Menu

Haddad x Ciro: Artigo de Tadeu Alves

Mande também sua colaboração sobre a melhor opção: Haddad ou Ciro. Envie para migueldorosario@gmail.com. Para ler outros artigos desta série, clique na categoria HaddadXCiro. Por que Ciro? Por Tadeu Alves “Abra-se para as mudanças, mas não abra mão dos seus Valores” Sempre me declarei Social Democrata, do campo progressista, desde que conheci e estudei sobre […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Mande também sua colaboração sobre a melhor opção: Haddad ou Ciro. Envie para migueldorosario@gmail.com. Para ler outros artigos desta série, clique na categoria HaddadXCiro.

Por que Ciro?

Por Tadeu Alves

“Abra-se para as mudanças, mas não abra mão dos seus Valores”

Sempre me declarei Social Democrata, do campo progressista, desde que conheci e estudei sobre admiro o modelo. Me espelho em países como Noruega, Canadá, Finlândia, Suécia e mesmo não aplicando em sua totalidade, mas sim em menor escala, porém não se esquecendo dos seus “filhos”, países como Reino Unido, Austrália, França e Alemanha. Diferente da grande maioria, estudei o assunto por conta de vida acadêmica, especialização, pós graduação e por gostar da área. Posso afirmar que tenho suma boa base acadêmica, mas também prático e experiência de campo, em diferentes meios e modelos. E vou te dizer, assim como Cora Coralina disse uma vez “O saber a gente aprende com os professores e com os livros, já a sabedoria a gente aprende com a vida e com os humildes.”

Não sou Esquerdista, não sou comunista (nem acredito no comunismo), nem sou petista (Apesar da maioria ignorante achar que todo mundo que pende para o social é petista, não sou, e se você ver meu histórico de votações vai perceber isso). Sempre achei uma idiotice tremenda essa história de limitar os campos ideológicos em Esquerda e Direita, isso já acabou desde o século passado, e só no Brasil insistem com isso (Mas também só no Brasil, insistem que não houve ditadura, que Nazismo é de Esquerda, e temos o fenômeno “Liberal na economia e conservador nos costumes”, ou o Concursado liberal. Aqui é o país da Jabuticaba, né?)

Mas sei reconhecer que Lula fez um grande primeiro mandato. Foi um puta articulador político, melhorou a vida de muita gente sim, foi o cara que mais construiu Universidades, promoveu acesso à educação e ao crédito, criou coisas como o SAMU, diminuiu as desigualdades, erradicou doenças, combateu a fome e a pobreza, entre outros. Realmente ele foi um líder, e fez o que se esperava dele, e quem não reconhecer isso é só mais um ingrato, como um monte de gente que ganhou dinheiro como nunca no governo dele, teve sucesso nas empresas ou no seu concurso, conseguiu sua casa própria, se graduar, e agora vem com essa balela. Lula poderia entrar para os livros de História como um dos maiores líderes que já existiram. Mas o problema foi o ego, a bajulação e o Poder, com isso veio a soberba, a ganância e a vontade de brincar de Deus. Aí a coisa começou a desandar. Lula e o PT, que tanto combatiam a corrupção sistêmica e que era varrida para debaixo dos panos, resolveu ser mais do mesmo e se submeter a ela.

Lula quis brincar de Deus, achou que podia fazer tudo, e foi lá e fez, merda…muita merda. Botou o PMDB e toda a quadrilha na própria aba, Temer, Geddel, Jucá, Padilha, Cunha, além de Mídias, Banqueiros, Rentistas e elitistas, tipo Júlio César fez com Brutus, e passou a atender os interesses destes em detrimento do povo brasileiro. As vezes, aqui e acolá, fazia uma graça pro povo, mas a prioridade passou a ser atender essa galera, a mesma do grande acordo nacional. Não preciso citar os inúmeros esquemas de corrupção em que o PT se envolveu, JUNTAMENTE com outros partidos, basta fazer uma pesquisa básica (posso citar os mais evidenciados Mensalão e Petrolão), o fato que o PT que era a esperança, se tornou a decepção.

Isso, somado a outros fatores, e à descrença e ódio crescente da população, Cresceram o sentimento do “Antipetismo” e fizeram surgir o fenômeno Bolsonaro, que não vou entrar em detalhes, mas soube fazer uso desse momento do país, e se colocar em evidência e como opção, por mais absurda que pareça ser, que se formos a fundo veremos que não passa de demagogia e hipocrisia, e mesmo que seus atos e vida não tenham se convertido em atitudes na sua vida moral e parlamentar e que este já esteja há 30 anos na política, sempre andando ao lado de figuras já conhecidas e repudiadas como o próprio Cunha, Maluf e cia. Falava aquilo que o povo queria ouvir, e externou desejos reprimidos, enquanto a Esquerda se preocupava em “lacrar” e “quebrar tabus”, com isso foi crescendo, se tornando um “mito”, uma “terceira via” bem perigosa para o país, mas ainda assim uma via alternativa àquela que os decepcionou tanto.

Mas existiam, e existem, outras opções, dentre elas encontrei Ciro Gomes, e percebi que o mesmo alinha com a maioria das minha ideias e meus pensamentos, possui um histórico e currículos limpos e formidáveis, repleto de competência e experiência, e muito sucesso por onde passou, sem se ater à Direita e Esquerda, à partidos, mas sim à suas convicções e ideologias, além de não compactuar com a roubalheira e não se aliar com aqueles que julga serem bandidos. Nacionalista, Desenvolvimentista, defensor da soberania nacional, do povo, do trabalhador e de quem produz e trabalha, com boas ideias. Elogiado por todos, desde seus aliados a seus adversários e opositores (sérios).

“Ahhh mas ele já foi Ministro do Lula” (foi do Itamar também, e não foi do FHC porque foi estudar e porque não gostou da rasteira que esse deu em Tasso). Ciro optou por sair do governo de Lula, justamente por este ter se unido com “tudo que é de ruim na política”, ter botado Temer, Cunha e toda quadrilha lá, e ele avisou, apontou o dedo na cara de Cunha e o chamou de ladrão, há uns 10 anos, quando ninguém nem sabia quem era, mas Lula deu Furnas pra ele, chamou Temer de bandido, mas Lula foi lá e deu a VICE PRESIDÊNCIA do país para ele. Fora outros, e desde sempre. Ciro não está comprometido com partidos, máfias, quadrilhas ou esquemas, Ciro está comprometido com o Brasil, e, repito, desde sempre!

Lula sabe disso, Lula é um puta estrategista. O grande temor de Lula e do PT, é saber que por competência, firmeza e seriedade, Ciro seria um Estadista muito maior que Lula foi, por isso sempre puxaram o tapete de Ciro, em 2010 Lula (que coincidência, igual agora em 2018 né?) puxou o tapete de Ciro fazendo acordo com o PSB e elegeu o “poste” Dilma, e vimos no que deu. Ciro esteve ao lado, não do PT, mas sim da democracia, que estava seriamente ameaçada. Mas ainda assim Ciro apontava, como há muito tempo, os erros de Lula e do PT. O Reflexo disso é a onda antipetista que surgiu, o fracasso das eleições de 2016, onde o PT foi quase que dizimado e deixou de ser o maior Partido do campo progressista no país (mas o PT, assim como Bolsonaro não tem eleitores, tem fanáticos torcedores, que extrapolam a razão por mera paixão), Lula conseguiu se mostrar ser maior, e MUITO MAIOR que o PT.

Já Ciro, diante da fragilidade da democracia do país e do campo progressista, sugeriu uma grande frente Nacional-Desenvolvimentista, de Centro com uma guinada à esquerda, mas com simpatizantes de outros campos, como Bresser Pereira, Delfim Neto e outros. E tudo parecia ir bem, até que o PT, na sua megalomania, e incapacidade de fazer uma autocrítica (coisa que até o PSDB fez), foi lá e fez de tudo para destruir. Destruiu candidaturas promissoras, como a de Marilia Arraes e chantageou partidos que já estavam dentro do projeto, como PSB e PC do B, chegou ao cúmulo de articular com TEMER para demover o Centrão de apoiar Ciro, este que chegou a sinalizar interesse (Confesso que sou grato por isso). Notadamente, percebeu-se que o PT perdeu a vontade de ter um projeto de governo, de nação, para ter um projeto de Poder.

Ciro é a real mudança desse país, é o cara que tem a intenção de unificar o Brasil, desenvolve-lo, acabar com essa divisão do país e nos colocar nos trilhos e na posição que o Brasil merece, de líder continental e mundial. E de longe tem as melhores ideias e propostas para isso. Já pesquiso sobre ele há mais de 3 anos, todo mundo pode ver no face, e pesquiso a fundo, para ter a convicção que votarei certo. Mas Ciro deixou claro que não vai transformar o governo num Balcão de Negócios, não vai vender a alma ao diabo, não vai lotear o governo e nem ceder a interesses estrangeiros e muito menos do mercado. E isso desagrada muita gente, principalmente a velha política e suas raposas, e Lula infelizmente, se tornou uma delas.

Lançar Haddad, um novo poste (Não to nem questionando a simpatia ou caráter dele, até queria ele como um ministro de um eventual governo de Ciro), não dá. Não dá para petistas cobrarem “unidade” e “união” depois de tantas rasteiras. O PT teve sua chance, e a desperdiçou entrando no sistema. Mesmo sabendo da rejeição enorme que o PT tem, preferiram apostar no risco e colocar o Brasil à beira de um abismo do fascismo e destruição com um eventual segundo turno, onde será literalmente uma briga onde o “menos pior” o menos rejeitado “irá vencer”. E não dá pra brincar de errar de novo, errar até seria possível, o que não pode é insistir nos MESMOS ERROS, afinal, é meu país que está em jogo.

“Ahhhh mas Ciro vai ser convidado a um governo do Haddad se ele ganhar”. Vai sim, e vai recusar, assim como ele recusou de Dilma e saiu do governo do Lula quando esse fez alianças com o PMDB. Não por arrogância, mas por coerência, valores e princípios. Depois de tanto esbravejar sobre “perseguições políticas” e sobre um “Golpe”, Lula e o PT se uniram NOVAMENTE justamente com aqueles que eles tanto acusavam, aqueles que os derrubaram, então não dá! A única mudança real, viável e aceitável que eu vejo é Ciro, e por isso vou lutar até o fim para mostrar que é a melhor opção que temos, como disse, não dá para ficar fazendo o Brasil de Laboratório e se dar ao luxo de arriscar e brincar com nosso futuro, ficar no saudosismo de “Direitistas” e “Esquerdistas” de “Enéas sim era foda”, “Brizola era foda, perdemos a chance”. CIRO É A REALIDADE E ESTÁ AÍ!

Como já dizia Chico Buarque de Hollanda “Tem gente que tem medo de mudanças, eu tenho medo que as coisas nunca mudem” MUDE! VOTE 12 CIRO PRESIDENTE! #Ciro12 #CiroGomes #CiroGomesPresidente#Ciro12Presidente #Vote12 #CirãoDaMassa #CiroAgainstTheMachine

Tadeu Alves de S. e Silva

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

thiago gallardo lula do carmo

23/09/2018 - 14h03

é verdade que ciro é o mais preparado e que seria um grande governante, partindo de suas idéias, o que poderia mudar qd fosse colocar isso em pauta, com os mesmo que vc diz que lula errou em trabalhar com eles. o problema é que vc se “esquece” que cada um desses caras que vc citou, geddel, temer, cunha, colocarei até renan, não são apenas um voto ou dois no congresso, são políticos que têm curral no congresso, ou seja sua panelinha. e como vc sabe ninguém ganha votação sem maioria. é muito digno chegar agra em 2018 e falar que o pt errou em trabalhar com esses caras sem mostrar uma outra alternativa viável. eu vou mostrar, se lula tivesse batido de frente com isso, que deveria ser em 2003, qd começou, simplesmente perderia aliados, com a ajuda da mídia transformariam ele em um inabilitado para o cargo, ficaria sem governar direito por 4 anos e sairia em 2006, para dar lugar ao candidato da mídia e do mercado nacional e internacional, serra. do mesmo partido e das mesmas prioridades de aécio, que ele apoiou em 2014. se lula errou em trabalhar com os que citou, o que ciro fez nesse ano?
é preciso parar de achar que a politica é para santos e puros, que se alinham a um ideal e não mudam. quem faz isso, ou ganha maioria e nada de braçadas ou se afunda no isolamento. ou seja, no sistema atual, se vc quiser fazer algo de bom para o país vai ter que agradar partidos fisiológicos como o centrão. fato. outra alternativa seria democratizar e tirar toda a mídia envolvida em assuntos privados, e dominados por políticos, fácil? não! por isso o pt não conseguiu, mas tentou. outro fator que mudaria esse cenário: financiamento público de campanha, pois assim teria mais vantagem quem tem as melhores idéias e não os melhores “parceiros”. que é óbvio vão querer receber o investimento eleitoral, tanto faz o partido ou ideologia, finac. privado só faz o estado refém do interesse privado. fácil mudar isso? não! mas o pt tentou.
reclama do governo dilma e chama haddad de poste, esquece-se que muitas das críticas a dilma foi de ter se afastado dos ideias de seu guru e tentado um caminho mais austero em 2015. mas sinceramente, se havia um governante que pudesse ser austero e bom para o país seria o pt. o problema de novo, não sei se é comentarista politico, mas se for está bem distorcida e desconectada da realidade a sua visão, ou então deve achar que não houve um golpe jurídico/midiático/politico/econômico em 2015, mas que tiveram suas raízes em 2013, qd o wiki leaks denunciou enormes sites com perfis fakes somente para desestabilizar o governo dilma, integrantes da lava a jato indo para os eua aprenderem a combater a corrupção. eua que grampeou executivos da petrobrás e até a dilma, e que isso curiosamente foi parar como provas para a lava a jato. que no final mostrou a quem serve. pré-sal entregue aos estrangeiros, industria internacional destruída e brasil na sombra americana de novo. vc acha que isso foram só coincidências. um golpe baseado na manipulação da mídia acaba com um governo forte e independente e entrega riquezas ao exterior, parece um filme velho. é uma pena que vc descarta isso ao analisar o governo dilma, vc acha irrelevante um golpe internacional ao analisar um governo? eu tenho certeza que não. por isso dilma deveria ser julgada pelo seu governo só até 2014, e até esse ano estávamos muito bem, com taxa de desemprego abaixo dos 5% e inflação controlada. problemas que tinham poderiam muito bem ser resolvidas em 2015, mas o resultado apertado e a mídia sempre contra o pt e contra o brasil, fizeram daquela eleição eterna, arrastando um governo até 2016, amedrontando mercados e investidores e aprofundando a crise, tb com a s pautas bombas reconhecidas agora como golpe da oposição aliados que nunca foram aliados, partidos que estarão com qq que subir ao poder. e estarão com ciro tb.
qt a corrupção, só para terminar, é fácil criticar mas onde estava vc e o ciro em 2002 para bater com serra, mercado, midia, setores economicos, etc…? e contra alckimin em 2006? em 2010 para bater aécio? o pt jogou o jogo sujo do único jeito que deixam jogar. e quem deixa jogar? os verdadeiros donos do brasil, o 1% que controla metade das riquezas nacionais. que corrompem agentes públicos, que entram corrompidos e para conseguirem seus votos, o que se deve fazer? corromper mais. infelizmente tudo que vc credita ao pt, e muito manipulado por sinal, é o sistema que a elite usa para controlar o estado e fazê-lo trabalhar a seu favor. desde a rev. franc. que a burguesia e o poder econômico sabem que precisam do estado para lucrarem mais, e não ver isso em um país como o brasil onde 6 pessoas detêm mais riqueza que metade da população, e achar que não controlam isso, é inocência. como tb achar que o culpado disso é o pt, sendo que foi o único partido que tentou derrubar financiamento privado e está desde 2000 lutando contra os donos do país.
até votaria em ciro, se lula estivesse na disputa, pq acho que lula teve sua chance e ciro é capaz e mais radical que lula. mas com todo esse golpe covarde, e eu como petista desde 1990, que vejo a covardia dessa mídia contra ele, não tenho outra opção senão apoiar o partido que mais fez pelo brasieliro, enquanto que ciro e outros de esquerda mais radical, ou de centro como ele, não fizeram, e pq? não caia na armadilha do golpe, não aceite uma mentira como verdade só pq todos aceitam, cara, vc é um comunicador, deve ser mais responsável ou será só mais agente do golpe, mesmo sem querer.

marcos conceição

23/09/2018 - 10h29

o ciro nunca foi de esquerda o ciro e uma carta na manga da direita ele ele fecha com a direita


Leia mais

Recentes

Recentes