Menu

Ciro: Bolsonaro foi eleito pelo PT

Nessa entrevista, Ciro Gomes se defende de que tenha “lavado as mãos” no segundo turno. (…) em uma eleição que tem só dois candidatos, na noite do primeiro turno, disse à imprensa: “Ele não”. O que ele quer mais agora? E parte para a ofensiva contra o que ele chama de “petismo ululante” ou “fanático”, […]

77 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Nessa entrevista, Ciro Gomes se defende de que tenha “lavado as mãos” no segundo turno.

(…) em uma eleição que tem só dois candidatos, na noite do primeiro turno, disse à imprensa: “Ele não”. O que ele quer mais agora?

E parte para a ofensiva contra o que ele chama de “petismo ululante” ou “fanático”, que pensa em chamar 60% dos brasileiros que votaram em Bolsonaro de “fascistas”.

Por fim, assevera que permanecerá firme na luta:

“Minha responsabilidade é muito grande. Não sei se serei mais candidato, mas não posso me afastar agora da luta. O país ficou órfão.”

Leia e comente!

Ciro: Lula me traiu miseravelmente

O PT elegeu Bolsonaro

publicado 31/10/2018

Por Gustavo Uribe, de Fortaleza, na Folha:

Fomos miseravelmente traídos por Lula, não farei mais campanha para o PT, diz Ciro

Terceiro colocado na eleição presidencial, Ciro Gomes (PDT) afirmou, em entrevista à Folha, que foi “miseravelmente traído” pelo ex-presidente Lula e seus “asseclas”.

Em seu apartamento, onde concedeu nesta terça-feira (30) sua primeira entrevista desde a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), Ciro nega ter lavado as mãos ao ter viajado para a Europa depois do primeiro turno. “A gente trai quando dá a palavra e faz o oposto”.

“Não declarei voto ao Haddad porque não quero mais fazer campanha com o PT”, disse.

O pedetista critica a atuação do PT para impedir o apoio do PSB à sua candidatura e diz que considerou um insulto convite de Lula para assumir o papel de seu vice no lugar Fernando Haddad (PT).

Folha: No primeiro turno, o senhor afirmou que choraria e deixaria a política se Bolsonaro ganhasse. Deixará a vida pública?
Ciro: Eu disse isso comovidamente porque um país que elege o Bolsonaro eu não compreendo tanto mais, o que me recomenda não querer ser seu intérprete. Entretanto, do exato momento que disse isso até hoje, ouvi um milhão de apelos de gente muito querida. E, depois de tudo o que acabou acontecendo, a minha responsabilidade é muito grande. Não sei se serei mais candidato, mas não posso me afastar agora da luta. O país ficou órfão.

Folha: E não tomou uma decisão se será candidato em 2022?
Ciro: Não. Quem conhece o Brasil sabe que você afirmar uma candidatura a 2022 é um mero exercício de especulação, porque a adrenalina não pacificou. Só essa cúpula exacerbada do PT é que já começou a campanha de agressão. Eu não. Tenho sobriedade e modéstia. Acho que o país precisa se renovar.

Folha: O senhor disse que deixaria a vida pública porque a razão de estar na política é confiar no povo brasileiro. Deixou de confiar?
Ciro: Não, procurei entender o que aconteceu. Esse distanciamento me permitiu isso. O que aconteceu foi uma reação impensada, espécie de histeria coletiva a um conjunto muito grave de fatores que dão razão a uma fração importante dessa maioria que votou no Bolsonaro. O lulopetismo virou um caudilhismo corrupto e corruptor que criou uma força antagônica que é a maior força política no Brasil hoje. E o Bolsonaro estava no lugar certo, na hora certa. Só o petismo fanático vai chamar os 60% do povo brasileiro de fascista. Eu não, de forma nenhuma.

Folha: Naquele momento do país, uma viagem à Europa não passou uma impressão de descaso? [Ciro viajou para Portugal, Itália e França após o 1º turno]
Ciro: Descaso não, rapaz, é de impotência. De absoluta impotência. Se tem um brasileiro que lutou, fui eu. Passei três anos lutando.

Folha: Com a sua postura de neutralidade, não lavou as mãos em um momento importante para o país?
Ciro: Não foi neutralidade. Quem declara o que eu declarei não está neutro. Agora, o que estava dizendo, por uma razão prática, não iria com eles se fossem vitoriosos, já estaria na oposição. Mas estava flagrante que já estava perdida a eleição.

Folha: Por não ter declarado voto, não teme ser visto como um traidor pelos eleitores de esquerda?
Ciro: A gente trai quando dá a palavra e faz o oposto. Quem tiver prestado a atenção no que falei, está muito clara a minha posição de que com o PT eu não iria.

Folha: Não se aliará mais ao PT?
Ciro: Não, se eu puder, não quero mais fazer campanha para o PT. Evidente, você acha que eu votei em quem?

Folha: No Haddad?
Ciro: Vou continuar calado, mas você acha que votei em quem com a minha história? Eles podem inventar o que quiserem. Pega um bosta como esse Leonardo Boff [que criticou Ciro por não declarar voto a Haddad]. Estou com texto dele aqui. Aí porque não atendo o apelo dele, vai pelo lado inverso. Qual a opinião do Boff sobre o mensalão e petrolão? Ou ele achava que o Lula também não sabia da roubalheira da Petrobras? O Lula sabia porque eu disse a ele que, na Transpetro, Sérgio Machado estava roubando para Renan Calheiros. O Lula se corrompeu por isso, porque hoje está cercado de bajulador, com todo tipo de condescendências.

Folha: Quem são os bajuladores?
Ciro: É tudo. Gleisi Hoffmann, Leonardo Boff, Frei Betto. Só a turma dele. Cadê os críticos? Quem disse a ele que não pode fazer o que ele fez? Que não pode fraudar a opinião pública do país, mentindo que era candidato?

Folha: Por que o senhor não aceitou ser candidato a vice-presidente de Lula?
Ciro: Porque isso é uma fraude. Para essa fraude, fui convidado a praticá-la. Esses fanáticos do PT não sabem, mas o Lula, em momento de vacilação, me chamou para cumprir esse papelão que o Haddad cumpriu. E não aceitei. Me considerei insultado.

Folha: Por que não declarou voto em Haddad?
Ciro: Aquilo era trivial. O meu irmão foi a um ato de apoio a Haddad, depois de tudo o que viu acontecendo de mesquinho, pusilânime e inescrupuloso. É muito engraçado o petismo ululante. É igual o bolsominion, rigorosamente a mesma coisa. O Cid está lá tentando elaborar uma fórmula de subverter o quadro e é vaiado. Estou devendo o que ao PT?

Folha: Não declarou voto no Haddad por causa do Lula?
Ciro: Não declarei voto ao Haddad porque não quero mais fazer campanha com o PT. Agora, em uma eleição que tem só dois candidatos, na noite do primeiro turno, disse à imprensa: “Ele não”. O que ele quer mais agora?

Folha: Cid Gomes cobrou uma autocrítica dos petistas. E quais foram os erros cometidos pelos pedetistas?
Ciro: Devemos ter cometido algum erro e merecemos a crítica. Mas, nesse contexto, simplesmente multiplicamos por um milhão as energias que nos restaram para trabalhar. Fomos miseravelmente traídos. Aí, é traição, traição mesmo. Palavra dada e não cumprida, clandestinidade, acertos espúrios, grana.

Folha: Isso por Lula?
Ciro: Pelo ex-presidente Lula e seus asseclas. Você imagina conseguir do PSB neutralidade trocando o governo de Pernambuco e de Minas? Em nome de que foi feito isso? De qual espírito público, razão nacional, interesse popular? Projeto de poder miúdo. De poder e de ladroeira. O PT elegeu Bolsonaro.

Todas as pesquisas, não sou eu quem estou dizendo, dizem isso. O Haddad é uma boa pessoa, mas ele, jamais, se fosse uma pessoa que tivesse mais fibra, deveria ter aceito esse papelão. Toda segunda ir lá [visitar Lula], rapaz. Quem acha que o povo vai eleger pessoa assim? Lula nunca permitiu nascer ninguém perto dele. E eles empurram para a direita, que é o querem fazer comigo.

Folha: A postura do senhor não inviabiliza uma reaglutinação das siglas de esquerda?
Ciro: Não quero participar dessa aglutinação de esquerda. Isso sempre foi sinônimo oportunista de hegemonia petista. Quero fundar um novo campo, onde para ser de esquerda não tem de tapar o nariz com ladroeira, corrupção, falta de escrúpulo, oportunismo. Isso não é esquerda. É o velho caudilhismo populista sul-americano.

Folha: A liberdade de imprensa está ameaçada?
Ciro: É muito epidérmica a nossa sensibilidade. Não acho que tem havido nenhuma ameaça à liberdade de imprensa até aqui. Por isso que digo que uma das centralidades do mundo político brasileiro deveria ser um entendimento amplo o suficiente para cumprir a guarda da institucionalidade democrática. E um dos elementos centrais disso é a liberdade de imprensa. A imprensa brasileira nepotista e plutocrata como é parte responsável também por essa tragédia.

Folha: A imprensa ajudou a eleger Bolsonaro?
Ciro: A arrogância do [William] Bonner achando que podia tutelar a nação brasileira, falar pela nação brasileira. A Folha que repercute uma calúnia contra uma cidade inteira que é reconhecida mundialmente como um elemento de referência de educação para me alcançar [Ele se refere a reportagem sobre relatos de estudantes de fraudes em avaliações nas escolas de Sobral, no Ceará].

Folha: E os ataques feitos pelo Bolsonaro à Folha? É uma ameaça?
Ciro: Não considero, não. A Folha tem capacidade de reagir a isso e precisa ter também um pouco de humildade, de respeitar a crítica dos outros.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Renato A. de Souza

09/11/2018 - 17h30

Ciro é falacioso. Ciro sabia e tem consciência de que se ele fosse disputar o segundo turno com Bolsonaro, não lhe faltaria o apoio do PT, para evitar o desastre Bolsonaro. Ciro fala (e há quem repercute) que o PT quer sempre ter a posição de mando na oposição; ignora que, no Congresso e em outras esferas de poder, ouve-se mais a voz dos políticos do PT porque, simplesmente, os outros partidos pouco se manifestam ou manifestam-se acanhadamente, salvo poucos e honrosos nomes. De fato, o País carece de lideranças progressistas, o que favorece a atuação de entreguistas, de radicais de direita e de indivíduos venais que se deixam cooptar por cargos e vantagens pessoais. Ciro nada diz sobre o papel dos banqueiros, de industriais, de empresários rurais e urbanos, de latifundiários, de juízes, de procuradores, de parlamentares corruptos e venais, de grupos evangélicos fiéis do Deus Mercado, de jornalistas e dos grandes meios de informação massiva na arquitetação e eclosão da ação golpista contra a democracia e na criação e propagação da doutrina do antipetismo, que conseguiu capturar seguidores desinformados, ingênuos ou interessados no butim para o qual não serão convidados. Ciro é um crítico contumaz, inteligente, perspicaz, mas nunca soube exercer a autocrítica. Quis e quer sempre ter a última palavra e talvez seja por isso que nunca ficou muito tempo em uma mesma legenda partidária (já transitou por mais de meia dúzia de partidos). Age como trânsfuga e não como democrata. Quanta diferença para um Roberto Requião, que, filiado a um partido que há muito tempo deixou de ser democrata, nunca deixou de exercer a crítica fundamentada e defender os valores democráticos e os reais interesses da Nação!

MARCELO ALVES RODRIGUES SOUZA

03/11/2018 - 08h54

O maior cabo eleitoral do Bolsonaro foi esse Pt imundo do sudeste e sul. Pt nas próximas eleições vai ” parir um corpo-espinho” para não ficar na cláusula de barreira. Primeira vítimo foi o Pco do Ruibostapimenta, que a boquinha dele acabou! Ciro, pega todos esse pessoal honesto do Nordeste e leva pro Pdt ou para o seu novo partido e joga a última pá de cal no falecido Pt!

Ed

01/11/2018 - 20h17

É isso mesmo Cirão, o PT con sua Conversa Fiada não representa o Brasil 24/7 e nem é o Centro do Mundo kkk

Tamosai

01/11/2018 - 06h16

Achei exageradas as declarações do Ciro, assim como o seu diagnóstico sobre o PT e sobre diversos políticos. Não chego a dizer que ele seja uma Marina da Silva, mas esse tipo de postura não é a de um estadista e nem vai ajudá-lo nas próximas eleições (se é que vão existir). O PSOL tem uma política diferente do PT, mas nem por isso deixou de perceber a gravidade da situação e não deixou de apoiar o candidato progressista no segundo turno.
Ciro parece bem ressentido e o seu discurso é sempre na base do “eu fiz”, “eu resolvi”, “eu sou mais eu”. Ora, isso não funciona nem mesmo num condomínio de apartamentos, como vai funcionar em um país complexo como o Brasil?
Por fim, essa ladainha de culpar o PT por tudo já está ficando manjada. O PT foi caçado e vítima da guerra híbrida mais por seus acertos do que por seus erros. Ou será que alguém acha que 1 trilhão em isenções dadas a empresas de petróleo estrangeiras depois do golpe podem ser comparadas com qualquer erro do PT? E a destruição de milhões de empregos via Lava-Jato (com objetivos de detonar o PT/Lula) ajudou o país?

nilson moura

01/11/2018 - 01h37

Segundo o mesmo nível do Ciro, o considero, o blog e o editor uns bostas.

LUCIANE

01/11/2018 - 01h11

Ciro Gomes teve meu voto no 1 turno. Não terá nunca mais. O país sofrendo uma terrível ofensiva dos fascistas, querendo modificar as leis no dia seguinte à eleição para criminalizar as atividades dos progressistas, já chamados de inimigos internos, mais uma vez. O Ciro pensando na candidatura própria para 2022, como se houvesse garantia de preservação da democracia até lá. Como se os fascistas não fossem especialistas em criar fatos desencadeadores de comoção social, para culpar aos inimigos que eles fabricam. A menos que CIro já se considere não-inimigo desses perversos. XÔ!

GERALDO GALVÃO

31/10/2018 - 22h35

O coronel surtou de vez. Logo, logo, o lunático vai ser recolhido a uma clinica psiquiátrica, numa camisa de força.

Ro

31/10/2018 - 20h27

Ciro é muito pior que Marina, que é isso.

Não é candidato a futura Marina ou o que seja porque não lhe chega aos pés. Mulher, negra, que cresceu politicamente do nada e não recebeu tudo de mão beijada da família rica.

Ainda apoiou o PT no segundo turno! Eu não votaria em Marina a não ser em último caso, mas essa comparação é sacanagem.

    Miguel do Rosário

    31/10/2018 - 21h02

    Ro, Marina concorda com a prisão de Lula. Ciro vem defendendo que a prisão de Lula é injusta desde que ela aconteceu. Marina diz que impeachment não foi golpe. Ciro, sim. Marina passou os últimos 3 anos defendendo o impeachment. Ciro passou os últimos 3 anos, denunciando o golpe. Ciro apoiou Dilma em 2014. Marina apoiou Aécio. Ciro e seu partido deram apoio crítico a Haddad em 2018 no primeiro dia do segundo turno. Marina só deu apoio aos 44 minutos do segundo tempo. Tem certeza que Marina, do ponto-de-vista do PT, é melhor que Ciro?

      Nostradamus ( banquinho & bacia )

      31/10/2018 - 21h31

      Querido Miguel. Creio ser oportuno perguntar-lhe como explicas essas do Ciro: Chamar o Lula de um merda ( está gravado ), chamar o Boff de bosta, todo o tempo espezinhando…? Na verdade você supervaloriza quando afirma das defesas que o Ciro faz… sempre vi dentro de um contexto onde ele espezinha. Que achas ?

Pedro

31/10/2018 - 20h18

Quanto mais o Ciro fala, mais fica claro que sempre esteve dentro do GOLPE e deixa como fratura exposta o seu oportunismo.
Porque não te calas!

marimon

31/10/2018 - 19h59

Sou petista desde 1982, entendia que nestas eleições Ciro deveria ser o candidato por uma frente de esquerda. Agora descobri que sou um bosta. Repito eu sou um bosta e burro. Ciro só pensa nele e jamais chegará aos pés de Brizola e Lula. Esta de malas prontas para trocar de partido. Miguel larga deste cara, pois esta paixão por ele está te fazendo mal. #CiroFalsão.

thiago

31/10/2018 - 19h26

depois ele não sabe pq a esquerda não confia nele, o cara é tão oportunista que era um dos únicos do meio politico sem ser do pt que falava abertamente sobre o golpe e a covardia que ele fez com o pt e lula.
e agora é lula quem elegeu bolsonaro e traiu o povo brasileiro?
esqueceu quem foi que pregou o pt como diabo desde a década de 80.
esqueceu o que a mídia, o judiciário, o congresso fez com a dilma, com o pt e com o brasil?
como que até um partido que participou do golpe pede desculpa por isso, e ele que lutava contra se esqueceu?
lutou que até falou em meter bala nos homens de moro se fizessem isso com ele, prendê-lo sem provas. o que aconteceu?
será que é pq sabe que um politico pra sobreviver, ainda mais um com pretensão grande como ele, precisa de voto. e que lula tem e que muitos querem pegar.
ciro achou que com as propostas dele, que eram boas, e uma carreira sem grandes escândalos conseguiria ganhar dos 13 anos do pt e do seu antipetismo. e se fosse para o 2 turno seria taxado de lula 2.
e outra, como pode achar o que haddad fez errado, coisa de gente sem brio. quem deveria estar lá era o lula ele sabe, todos sabem. e todos sabemos pq ele não estava lá. e aí lula tinha que fazer o que? desistir da luta contra o golpe que o pt trava, cada vez mais sozinho, e isso vai ser cobrado no futuro, qd a lama estiver estampada nos livros de história, e indicar um cara de outro partido. isso é fugir da luta, se isso é correto para vc então só mostra seu caráter.
o que a esquerda não vai esquecer de vc ciro gomes, é que enquanto lula tava lutando contra a ditadura com greves e manifestações, vc tava no partido dela.
o que a esquerda não vai esquecer é que vc elogia antonio carlos magalhães e seu neto, sinônimo de coronelismo, corrupção e ditadura. braço direito de fhc controlando o congresso com a sua pureza de alma.
eu iria votar em vc. mesmo se fosse contra o lula, pq ele já teve sua chance. mas votei no pt pq é quem está do lado certo da história, agora pode estar meio down. mas a verdade vai aparecer, como a sua cara.
e outra quem falou que iria destroçar bolsonaro nos debates? e kd?
e quem acusava ele e seus seguidores de fascistas tb?
o pt pode ter erros, mas está sofrendo duramente e injustamente. para que bater mais como vc e marina fizeram nos debates, parabéns! e se vc fosse bom mesmo passava haddad e ia para o 2 turno.

Paulo

31/10/2018 - 19h17

Se ele sabia que Lula era corrupto, por que negociou com ele? Por que votou no Haddad, candidato dele? Por que só agora diz isso? Diga-me com quem andas…mandou mal nessa, Cirão! Desculpe!

Valdeci Elias

31/10/2018 - 18h55

Afirmar “BOLSONARO FOI ELEITO PELO PT ” , é mesmo que dizer, que a vitima do estrupo é a culpada,que o assaltado é culpado pelo roubo, ou que a criança espancada é que é a culpada.

    Daniela

    01/11/2018 - 10h32

    Foi sim.. A culpa do Bolsonaro ganhar a eleição é do PT (por causo do antipetismo e por orgulho e arrogância do partido). Criaram uma ilusão de que o Lula seria candidato, mesmo sabendo que isso jamais seria possivel.. Enganaram o povo até o ultima dia possível e colocaram o Haddad faltando pouco tempo p a eleição.. Não deu tempo de conhecerem o Haddad! O PT e o Lula não estavam preocupados com o país.. estavam preocupados em manter o poder! Minha decepção com o partido começou aí…

    Renato Prates

    02/11/2018 - 11h12

    ´é de uma falta de responsabilidade e estupidez extremos essa declaração. ás vezes chego a acreditar no que dizem dele; um desequilibrado. que pena.

Carlos Eduardo

31/10/2018 - 17h22

Quem sabe se Ciro tivesse votado no Eunício pra presidente do Senado e abraçado Renan Calheiros na caravana ele estaria certo.

Eta PT……

Olavo

31/10/2018 - 17h09

Alguém poderia me dizer qual é a base social de ciro gomes? quem ele representa? sindicatos, empresários, intelectuais, pequeno agricultores? agronegócio?… É que estou procurando há 10 anos e não encontro nada além dele mesmo.

E o PDT, que costuma se aliar à direita nos estados para ganhar uns carguinhos e seguir enganando os incautos como herdeiro do trabalhismo de Vargas e Brizola, representa que segmento da sociedade hoje?

Resumo: ciro politicamente é um nada.

Justiceiro

31/10/2018 - 16h44

E o coronel finalmente se libertou do barbudo, deixou de ser seu pau mandado.

Em 2014, Eduardo Campos também deu seu grito de liberdade e saiu candidato, enfrentando as ordens de Lula.

Te cuida, Ciro. Eduardo se libertou e sofreu acidente sem chegar a disputar a eleição.

Lideana

31/10/2018 - 16h28

CIRO REALMENTE É UM BOSTA VOTEI NELE É ME ARREPENDO CANALHA

Lideana

31/10/2018 - 16h25

Vai te catar Ciro lixo

darcy

31/10/2018 - 15h13

O Ciro demonstrou não ter visão nenhuma em não aceitar ser o vice de Lula, pois até um paralelepípedo analfabeto sabia que Lula não seria candidato.

    Marcos Videira

    31/10/2018 - 16h14

    Por isso mesmo era uma FARSA da qual Ciro não quis participar.

      Lopes

      31/10/2018 - 19h50

      Lula teve sua candidatura regularmente registrada. Não há farsa nisso. Até o Comitê de Direitos Humanos sabe que ele tinha esse direito. Farsescas foram as manobras que ensejaram a negativa da candidatura. O PT exerceu um direito, como partido político com regular atuação, exerceu um dever junto aos seus filiados e apoiadores em respeito à sua história e ainda denunciou as situações minimamente estranhas que temos visto.

    Justiceiro

    31/10/2018 - 16h41

    Parece que não foi isso. Lula convidou Ciro para ser seu vice, MAS se fosse impedido(como foi) Addad assumiria a cabeça de chapa e Ciro continuaria sendo candidato a vice. Foi isso que humilhou o coronel, ser vice um um zé ruela, como Addad.

darcy

31/10/2018 - 15h10

O Ciro demonstrou não ter visão nenhuma ao não aceitar o vice oferecido por Lula, pois até um paralelepípedo analfabeto sabia que ele não iria disputar as eleições.

Marco da Vila

31/10/2018 - 15h09

Até entendo o ressentimento, a mágoa, mas esta atitude (ofender alguém, quem quer que seja, como “bosta”) é um destempero idiota e que revela a sua semelhança com o Bolsonaro. Toda aquela cordialidade antes da eleição, inclusive com o Bolsonaro e os demais “bostas’ da direita, comprovam que tudo era fake e, por certo, um risco.

    Justiceiro

    31/10/2018 - 16h46

    É verdade. Ciro ofendeu a bosta comparando-a com o Boff.

francisco janilson Morais da silva

31/10/2018 - 15h07

Feliz demais por ter votado em você e pronto pra 2022. Torcer pra que essa doença que cega os petistas se cure até lá. ciro 2022

CAR-POA

31/10/2018 - 14h40

DO QUE ESSE CANALHA FALA ,NADA SE ACREDITA.
TODA VEZ QUE FALA ,MAIS CERTEZA SE TEM DO CORRETO QUE O LULA FEZ.
COSPE NO PRATO DE ONDE DESEJOU FERVOROSAMENTE COMER ,O ELEITORADO PETISTA.
JÁ NÃO O FARÁ,ACABOU POLÍTICAMENTE ,O MURO PERDEU UM DE SEUS “ILUSTRES” HABITANTES.
ELE FICA NA LATA DO LIXO ENCOSTADA NO MURO,FOI DESCARTADO POR CANALHA.

CAR-POA

31/10/2018 - 14h33

CIRO COM “C” DE CANALHA.
ESSE É O CARA, QUEM FOR FANÁTICO QUE O SIGA,
AINDA BEM QUE ESTE JÁ MORREU,NÃO INCOMODA MAIS.
FICA NO MURO,CANALHA !!!!!

darcy

31/10/2018 - 14h29

O Ciro já está se preparando para 2022, só ele acredita mais uma vez, a “Greta Garbo,coitada, foi parar no Irajá”. Agora, se ele recusou o vice que Lula lhe ofereceu, ele demonstrou que é cego ou é o pior dos cegos, aquele que não quer ver, pois até um paralelepípedo analfabeto sabia que Lula não iria disputar coisíssima nenhuma.

Alexandre B M Santos

31/10/2018 - 14h28

Evidente que Ciro está errado. Por que não aceitou ser vice da Haddad?

Alan Cepile

31/10/2018 - 13h47

Evidente que Ciro agiu certo, apoiar Lula (digo abertamente já que ele disse “ele não” depois do 1º turno) seria uma traição ao seu eleitorado e ficaria muito contraditório após tudo que aconteceu e todas as declarações que Ciro fez vindas de eleições passadas, soaria oportunista.

Doda

31/10/2018 - 13h19

Votei no Ciro e não me arrependo!

Teria sido o nome da renovação caso tivesse sido eleito!!!

Carlos Lima

31/10/2018 - 13h15

Grande Miguel, fiquei triste quando disse que estava com Ciro, não pela sua escolha, você tem todo direito, Não dá para confiar num sujeito desses, não dá. Arrogante, estupido, sem consideração, mede as pessoas que xinga literalmente pelo seu tamanho e sua régua, O LÍNGUAMEN que fugiu da Luta, foi lá para seu apalaça desdenha de quem lhe chamou de honrado mesmo contrariando a verdade, como um cara desse pode ser presidente do Brasil, não diferencia nada do bostanaro, são todos filhos da ditadura e compassas na enganação. Infelizmente Miguel não dá para confiar numa TRAÍRONA dessas. O Cara não cérebro, só tem língua, é um ser felante, sem compromisso com luta e nem com a ternura.

claudio

31/10/2018 - 13h11

Agora, cada vez que o Ciro abre a boca sua militância e seus eleitores tem náuseas e vômitos. Porem os facistas estão adorando.

baltazar pedrosa

31/10/2018 - 13h09

Um canalha ,sem escrúpulo,oportunista, estar querendo se apropriar do discurso da ultra direita e da grande mídia,assim como, tentou se apropriar da criação do plano real, como sendo um dos mentores, sendo que ele ficou apenas três meses, já ao apagar das luzes do falido governo FHC,Ciro é um cafajeste andarilho, onde em todo a sua história política ou foi expulso ou convidado a sair do partido, por ser um sujeito intransigente e autoritário,o único partido a onde ele se adequou foi o partido onde ele nasceu o famoso PDS, filho da arena,creio que sua paz espiritual seria o seu retorno as suas origens,não inverta as coisas seu canalha,não é você que não irá apoiar o PT,o partido dos trabalhadores despreza o seu apoio, seu fantoche da direita,Rui costa é que tem razão você é parte do golpe,é o álibi perfeito para direita.

Patrice L

31/10/2018 - 12h32

Passasse o Ciro ao 2o. turno, o Haddad e o PT estariam sem dúvida nenhuma no seu palanque já na segunda-feira.

O Ciro é um bosta!

E não só por isso. Seu cálculo político sempre foi sórdido.

Paulo Moura

31/10/2018 - 12h31

Prezado Sr. Ciro,
Só numa eventual disputa sua com um candidato fascista me levaria a votar no senhor.
Seu oportunismo e ressentimento estão tirando o verniz e mostrando o “velho” político que o senhor é.
Espero que sua atitude ajude a evitar a necessidade de dar-lhe novamente o voto.
Em 22 talvez o senhor repita o porcentagem de votos da Senhora Marina.
Obs.: Senhora Marina pelo menos declarou o voto.

Nilo Ricar

31/10/2018 - 12h27

Ciro realmente subiu e desceu como subiu….equivocado perdeu a chance de ter ido no lugar do Haddad como o vice,, que no impedimento controverso do líder assumia merecido comando….mais do que isso é o preciosismo dele que vai ao meu ver escrever uma história indesejada para ele: Ciro não será nunca Presidente da nossa agora republiqueta bossalnariana…

Douglas Duarte

31/10/2018 - 12h22

Finalmente a esquerda volta a ter mais de uma voz! Se seguirmos com o protagonismo dos puxa-sacos do Lula estamos fadados a derrota eterna.
Elegeram Bolsonaro SIM! O ego do Lula, a decisão dele que a vitória só era válida se fosse sobre a sua “benção” colocou o fascismo no poder.
Lula escolheu (assim como Ciro disse lá em 2016 que ocorreria) que o debate eleitoral não seria sobre o futuro do Brasil, mas se Lula era inocente ou não e se tinha mais gente que o amava do que o odiava.
A resposta e o resultado veio na urna…
Agora é preciso partir pra cima dos culpados e fazer um expurgo na esquerda. Quem participou dessa palhaçada (Gleisi e cia) tem que ser varrido.

    Zé da real

    31/10/2018 - 14h17

    Realmente, agora a esquerda tem a voz do Boulos. E o Ciro não engana mais ninguém, vai refundar o ARENA quando tiver outra disputa.

J Fernando

31/10/2018 - 12h09

Aparentemente, até 2022 ele vai continuar dizendo que “a culpa foi do PT”.
É com enorme tristeza que leio a entrevista. Mostrou-se um rancoroso, ainda mais que Marina e Cristovam Buarque. Quem sabe já está vendendo as camisetas “A Culpa Não Foi Minha, Eu Votei No Ciro!”.
O PT elegeu Bolsonaro… até quando perde, o PT ganha.
Ciro deveria estar mostrando a que veio, o que fará, mostrando que tem força política para ser oposição. Com a entrevista, mostra que não tem nada a oferecer, a não ser mais cizânia.

roberto de santi

31/10/2018 - 11h58

Não da para defender este babaca ambicioso.
É um cãodidato insignificante, sem o PT ou sem o Lula.
Não representa ninguém, nem o Nordeste, está em um par-tido atualmente insignificante democraticamente igual a ele.
Acho melhor ele viajar para fora do Brasil, de repente em Portugal ou lusitanos ouvem as suas besteiras de sempre.
Poderia até casar com a marina, em morar no “subterrâneo”.

Marcos Videira

31/10/2018 - 11h58

Ficar xingando o Ciro não ajuda no debate político. É mais produtivo negar, com argumentos, as afirmações que ele faz:
(1) Lula sabia da ladroeira na Transpetro ?
(2) Por que o PT acha que a declaração “Ele Não” foi insuficiente ?
(3) se Ciro é irrelevante, porque o PT valorizou a participação ativa dele ?
(4) Ciro deveria fazer comício pro Haddad, depois da traição de Lula ?
(5) a candidatura Lula foi uma farsa ?
Atacar a pessoa sem contra-argumentar significa que a pessoa tem uma razão muito forte. Na Lógica recebe o nome de falácia ad hominem.

    Paulo José

    31/10/2018 - 13h06

    Prezado Marcos, vamos lá:
    1) Se Lula sabia e Ciro avisou, o MP e justiça federal deveria ter tirado ele de lá. O MP e a justiça sim, foram muito ampliados nos governos LULA.
    2) A declaração dele foi insuficiente pq ele nao disse em quem votaria. Limitou-se a dizer em quem não votaria. Isso pode ser entendido como voto nulo. Mostrou covardia e fraqueza.
    3) Ciro não é irrelevante. Mas está caminhando para ser, assim como Marina e Cristovam.
    4) Ciro deveria fazer comício pra Haddad se fosse um candidato democrata e progressista, pq como ele mesmo disse, foi ele quem negou o convite do Lula. Onde está a traição?
    5) A candidatura Lula não foi uma farsa. A ONU se posicionou, mas o estado de exceção que implntou-se no país não permitiu que a candidatura se estabelecesse.
    Tendo tudo isso em mente e com a mágoa de quem votou Ciro no primeiro turno eu digo que ir passear na Europa nas circunstâncias em que estávamos é covardia. Falar que foi traído por Lula sem que ele possa se defender é outra covardia. Dizer que vai largar a política e depois de empanturrar-se de vinhos e bacalhau é, isto sim, traição!

      Marcos Videira

      31/10/2018 - 16h31

      Paulo José: em primeiro lugar, parabéns pelo seu posicionamento racional e não emocional. Tendo várias perspectivas podemos ter uma avaliação melhor da realidade. Principalmente nós (creio que vc também) que não participamos dos bastidores da política.
      Vou me ater apenas ao item 4. Ciro definiu a traição quando se dá a palavra e se faz o oposto. Pelo que sabemos, o PT iria construir sua candidatura naquela estratégia que o Lula definiu e o PDT seguiria ser caminho à parte. Todos sabemos que o PSB e o PDT estavam acertados para uma aliança. Ao saber disso, Lula cortou a cabeça de Marília Arraes (liderando a pesquisa ao governo de Pernambuco) para conseguir a NEUTRALIDADE do PSB (jogando tempo de TV e estrutura partidária nacional no lixo). Então, Paulo José, entendo que aí está a traição. Lula e o PT não apenas cuidaram de construir seu caminho, mas num momento, ao contrário do apalavrado, trataram de destruir o caminho do PDT.

    ELZA

    31/10/2018 - 13h16

    Tem de xingar sim. Até quando este egoísta vai ficar querendo se aparecer a custas do PT. Quem nasce para ser ciro nunca chega a BOULOS.

    Alan Cepile

    31/10/2018 - 13h54

    Respondendo:

    (1) Sabia, foi avisado, e não só sobre a Transpetro.
    (2) Pq o PT acha que tudo na esquerda existe em função dele, tal qual uma criança na primeira infância acha que o mundo existe em função dela.
    (3) Vale a resposta acima.
    (4) Jamais! Se fizesse perderia 80% do seu eleitorado instantaneamente, pois seria rotulado como uma pessoa sem caráter e oportunista.
    (5) Evidente que foi, o mundo sabia que Lula teria candidatura impugnada, a estratégia “Lula ou nada” foi uma total farsa e o partido enganou seu próprio eleitorado.

    EDUARDO SCOTTI DEBACO

    31/10/2018 - 15h45

    Caro, Marcos. A lógica é a seguinte: o discurso fácil de culpar o PT por tudo foi chave para a eleição do Bolsonaro. O Ciro não é burro, é oportunista, sabe disso. O oportunismo dele dificultou no primeiro turno, dificultou enormemente o trabalho no segundo turno.

    Ele continua sendo oportunista, depois de voltar tranquilo e relaxado de Paris, vai tentar dividir os espólios da guerra que travamos e que nos deixou com os nervos em frangalhos, os que tiveram sorte, pois alguns morreram ou foram feridos.

    No entanto, tudo isso é só uma cortina de fumaça para o saque vamos sofrer por conta deste estelionato eleitoral: Pré-Sal, Previdência e Privatizações. Ao fim e ao cabo, é só o que interessa aos nossos algozes, mas com isso o Ciro pouco se importa.

Alana

31/10/2018 - 11h55

Diante de alguns comentários daqui, percebo que Ciro foi mais que correto em dizer do fanatismo petista, você só provaram o ponto dele. Não é a toa que Bolsonaro venceu.

helio Ewerton

31/10/2018 - 11h49

Ciro Gomes é um rato. Muitos sabiam disso. A entrevista discurso dele apenas certifica essa verdade.

Zé da real

31/10/2018 - 11h47

Se os partidos de esquerda embarcarem nessa bravata do múltiplos partidos o Brasil estará condenado a ter um governo neoliberal o para o resto da vida! PDT, PC do B, PSB, ACORDEM!!! Não caiam no papo desse bravateiro.
Ciro é tão competente que passou 3 anos viajando o país fazendo campanha, teve metade dos votos do Haddad e coloca a culpa no PT. Ele sempre certo não tem culpa de nada. Demais pra mim, que votei nele no primeiro turno, ler esse tipo de entrevista. Muita tristeza no coração.

Atineli

31/10/2018 - 11h42

Cafezinho esta bloqueando criticas ao Cirandeiro?

ALEXANDRE

31/10/2018 - 11h36

Se o PT apoiasse ele, aí sim, o PT seria ótimo?
Ciro nunca foi de esquerda, o Carlos Lupi não tem nenhum compromisso com as pautas da esquerda. O candidato do PDT aqui no Rio, Pedro Fernandes, apoiou no segundo turno o Witzel, candidato do Bolsonaro. Enfim, Ciro Gomes nunca me enganou, nunca mesmo, pra falar de Leonardo Boff ele tem que lavar a boca. Saudades do Brizola.

]]

    Atineli

    31/10/2018 - 11h41

    E olha que tem que lavar a boca com soda caustica.

ALEXANDRE

31/10/2018 - 11h35

Se o PT apoiasse ele, aí sim, o PT seria ótimo??
Ciro nunca foi de esquerda, o Carlos Lupi não tem nenhum compromisso com as pautas da esquerda. O candidato do PDT aqui no Rio, Pedro Fernandes, apoiou no segundo turno o Witzel, candidato do Bolsonaro. Enfim, Ciro Gomes nunca me enganou, nunca mesmo, pra falar de Leonardo Boff ele tem que lavar a boca.

jose carlos

31/10/2018 - 11h21

Ciro, o novo Marina Silva.

joao

31/10/2018 - 11h19

Parodiando o caso do imperdivel nordestino Jessier Quirino.
O Ciro falou para amigos que como sabia que perderia as eleiçoes de lavada , iria a Roma ver o papa.
La chegando o grande argentino Jorge Bergorio foi dar a bençao e a praça lotada de fieis e um nao tanto o Ciro, que fala mal de tantos intelectuais como Leonardo Boff e Frei Betto, e ele Ciro como nao foi recebido pelo papa ficou olhando sua santidade falar e o papa saiu da sua janela e veio vindo abrindo caminho entre os fieis e chegando perto do insignificante Ciro olhou bem na cara dele e disse:Eta politiquinho rastaquera que o pdt foi arrumar para candidato a presidente.

Paulo José

31/10/2018 - 11h12

Sinceramente, não sei porque blogs progressistas ainda dão espaço para esse cidadão.
Chamar Leonardo Boff e frei Beto de bosta é coisa de quem está e sempre esteve com o bozzo. Quanta hipocrisia desse cearense. Quem ele acha que é? Será que um dia ele realiza que nunca foi nada na política além de de um bravateiro?

    Atineli

    31/10/2018 - 11h38

    Xingar o Leonardo Boff e o Frei Beto é caminho para o abismo da carreira do Cirandeiro. Mano Brown deu lição de politica ao PT fazendo o contrario: nos fez lembrar dos movimentos sociais que nasceram das CEB onde esses imensos guerreiros lutaram e ajudaram a fundar o PT e a CUT. Cirandeiro devéria ter ficado em Paris pq seu destino é o mesmo dos ressentidos raivosos que resolveram bater no PT como arma politica dos mediocres. Não passara e se passar sera ao lado dos abutres. Triste.

Nelson Quintanilha

31/10/2018 - 11h12

O cara não conseguiu chegar nem ao segundo turno, não tem voto e a primeira entrevista que dá aṕos a derrota já quebra a promessa de nunca mais participar de pleitos eleitorais.
Coronerzinho de merda!

Wilton Santos

31/10/2018 - 11h06

O Ciro Gomes é perigoso. Ele vai querer se projetar politicamente criticando o Bolsonaro e endossando o discurso de criminalização do PT e da esquerda. Sua tarefa será destruir o PT e servir de linha auxiliar da direita. Ele e uma criatura asquerosa, sem nenhum escrúpulo. Só não percebe as reais intenções do Ciro quem não quer.

    Maria Victoria

    31/10/2018 - 11h43

    Concordo com a grande maioria das respostas acima. E pensar que pelo bem do país, ainda pensei em votar nele, afinal era, no início, a única opção viável. Ainda bem que chegou o Haddad, o que ele conseguiu em poucos dias, muitos falastrões não conseguem. O PT não perdeu, quem perdeu foram os brasileiros que na hora, do vamos ver, ficaram sem seu ídolo da hora, Ciro, ele estava na Europa, descansando…..Uma pergunta que não se cala, era essa a estratégia tão secreta do Ciro? Falar mal dos outros? Pensei que ele fosse mais ético.

    Atineli

    31/10/2018 - 11h51

    Perigso é mesmo o qualificativo correto. Ciro, junto com outros que passam os dias e noites atacando o PT, todos têm isso em comum: um odio que nasceu mesmo da inveja. Não pode haver outra explicação. Isso é perigoso. Rui Pimenta faz o mesmo ao se autopromover no cangote do Lula como aval para poder bater e ter orgasmos de odio mal disfarçado. Os estressados então, estes ja nasceram da fofoca, do odio, e da falta de escrupulos mesmo. Os estressados são a revista “Caras” que se vende de “esquerda radical”… Lixos.

Cunha e Silva

31/10/2018 - 11h05

Esse anão político queria ser presidente . Queria ser presidente com os votos do PT ( Lula ) , Lula tem um sabedoria extrema em identificar tipos . Não indicou Marina Silva , Marta Suplicy , Cristovam Buarque e agora na listas dos magoados , Ciro . Boas biscas eles são , agora Ciro é o maior boquirroto , um Aécio um pouco a esquerda .

Izaias Almada

31/10/2018 - 11h05

Seria bem melhor o Ciro Gomes ficar calado e não sair agredindo pessoas como Leonardo Boff. Aliás, na entrevista Ciro faz apenas aquilo que critica nos petistas e simpatizantes. Homem de vários partidos, todos com ideologias diversificadas, não é homem de partido nenhum e de nenhuma ideologia.
Seria melhor ensarilhar o seu rancor, pois 2022 está longe e até lá muita água vai correr debaixo da ponte.
Menos, senhor Ciro, menos… Não está com essa bola toda como pensa.

maria do carmo

31/10/2018 - 10h58

O egolatra Ciro nao tem equilibrio psicologico se acha maior que a nacao, nao soube decidir entre a civilizacao e a barbarie, se colocou acima do Brasil, eleitores de todos os partidos nao votarao nele em 2022, Lula conhecia bem o coronel, por isso passou por sete partidos! Ciro pisou nas calcinhas como crianca birrents e impetinente, me lembra o Aecio, atirou a enchada nos pes!

Roque

31/10/2018 - 10h53

Sábias palavras… A tal “estratégia” do condenado deu tudo errado. Todo mundo sabia, mais a arrogância e a sede do poder do Calango bebum, cegou os militontos pelegos. E olha que a surra que o mito deu foi pouca, graças aos votos dos eleitores do Ciro em Andrade. Fica a lição para a esquerda, o Chefe da ORCRIM está morto, é apenas um zumbi na cela fria de Curitiba, onde vai ficar por um bom tempo, para aprender a não corromper, roubar e desviar dinheiro público. Ciro, em 2022 estaremos novamente com vc!!!!

    Zé da real

    31/10/2018 - 11h36

    Você estará com o Ciro junto com outros 1% que ele terá como a blablablarina teve. Ciro deputado estadual 2022, se muito.

    Marcus Padilha

    31/10/2018 - 12h39

    Vá se enxergar! Teu candidato derrotado não passa de uma nova Marina Silva! Raivoso, traíra e eterno candidato para roubar votos do pete. Nada mais.

      Roque

      31/10/2018 - 14h17

      kkkkkkk meu candidato foi derrotado sim, mas foi o seu quem só faltou ajoelhar e beijar os pés dele em busca de apoio… Chora mais militonto pelego, o povo está adorando o chororô petralha…

veio zuza

31/10/2018 - 10h51

Xingar o Lula…eh covardia, mas passa… os demais do PT; faz parte, embora não me pareça certo; quem ajudou a eleger o Bolso foram os candidatos do PDT em 03 estados no segundo turno…
Agora, ofender o Leonardo Boff me parece … inqualificável… será que ele prefere o Malafaia?!

Antonio

31/10/2018 - 10h41

Essa é a conversa de todo medíocre: o inferno são os outros!!!! Vai catar coquinhos Ciro Gomes, vc é candidato a Marina Silva, isso sim!


Leia mais

Recentes

Recentes