Menu

A fuga dos debates, o escândalo das fake news e o comportamento do ego

Uma das definições de “ego” no dicionário Michaelis é a seguinte: Experiência que o indivíduo possui de si mesmo, ou concepção que faz de sua personalidade. Muitas correntes e mestres espirituais da história da humanidade definiram o ego como o arquétipo da individualização, ou seja, um ente ou energia que permite que nos percebamos como seres […]

27 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Não seja cabeça dura

Uma das definições de “ego” no dicionário Michaelis é a seguinte: Experiência que o indivíduo possui de si mesmo, ou concepção que faz de sua personalidade.

Muitas correntes e mestres espirituais da história da humanidade definiram o ego como o arquétipo da individualização, ou seja, um ente ou energia que permite que nos percebamos como seres individuais, separados dos outros seres e coisas.

O funcionamento do ego gera, contudo, uma espécie de efeito colateral. Para sustentar a concepção que o indivíduo faz da própria personalidade, o ego tem uma extrema dificuldade de admitir estar errado. Isso porque ele busca sempre sustentar a ideia que faz de si mesmo.

Não é por outro motivo que, numa discussão ou debate, é comum que as pessoas tentem defender seus pontos de vistas iniciais até o limite do possível – às vezes, do impossível. Da mesma forma, é raro alguém ouvir um argumento contrário, refletir sobre ele, perceber que estava errado e, mais raro ainda, admiti-lo.

Nas questões políticas esse aspecto do ego fica mais exacerbado ainda, uma vez que a nossa visão sobre como o mundo é – e como deveria ser – é formada desde os primeiros anos de vida, tornando-se profundamente enraizada em nosso ser.

O comportamento de muitos eleitores de Bolsonaro diante de dois importantíssimos acontecimentos recentes do processo eleitoral – a recusa do candidato a participar de debates e o escândalo das fake news – são exemplos muito bem acabados desse mecanismo do ego.

Bolsonaro construiu sua imagem sobre o arquétipo do machão. Sua persona é a do ex-capitão linha dura que vai acabar com a bandidagem na base da força. Era de se esperar que sua fuga dos debates manchasse a imagem de destemido construída com tanto esmero.

Não é o que se verifica entre muitos dos seus eleitores. O óbvio medo de debater com Haddad – Bolsonaro usou várias desculpas diferentes para não comparecer – não é visto por boa parte do seu eleitorado dessa forma.

A identidade de “eleitor do Bolsonaro, o destemido”, está de tal forma consolidada que não importa o que aconteça, o ego sempre vai dar um jeito de justificar e manter a imagem – tanto de Bolsonaro quanto do próprio eleitor – anteriormente construída.

No caso das fake news pelo Whatsapp, não mais que de repente bolsonaristas passaram a exigir provas documentais e cabais para dar crédito ao escândalo. As pesadas evidências de crime eleitoral não abalaram a convicção de voto de muita gente.

As fartas condenações automáticas de petistas com base em simples manchetes de jornais, muitas vezes noticiando reles delações sem prova alguma, de uma hora para outra deram lugar à exigência de provas materiais.

A lógica inconsciente é evidente: “Bolsonaro é o candidato anticorrupção e é por isso que eu vou votar nele; logo, qualquer coisa que indique que ele é corrupto deve ser mentira”. O mesmo processo se deu no episódio da Val, a funcionária fantasma de Bolsonaro que não abalou, para muita gente, sua imagem de homem público ilibado.

É claro que todos nós estamos sujeitos a este efeito colateral do ego – o de buscar manter a sua identidade a qualquer custo, não importando muito os desmentidos que a realidade oferece.

Entretanto, é perceptível que entre bolsonaristas, especialmente os movidos por um ódio descomunal e irracional ao PT, à esquerda, aos gays e a outros grupos minoritários, essa tendência do ego de ser “cabeça dura” é deveras exacerbada.

Tornar esse comportamento consciente é o primeiro passo para mudá-lo. Façamos todos nós esse exercício.

Mudar de ideia não é necessariamente feio, não. Muitas vezes, é admirável.

 

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Walter

25/10/2018 - 16h50

Eu até considero que algumas falas do Bolsonaro são coerentes e retratam a expectativa do eleitor, cansado de tanta desorganização política.
Sua campanha arquitetou uma fantasia no eleitorado pouco politizado. Acabar com a bandidagem? A que custo? Fazer reforma tributária? Em quanto tempo? O Brasil enfrenta uma crise. Essa reforma precisa ser arquitetada com equilíbrio e muito bom senso. Radicalizar pode ter um resultado nefasto.
O risco de uma tendência ao fundamentalismo, considerando a divulgação do próprio candidato da sua futura equipe de governo. Mesmo admitindo as falhas, foram muitas falhas do PT, o candidato da esquerda ainda representa o equilíbrio, a moderação, o conhecimento das propostas que anuncia. O extremismo não vai acabar com as mazelas. Toda superação dos problemas sociais no Brasil tem que passar pela EDUCAÇÃO. A campanha radical aflora em grande parte do eleitorado os pensamentos mais bestiais, vingativos e extremistas; “bandido bom é bandido morto” – “não importa quantos inocentes morram se o dobro de bandidos morrer também” – “as minorias devem se render a maioria”. A grande massa populacional não raciocina que ela própria também pode fazer parte de alguma minoria. A fantasia implantada numa população ansiosa de eficiência nas soluções imediatas para tantas mazelas, faz com que votem pelo emocional. Espero que não se concretize esse terremoto que se anuncia.

Tamosai

24/10/2018 - 06h48

Ele foge do debate porque não tem o que dizer. Ele é uma farsa. O Coiso não diz coisa com coisa.

O risco da barbárie nos leva a utilizar todas as nossas energias e todo o nosso foco para lutar pela eleição do Haddad. A alternativa é o caos, a barbárie e ser governado por uma pessoa completamente desequilibrada e incompetente.
A rejeição ao Coiso está aumentando rapidamente, à medida que as pessoas percebem que ele é uma farsa, é antidemocrático e é desequilibrado. Pelo ritmo do aumento da rejeição do Coiso, acho que deve dar Haddad 13.
Está na hora da virada. Vamos que vamos!

Rube

22/10/2018 - 21h30

São centenas de milhões de acessos às fake news.
Voce remove as fake news mas as fake news não saem das cabeças
das pessoas. A mentira fica na cabeça das pessoas,
São verdadeiras indústrias de dissiminação de fake news por várias redes sociais.

CARMELA LO SCHIAVO PARENTE

22/10/2018 - 16h20

Porque eu voto no Bolsonario: porque ele é honesto, racista, homofóbico, , mentiroso,fascista, vai exterminar os “vernelhos “, ameaçar jornalísta, tem a familia de que tanto fala, todos mamando nas tetas do governo, e já casou 3 vezes, coloca Deus em todas as suas falas, mas é um lobo em pele de cordeiro, e é o messias que veio para nos salvar.
PARABÉNS ELEITORES DESSA PESSOA DESPREZÍVEL, E NEFASTA, À QUAL VOCÊS, SE VEÊM E COMPACTUAM COM SUAS IDÉIAs.
DEUS ACIMA DE TUDO, E O BOLSOLÃO 2 NATA TERRA.

    Serg1o Se7e

    22/10/2018 - 16h36

    Você tem liberdade para votar no candidato com 32 indiciamentos que pertence a um partido corrupto cujo chefe está na cadeia por corrupção.

    Ninguém lhe obriga a votar no fascista, a escolha é sua entre o fascista e o corrupto.

Ruy Acquaviva

22/10/2018 - 11h57

Alguém poderia me informar por onde anda o Ciro Gomes?

Ele falou que todos deveriam se unir para apoiá-lo na luta contra o candidato fascista e os golpistas mas agora, no momento mais crítico da História recente do País (quiçá de toda a História), onde ele está?

É esse que era para ser o grande líder na defesa da democracia?

    Serg1o Se7e

    22/10/2018 - 15h37

    Parece que em Paris… a confirmar!

Deusdedit Leal da Silva

22/10/2018 - 00h10

Pedro você esta de brincadeira. Como eu gostaria de ver o jornalista com clareza descrever o que de mais perversor tem o pt? Mais não , sacanagem em pedro ! Ele não vai porque não quer ir no debate . Lembra que outros candidatos em outros embates políticos também n~~ao compareceram.

    Serg1o Se7e

    22/10/2018 - 08h28

    Pedro não é jornalista.
    É apenas um militante blogueiro.

maria do carmo

21/10/2018 - 19h48

Estou aguardando moderacao domeu comentario. Grata!

maria do carmo

21/10/2018 - 17h20

Prezados amigos internautas, Bolsonaro fascista nada fez e levou seus tres filhos e suas duas ex mulheres para a politica para tambem nao fazer nada, seu filho Eduardo Bolsonaro disse que se o STF tentar impugnar a candidatura do presidenciavel por qualquer motivo basta um soldado e um cabo para fechar o STF voce nao manda nem um jipe ( nao e noticia falsa pesquizem ) imaginem o que acontecera com povo, mas o mais estranho e que o vaidoso machao homofobico Bolsonaro tinha nariz de homem e fez nariz pequeno e arrebitado, eu sei pois lembro do escandalo do terrorismo da decada de oitenta que saiu nas primeiras paginas dos jornais ( e so pesquizar ) Bolsonaro e um blefe !

maria do carmo

21/10/2018 - 17h17

Prezados amigos internautas, Bolsonaro fascista nada fez e levou seus tresmfilhos e suas duas ex mulheres para a politica para tambem nao fazer nada, seu filho Eduardo Bolsonaro disse que se o STF tentar impugnar a candidatura do presidenciavel por qualquer motivo basta um soldado e um cabo para fechar o STF voce nao manda nem um jipe ( nao e noticia falsa pesquizem ) imaginem o que acontecera com povo, mas o mais estranho e que o vaidoso machao homofobico Bolsonaro tinha nariz de homem e fez nariz pequeno e arrebitado, eu sei pois lembro do escandalo do terrorismo da decada de oitenta que saiu nas primeiras paginas dos jornais ( e so pesquizar ) Bolsonaro e um blefe !

Ricardo

21/10/2018 - 08h17

A facada que Adelio deu no Bolsonaro limitaram a campanha do candidato, que se limita a pequenos compromissos e repouso. O Jair conseguiu uma vantagem de 20% do eleitorado e nāo precisa expor a saude . O programa de governo é apresentado todos os dias na TV e radio e nas midias alternatibas
Quanto a Fake News. A acusaçăo está sendo investigada pelo TSE, que vai investigar as duas campanhas
O uso de robôs a Folha apresentou uma proposta nao aceita para servico da campanha de Geraldo Alckmin !!! A outra empresa acusada negou ter trabalhado para a campanha do Bolsonaro. O dono da Havan nega ter patrocinado tal jogo sujo. Năo é sério e isso parece uma denuncia Fake montada de dentro da cadeia por uma mente criminosa. Quanto ao anti PT isso existe no Brasil e é forte

Imodesto Bolson

20/10/2018 - 22h23

” Brasil acima de todos; Deus acima de todos ! ” O lema é bonito, só que alguem que defende torturador nao tem Deus no coraçao.

    Ricardo

    21/10/2018 - 11h24

    Caso você não saiba, caro militonto, os traficantes, assaltantes, e até corruptos têm Deus no coração. LUla, Eduardo Cunha, Sérgio Cabral , entre outros, têm Deus no coração !

Reginaldo Gomes

20/10/2018 - 22h16

Pra mim , o bolsonaro é invencível nessa eleição por um único motivo .
Que motivo????
Pela genialidade do slogan de campanha:
” Brasil acima de tudo ; Deus acima de todos!”
A segunda parte do slogan é uma realidade avassaladora!!!!
Porque????
O ser humano é o único ser vivo do planeta que se deixasse de existir não faria a mínima falta ao planeta e ao universo, ele não tem função útil alguma!!! Ao contrário de todos os outros seres vivos que existem no planeta ,possuidores de função biológica. Todos os seres vivos seguem impecavelmente as leis da natureza. O ser humano destrói a ele mesmo e a natureza, mata os animais , as plantas , os peixes , os pássaros, insetos, florestas, polui o ar, as águas, o espaço, a lua, etc… É uma praga do satanás!
O planeta e sua natureza é um ente vivo possuidor de inteligência infinitamente superior a do ser humano que está hospedado em sua superfície. Então , a natureza sábia e inteligente, poderia eliminar essa praga humana a qualquer momento , pois tem força e inteligência de sobra para eliminar qualquer praga que desrespeite suas leis. Seria a coisa mais fácil do mundo e seria estabelecida a normalidade na superfície da terra.
Então, porque isso não acontece???? Quem sustenta o ser humano vivo???? Quem tem o poder de sustentar vivo alguém fraco , que só produz destruição e que se imediatamente desaparecesse não iria fazer falta alguma??????????
Só uma força maior , inteligente , piedosa e misericordiosa pode impedir que a natureza não elimine uma praga . Só a fonte criadora de tudo que há , pode bancar o ser humano e sua loucura.
E porque Deus sustenta vivo misericordiosamente o ser humano?????
“Deus assim disse para um de seus profetas: Eu não quero a morte do homem , quero que ele se arrependa de seu mau caminho e viva” (Ezequiel 33 11)
Ainda estamos na data limite para ter essa consciência e corrigirmos os erros. Ainda há tempo para fazermos um planeta de glória.
Glória!!!!!! a Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Paulo

    20/10/2018 - 23h28

    O Bolsonaro, ou quem bolou isso por ele, é um gênio intuitivo. E, quando ele fala, parece surpreender a cada momento. Ou seja, diz algo inesperado e na linha do contra-perceptivo…

    Benoit

    21/10/2018 - 08h47

    Reginaldo, o Haddad poderia dar uma boa contribuição para melhorar esse país, se as pessoas demonstrarem um pouco de bom senso e elegerem o político mais moderado e sensato que o Brasil teve desde há décadas, o candidato pró-família. Na política certamente não precisamos da contribuição de um Bolsonaro para nada. Se o Bosonaro quisesse fazer algo de útil na vida dele para a comunidade talvez ele pudesse se dedicar a combater as verdadeiras pragas urbanas de ratos e baratas. Para o resto certamente não precisamos da “inteligência” nem da “misericordia” nem da “piedade” dele.

    Marcelo Oliveira Soares

    21/10/2018 - 10h23

    Milhares de espécies deixaram de existir e nem por isso a Terra ou a natureza foram abaladas. Os animais existem para servir os humanos. Muitos podem parecer sem função, mas todos eles carregam em si possibilidades que só existem em função do ser humano. Então esse papinho nem age de que o homem é a única espécie que não “serve para nada” é simplesmente uma tolice sem sentido nenhum.

Paulo

20/10/2018 - 22h16

“Mutatis mutandis”, o raciocínio a “contrario sensu” pede passagem, rs…ah, como é difícil tentar – não digo nem conseguir – ser coerente!

PETER PENDRAGON

20/10/2018 - 21h18

O julgamento de Howard Roark
https://www.youtube.com/watch?v=Nx-v2U7krYM

Silvio

20/10/2018 - 19h19

Bolsonaro irá se arrepender durante o resto da vida por nao ter comparecido aos debates. A eleiçao parece ganha, mas ainda tem jogo, so termina qdo o arbitro apita fim de jogo.
Nesse caso as provas sao importantes para os bolsolókes. 2 pesos e 2 medidas.
Para o Lula nao precisa de provas, mas para o Bolsonaro precisa.
Se tem uma coisa que eu nao faço mais e votar em politico que tem10 ou 20 ou 30 anos no cargo e nunca fez nada, nunca conseguiu ter um projeto aprovado. Nao voto em ninguem assim, seja pt, psdb, dem, etc.

    Ricardo

    21/10/2018 - 12h13

    Caro militonto, vários políticos petista que lá , no Congresso , estão há anos e também nunca fizeram nada , nunca aprovaram um único projeto. Benedita da Silva, Maria do Rosário, José Nobre Guimarães estão há anos mamando por lá e nunca fizeram nada também. Fora Ciro Gomes e Lula que , quando no Congresso, também não apresentaram um único projeto !

    maria do carmo

    22/10/2018 - 01h23

    Prezado Silvio concordo, como votar num candidato que foi expulso do Exercito por terrorismo, que por vinte e oitn anos so aprovou dois projetos irrelevantes sendo que um nao foi regulamentado, como deputado nada fez e levou tres filhos e duas ex mulheres para a politica para nada fazerem tambem, sendo que o deputado Eduardo Boilsonaro disse que caso STF impugnasse a candidatura do presidenciavel Jair Bolsonaro bastava um soldado e um cabo para expulsar o STF nao precisaria nem de um jipe, Bolsonaro fascista, machista homofobico, xenofobico, etc., etc., etc.,troglodita, que dentro da Camara agrediu com total destempero deputada,, que nao quer debater porque nada fez e nao tem argumentos de defesa, mesmo porque por duas vezes fez cola na mao para lembrar de tres palavras, nao tem condicao emocional, psicologica e moral para governar o Brasil, agora o escandalo do Whatsaap fato gravissimo, pra dizer o obvio para votar no maluco so desequilibrados ignorantes 1

    Serg1o Se7e

    22/10/2018 - 08h27

    Silvio, o processo contra o presidiário tem mais de mil páginas e TODOS os magistrados condenaram por conta do que foi apresentado no processo.

    A reportagem da folha tem mal e porcamente uma página e não apresenta nenhuma prova.

    Você quer mesmo acreditar no que escreveu?

      Ari

      22/10/2018 - 16h03

      Vc é capaz de apresentar uma mísera prova contra o Lula? Pago bem, mas não vale dizer “está nos autos” (não está)

Maya

20/10/2018 - 18h44

Bravo.


Leia mais

Recentes

Recentes