Menu

Fachin homologa delação contra Renan Calheiros

No Zero Hora STF homologa delação que atinge o senador Renan Calheiros Acordo teria sido homologado no fim do mês passado, tornando-se novo obstáculo aos planos de Calheiros para se eleger presidente do Senado 29/12/2018 – 09h46min Uma nova pedra foi colocada no caminho do senador Renan Calheiros (MDB-AL) para chegar à presidência do Senado […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Renan Calheiros. Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil

No Zero Hora

STF homologa delação que atinge o senador Renan Calheiros

Acordo teria sido homologado no fim do mês passado, tornando-se novo obstáculo aos planos de Calheiros para se eleger presidente do Senado

29/12/2018 – 09h46min

Uma nova pedra foi colocada no caminho do senador Renan Calheiros (MDB-AL) para chegar à presidência do Senado na próxima legislatura. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin homologou a delação premiada do lobista Jorge Luz, que relatou à Procuradoria-Geral da República (PGR) ter realizado pagamentos milionários de propina ao senador e seu grupo político. As informações são do jornal O Globo.

Após uma negociação que durou mais de um ano, a PGR assinou, no início de novembro, o acordo de delação com Luz e seu filho Bruno, ambos lobistas que atuavam na Petrobras e tinham relação com políticos do MDB. No acordo, mantido sob sigilo no STF, teria ficado acertado um ressarcimento aos cofres públicos de, aproximadamente, R$ 40 milhões – valor calculado com base nos crimes e repasses de propina operados por eles.

Expectativa de novas delações

Trata-se da primeira delação capitaneada pela Lava-Jato de Curitiba que obteve o aval da atual procuradora-geral da República Raquel Dodge — a lentidão na assinatura dos acordos tem sido uma crítica dos procuradores da força-tarefa. A expectativa dos investigadores é de que, depois dessa, novas delações sejam destravadas na atual gestão da PGR, e de que a operação retome o fôlego.

Por conta da delação já homologada, Fachin permitiu que Bruno Luz, atualmente preso em Curitiba, saísse temporariamente da carceragem da Polícia Federal para passar o Natal em casa, de acordo com fontes da PF. O documento foi expedido para a Justiça Federal de Curitiba na semana passada. Já Jorge Luz está em prisão domiciliar desde fevereiro deste ano para tratar problemas de saúde.

Contrapontos

A defesa de Jorge e Bruno Luz afirmou que não iria fazer comentários. Já a defesa de Renan Calheiros negou as acusações. “O senador Renan já afirmou que conheceu Jorge Luz há aproximadamente 20 anos e desde então nunca mais o encontrou. Repita-se que o senador jamais autorizou, credenciou ou consentiu que terceiros utilizassem o seu nome. Não por outra razão, nove processos já foram arquivados seja pelo Supremo Tribunal Federal, seja pelas instâncias ordinárias”, disse, em nota enviada ao jornal O Globo, o advogado Luís Henrique Machado.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Railton Melo

01/01/2019 - 20h19

Esse Fachim é um filho da puta, foi só o senador declarar na rede o retalhamento do corpo do preso político LULA para recomeçar a perseguição de quem o defende. Esse tipo de justiça já é manjado

Darcy Sales

01/01/2019 - 11h10

As provas são só as delações Miguel? Nem um papelzinho, nem um email, nada? Então tá! É por isso que leio mais o Fernando Brito.

Luis Campinas

30/12/2018 - 21h34

Nos bons tempos do cafezinho, uma matéria como essa daria uma boa análise do Miguel. N texto, entre tantas e boas reflexões, trataria do papel central desempenhado pelo judiciário e MP no combate a tudo que se apresente como resistência ao fascismo, que eles ajudaram a implantar a mando de quem muito visitaram. Sintomático que o acordo dessa delação tenha ocorrido, exatamente depois de declarações contundentes do senador a favor de Lula e seu papel importante no senado federal. Como diriam as “santas” teorias conspiratórias: Teori foi aquele que não se permitiu silenciar diante de Moro e muito provavelmente não desempenharia o papel que seu substituto ínclito único de esquerda, por sei lá quais motivos, se dispôs a cumprir. Quem sabe um dia, saibamos as razões, assim como de tantas outras coisas estranhas, mas que produzem resultados sempre para os fascistas!

    Alan Cepile

    31/12/2018 - 19h44

    Nego reclama, reclama, reclama do Miguel, mas percebem, por comparação simples, que O Cafezinho é melhor que os outros blogs puxadinhos do PT, aí sempre estão por aqui…

      Luis Campinas

      31/12/2018 - 20h30

      Eu gostava das tiradas dele, portanto é pela história dele sim com um mix de incredulidade com alguma esperança que o caldo não entorne muito. Vamo olhando, não tanto quanto antes mas olhando. É bom acompanhar!

      marco

      01/01/2019 - 14h30

      Também acho o blog um “não alinhado”.
      Um blog “plural”.

Paulo

30/12/2018 - 18h55

Pobre Alagoas, já perdeu Floriano Peixoto e Teotônio Vilela e ganhou Calheiros e Collor…

Alan Cepile

30/12/2018 - 16h50

Não tem problema, a bárbie do Paraná já está articulando um salvamento do amigo Renan, afinal, não se abandona um companheiro na estrada.

Justiceiro

30/12/2018 - 15h30

Renan canalheiros quer ser presidente do Senado,de novo.

Já conta com os votos da bancada do PT.

    Paulo

    31/12/2018 - 10h19

    Prezado justiceiro. Tenho acompanhado alguns de seus comentários esdrúxulos e prepotentes neste blog.
    Deixa eu chutar no mesmo tom que o Sr. Utiliza: vc tem por volta de 30 anos, está desempregado, mora com a mãe e não tem sequer uma namorada. Só isso pra justificar sua participação ativa e espantosa nas respostas aos petistas.

      Justiceiro

      31/12/2018 - 10h45

      Quem parece criança mimada é você.

      Deixe de parolagem e conteste meu comentário. quero ver você negar.

        Carlos Eduardo

        31/12/2018 - 11h31

        Não vai negar pq ele sabe que é verdade, simples assim.

Renato

30/12/2018 - 11h35

É górpi , é górpi, é górpi, é górpi !


Leia mais

Recentes

Recentes