Menu

Novas pesquisas e alguns comentários sobre a luta política

O Ibope soltou uma saraivada de novas pesquisas regionais, das quais eu chamaria atenção para os seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Nos três estados do sudeste citados, temos uma situação de vantagem de Bolsonaro muito pronunciada. Em votos válidos, Bolsonaro tem 63% em São Paulo, 65% […]

80 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Autorretrato, Van Gogh.

O Ibope soltou uma saraivada de novas pesquisas regionais, das quais eu chamaria atenção para os seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Nos três estados do sudeste citados, temos uma situação de vantagem de Bolsonaro muito pronunciada. Em votos válidos, Bolsonaro tem 63% em São Paulo, 65% no Rio de Janeiro, 62% em Minas Gerais.

No Rio Grande do Norte, Haddad lidera com 57%, mas Bolsonaro ganha no estado entre homens (54%), entre eleitores com renda familiar superior a 2 salários (53%), e na capital (58%).

O nordeste já não é um reduto lulista tão fechado: Bolsonaro tem avançado na classe média da região e nos centros urbanos.

A própria eleição para o governo do Rio Grande do Norte tem se mostrado mais acirrada do que alguns esperavam. A vitória da senadora Fátima Bezerra, que parecia favas contadas, deverá se dar, se acontecer, por margem estreita. Segundo o Ibope, o placar agora está em: Fátima 54% X 46% Carlos Eduardo, sendo que, na capital, o candidato do PDT tem 69% das intenções de voto.

Saída agora pouco do forno, a nova pesquisa BTG Pactual ampliou a vantagem de Bolsonaro: o deputado oscilou 1 ponto para cima, Haddad, um para baixo, e a situação agora está em 60% X 40%, em votos válidos. A rejeição de Haddad permanece muito alta, em 52%, contra uma rejeição de 38% de Bolsonaro.

O CNT/MDA, por sua vez, publicou agora uma pesquisa em que Bolsonaro tem 57% dos votos válidos, contra 43% de Haddad.

A diferença, de 14 pontos, é menor do que a mostrada em outras pesquisas.

A rejeição a Haddad, segundo a CNT, é de 51%, contra 43% de Bolsonaro.

Alguns comentários sobre a luta política

A esta altura, vale nos questionar sobre a eficácia dos argumentos usados na luta contra Bolsonaro. Os resultados no primeiro turno e a análise das pesquisas atuais mostram que as fórmulas não estão dando certo.

A última grande investida política contra Bolsonaro se deu por ocasião do escândalo, ainda fumegante, do “zap gate”, nascido de uma reportagem da Folha sobre compra, por empresários apoiadores do candidato, de pacotes para envio em massa de mensagens contra Fernando Haddad e o PT.

A campanha petista e toda sua área de influência, usou a reportagem para apostar na estratégia de deslegitimar o resultado das urnas no primeiro turno, além de lançar, desde já, suspeitas sobre o segundo. Em toda parte, pedidos de anulação do pleito, de cassação da candidatura Bolsonaro, além das hipérboles sobre “a maior fraude eleitoral” já vista na história da república. Haddad sugeriu a prisão de empresários, e disse que o segundo turno deveria se dar entre ele e Ciro Gomes.

Não se pode, por certo, subestimar o potencial de lesão à vontade popular trazido pelas novas tecnologias de informação, mas alguém precisa observar os fatos com a cabeça fria. Bolsonaro recebeu 49,3 milhões de votos no primeiro turno, contra 31,4 milhões de Fernando Haddad. Houve muita concentração regional desse eleitorado. Por exemplo, no Rio de Janeiro, Bolsonaro recebeu 60% dos votos.

Como alguém, com juízo no lugar, pode pedir que o candidato que recebeu 49 milhões de votos seja posto de lado?

As urnas evidenciaram que Bolsonaro tem de ser tratado pelo que é: um fenômeno popular. Ele tem voto, tem eleitor, tem apoiadores. Se você entrar nas redes sociais bolsonaristas, verá que eles acompanham, com apreensão, embora às vezes travestida de sarcasmo, todas as acusações ou denúncias que podem ameaçar a vitória de seu candidato. O “zap gate”, por exemplo, é acompanhado com atenção, mas seus eleitores aguardam – e não lhes tiro a razão – que sejam apresentadas provas sobre as denúncias feitas. Até o momento, existe apenas uma reportagem da Folha, com acusações a alguns empresários, que por sua vez negam as acusações

Um vídeo de Emílio Surita, líder do programa Pânico (onde Haddad esteve recentemente), ridicularizando o escândalo do Zapgate, viralizou. Milton Neves, jornalista esportivo muito popular, fez um tweet dizendo que o TSE não precisa mais julgar nada, basta ouvir os argumentos de Surita.

Outra frente de ataque a Bolsonaro, e que ganhou manchetes da mídia, foi o resgate de um vídeo de Eduardo Bolsonaro, eleito deputado por São Paulo com votação monstruosa, na qual ele faria “ameaças” de fechar o STF com “um soldado e um cabo”.

Aí também me parece que houve um pouco de forçação de barra e descontextualização.

O vídeo, gravado há mais de quatro meses, traz Eduardo Bolsonaro respondendo a uma hipótese formulada por um interlocutor, segundo a qual Jair Bolsonaro, se eleito, não seria diplomado por uma nicharia qualquer, como uma doação não-declarada de alguns reais. Ora, se houvesse um ataque do STF à soberania popular, que impedisse o vencedor das eleições, à esquerda ou à direita, de ser diplomado, usando um pretexto fútil, me parece evidente que as regras estariam rompidas. O PT normalizou de tal maneira a violência dos golpes judiciais que agora se indigna que outras forças políticas, não necessariamente à esquerda, sinalizem com resistência?

Eduardo não ameaçou ninguém. Da mesma maneira, quando um intelectual de esquerda, como vimos tantas vezes nos últimos tempos, cita o Segundo Tratado de Governo, de John Locke, e o seu “Direito a Rebelião”, que é a parte da teoria liberal que trata do direito dos povos de resistir à tirania, também não está fazendo nenhuma “ameaça”.

Quantas vezes, nossos renomados parlamentares petistas não fizeram invenctivas duras, até mesmo violentas, contra o STF? E com justiça! O combativo Wadih Damous, do PT-RJ, chamou diversas vezes o STF de guardião do estado de exceção, e chegou a defender medidas para interferir em sua composição. Wadih não tinha razão? Na minha opinião, tinha.

Por fim, temos o vídeo de dois empresários apoiadores de Bolsonaro, em que um deles, Mario Gazin, torce pela vitória de seu candidato no primeiro turno, porque assim eles “gastariam menos dinheiro”. Usar isso como prova de crimes é um tremendo exagero, já que o empresário poderia estar apenas se referindo aos gastos sociais, de fato muito grandes, com a realização de um segundo turno.

Agora, o que me parece positivamente alarmante, e que, espero, seja apenas uma violência retórica infeliz, foi o discurso de Bolsonaro deste último domingo, dizendo que irá “varrer os vermelhos”: que irão todos presos ou terão que sair do país. Para os que procuram expressões fascistas em Bolsonaro, acho que aqui não há dúvidas.

O Cafezinho repudia profundamente a família Bolsonaro, e apoia expressamente a candidatura de Fernando Haddad, mas se reserva o direito de questionar as estratégias petistas (que se espraiam para toda a esquerda, vide a tola, fútil, decisão do PDT de pedir anulação do pleito) para vencê-lo. Sobretudo porque, agora está claro, as estratégias não deram e não estão dando resultados satisfatórios.

A esquerda precisa parar de jogar para perder. Apostar todas as fichas em discursos sobre uma “anulação das eleições”, mesmo sabendo que se trata de puro jogo retórico, apenas debilita o seu prestígio, já prejudicado por tantas derrotas, junto ao grosso da população.

A ênfase numa narrativa de “luta contra o fascismo” e “pela democracia” também é algo que pode ser questionado. O eleitor de Bolsonaro, evidentemente, não concordará com a tese petista, aliás contraditória em si, de que a única opção democrática é votar em Fernando Haddad.

Muita gente não quer votar no PT, e tem todo o direito de pensar assim. Pensar que os eleitores de Bolsonaro são “fascistas” ou “adeptos do fascismo” é uma narrativa falaciosa, que também não está dando nenhum resultado prático.

Monica De Bolle, refinada economista liberal, diretora de estudos latino-americanos do Peterson Institute for International Economics, e que tem militado, há tempos contra o governo Temer e contra Jair Bolsonaro, argumenta, por exemplo, que o uso exagerado do perigo “fascista” contra Bolsonaro lhe permite uma saída relativamente fácil, que é se apresentar como “não fascista”. A grosso modo, bastará não mandar aprisionar e executar todos seus adversários assim que tomar o poder, e pronto, Bolsonaro será visto como “democrata”.

Alem disso, a esquerda precisa tomar cuidado para não fetichizar determinadas estratégias de resistência, em detrimento de outras, criando hierarquias artificiais, vãs, acerca da melhor maneira de exercer a luta política. Isso vai afastar as pessoas e empurrar a esquerda para um gueto cada vez menor. Lutar é nobre, é necessário, mas cobrar a luta do outro é apenas uma tentativa autoritária, idiota, até mesmo preconceituosa, de impor a sua ideia do que seja “luta” a alguém que pensa diferente, e que poderia nos ajudar de mil outras formas.

Trata-se de uma tentativa idiota porque é contraproducente, afastando apoiadores e matando a criatividade. Cada um sabe onde o calo lhe dói. Os problemas físicos, psicológicos, profissionais, financeiros, sexuais, políticos, jurídicos, de cada um são de conhecimento único e exclusivo de cada um. Então cada um sabe a melhor forma de colaborar para o bem comum.

Não podemos achar que existe apenas uma maneira de lutar contra Bolsonaro, e que consistiria em vociferar palavras de ordem e hashtags do alto de um palanque. Bolsonaro é fruto de um golpe costurado ao longo de anos, com muita sofisticação, e terá de ser combatido igualmente com estratégia e criatividade.

Os números gerais do primeiro turno evidenciaram o erro petista de subestimar a rejeição ao partido. A vitória de Bolsonaro na eleição do dia 7 de outubro foi arrasadora, porque acompanhada de movimentos simultâneos nas eleições proporcionais e regionais.

Um estrategista com sangue frio olharia esse quadro e já se prepararia para a batalha seguinte, para o período pós-eleitoral, que será também muito difícil.

Os pronunciamentos da presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, de que seria perfeitamente possível, sim, a Lula, tomar posse como presidente da república, mesmo dentro da prisão, desabaram como verdadeiras bombas de hidrogênio sobre a opinião pública. Quando Lula foi definitivamente impedido, parte da campanha petista foi construída sob o mote “Haddad no governo, Lula no poder”. Para mim, e para muitos, está claro que esses foram alguns dos erros determinantes que nos levaram até aqui. Parece-me saudável, portanto, que uma parte da esquerda se descole desses erros.

Houve um golpe em 2016, mas também houve muitos erros de condução política, antes e depois do impeachment. Não temos controle sobre o comportamento dos golpistas, mas talvez possamos, com debate, corrigir rumos e estratégias do nosso próprio campo.

A esquerda precisará, muito em breve, fazer uma cuidadosa autocrítica sobre suas posturas recentes, de maneira a iniciar, com muita humildade, um processo de reconstrução de pontes com setores da sociedade que se distanciaram.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

marcio barreto santos

23/10/2018 - 20h03

Gosto do contraditorio, as colocações são claras, respeita a opinião da oposição, e tanto faz, ser facista de direita ou de esquerda, visto que o que vale são os metodos empregados. Vamos deixar os rotulos de lado. Parabens pela analise .

Ubiratan Rosa Passos

23/10/2018 - 13h50

Parece comentário de um ministro do TSE ou do STJ..
Direitista enrustido.
Tchau pro seu blog. Comemore à vontade a vitória do Bolsonaro. Nunca se esquecendo da pipocada do Ciro. Covarde!

EDUARDO SCOTTI DEBACO

23/10/2018 - 10h44

Prezado Miguel, quer votar no Bolsonaro, vota,depois não reclama. Ah, e para de ficar posando de esquerda, faz um bom tempo que contraproducente é você.

Nunes

23/10/2018 - 00h51

Jung foi certeiro. Miguel enxerga sua paranóia nos outros. Ou talvez seja só esperteza. Uns tempos em Paris quem sabe façam bem a você, ou aos seu leitores…oops, ex-leitores.

Brasileiro da Silva

22/10/2018 - 22h20

Miguel, tenho que te dar os parabéns. Vc é um dos poucos apoiadores do PT que ainda mantém a lucidez. De novo, parabéns.

Alan Cepile

22/10/2018 - 21h39

ESSE FÓRUM TÁ PARECENDO O JARDIM DA INFÂNCIA!

    Brasileiro da Silva

    22/10/2018 - 22h31

    Concordo. Tem ptminions defendendo o indefensável.

Fernando

22/10/2018 - 21h06

Pois é, Miguel, só falta mesmo você declarar o seu voto em Bolsonaro. Principalmente depois do brilhante discurso democrático que ele fez ontem. Ou será que não foi bem assim? Parece que o seu Ciro está bastante feliz com a situação. Mas infeliz com o próprio projeto frustrado de poder pessoal. Você que fala tanto dos problemas do PT, por que não se ocupa também das virtudes de um possível governo Bolsonaro? E não se esqueça, tem muito chão até domingo…

    Benoit

    22/10/2018 - 21h42

    Infelizmente parece que ainda haverá muito tempo no futuro para falar acerca do Bolsonaro. Não adianta gastar todas as energias antes da corrida.

Franklin Caetano de Freitas.

22/10/2018 - 20h20

E a facada? Um fato que mudou a eleição, nada? Zap tem um peso ridículo em sua análise. A mentiras no Zap pesaram muito, conheço muita gente que realmente acredita e não muda mais de voto. Ficaram perdidos. Na boa se essa esquerda representada pelo Ciro se viabilizar talvez eu vote nas próximas eleições, se houver eleições é claro. Ainda fico preferencialmente com a galera do PT e do Boulos esse tá fazendo bonito.
PS: Esse pessoal de esquerda que ataca o PT agora e ficou claramente torcendo para dar tudo errado e inclusive vota Boldonaro. Sinto vergonha.

    Benoit

    22/10/2018 - 21h40

    Franklin, esse pessoal de esquerda de que voce fala que critica o PT e vota no Bolsonaro não existe. Quem é de esquerda não vota no Bolsonaro. As críticas ao PT foram motivadas pelo fato de que algumas decisões do PT poderiam prejudicar as perspectivas do PT e da esquerda nas eleições.

luiz felipe oiticica machado

22/10/2018 - 20h15

Perfeito. Os erros da esquerda (sobretudo os do PT) facilitaram a vida de Bolsonaro.
Há que preparar a resistência pós eleitoral, sem violentar a evidência e o tirocínio político.

Nilson Messias

22/10/2018 - 19h49

Espere imensamente que o editor deste blog, se canse e vá se encontrar com Ciro Gomes…

    Benoit

    22/10/2018 - 21h44

    Por que voce não diz o que voce não gosta nos comentários no blog ou do blog?

Justiceiro

22/10/2018 - 18h56

Miguel, cadê meu comentário??

Nostradamus ( banquinho & bacia )

22/10/2018 - 18h37

Certas verdades em comentários são guardadas a sete chaves.

GIL ALAN BARBOSA CALDAS

22/10/2018 - 18h34

Olá, Miguel! Eu o respeito, mais ainda quando me recebe em seu blog. O texto acima parece sê- lo do FHC. Volte, Miguel!

    Benoit

    22/10/2018 - 21h45

    Por que voce acha que o texto poderia ser do FHC? Eu não acho.

      J Fernando

      23/10/2018 - 11h08

      Porque ninguém é obrigado a concordar com sua opinião.
      Sim, o texto do Miguel parece com texto de FHC. Se você não entendeu a analogia, você não entende de política ou é novo demais para entender.

Luiz Monteiro de Barros

22/10/2018 - 18h31

“Os números gerais do primeiro turno evidenciaram o erro petista de subestimar a rejeição ao partido.”
Mas é a rejeição que faz o Bolsonaro se vier a ganhar……Cada um com sua restrita experiencia como virar o voto de quem me disse – “Voto porque Bolsonaro vai acabar com estupros”; “O negocio é o porte de armas” outra diz “não voto em presidiario”
Essa é a rejeição; Então como contorna-la. Nem falo do kit gay
Nem falo da injustiça da prisão de Lula.
Por você seria aceitar a rejeição e ganhar a qualquer custo?
Já que Bolsonaro diz tudo com retorica se perdermos estaremos na oposição: não por essas rejeições morais mas pela politica economica dele. Ou isso tambem é retorica pois somadas às rejeições estimuladas pela midia temos todos os empresarios (CNI) apoiando para aprofundar a rejeição ao Temer.

Pascoal Jacinto da Silva Filho

22/10/2018 - 17h57

DISCORDO DESTE ARTIGO NO SENTIDO DE QUE TODAS ESTAS ACUSAÇÕES DA CAMPANHA DO HADAD NÃO ESTÁ SURTINDO EFEITO PORQUE O SISTEMA DE JUSTIÇA ESTÁ ESCANCARADAMENTE AJUDANDO BOLSONARO. QUEM DEVERIA INVESTIGAR E COLHER PROVAS É A POLÍCIA E MINISTÉRIO PÚBLICO QUE NÃO MOVEU UMA PALHA

    Benoit

    22/10/2018 - 21h52

    Ô Pacoal, voce parece concordar inteiramente com o que o texto diz. Tanto voce quanto do texto do Miguel dizem que a justiça favorece o lado do Bolsonaro e que portanto não se pode contar com a ajuda da justiça, até mesmo porque não haveria condições para isso na situação atual. É ingenuidade achar que os juizes a essa altura iriam cancelar a candidatura do Bolsonaro por qualquer razão que seja.

Carlos

22/10/2018 - 17h28

Que espetáculo de texto! Eu sou eleitor do Bolsonaro e tenho que elogiar você por este maravilhoso senso de imparcialidade. Bom, 100% imparcial ninguém é, mas você tocou na ferida da esquerda e escreveu o que deveria ser escrito. Seu texto deveria ser compartilhado por todos os blogs de esquerda, especificamente por aqueles mais “lulistas”, como um tal de Brasil 247. Fique tranquilo, Bolsonaro não será um ditador, não irá varrer ninguém e não irá matar ninguém. Ele utiliza muita metáfora e muita linguagem de expressão para evidenciar o que ele quer dizer. Mais uma vez, parabéns pela sua brilhante análise. O Brasil merece viver tempos de um novo governo. PT nunca mais!

    foo

    22/10/2018 - 17h53

    Bem vindo ao cafezinho, caríssimo eleitor do Bolsonaro! Tenho certeza de que você se sentirá em casa lendo as análises isentas de Miguel do Rosário.

fernando

22/10/2018 - 16h52

Sou eleitor de Bolsonaro , mas a sua analise é perfeita, Nos nao ganhamos uma eleição a esquerda e principalmente LULA perderam uma. Se fosse Ciro no segundo turno a caminho seria outro. Sei que é difícil a esquerda fazer um MEA culpa, e justamente esta característica foi a geradora da candidatura de bolsonaro . Dificilmente a esquerda tera chance em 2022 mas certeza que chegara forte novamente em 2026.Agora se o PT continuar hegemônico deste modo…… nem 2016.

    foo

    22/10/2018 - 17h59

    Que bom saber que os eleitores do Bolsonaro estão felizes com os textos do Miguel do Rosário. Sem dúvida mostra o acerto de suas análises!

Eudoxia Maria Bertazzo

22/10/2018 - 16h51

Esqueça seu ódio ao PT.
Tenha um pouco de responsabilidade e deixe para criticar o PTdepois das eleições.
Agora é lutar para que um louco, ditador,tudo que há de pior num ser humano seja eleito.
Você está fazendo o jogo do bolso. Quer barbarie? Cadê seu espírito democrático? Acabou?
Ainda é tempo. Redima-se.
Moro em Lisboa. Aqui, na Europa, todos abominam e têm repulsa pelo bolso. Porque sabem o perigo que é a extrema direita para o Brasil .
.

    Benoit

    22/10/2018 - 17h11

    Sra. Eudoxia, não se trata de odio ao PT, mas de decepção e de sentimentos de frustração que são compreensíveis. Ou voce não está decepcionada com o fato de que as perspectivas do PT e da esquerda não parecem boas? Voce está contente e acha que tudo foi feito certo? Bem, então da próxima vez nem adianta sair da cadeira porque a direita vai ganhar de novo. Eu, pelo contrário, acho sim que foram feitos erros que não deviam ter sido feitos. Eu acho também que se o PT insistiu tanto numa campanha, então deveriam ter planejado as coisas um pouco melhor.

Nostradamus ( banquinho & bacia )

22/10/2018 - 16h46

Vejo que não se compra apenas disparos de mentira no WhatsApp não mas a imprensa dita de esquerda completamente minada para garantir o discurso antipetista e a narrativa sombria da divisão da esquerda. Não estranho nada tais posições para quem tem traços psicológicos fascistas no caráter. Neste vale tudo a infâmia passa por intelectualidade e dizer desdizendo torna-se a tônica da inverdade que é o pano de fundo do fascismo. Não perca seu tempo em tampar o sol com a peneira Miguel. Fique daqui para frente com os porões da ditadura sem reclamar e pelo menos não culpe o PT. Vá paro o inferno!

Ronaldoxxx

22/10/2018 - 16h24

O grande partido de oposicao para 2022 sera pdt c ciro gomes!!

    Renato

    22/10/2018 - 18h06

    Vai nada. Ciro Gomes é um pangaré da velha política que só se mantém viva no nordeste. Ele só conseguiu o primeiro lugar no Ceará e mais nenhum estado; nem mesmo no nordeste .

Nilza Rodrigues do Nascimento

22/10/2018 - 16h18

Quando penso que disponibilizei recurso suado para colaborar com esta decepção de Blog, sinto ânsia de vomito,
Cara, francamente, você não tem vergonha de si mesmo com um posicionamento a estas horas, tão melifluo e sorrateiro?Engane a quem quiser, mas a mim mesma não. Você é covarde, e tenta passar a idé ia de ser um pensante.Ah vai te catar.
E outra coisa, se tiver brios, devolve os 100,00 Reais que te doei para uma suposta frente de luta que nunca vi.

    Ronaldoxxx

    22/10/2018 - 16h22

    Dificil ouvir umas verdades ne!!! Quem aceita e entende evolui… Basta vc tb querer evoluir e ajudar o pt a nao desaparecer do mapa!! Vc acabou de dar razao a tudo q cid gomes falou!!

    Renato

    22/10/2018 - 16h24

    100 reais ? E você ainda vem dizer que são recursos suados ? Tome vergonha na cara !

    Flavio

    22/10/2018 - 17h35

    Meu caro, o Miguel fez uma análise fria do quadro calcado na realidade. O blog do Miguel não existe para ficar avolumando oba-oba petista, fomentando viagens lisérgicas. Para isso, você tem o Tijolaço ou DCM. Lá você vai poder ser enganado daquele jeitinho que adora. Não foi lá que te fizeram acreditar que o Haddad ganharia do Bozo no Segundo Turno? Pois é, se quiser enganação o lugar é Tijolaço e DCM, não é aqui.

    O Miguel pode fazer o post que quiser aqui que não fará cóssegas nos 15 milhões de votos que separam o Poste do Bolsonaro. Os 12% de votos do Ciro já foram para o Haddad que pulou de 29% para 41%. O PT criou o problema, vá lá e o resolva.

Ronaldoxxx

22/10/2018 - 16h18

Boa tarde Miguel., de novo sou obrigado a te parabenizar! Se todos os partidos de esquerda pensassem de forma pratica, lucida e verdadeira como vc, nao perderiam uma eleicao sequer!! Comentario e analizes perfeitas!! Sei q os fanaticos da esquerda vao odiar… Mas vc mostrou que 1 + 1 e 2 da forma mais si. Ples ñossivel!!

Alexandre Neres

22/10/2018 - 16h17

Alô moderação, está me prendendo desde a hora do almoço. Por quê? Será que o Mito já teve acesso?

Marco Aurélio de Lima Azevedo

22/10/2018 - 16h13

Rosário mostrou ora que veio. Endossa seus comentários sob a luz da intolerância. Já comprou sua arma?

Flavio

22/10/2018 - 16h12

Ótimo texto, Miguel. Lendo alguns comentários de petistas aqui, o choque que tive ontem com as palavras do Bolsonaro dizendo que fará uma limpeza nos vermelhos, até amenizou.

Sei que o ditador Bolsonaro me enviará ao inferno algum dia. No entanto, estou certo de antes disso terei um último prazer de ver um bando de petistas indo antes de mim. Ao menos este prazer eu terei além do “eu avisei”.

Mariac

22/10/2018 - 16h10

Miguel, nunca vi uma pessoa se perder tanto. Vc é um engodo.

foo

22/10/2018 - 16h10

Todas as análises políticas foram frustradas por dois pontos importantes.

Primeiro: ninguém previa a força da campanha de comunicação direta.

Todo mundo apostava na televisão — e Bolsonaro mostrou o poder da campanha (possivelmente com muito dinheiro ilegal) pelo WhatsApp.

Segundo: havia uma esperança de que todas as forças políticas se aglutinariam contra o perigo de Bolsonaro.

Eu pessoalmente acreditei que todo espectro político até a centro-direita apoiaria o candidato de centro esquerda (Haddad) contra o da extrema direita (Bolsonaro).

E isso não aconteceu.

Ao contrário: a mídia decidiu apoiar, em peso, a candidatura de Bolsonaro; e partidos de centro-direita, como o PSDB, decidiram ficar em cima do muro.

    Renato

    22/10/2018 - 16h27

    “possivelmente com muito dinheiro ilegal”. Onde você estava quando, durante quatro campanhas, o Petê utilizou “muito dinheiro , COMPROVADAMENTE, ilegal” ? Em Marte ?

    Benoit

    22/10/2018 - 22h18

    Acho que a sua análise é falha. As mídias não apoiaram irrestritamente o Bolsonaro, mas se tivessem apoiado, é o que seria de esperar já que elas sempre ou quase sempre se opuseram ao PT. A questão não foi só o uso de redes sociais, mas o fato de que havia uma mensagem a ser difundida e espalhada desde há anos: uma ideologia insana contra o PT e contra a esquerda. Isso já devia ser conhecido desde há muito tempo e dever-se-ia ter respondido a isso com mais decisão. Apostar em que o Bolsonaro não ganharia o apoio dos candidatos do centro e de direita e que esse apoio iria para o PT era realmente uma aposta muito arriscada. Nunca pensei que o PT fosse ter o apoio desses candidatos.

Flávio

22/10/2018 - 16h07

DOZE RAZÕES DO PORQUÊ O CIRO NÃO SUBIRÁ NO PALANQUE DO HADDAD
1- Quando as urnas deram 46% ao Bolsonaro contra 29% do PT, levando-se em conta a altíssima rejeição nacional do PT, aqueles 46% se solidificaram, dificilmente seriam arrancados do Bozo pelo Haddad. Bastaria o Bolsonaro receber os votos do Amoedo e metade do Alckmin para ganhar. Viriam ainda os do Daciolo. Foi o que aconteceu. O Ciro cansou de avisar que isso aconteceria, o PT não quis ouvir. Sorria!! O PT te fez de imbecil visando eleger Deputados às custas do seu cadáver. Conseguiu.
2 – Em maio/2018, o PT tinha rejeição de 50,8%. Na semana anterior ao Primeiro Turno a rejeição ao Lula era de 60%. E como Haddad é Lula… até o cachorro do meu vizinho, chato prá caramba, ganha dele no Segundo Turno, até o Bolsonaro. O apoio do Ciro e seus 12% de votos já surtiu o efeito eleitoral possível: o Haddad pulou de 29% para 41% dos votos. De onde acham que os votos vieram? Do Daciolo? Do Amoedo? Sorria!! O PT te fez de trouxa dizendo que ganharia do Bolsonaro num Segundo Turno.
3 – Nem se o Ciro viesse de Krypton conseguiria reverter a rejeição ao PT, Lula e Haddad. É subir no palanque e morrer politicamente. Rejeição não se diminui trazendo mais gente de fora, rejeição se diminui transformando a nós mesmos, mudando, coisa que o PT não quer. Sorria, se você acha o eleitor do Bolsonaro um bando de alienados e retardados mentais, quem votou no Haddad a mando do Lula também é um bando de alienados e retardados mentais.
4 – Se o Ciro aparecer como salvador do Poste Petista, na mesma hora o Bolsonaro lança vídeos e memes dizendo que o paspalho do Haddad não aguenta uma campanha eleitoral sozinho. O Bozo diria que sem poder contar com o rejeitado Lula, o carente Andrade estaria se oferecendo de marmita para outro macho. Perguntaria ainda ao Haddad se o tal debate que ele tanto quer seria com o Ciro.
5 – O Ciro operou a próstata. Negou orientações médicas de repouso só para ir a debates e viagens visando cumprir o seu papel até o final do Primeiro Turno. O descanso é mais do que merecido, é necessário.
6 – Quando o PT tirou o tempo de TV e apoio do PSB do Ciro, obrigou-o a viajar mais, se desdobrar mais para suprir a baixa exposição na TV. Isso desgastou demais o candidato cearense de 60 anos de idade. Não fosse isso, o Ciro estaria agora mais disposto, mais inteiro e com muitos milhões de votos a mais para apoiar o Haddad no Segundo Turno. Como o PT cuidou de tirar esta força do Ciro no Primeiro Turno, o natural é que abra mão desta força também no segundo turno. Mas não esperemos coerência de gente mau-caráter e aproveitadora.
7 – O Ciro não ficou repousando em seu lar até semanas antes da disputa, só esperando o dedaço de uma certa “entidade” para milagrosamente se transformar em opção política viável. O senhor cearense ralou muito para conseguir seus 13 milhões de votos, seu capital político. Viajou o Brasil incessantemente por 3 anos. Chega a ser injusto a “nulidade política” de nome Haddad, montado na sua juventude e no dedaço do Lula, agora querer se aproveitar deste capital político. Mas, de novo, de gente mau-caráter e aproveitadora podemos esperar tudo.
8 – O PT entrou nestas eleições para perder. Isso já havia sido relatado pelo Prof. Wanderley Guilherme e pelo Ricardo Cappelli do PCdoB meses antes, com base nas decisões centralistas e egoístas do Lula. O plano era entregar para o Alckmin, para o PSDB, pois são paulistas tal como a cúpula do PT, são a mesma turma. O Bolsonaro é cria do PT, foi fomentado pelo PT que não o combateu em momento algum durante o Primeiro Turno com o objetivo que os dois fossem ao segundo turno e o PT chantageasse o Brasil dizendo para votar no Haddad porque do outro lado tem um monstro mais rejeitado. Faltou combinar com o povo. O problema do PT agora é que dará Bolsonaro e pega mal para os petistas perderem para o fascista. Por isso o PT precisa do Ciro junto, para não perder sozinho e não pagar o pato sozinho. Por isso Ciro e PDT acertaram em dar apoio à distância à vigarice petista, em consideração à democracia.
9 – O eleitorado nacional já percebeu que o PT não é flor que se cheire. Os partidos e políticos inteligentes já se distanciam do PT por precaução. O PT é radioativo. Se o PT realmente estivesse preocupado com a democracia, o Haddad renunciaria e o Ciro ganharia facilmente do fascista. A verdade é que o PT quer o poder e que se dane o país, que se dane você. O PT levou o eleitorado petista a votar no Haddad porque precisavam eleger deputados. Conseguiram elegê-los… às custas de jogarem o país no precipício. E agora precisam encontrar um culpado.
10- Haddad, o “nada político”, a irrelevância em forma de pessoa, não tem palanque algum no Sudeste, Sul ou Centro-Oeste. Tem só em alguns Estados do Nordeste onde o Ciro não faria grande diferença. Não tem como se subir em algo que inexiste!
11 – Por último, ninguém tem sangue de barata. O PT humilhou o Ciro por meses, sapateou no cadáver da campanha dele diversas vezes, colocou os seus blogueiros para fazerem um trabalho sujo contra o Ciro e ainda hoje o tratam com soberba, como se ele fosse obrigado a prestar-lhes mais favores do que os que prestou ao longo de 16 anos de apoio. O eleitorado petista sofre da mesma arrogância, ao som dos tambores dos “formadores de opinião” petistas. Não estão preocupados coisa alguma com o país.
12- É PDT. É Ciro 2022. (… se houver 2022. Mas com relação a isso o Ciro não tem força para mudar. Sugestão: batam à porta do Lula e da Gleisi.)
“Nóis não é grande, mas nóis é guerreiro.” ✊?
Por todos estes motivos, eu apoio o Ciro Gomes e o PDT na sua posição de apoio à democracia, mas distante da figura do Haddad. O apoio já foi dado, outros partidos nem deram as caras. O que querem mais? Já que o PT entrou para perder, que perca sozinho, humilhado, de preferência calado. Mas se tagarelar demais, a gente conta essas e outras coisas para o eleitorado petista depois do dia 28 de outubro, na esperança que ele abra os olhos e faça logo, nacionalmente, o que o Bolsonaro prometeu fazer com a petralhada lá do Acre semanas atrás. ✌️?

    Alexandre Neres

    23/10/2018 - 00h01

    É bom ler comentários assim pra entender como parte dos eleitores do Ciro é alienada, sobretudo os deste blogue, talvez por influência do próprio Miguel. Há uma dobradinha, não raro vê-se eleitores do bozo e do Ciro se entendendo perfeitamente. Será que vai dar namoro? Este texto do Miguel foi inteiramente endossado por bolsominions. Qualquer pessoa com um mínimo de noção de psicanálise sabe para quem o Miguel tá torcendo no segundo turno. “Eu não disse?”. O PT é radioativo? Ciristas compram as notícias da Globo pelo valor de face, tais ideias foram introjetadas. Eles vão aglutinar em torno do caudilho os homens decentes, parentes próximos dos cidadãos de bem. O país indo para o buraco, o que resta de democracia indo para o ralo, o coiso dizendo que vai mandar os adversários políticos para a cadeia ou para a prisão, e os ciristas e o Ciro estão de olho nas eleições de 2022. Pega mal. Lembrem-se de Carlos Lacerda que apoiou a ditadura, achando que seria presidente dentro em breve. Qual o quê! Isso sem falar que é uma ingenuidade tremenda supor que um partido que ficou em segundo lugar ou disputou o segundo turno quando teve desde a redemocratização, vá abdicar de concorrer para ceder a vez a um outro. Lembrem-se de que tem correntes no PT que defenderam a candidatura Ciro Gomes para a presidência, como Jaques Wagner. Caberia a Ciro ter habilidade política para costurar algo assim,mas meteu os pés pelas mãos, atirou pra todo lado, desceu o malho no PT. O PT não precisa de Ciro Gomes, Ciro Gomes, se tem ambições políticas maiores, precisa do PT. Ciro está em um arremedo de partido, que nada tem a ver com o do saudoso Leonel Brizola. Ciro parece estar feliz por ter tido muito voto, 12%. Haddad com menos de um mês de campanha teve 29%. Não precisa de bola de cristal para dizer que em um governo do bozo, que não tem a menor condição de prosperar ante tamanho despreparo, qual partido vai se credenciar e capitanear a oposição para fazer frente ao autoritarismo. Partidos políticos são os guardiães da democracia, são construções coletivas que se consolidam ao longo do tempo, indivíduos egoicos não costumam se adaptar a ambientes assim, por isso trocam de partido como se trocassem de roupa.

Juticeiro

22/10/2018 - 15h59

Pois é, Miguel. Até a vermelhinha CNT/MDA deu 14 pontos de vantagem a Bolsonaro. Naturalmente que maquiaram os números, mas não dava para “roubar” mais votos do capitão.

E a pesquisa da Vox, que deve sair no final de semana? Esse instituto, que não tem nenhuma credibilidade no meio da população, não se envergonhará e deverá cravar que Addad vence. Por pouco, mas vence.

Admar

22/10/2018 - 15h54

Tem brasileiro que nasceu pra ser capacho ou cachorro vira lata…!

    Renato

    22/10/2018 - 18h07

    Eles estão votando no Lula, ops , Haddad !

Serg1o Se7e

22/10/2018 - 15h30

Admiro seu esforço em fazer uma análise crítica da situação, Miguel, mesmo estando em um meio quase que religioso e correndo o risco de ser “excomungado” pelo clero petista.
Embora eu não concorde com umas poucas afirmações, muito interessante seu texto.

Ronaldo Gonçalves

22/10/2018 - 15h27

Não adianta. A CIA conseguiu colar no PT a imagem de ladrão defensor dos pobres, feios, ignorantes e sujos. Qualquer imbecil depois disso é considerado melhor; daí o fenômeno Bolsonazi. Qualquer zé mané que ganhe mais de um salário mínimo quer manter distância desses “pobres, feios, sujos e ignorantes”.
Guerra civil à vista! E não, não serão apenas 30.000 mortos, como o miliquinho quer; isso é fichinha: é o número normal de assassinatos no país em 6 meses. Guerras civis costumam matar entre 3 e 4% da população do país (vide as guerras civis americana e russa, por exemplo), ou seja, no caso do Brasil: 6 a 8 milhões de mortos.

Mané

22/10/2018 - 14h47

Ciro foi visto ás margens do Sena com FHC . os dois depois, rumaram a um restaurante chiquérrimo na Av Fouch,onde degustaram vinhos , e discutiam o futuro do Brasil.Na pauta ,traçaram qual dos dois seria o candidato e vice, em 2022 . Nenhuma conclusão ,pois alegaram cansaço extremo ,com o tour .

Edson

22/10/2018 - 14h45

Temos em bolsonarista de esquerda. Faça um favor a quem é de esquerda de verdade, vá trabalhar junto com o pessoal da anta onanista, você está escrevendo para as pessoas erradas, Bolsonaro não é fenômeno de nada, ele é apenas a cria do ódio gerado pela imprensa anti PT, e vc tem muitos méritos nisso também, ele deve ganhar mesmo as eleições, mas garanto à você, em 6 meses ninguém mais ira se expor dizendo que votou nessa crápula, foi assim com Collor e com FHC, está sendo assim com Crivella na RJ.

    Serg1o Se7e

    22/10/2018 - 15h32

    A esquerda está morrendo por causa de gente como você que pensa como você.
    Parabéns!

ruy marcondes garcia

22/10/2018 - 14h34

Sobre a postura indefensável, oportunista e covarde de Ciro Gomes, fugindo do País num momento como este, nem uma palavra.

    CezarR

    22/10/2018 - 15h36

    Quando ele estava aí gritando GOLPE e seu candidato dizendo que essa era uma palavra muito forte, ele servia né?

      ruy marcondes garcia

      22/10/2018 - 17h09

      Sua afirmação, que não vou nem discutir, não se presta a responder à minha: Ciro Gomes, neste segundo turno principalmente, teve um comportamento indefensável, oportunista e covarde.

        CezarR

        22/10/2018 - 18h57

        Atitude oportunista teve o seu partido nos dois turnos, pois preocupava-se apenas com duas coisas: eleger parlamentares; manter a liderança da oposição. Atitude covarde tem o seu candidato que muda a cor do partido para verde e amarelo, exclui as menções ao Lula e abranda mais ao centro seu programa de governo. Ciro não é obrigado a lutar uma causa perdida por um partido que o traiu por três vezes! Quisesse o PT a vitória da esquerda , teria apoiado o Ciro.

Mané

22/10/2018 - 14h32

Quer dizer , o dito pelo não dito . muito pelo contrário. Aliás !!! Surita servindo de exemplo ao TSE e Milton Neves , é demais . Não gostar do pt ,vá lá ,não é fácil mesmo ,mas dai…

Milton

22/10/2018 - 14h25

Mídia.
Judiciário.
Militares.
Igrejas.
Bancos.
Empresariado.
Especuladores internos e externos.
Grande parte da classe política.
Ou seja, TODO o andar de cima.
Bolsonarou.
E não disfarça nem trai o pacto.
Não é mais luta.
É massacre.

Alex

22/10/2018 - 14h23

Miguel… como será a vida a partir de janeiro dos blogueiros progressistas. Os blogs sujos? Na minha cabeça não passa que alguns comentários feitos hoje, por vcs (blogueiros), num ambiente totalmente democrático, continuarão “na boa” neste futuro governo. Com a Abin controlando tudo. Ou, Miguel, vc acha que tudo isso é balela, da boca pra fora etc. Temo sim pela continuidade de Blogs como O Cafezinho, Tijolaço, Conversa, Viomundo, Nassif, Nocaute, DCM, Cidadania, Esmael, Auler (e outros muito bons que não me lembro agora). Acho que será uma temporada muito dificil. Estes “caras” sabem que vcs fazem a diferença!

Alexandre Neres

22/10/2018 - 14h16

A análise do Miguel peca em questãos capital. Primeiro, sem dúvida Bolsonaro é um fenômeno popular e é um youtuber competente. Os eleitores do Bolsonaro não são todos fascistas, há um balaio de gato ali.

O equívoco do Miguel reside no fato de que por mais que as urnas e a soberania popular devam ser respeitadas, a legislação eleitoral também deveria ser. Levando este raciocínio ao absurdo, permite-se que as maiorias esmaguem as minorias. A questão crucial que ficou de lado é que há fortes indícios de que houve abuso de poder econômico de sorte a macular o pleito. A onda tenebrosa que varreu o país em 7 de outubro, com a derrota de vários guerreiros da democracia como o Requião e o Suplicy, alçando nulidades como Zema e Witzel ao estrelato, ocorreu em grande parte devido a uma interferência indevida no pleito. Tal fenômeno não ocorre só no Brasil, basta dar uma espiada no que está acontecendo mundo afora. Veremos a eleição para o parlamento europeu. Apesar das fanfarronices do Fux, estamos totalmente expostos às fake news. Dá dó ver o TSE todo reunido pra tentar justificar o injustificável, afirmando que não consegue dar conta do recado. Talvez o grande erro do PDT e do PT fosse ter a esperança de que o TSE fosse tomar alguma medida diante do tsunami que varreu o país pra baixo dos porões da ditadura.

J Fernando

22/10/2018 - 14h13

Quando eleitores do Bolsonaro acessam seu site e gastam tempo dando-lhe “parabéns!”, seu post, a despeito de querer pregar isenção, só mostra que você está agradando. Agradando os eleitores de Bolsonaro.
Se eu não te acompanhasse há anos, ao ler esta postagem, também estaria crédulo de que seu voto é Bolsonaro.

    Serg1o Se7e

    22/10/2018 - 15h34

    Fernando, Miguel não está “agradando”.
    Está fazendo o que todos deveriam fazer: tentar deixar o manto sagrado da religião petista de lado e olhar de uma forma mais fria para a situação.

    O pt perdeu porque se corrompeu e não admitiu ainda esse erro.
    E continua errando, ação após ação, nessa eleição.

      J Fernando

      23/10/2018 - 11h27

      Suas palavras corroboram meu entendimento.
      Miguel está agradando ciristas e bolsonaristas.
      Manto sagrado da religião petista? Acho que você deveria deixar de lado o manto sagrado da SUA religião, seja ela qual for. Não tenho nenhuma religião petista. No momento, minha preocupação é única e exclusivamente com a democracia brasileira. Principalmente após o discurso de domingo do Bolsonaro.

Antonio

22/10/2018 - 14h07

Gente, eu estou um pouco cansado desta insistência em bater no PT. Volto a dizê-lo, os grandes perdedores destas eleições, são o PSDB e o MDB (nem mudando de nome escaparam). Esses dois, numa democracia madura se deveriam posicionar como alternativa a um governo mais à esquerda. Desapareceram do mapa e como tal deixaram entrar em cena o que de pior existe: O obscurantismo retrógrado e criminoso. O facto do coiso ser popular (lembro que o Hitler também ganhou eleições na Alemanha) não justifica nada.
O PT, ganhou as eleições 4 vezes seguidas. Em democracia o poder desgasta e uma certa alternância, mesmo que eu não goste de governos mais à direita, é normalmente salutar. Só que, o que vem aí não é uma alternância democrática é uma ditadura fascista,autoritária, validada pelo voto popular. A culpa, essa é sem dúvida da direita que devia ser democrática e enveredou por caminhos golpistas anti-democráticos. O preço que pagaram é que foram varridas do mapa por um Capitãozinho desequilibrado , despreparado e incapaz. O preço que nós todos iremos pagar é um retrocesso de dezenas de anos que deixará o país no século passado.

Paulo Figueira

22/10/2018 - 13h49

Inacreditável!
Quer dizer que o pimpolho do fascista não ameaçou ninguém?
O que teria ele querido dizer com suas palavras de que bastaria um cabo e um soldado para fechar o STF?
Algumas pessoas parecem que perderam a vergonha na cara.

Ronerto

22/10/2018 - 13h46

Meu voto jamais seria do PT, mas, cara, parabéns …. que texto irretocável! Não sou de esquerda mas admiro esquerdistas de alto nível, pois vejo, no fundo, a virtude da solidariedade. Precisamos desse tempero

Francisco

22/10/2018 - 13h20

Miguel, ninguém pode dizer que você não tenta fazer sua parte, enquanto o guru cansado descansa em Paris , mas fazer o que se contra o que escreve e em direção do Vox, acaba de sair pesquisa do CNT/MDA, mostrando que a diferença entre Haddad e Bolsonaro caiu para 7% + 1 voto: Bolsonaro 57% e Haddad 43%.

    Miguel do Rosário

    22/10/2018 - 13h34

    Obrigado pela informação. Acrescentei ao post. Só não entendi o porque essa pesquisa seria “contra o que eu escrevo”? Infelizmente, não é. Mas admiro o seu otimismo.

      Francisco

      22/10/2018 - 13h55

      É contra o que escreve, pois contraria o desejo e o não esforço, agora esforço, para uma acachapante derrota do PT, sem ater-se que não há possibilidade de derrota acachapante, quando contra tudo e contra todos, há anos, chega-se a mais de 40% dos votos válidos e mais que um terço de todo os votantes, sem contar que, de fato, resta-nos apenas o PT (não a toa jogam tudo contra o dito) como instrumento real e consistente para resistir ao que vem por aí, se não virarmos o jogo até domingo.

      Quanto a virar o jogo, Vox e MDA sinalizam que algo se move e não podemos reclamar da família Bolsonaro, pois nesses dois últimos dias, colaboraram e muito, para aumentar esse movimento.

      Sabendo-se pela pesquisa MDA que há 14,5% de votos nulos e indecisos e que 10% dos votos de Bolsonaro (5,7%) podem ser mudados, levando-se em conta que hoje a eleição se vira em horas, a campanha continua e o esforço a favor, contra o seu inclusive, vai se intensificar. Pode contar com isso?

        CezarR

        22/10/2018 - 14h02

        Dia 28, por volta das 21:00 eu faço questão de reproduzir seu comentário, ok?

          Francisco

          22/10/2018 - 16h07

          Sinta-se à vontade, quando lhe aprouver, mas antes, sabendo da dificuldade com intelecção de texto por parte de bolsonazis e, não na mesma intensidade, de transversais bolsonazis de ocasião como tu, recomendo voltar a lê-lo, até entende-lo, para não continuar dando vexame ao revelar não ter entendido bulhufas.

          CezarR

          22/10/2018 - 19h00

          Não entendi mesmo, afinal, você disse que eleição se vira em horas. Seriam as mesmas horas em que o Marcos Coimbra disse que se daria a transferência de votos do Lula?

          Renato

          22/10/2018 - 17h21

          21:00h? Pra que esperar tanto? A partir das 19h, quando começarem a sair as primeiras pesquisas de boca de urna, já poderemos começar a colocar os pregos no caixão do Petê !

      Ronaldo

      22/10/2018 - 14h48

      Mas qdo o Ciro ainda estava no páreo vc não disse nada disso.
      Veja que saiu uma pesquisa Vox populi no fim de semana onde a diferença entre os 2 era de 6 pontos.
      O cnt/ mda já traz um certo ajuste no Ibope e datafolha da semana passada.
      Hj teve uma pesquisa do BTG pactual, pesquisa do mercado. 20 pontos de diferença.
      Se o Haddad for perder para que eu vou domingo num sol escaldante votar ?
      Essas pesquisas influenciam muito, mas e se estiverem erradas. E se forem fakes ?
      Pra que vou sair para votar num cara que vai perder de lavada ?
      Lembro qdo a Marta Suplicy disputou o governo de SP as pesquisas estavam todas muito erradas.
      Quem garante que não estão manipulando as pesquisas.
      Vejo que a esquerda e desunida.
      Forte e o Lula e só. Os outros ainda não fizeram seu nome na cabeça e no coração dos brasileiros.
      Mas acho que o Haddad vai ganhar a eleição dia 28.

        Jessé Oliveira Guimarães

        22/10/2018 - 16h33

        Eu não me importo se o Haddad vai perer por 10% ou por 20%. Eu votei no Ciro sem precisar fazê-lo pela minha idade. Votarei no Haddad, Deste voto não abro mão. Quanto ao Ciro estar, em Paris, pelo visto o candidato que está no segundo turno é o do PT. Não vejo o motivo da cobrança. Meu voto está garantido,isto de estiver vivo.

    paulo

    22/10/2018 - 15h10

    “acaba de sair pesquisa do CNT/MDA, mostrando que a diferença entre Haddad e Bolsonaro caiu para 7% + 1 voto: Bolsonaro 57% e Haddad 43%”
    Desculpe, mas a diferença continua a mesma, afinal, os números oscilaram dentro da margem de erro, ou seja: a diferença é de 14%, no mínimo, e consolidada entre todas as pesquisas “de verdade” (o vox é café com leite).
    Jamais tal “gap” foi de 7%, pois nada, absolutamente nada diz que o cara vai, imediatamente, deixar de votar num para votar no outro, ele pode votar branco ou nulo. E o que está prevalecendo é o anti petismo, que atinge mais de 55% da população segundo o próprio Datafolha.
    Acreditar nessa inversão direta de escolhas seria o mesmo que acreditar que algum “bebê anencéfalo” deixou de votar no Haddad no primeiro turno, para votar, DIRETAMENTE, no candidato do espectro diametralmente oposto (que agora está liderando) só porque ouviu uma notícia no whatsapp!
    DE resto a análise do Miguel está correta, afinal, nem as falas do filho do cara foram tão diferentes do que já disse tantas vezes o PT durante o processo do Lula e do petrolão, e a estratégia do PT demonstrou-se absolutamente falha ao contrapor seu oponente nesta disputa (diga-se, ao optar por ele no segundo turno também e na escolha do candidato que deveria encarnar o campo progressista!).
    Certo fez o Ciro que, vendo pra onde a barca já tinha zarpado, (por obra, arte e opção do PT), foi comer um croissant em Paris (ele pode!) e deixou o pepino nas mãos do pessoal que não quis largar mão do Poder!
    Que inveja do rapaz!

michèle sato

22/10/2018 - 13h11

um nocaute esta notícia cujos números são piores do que o ibope. não tenho coragem de replicar nas redes sociais, na última semana que move a virada. sou professora de uma federal, desolada com as políticas prometidas deste possível presidente que já comentou privatizar as universidades. penso que precisamos fazer um estudo, e rápido, de que modo seremos oposição, com tanto medo já espalhado e certamente sentido neste período assombroso de ditadura, tortura e fascismo.

    Serg1o Se7e

    22/10/2018 - 15h36

    Desde que você consiga lecionar sem militância, é válido o estudo.

    Qual é o seu medo da privatização?
    Perder a estabilidade do emprego?


Leia mais

Recentes

Recentes