Hangout com Miguel do Rosário: Bolsonaro nos EUA

Luis Carlos Valois é o do meio. Foto Facebook

A carta aberta de um juiz federal ao presidente Lula

Por Miguel do Rosário

04 de janeiro de 2019 : 12h39

“Um dia Nilo Batista disse que todo preso é um preso político. Pena que a maioria dos presos não sabe disso.”

Carta ao Presidente Luiz Inacio Lula da Silva

Luís Carlos Valois, juiz federal, no Facebook

Lula, meu caro, faz tempo que estou querendo te escrever. Esse pessoal do meio carcerário tem uma espécie de tara por proibir as coisas, então não sabia se minha carta ia chegar a ti, já que muita gente importante sequer conseguiu entrar para trocar umas palavras contigo, razão pela qual resolvi escrever por intermédio da internet mesmo, um dia tu vais ler.

Cara, eu sei que tu não és santo, nem eu sou, nem ninguém é, então todos nós temos um monte de culpa por aí, mas o crime que tu cometeste realmente ninguém sabe até agora qual foi. Bem, você sabe disso, você já disse que aceitaria a pena tranquilamente se te mostrassem provas de um crime, só estou repetindo porque a carta será publicada e porque quero ressaltar uma coisa.

Hoje em dia com tanta culpa por aí, já nem precisa de crime para se condenar uma pessoa, basta querer condenar alguém que todo mundo já acha esse alguém culpado. É como um juiz me falou certa vez, que ele não sabia porque estava condenando o cidadão, mas o cidadão sabia porque estava sendo condenado. É mais ou menos assim que estamos vivendo, e é cada um por si.

No teu caso, um recibo de pedágio, a tua visita a um apartamento, mais dois ou três presos dedos-duros loucos para ganhar a liberdade, e pronto, está formada a prova necessária para a tua condenação, mesmo que ninguém diga onde está o teu dinheiro, onde está o benefício que tu tiveste nisso tudo, ninguém diz. E ninguém quer saber.

Xará (acabei de me tocar para o fato que temos o mesmo nome…rs…), a coisa tá difícil. Não quero entrar aqui na questão política, se fizeram tudo para te tirar da eleição, se têm ódio de ti porque és nordestino, um nordestino que teria chegado onde incomoda muita gente, e feito outros tantos nordestinos incomodarem mais gente por chegarem onde chegaram, não quero falar dessas questões políticas, quero conversar contigo sobre a tua situação atual.

Tenho trabalhado com presos a vida inteira e sei o quanto é difícil, principalmente em situação de isolamento, o encarceramento. Eu queria inclusive, com esta carta, te mandar uns livros, mas também não sei se chegariam até ti, são meios subversivos, acho que tu tens que ler algumas coisas subversivas, sabe? Tu tens que conhecer o sistema a fundo para entender a tua própria situação de encarcerado.

Um dia Nilo Batista disse que todo preso é um preso político. Pena que a maioria dos presos não sabe disso. O sistema, nele incluído o sistema penal, tem uma função primordial em fazer todos acreditarem, inclusive os próprios presos, que tudo funciona na mais perfeita ordem e, se tu estás preso, é porque devias estar preso.

Aliás, falando em Nilo Batista, e desviando do assunto novamente para a política, esse sim era um nome que tu devias ter nomeado para o Supremo. Poxa, tu não nomeaste nenhum penalista, e agora o que acontece, acontece que a maior parte dos integrantes do Supremo não sabe o que é uma prisão, dá para manter todo mundo preso sem um pingo de peso na consciência, convalidam mandado de busca e apreensão como se fosse um mandado de penhora, permitem condução coercitiva como se fosse uma intimação para depor em juizado, autorizam execução antecipada da pena como se ninguém corresse um grande risco de morrer, assassinado ou por doenças, atrás das grades.

Eu sei, eu sei, tu vais dizer que já percebeste isso, afinal estás preso e muitos dos que te mantiveram preso foram nomeados por ti. Eu também sofri na pele uma medida policial, uma busca e apreensão na minha casa autorizada à Polícia Federal por um magistrado nomeado por ti, mas até agora, pelo menos após a violência da busca, não tenho nada para dizer do juiz, apenas que ele não é da área penal, e ser da área penal é muito importante, porque o direito penal é como uma metralhadora, só serve para provocar dor e mortes. Não basta boa vontade para manusear uma metralhadora.

Qual a justificativa dessa medida contra mim? Alguns presos me elogiavam em interceptações telefônicas. O juiz não pode ser respeitado por preso, juiz deve ser odiado, essa é a imagem com a qual o poder judiciário tem buscado legitimidade frente a uma população sofrida por causa da criminalidade crescente, demonstrando-se rigoroso, mais um temido órgão de repressão. Mas depois eu volto a falar dos presos, dos outros presos.

Olha, esse fato acima parece irrelevante, mas é a prova de que eu podia muito bem achar bem feito o que aconteceu contigo, querer te ver preso, mas não, não quero. Seja pela tua idade, seja pelo que você representou para o Brasil, seja porque prisão não resolve nada, seja porque ainda não vi efetivamente o que tu usufruíste do crime, que também não sei qual é, que te imputam.

E, pior, nessas horas eles alegam o princípio da presunção de inocência, o devido processo legal, a ampla defesa, essas garantias jurídicas facilmente manuseáveis, principalmente em uma sociedade de memória fraca.
Sabe o que é, Lula, o sistema capitalista é feito de dinheiro, status, aparência e malícia, muita malícia, mas acima de tudo o sistema é feito de instituições, todas funcionando sob a mesma base, a que privilegia o acúmulo de capital, a que privilegia o mercado financeiro, em detrimento dos pobres.

Lá estou eu falando de política novamente. Nesse assunto, do mercado financeiro, nem quero tocar mesmo, porque seria a única coisa que estragaria esta carta, pois poderia falar coisas mais pesadas, a ponto de te deixar chateado comigo. Fostes muito bom para os bancos, para o mercado financeiro. Bem, deixa pra lá, pode ser que tu não tenhas tido outra saída, pois, afinal, ninguém ajudou mais os pobres do que você.

O fato é que tu és, além de tudo, um cara simpático. Não sei se vou te conhecer pessoalmente um dia, mas se isso acontecer, tenho muito mais coisa para te falar do que permite uma carta, “privada” (na condição em que tu estás nada é privado, e esse é um agravamento da pena, os presos perdem além da liberdade, a privacidade) ou principalmente pública, como essa que escrevo gora.
O que é importante é ter força, cara, as coisas mudam muito rapidamente nesse mundo. Nunca abaixe a cabeça, porque a esperança combina com cabeças erguidas, e há milhares de pessoas que ainda acreditam em ti, estão te esperando aqui fora, e isso deve ser capaz de te dar uma força tremenda.

Já recebi, na vida, milhares de cartas de presos, e em resposta a quase todas eu vou até o presídio e falo pessoalmente com o preso, mas essa é a primeira vez que escrevo a um preso. E não podia encerrar sem te dizer isso, Lula, mesmo que você tivesse cometido o crime mais bárbaro do mundo, todos os presos são seres humanos, todos os presos têm, acima de tudo, direito, se não porque são seres humanos, porque esse direito está na lei e na Constituição, de serem tratados com dignidade.

Falo isso porque tu és e ainda é um porta-voz do povo, de boa parte do povo, brasileiro, e grande parte desse povo está atrás das grades.
No mais, quero te desejar sorte, muita sorte. Que as pessoas que te odeiam, que também não são poucas, percebem a covardia que é espezinhar de uma pessoa presa, porque, acredite, Lula, não há limites para o ódio à pessoa encarcerada. Sorte, meu caro, não só tu como todos os brasileiros vão precisar neste novo ano de sorte. Não sou um cara religioso, posso até me considerar um ateu, embora essa conceituação não seja lá de muita importância para mim, mas te desejo muita sorte e, ainda com pouca fé, que tu fiques com Deus.

Grande abraço,

Luís Carlos Valois

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

28 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Parazinho

09 de janeiro de 2019 às 20h19

Oque eu consigo lembrar, referente a algumas décadas atrás de um país, que não dava oportunidade para que filho de pobre, conseguisse ser alguma coisa nessa vida. Pena que o brasileiro tem memória curta. (Mas eu não), viva Lula, viva o maior presidente do Brasil.

Responder

Paulo Chico

07 de janeiro de 2019 às 09h41

Juiz q solta traficantes de uma facção e condena os de outra.
Amado e admirado pela FDN, ameaçado de morte pelo PCC.
Para ele lula tem q ser solto e Bolsonaro preso, pois este é contra o PT.

Responder

Brahma na Jaula

07 de janeiro de 2019 às 02h50

Nao me surpreende que um juiz suspeito de envolvimento com facçoes criminosas defenda o maior ladrão do Brasil.

Responder

Alex

06 de janeiro de 2019 às 20h43

Raimundo.. pro íntimos, Raimundao.. veinho: até o “9 dedos” morrer o câncer já comeu as duas bolinhas do seu saco… Vc vai antes Raimundinho… Tu terás um enterro cheio de ratinhos para te atesanar. Taoquei??

Responder

Paulo

06 de janeiro de 2019 às 11h31

Será que teve pixuleco?

Responder

Cosme

05 de janeiro de 2019 às 22h04

Lula sim sempre, no foi atoa q ele ia ganha as eleições mas veteram, ele hj vcs si atacam o Lula, kdfd Queiroz, pq vcs TBM no fala, KD. Temer , tudo e Lula e q fala de currupcao e

Responder

Antônio Luiz

05 de janeiro de 2019 às 11h26

Piada. A podridão dos governos Lula e Dilma já aparecem. Mas, não se preocupe, um dia receberei Lula para uma conversinha…

Responder

Heitor

05 de janeiro de 2019 às 09h01

Hum. Vão entregar o país totalmente destruído em 2022 e vão continuar falando que é tudo culpa do PT.
E o pior de tudo é que o povo acredita nessa mentira.
Joesley Batista fez uma delação dizendo que Lula e Dilma, cada um, tinha 80 milhões de dólares no exterior, total +- 150 milhões de dólares. Convertendo isso para reais dá um valor absurdo. E o mais absurdo foi o ladrão do Joesley dizer “que essa grana atribuida ao lula e a Dilma ” estava na conta pessoal dele Joesley. Ou seja, basta dizer, as provas são desnecessárias.
O triplex do Guaruja é um moquifu. Vale menos do que o Queirós empregado dos Bolsonaros roubou em 1 ano.
Se Lula era o grande chefe da roubalheira da petrobras pq ele não foi pego com milhões de dólares em paraísos fiscais e nem com bunker com cinquenta milhões de reais igual o Gedel, ou com malas de dinheiro no meio da rua como Temer e Aécio Neves.
Lula é o melhor mágico do mundo para esconder tanto dinheiro assim e ninguém descobrir onde está. Vasculharam a vida dele e da família e nada provaram de roubo. Já outros políticos e da direita …
A justiça divina não falha. Uma hora seus algozes entram pelo cano.
Simplesmente foi um processo penal 99% político.
E não vão fazer a economia crescer com uma agenda neoliberal, privatista e tentando pegar o vácuo dos EUA. As relações comerciais entre EUA e Brasil são bem desiguais. Qualquer adolescente que estuda geografia sabe disso. Iremos ficar reféns dos EUA. Totalmente dependentes deles por causa de uma política externa covarde de ficar de 4 para americano.
Enfim, vamos alugar o Brasil como cantava Raul Seixas.
Fica cada vez mais claro que temos pouquíssimos políticos patriotas. Talvez só o Lula.
Diziam que o Lulinha era dono da Friboy. Tudo mentira.
Quem mamava no boi era o Temer e o Aecio, e o STF amarelou a$ cueca$ e a$ calcinha$. Que juiz tem
cu-lhão para prender o Aecio Neves ? NENHUM.

Responder

Roque

05 de janeiro de 2019 às 07h18

Juíz do Amazonas??? kkkkkkkkkkkk, mais um baba ovo pixulequento… O chororô das viúvas do condenado está lindo demais, kkkkkkkk, chora mais coleguinha!!!

Responder

Oblivion

05 de janeiro de 2019 às 00h39

Então Sr Valois, concordo plenamente com o senhor sobre a importância que o lula teve pra nosso país, sobre a prisão sem provas, sobre o vácuo ético, técnico e humanitário (nas entrelinhas) que temos nesses St de quinta categoria, e desejo do fundo de meu coração que o lula tenha a liberdade ( afinal, vi o que esse país se tornou durante a era lula, por mais que tenham deixado de fazer outras coisas importantes, o país se desenvolveu pra valer nesses anos). Mas não, depois da mesquinhez ptista que nos levou a essa republiqueta vira lata que abana o rabo como uma cadela no cio pra EUA, Israel e pra mais quem soar másculos pra eles ( ex Hungria), não voto mais no pt de Gleise e companhia nem com muita “reza braba”, apenas em casos extremos como o último segundo turno. Enquanto isso, é pau nos pobres ( redução do reajuste do salário mínimo, e diminuição de imposto pra rico). Imagino que a gente esnobe que se acha rica deve estar agora rindo da pobralhada que votou no bolsonaro…. Mas não há motivos pra reclamaçoes, ele sempre deixou claro suas ideias…. Talvez é hora de aprender que o voto tem consequências, se ficar só por isso, já estamos no lucro.

Responder

Jefferson

04 de janeiro de 2019 às 23h18

só uma correção: o Valois é Juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas, não juiz federal.

Responder

Apolônio

04 de janeiro de 2019 às 23h12

Acho que a última coisa que o cachaceiro gostaria de receber no momento é o apoio de um juiz que, como confessa na sua própria carta aberta, é amado pela bandidagem. Lava-Toga vem aí, maluco. Sua hora também vai chegar.

Responder

Athenade

04 de janeiro de 2019 às 22h58

LULA você é o * CARA* o Barac reconheceu logo o seu valor !!!

Responder

Rachel

04 de janeiro de 2019 às 19h27

O lula foi o melhor presidente que o Brasil ja teve. Ele é carismático, inteligente, quase um gênio . Acredito na inocência dele e ainda que fosse culpado é melhor indivíduo do que muitos politicos, empresários e elite brasileira. A propósito, Lula é amado e respeitado por muita gente no Brasil e no exterior. O motivo que a elite, varios politicos e empresários tem é inveja e despeito do lula. Presidente lula nao esmoreça porque estamos torcendo por você.

Responder

    Elena

    04 de janeiro de 2019 às 20h30

    É isso aí, Rachel! Lula foi o melhor presidente que esse país já teve. Não adianta os ciristas, bolsominions, dizerem o contrário pois contra fatos não há argumentos. Não vou ficar exigindo de Lula atestado de santidade, não. Ele pode ter se deixado levar pela adulação de certos empresários gananciosos, mas o que ele fez por este nosso povo sofrido nenhum presidente fez. Eu, de minha parte, vou sempre apoiar Lula e defendê-lo de todos os que o acusam levianamente sem terem provas consistentes de seus delitos. Por isso: #LULALIVRE e Oxalá seja indicado para o Prêmio Nobel da Paz de 2019!

    Responder

Justiceiro

04 de janeiro de 2019 às 18h54

Corre um boato muito forte de que alguns ministros que votaram contra a prisão em segunda instância podem rever seus votos.

Até o final do mês, Gabriela Hardt deve meter mais uns pares de anos de cadeia em Lula. O juiz amiguinho de Lula pode ir visitá-lo quando quiser na cadeia. Lá entra de tudo. Ate monja.

Responder

    Brasileiro de Sousa

    04 de janeiro de 2019 às 19h48

    justiceiro do diabo, vai que ele vem te buscar essa noite e te levar para o inferno seu fdp

    Responder

Raimundo

04 de janeiro de 2019 às 18h53

Morrer, para esse rato de 9 dedos, ainda é pouco… espero estar vivo para receber a notícia que esse imundo não vive mais!

O mal que este homem causou ao Brasil, nem toda bemfeitoria que ele fizesse começando agora, valeria pelo que ele causou de dor a pessoas de bem.

Responder

    Rachel

    04 de janeiro de 2019 às 19h35

    A boca fala do que o coração esta cheio. E se coração sontem lixo e ódio. Cuidado que com todo este veneno periga você se envrnenarr nele. Neste mundo ninguem tem ficha limpa não e Deus que conhece os segredos do teu coração pode ter punir. Cuidado com o dedo acusador. Vai que Deus decida levantar as tuas saias e mostrar as suas vergonhas ( pecados, etc e tal)

    Responder

Eliene

04 de janeiro de 2019 às 18h06

Perfeito!

Responder

Nostradamus ( banquinho & bacia )

04 de janeiro de 2019 às 17h09

Lula Livre !!!
O Brasil te ama! O Bolsonaro tem medo de ti! Os eleitores do Bolsonaro te odeiam porque odeiam os pobres que tu defendes. Mas a Luta continua! 57 X 47 ! Vamos recomeçar!!!

Responder

    Justiceiro

    04 de janeiro de 2019 às 18h50

    HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

    Responder

Justiceiro

04 de janeiro de 2019 às 16h11

Blaaagh! quanta baboseira.

Então Lula foi impedido de disputar a eleição porque é um nordestino?

E quando Lula ganhou as eleições de 2002 e 2006 era de onde? DaPQP, seu juiz de M?

Ora, faça o favor.

Responder

    Roger

    05 de janeiro de 2019 às 09h26

    Bobalhão, por que você não vai procurar sua turma? Faz como o Bozonaro: procura uma bota pra lamber. Você não passa de um desqualificado que acredita em todas as besteiras e mentiras propaladas pela mídia marron e os mbls da vida. Aposto um braço que Lula é centenas de vezes mais honesto que você, justiceirinho de m…

    Responder

      Marcelo

      10 de janeiro de 2019 às 09h38

      Prezado Roger, contra fatos não há argumentos e você provou que esse adágio popular está correto porque partiu para as ofensas, ao responder ao Justiceiro e não argumentou nada.
      Eu só não entendo como alguém ainda defende um ex-presidente, que quando deixou o planalto precisou de 11 caminhões de mudança, algo jamais visto antes, para levar até itens que pertenciam ao acervo da presidência da república. Os investigadores encontraram,entre os bens pessoais de Lula, guardados no Sindicato dos Metalúrgicos,390 itens que serão reintegrados ao patrimônio presidencial, entretanto ainda faltam 178. ( fonte: Congresso em foco.)
      Meu caro Roger, esses sumiços são só uma amostra de como foram tratadas as coisas públicas pelo governo do PT, sim porque a ex-presidente Dilma também está sendo investigada,pelo TCU, pelo mesmo motivo, sendo que 144 artigos já foram devolvidos.
      Esses dois ex-presidentes fizeram o mesmo que fazem certos convidados que jantam em nossas casas e quando vão embora a gente sente falta de itens que adornam nossas casas.

      Responder

Arestides Fronza

04 de janeiro de 2019 às 16h03

Ainda há Juízes em Berlim.

Responder

Claudio

04 de janeiro de 2019 às 13h32

Os homens sérios e honestos com sua consciência são assim: falam a VERDADE além do politicamente correto e se solidarizam com o ser humano, justamente por ser ele humano
Parabéns, Sr. Juiz!

Responder

Alan Cepile

04 de janeiro de 2019 às 12h54

Agora que o Miguel não publicou nada do Ciro nem de autocrítica, pela linha de pensamento da petezada ele estaria “defendendo” o PT ou “declarando” ser petista, certo??

Só pra mostrar como a petezada daqui é mimada, infantil e, muitas vezes, ridícula.

Obrigado Miguel por dar espaço pra todos os lados.

Responder

Deixe uma resposta