre Bolsonaro e Alkimim

    ibsen

    06/09/2018 - 11h55

    Aguarda no Salmo 40, fi! Segundo turno será Bozo e Haddad. Daí não precisa já ir se desesperando é só ré haddaptar.

Leonel

06/09/2018 - 09h30

Essas eleições sem Lula realmente será uma grande FRAUDE, é tudo que os golpistas querem!

Alan Cepile

06/09/2018 - 09h24

E agora PT?

Vai continuar enganando seu próprio eleitorado com o “Lula ou nada”??

    Alexandre Neres

    06/09/2018 - 09h32

    Eu me esforço, mas não consigo entender a posição de certas pessoas que se dizem do campo progressista. Alguém é massacrado e alijado em um processo injusto que desrespeita sistematicamente as normas e garantias fundamentais e o camarada insiste em inculpar quem sofreu o ataque. Seria como acusar a mulher que sofreu o estupro por usar saia curta. Nessas horas, em momentos capitais, que a pessoa se revela, deveria se olhar no espelho e ver quem é. O discursinho é igual ao da Rede Globo.

      Alan Cepile

      06/09/2018 - 11h00

      Ahh… esse papinho vitimista do PT não cola.
      É óbvio que Lula deveria estar livre e que foi vítima de uma máfia que o colocou na cadeia, ninguém em sã consciência nega isso, e para que Lula esteja livre precisamos de uma virada nesse jogo, pois não adianta o PT iludir sua militância com “agora vamos recorrer aqui, lá e acolá” pq isso é uma enganação, pode recorrer pra golpista mil vezes e receberá um não mil vezes, ou eu estou errado??
      O próprio Haddad ter falado, num jantar romântico com ninguém menos que FHC que o impeachment não foi golpe, apenas uma “ruptura da democracia” está certo??
      O próprio Lula, tido como um grande estrategista, ter dito “vamos virar a página do golpe” e sair abraçando Renan Calheiros, presidente do senado no golpe, está certo??
      O PT está enganando seu próprio eleitorado!!! Está completamente fora da disputa eleitoral sem candidato oficial, a estratégia está totalmente errada e a direita tá adorando tudo isso, vc como petista acha que essa tática camicaze dará certo?? Acha que isso está certo???
      Isso não tem nada a ver com aceitar o golpe, ao contrário, se trata de combater o golpe, ser esperto e parar de fazer o que golpista quer, basta ver que os melhores petistas são contra essa falta de estratégia.

      CezarR

      06/09/2018 - 11h24

      Meu caro, todos nós (ou ao menos a grande maioria) somos solidários ao Lula. Todos queremos vê-lo livre ou na hipótese de ser condenado, que seja uma condenação justa e não essa patranha que foi feita por rábulas de dentro da organização estatal. Agora, não dá pra jogar o destino dos meus filhos nas mãos dessa estratégia suicida. O país não tem mais tempo a perder, é o momento em que escolheremos o destino daqui pra frente! Bota o Ciro lá pra você ver se o Lula não sai da cadeia, bota ele lá pra você ver se o Judiciário não volta pra caixinha.

    devanir marchioli

    06/09/2018 - 10h41

    O PT e seus advogadozinhos de merdas, juntamente com seus alienados apoiadores continuarão a insistir nesta estratégia suicida de levar a candidatura de Lula ao limite, e aí acontecerá o óbvio, ficará sem tempo de exposição na mídia, inviabilizando qualquer candidatura petista, e assim caminharemos para o segundo turno com Alkimim e bolsonaro. TRISTE FIM DA ESQUERDA que morrerá por projeto pessoal mediocre.

      Alexandre Neres

      06/09/2018 - 11h25

      Olha o naipe da crítica, haja paciência. Ad hominem, atira no interlocutor. Sou de esquerda, do campo democrático e popular, não sou petista. Esse esclarecimento desnecessário é só porque talvez para o senhor isso seja crime. Pelo teor e por estar vociferando, parece ser de outro campo político, dentre esses inúmeros trolls e haters que frequentam o Cafezinho. Tudo bem. Vou desprezar a análise do animal político, do monstro no assunto que é o Lula, também a de analistas tarimbados como Kennedy Alencar ou Helena Chagas, para confiar no Sr. Devanir Marchioli. Tal análise parece uma ejaculação precoce.

      ibsen

      06/09/2018 - 12h03

      a qual exposição você se refere? Essa que estamos vendo diariamente em todas as mídias? Com Haddad sendo citado, inclusive. A cada vez que o chamam de poste ele fica em exposição, a cada notícia sobre uma negativa dada a Lula ou PT, Haddad fica em exposição. Haddad irá ao segundo turno ainda que seja declarado pelo partido na véspera da votação. E isso está desesperando muitos interesses. A direita retrógrada já largou o picolé de chuchu que não decolou na rua da amargura e abraçou Bozonaro. Até a globo que andou tomando uns tapas dele está se comportando como mulher de malandro que quanto mais apanha mais gama. Segundo turno será Bozonaro e Haddad. E Haddad levará a melhor com certeza, pois tem mais substância. Povo não é burro.

      devanir marchioli

      06/09/2018 - 12h50

      Vocês gostam de ser enganados, desde de 2013 o PT vem enganando a militância e vocês acreditam, e vem tomando uma surra atrás da outra. A melhor escolha seria Ciro, esse “Andrade” não cola, não passa de 10 a 12% dos votos, e precisa pelo menos uns 15 a 18 % para passar ao segundo turno. No dia 08 de outubro estarei aqui para lembra-los do quão idiota foi essa burrice de estratégia do PT

    ibsen

    06/09/2018 - 11h58

    O eleitorado do PT não se engana. Estão observando e aguardando. Se necessário a onda Haddad virá, fique frio.

Robinson Barbosa Pimentel

06/09/2018 - 08h56

Eu, pelo contrário, em nenhum momento, me decepcionei com a virada de posição de Fachin. Já sabia que ele não teria coragem para firmar sua posição!


Leia mais

Recentes

Recentes