Cafezinho 2 minutos: Posse de Bolsonaro e alegações finais contra Lula

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado (trecho da reportagem com créditos no texto)

Ex-presidente do PSDB, Jereissati confirma boicote econômico ao governo Dilma

Por Tadeu Porto

14 de setembro de 2018 : 14h25

Eu não sei se é a alta velocidade da comunicação moderna ou se a sujeira jogada pra debaixo do tapete era grande demais, fato é que o Golpe está sendo passado a limpo bem mais rápido que eu imaginava.

A declaração que Tasso Jereissati, um quadro do alto escalão do PSDB, deu para o jornalista Pedro Venceslau do Estadão como parte de uma mea culpa tucana pela participação na ruptura institucional de 2016 é mais um prego no caixão histórico dos golpistas e mais uma etapa da derrocada que pode afundar até a inanição o maior partido de direita do país.

Como o sr. avalia a trajetória recente do PSDB?

O partido cometeu um conjunto de erros memoráveis. O primeiro foi questionar o resultado eleitoral. Começou no dia seguinte (à eleição). Não é da nossa história e do nosso perfil. Não questionamos as instituições, respeitamos a democracia. O segundo erro foi votar contra princípios básicos nossos, sobretudo na economia, só para ser contra o PT. Mas o grande erro, e boa parte do PSDB se opôs a isso, foi entrar no governo Temer. Foi a gota d’água, junto com os problemas do Aécio (Neves). Fomos engolidos pela tentação do poder.

Não precisa nem explicar a frase do senador cearense. Ele, um dos parlamentares mais respeitados do partido, deixou claro que o PSDB votou matérias que vão contra os princípios do partido só para ser contra o PT. Ou seja, Tasso confessa que seu partido boicotou o país (pois os projetos dizem respeito ao Brasil, não ao Partido dos Trabalhadores) só para ser contra a situação.

Essa declaração vem no mesmo momento que a campanha da presidenta Dilma solta um ótimo documentário demonstrando como o Golpe começou dias antes mesmo da eleição.

 

 

 

Tadeu Porto

Colunista do Cafezinho e diretor da Federação Única dos Petroleiros e do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

31 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Antônio

21 de setembro de 2018 às 12h08

Prefiro ler a íntegra da entrevista pra formar opinião. É claro que “golpe” não tem nada a ver com isso. Disputa de poder… é lamentável, mas é isso. Como se o PT nunca tivesse feito nada parecido.

Responder

Rosa Lula da Silva

18 de setembro de 2018 às 17h15

Deu no que deu.
PT fora.
PSDB fora, Por pura inveja do PT.
Agora vamos todos aguentar o governo Bolsonazi-cabeça oca.

Responder

cosmo

17 de setembro de 2018 às 15h45

17 de setembro o psdb e pmdb que que tirou o p achando que pobre e troxa se enganarom mais deus tarda mas nao falha e conserteza os pulitico corrupdo e a corte suja com ludiciario vão ter o que merece e so aguaqr

Responder

Liliane

17 de setembro de 2018 às 13h31

Veja o relato pessoal de alguém que conviveu com o socialismo desde a ditadura militar: http://carlosliliane64.wixsite.com/magiaeseriados/um-relato-pessoal

Responder

Romilson B. Pereira

17 de setembro de 2018 às 11h33

Política infelizmente é isso aí, uma monarquia, uns mais corruptos, outros menos, entra na lita as supremas cortes, as grandes mídias. só quem sabe das reais necessidades do povo, são as pessoas q passam por elas, esse pessoal todo tem bom berço, todas regalias à nossas cutas, o saco de dim dim derrama mas ñ enche, temos q dexar a paixão partidária de lado.
só quem muda o país é a educação d qualidade, saúde. esporte,segurança. as outras mais são consequência.
Não podemos desististir do Brasil temos q participar enviando várias medidas p serem aprovadas sem cortes, aí se ñ aprovarem ñ terão nosso voto.

Responder

Guimarães Roberto

15 de setembro de 2018 às 21h59

Ele tá reclamando porque tá vendo seu partido encolher e o Santo patinar. Seu partido nunca fez nada de bom para o país e/ou sua população, só para os 1%. Espero que os eleitores os transforme em nanicos, para o bem do país e sua população.

Responder

Maria José Olegário

15 de setembro de 2018 às 18h38

A pá de cal no golpe que jogou nosso país no penhasco com os carniceiros, oportunistas de sempre, aguardavam nem tão discretamente assim.
LULA-HADDAD-MANUELA vão ocupar o lugar que lhes pertence para recuperar nosso orgulho de sermos brasileiros!!!
LULA LIVRE

Responder

marcos

15 de setembro de 2018 às 16h52

O PSDB , maior partido de direita?
VC ESTA LOUCO MEU AMIGO?
Se oriente!!

Responder

    Rod

    16 de setembro de 2018 às 14h20

    Sim, PSDB é um partido de direita sim, sempre protegeu grandes fortunas, ricos e empresários, sempre votou quando no poder, em privatizações como toda direita defendia, nunca foi de fazer nada na parte social e do cidadão, o problema do brasileiro é ir de acordo com a SIGLA, SIGLA não quer dizer nada, igual um alemão ficou achando estranho ouvir brasileiros dizendo que Hittler é de esquerda usando como argumento a SIGLA, ele diz que Hittler entrou no partido somente para conseguir crescer logo, SIGLA não serve como parâmetro meu caro.

    Responder

    Antônio

    21 de setembro de 2018 às 12h03

    Caro, é preciso entender que para os partidos de esquerda, todos que se opõem a eles são de direita. Jogam fora todos os conceitos da ciência política e criam seus próprios conceitos. É essa mania que têm de ressignificar tudo.

    Responder

Lili M Brenner

15 de setembro de 2018 às 16h08

Pior é constatar que nossos ilustres conhecedores e comentadores de política aceitem a semelhança ou igualdade de comportamento entre as condutas de PSDB e PT.
O Brasil-cadáver tem a digital p.s.debista, e até onde eu me lembre os petistas não golpearam ou atentaram contra democracia.
O PSDB matou o Brasil; foi o PSDB que fez do Brasil um “walking dead” que bebe em sua repulsiva jugular.
Resta saber se estas eleições não são “o ovo da serpente” na sala de espera do complexo golpista formado por STF-mídia-caserna.
Logo saberemos.

Responder

Teresinha Winter

15 de setembro de 2018 às 10h51

Nada vai mudar. Conseguiram o que queriam. Ninguém vai se levantar contra isso. Se houvesse o que fazer, devia ter sido feito na época. Agora tomaram o gosto pelo poder e não vão mais largar. O povo só fala, mais nada. Reclamam na fila do supermercado.

Responder

gilberto

15 de setembro de 2018 às 09h52

JOGOS POLITICOS TUDO QUE FOI FEITO NADA DIFERENTE GUANDO O PT ERA OPOSICAO;SIMPLISMENTE SO FIZERAM.JOGA MERDA NO VENTILADO.O PSDB E O UNICO PARTIDO QUE SEMPRE FEZ A LIMPESA DE TODAS AS TRAMOIAS NESTE SEM AFUNDA MAIS COMO AGORA NIGUEM SE ENTENDE QUIZ SAIR DEIXANDO A BOMBA PARA OS OUTROS MAIS ELES NAO COMPETENCIA PARA RESOLVER CRIZE SEM DINHEIRO

Responder

Renato

15 de setembro de 2018 às 08h34

Se é verdade, então o PSDB só fez com o Petê aquilo que o Petê fez com o PSDB durante os governos de FHC !

Responder

    Paulo

    16 de setembro de 2018 às 06h00

    Exato.

    Responder

    Rod

    16 de setembro de 2018 às 14h22

    PT fez, eu não sou petista, mas o governo do FHC conseguiu governar numa boa, o PT sempre foi sim oposição, mas nunca fez um golpe deste como o PSDB fez e o pior, o PSDB é safadinho, pois esconde de todos, que tem memória curta sobre a maior corrupção do Brasil, o qual atribuem ao PT, mas foi do PSDB, que foi o Caso Banestado ou o Mensalão Tucano, foram desviado mais de 30 bilhões de dólares, segundo que li, é muito maior o rombo que eles deram, que a corrupção do PT, ou seja, os dois tem culpa, mas o pSDB nunca fez nada para o pobre.

    Responder

      Batista Neto

      19 de setembro de 2018 às 13h56

      Mesmo porquê, GOLPE só se faz “…com STF, com tudo…”, lembrando que, nesse tudo, entra tudo o que não presta do judiciário, das FFAA, dos empresários, dos banqueiros, e tudo o mais que jamais dariam e jamais deram apoio ao PT, nem para governar em favor deles mesmos, como sempre fez. Portanto, para o PT, seria impossível fazer no passado o que o PSDB fez de 2014 para cá. Ou seja, fazer e dar sustentação ao GOLPE só é possível para os políticos de aluguel que estão a serviço da Banca. Os chamados partidos de direita.

      Responder

Yara Marina Magrinelli Toledo

15 de setembro de 2018 às 06h27

Nossos corações femininos sentimos os enganos e vimos nossa primeira mulher predidente do Brasil ser derrubada, e choramos! Não perdoaremos historicamente! Desilusão com a malha da politica, reagiremos e se ainda nesta geração honraremos os principios basicos da Democracia!

Responder

vitor f

15 de setembro de 2018 às 05h32

Que bom que tasso veio a público reconhecer a culpa dessa crise toda! Quem odeia muito não raciocina,não adianta :(Eu votei no Aécio ): .qual a próxima camisa que os raivoso vão usar?

Responder

Al Corajoso

15 de setembro de 2018 às 02h52

Fonte do do Cafézinho! Tijolaço! Poços 10! 247?!?!??! Cadê um vídeo dele falando isso! O PT vive em um mundo paralelo no fundo do subterrâneo do poço! A Dilma fudeu com o Brasil… o Brasil estava falido em 2013…Todos ligados a Temer … qtos anos de Temer como vice?A?A?A ! Vão trabalhar de carteira asssinada!

Responder

    Zé dos Bagos

    15 de setembro de 2018 às 09h11

    Patinho paneleiro aloprado pode atravessar o asfalto… não vem caminhão agora… vai.. plufsmgfh

    Responder

    Francisco Gilton de Souza

    15 de setembro de 2018 às 09h31

    Se fuder é isso:Lula recebeu de FHC Reserva Cambial de 37 bilhões dolares e entregou a Dilma com mais 300 Bi e Dilma deixou com 370 Bilhões. Quer mais? AL corajoso!!!!

    Responder

    Rod

    16 de setembro de 2018 às 14h27

    Esta no site, ESTADÃO, ou você não leu direito de onde vem a fonte. Cara, isso era óbvio, dava para perceber, me lembro muito bem que a Dilma tentava o tempo todo aprovar projetos de lei para melhorar a economia e era sempre barrada, com ajuda do PSDB, da oposição e do PMDB, que almejava justamente o cargo. Veja que, depois que o Temer ficou definitivo no cargo, o PSDB junto com PMDB, aprovaram leis que permitiam por exemplo os ajustes fiscais, pois eles sabiam que ao tirar Dilma assim, vários prefeitos, governadores, inclusive o Alckmim poderia ser desposto também assim, quer prova maior, e depois aprovaram medidas iguais ao que Dilma queria aprovar na época. Ou você é cego ou se faz de cego, o PT é corrupto sim, mas o governo do FHC também teve mega esquema de desvio, o chamado CASO BANESTADO ou MENSALÃO TUCANO, leia mais sobre isso, mais de 30 bilhões de dólares desviados naquela época… O problema é que eles acharam que sujar o nome do PT, eles iriam conseguir ganhar as eleições deste ano, mas, quebraram a cara, pois, ao atiçar ódio ao povo, eles acabaram dando poder ao Bolsonaro por exemplo e nem eles esperavam isso.

    Responder

Nostradamus ( banquinho & bacia )

14 de setembro de 2018 às 17h29

Que vejo ? Vejo o espectro da morte rondando as múmias paralíticas do Museu Nacional, digo, os cadáveres adiados do FHC, do Jereissati, Aloísio Nunes, Carminha… e o tempo caminhando inexorável sem piedade daqueles que julgam tapearem a o curso da história, os pretorianos, policiais federais, juízes promotores, procuradores, os homens e mulheres das capas preta, a cor oficial do fascismo que dá sustentação a todo canalha que grita abaixo a corrupção, dá um nó na camiseta da seleção, enche de dólares e, sai na surdina… !!! Que vejo ? Que vejo no espelho de água da minha bacia… ainda muitas prisões arbitrárias como a daquela advogada negra… mas não matarão a nossa esperança desgraçados!!!
Lula Livre !!! Haddad presidente !!!

Responder

enganado

14 de setembro de 2018 às 17h09

Se for verdade esta fala, não adianta mais chorar pelo leite derramado, a Nação ACABOU como GENTE CIVILIZADA!!!!!!

Responder

Alan Cepile

14 de setembro de 2018 às 15h44

Não que eu esteja duvidando, mas qual a fonte (confiável) dessas declarações do Tasso?

Responder

    Alberto Lima

    14 de setembro de 2018 às 16h54

    A própria boca do senador.
    Mais confiável é impossível .

    Responder

    Linda

    15 de setembro de 2018 às 00h26

    Não sei se vc leu….mas tá no texto!

    Responder

    Sergio Furtado Cabreira

    15 de setembro de 2018 às 06h55

    ORA, ORA BOSÓ…PROCURES (DE VERDADE!) E ACHARÁS…
    IMPRESSIONANTE É QUE UM JÊNIO POLÍTICO COMO VOCÊ NÃO TENHA NOTADO ISTO ENQUANTO OCORRIA!
    ACABOU KOXINHA… ACABOU!

    Responder

Serg1o Se7e

14 de setembro de 2018 às 15h36

Mas não é assim no nosso sistema político? Desde sempre?
Nenhum político faz política para o bem estar do povo, e nenhum político faz política de graça.
O nome do jogo é “toma lá, dá cá”. Se não quiser participar, fique de fora da política.
Quem não está no poder quer tomar o poder, nem que para isso seja preciso derrubá-lo para depois assumi-lo.
É o que o PSDB fez, é o que o PT está atualmente fazendo.
Não há santos na nossa política.
Todos merecem cadeia, o sistema tem de ser alterado e meritocracia e “folha corrida zerada” deveriam ser requisitos para alguém se candidatar.

Responder

Adam Smith Comuna

14 de setembro de 2018 às 15h08

“O segundo erro foi votar contra princípios básicos nossos, sobretudo na economia, só para ser contra o PT.”

Também demonstra o quanto é parecido PT e PSDB. PT criticava e votava contra as DRUs do FHC, para entrar no governo e colocar as mesmas DRUs em votação…

Responder

Deixe uma resposta