Live de Haddad e Pimenta

Foto: Richard Silva / @PCdoBnaCamara

PCdoB anuncia apoio a Rodrigo Maia

Por Miguel do Rosário

16 de janeiro de 2019 : 11h07

Com essa posição do PCdoB, o bloco dos três partidos (PDT, PCdoB e PSB) precisa saber se o PSB reverá sua inclinação de votar contra Maia. Até agora, está 2 x 1 em favor de Maia.

***

No portal do PCdoB

PCdoB anuncia posição sobre a disputa na Câmara dos Deputados

A direção nacional do PCdoB anunciou nesta terça-feira sua posição em relação à disputa da mesa-diretora da Câmara dos Deputados. Em nota divulgada no final da tarde, a legenda a Executiva Nacional afirma o objetivo dos comunistas é criar, na Câmara, “as melhores condições possíveis para que a oposição exerça a resistência democrática, assim como a defesa dos direitos do povo e da soberania do país”. Para tanto, indica preferência pela candidatura do atual presidente Rodrigo Maia.

Leia a íntegra da nota dos comunistas:

PCdoB se posiciona sobre a presidência da Câmara dos Deputados

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) decidiu, em reunião conjunta da sua Comissão Executiva Nacional e da sua bancada de deputados (as) federais, indicar a preferência pela candidatura de Rodrigo Maia para presidente da Câmara dos Deputados.

O PCdoB seguirá se movimentando orientado por essa opinião e pelo objetivo de constituir, no âmbito da Câmara dos Deputados, as melhores condições possíveis para que a oposição exerça a resistência democrática, assim como a defesa dos direitos do povo e da soberania do país. A decisão final será tomada às vésperas da eleição para a Mesa Diretora, dia 1º de fevereiro, em reunião da Comissão Política Nacional marcada para 30 de janeiro, quando serão analisadas as articulações que se desenvolverão.

Essa indicação deriva da avaliação de que entre os atuais postulantes ao cargo, Maia é o que está mais credenciado, por seu itinerário parlamentar e perfil político, a se comprometer com a autonomia do Poder Legislativo e exercer a presidência da Casa de acordo com o regimento interno, com respeito institucional à oposição.

O PCdoB tem a visão de que é um equívoco pôr sinal de igualdade entre eleições gerais e a da presidência da Câmara dos Deputados. Nas eleições gerais, as forças políticas se associam e se confrontam em torno de projetos de nação. Na segunda, as alianças pontuais são firmadas, como é esse caso concreto, focadas em assegurar o funcionamento democrático do Legislativo. Caso as forças políticas progressistas se norteiem por igualar batalhas de significados diferentes, poderão sofrer, evidentemente, ainda mais reveses.

Nesse contexto em que o país se encontra, sob a regência de um governo autoritário, de extrema direita, com a perda do equilíbrio entre os três Poderes da República e o deliberado enfraquecimento do Legislativo, o PCdoB considera importante que a presidência da Casa seja exercida por uma liderança que se comprometa com a sua autonomia e sua democracia interna.
O PCdoB intensificará o diálogo com os demais partidos do campo democrático e progressista, buscando formar uma posição comum. Buscará dialogar com o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), legendas com as quais constituiu um bloco de atuação na Câmara dos Deputados, ao mesmo tempo em que intensificará os contatos com o Partido dos Trabalhadores (PT) e com o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

O diálogo se estenderá ao espectro partidário e de parlamentares de centro, a exemplo do Partido Progressista (PP), visando a formação de um bloco mais amplo, tendo como objetivo assegurar a pluralidade na Mesa Diretora e nas comissões temáticas. Nesse cenário, o PCdoB, sob hipótese alguma, irá integrar um bloco com o Partido Social Liberal (PSL).

Brasília, 15 de janeiro de 2019.
A Comissão Executiva Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

14 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Alan Cepile

17 de janeiro de 2019 às 15h18

Pq o título da matéria não foi “Apoiar Maia é um erro do PCdoB”? Como foi feito com o PDT?

Responder

Pedro Alfredo

17 de janeiro de 2019 às 01h50

— Bastião sê tá acordádu?
.
–- Pódi falá Izentôna! Êrmu estô acôrdadu sím.
.
–- Bastiãum, êu tavá cá pensându cuns meu butões. É isquisítu a direita-burra ír marxá cú nóis duza! Côntra Rêdi Grôbu! Kêim têm ki marchá sâmu nóis. Pôis é nóis ki sâmu di isquerda. E gritá arsim: “Fora Rêdiri Grôbo”. Pôis nóis é ki sámu isquêrda, num é Bastiãum?
.
–- É sím, Izêntôna.
.
–- Pôis é. Aliás, nóis vâmu sê di ISQUERDA a partí dú momêntu dazóra ki agentchi pôr nossas bóta — ár minha colôrida, ár sua di plástiu prêtu –, Marchá; chegá na Rêdi Grôbu; e aí gritá “FÓRA RÊDIRI GRÔBU!!!”. Aí, sim, nóis duza serêmu di isquêrda. Só di passá nas rua túdô múndu vai sabê ki nóis dúza sâmu di izquêrda e íssu é muitcho bôm.
.
— Más será ki não nús vão confúndi cu ôs môçu du BôRSÁNÁRU?
.
–- Vái nárda! É só num saí cúm CARMIZA PRÊTA!

Responder

Alberto Lima

16 de janeiro de 2019 às 20h00

Interessante as pessoas criticarem o PCdoB, e o partido quase “fechando” devido à cláusula de barreira.
Ou seja, não votam no partido mas querem criticar o mesmo!
Ah! Vão catar coquinho bando de lesos!

Responder

    CAR-POA

    17 de janeiro de 2019 às 09h26

    Vc é “comunista”??e vc acha que o Lula merece estar preso??? (segundo seu post abaixo)
    Vou responder a tua afirmação idiota,——um partido que se diz COMUNISTA ,NUNCA poderia abandonat suas bandeiras em prol de sua “sobrevivência”,porque sua existência só é possível se for opositor ao que está aí.
    Isso chama-se coerência ,ética,vergonha na cara.E antes que me ataque por suposto defensor dos pts,lhe digo ——, estamos nessa merda em grande culpa pelo tal de pragmatismo dos PTS.—–

    Responder

Wilton Santos

16 de janeiro de 2019 às 17h07

Tudo culpa do PT!

Responder

Lideana

16 de janeiro de 2019 às 16h36

Estão bom de criar vergonha é medo do coronel do Ceará,aquele Ferreira Gomes é um Aécio da vida características iguais aff

Responder

    Alberto Lima

    16 de janeiro de 2019 às 19h57

    Melhor ter a característica do Lula?
    Que tá no xaxado?

    Responder

      CAR-POA

      17 de janeiro de 2019 às 09h19

      Está preso porque não fugiu,porque nada deve,ou nada lhe foi provado.
      Então,por que está preso???graças ao apoio de uma massa de idiotas ,da qual vc faz parte.

      Responder

        Alan Cepile

        17 de janeiro de 2019 às 15h20

        Está preso pq é fraco estrategicamente, se deixou trair facilmente por gente do próprio partido e se entregou, aceitando o rito que todos sabem que é fraquíssimo.

        Responder

Gabriel

16 de janeiro de 2019 às 15h59

O PC do B, conhecido no Rio de Janeiro como o Partido do Capital do Brasil, odeia pobre, só gosta dos barões da indústria naval, são muito próximos entre si e se ajudam mutuamente. Na época das eleições era uma chuva de caixa 2 dos armadores para uns poucos estrelados do PC do B, que através dos pelegos mantinham a paz nos estaleiros. Jandira Feghali batia na porta de Sergio Machado na Transpetro, pedindo pixulecos dos capitalistas para sua campanha. Jandira é uma comunista bem domesticada. Edimilson Valentim é outro. Esse Orlando Silva sempre foi amiguinho pessoal do Rodrigo Maia e tem todo interesse em apoiá-lo para a presidência da câmara. Esse também gosta de morder. Esse comunistas modernos …

Responder

CAR-POA

16 de janeiro de 2019 às 14h43

A “ESQUERDA” BRASILEIRA É UMA PIADA DE PÉSSIMO GOSTO.
PARA OS ANALFABETOS POLÍTICOS ,—-NÃO EXISTE ESQUERDA NO BRASIL—–ELA MORREU NOS 60/70.
Dizer que os pts,ciro,pcdoB são esquerda é ignorância.
Salva-se ,e por isso são nanicos e nunca sairão disso, o PCO

Responder

Marcos Videira

16 de janeiro de 2019 às 13h32

PT só se afastou de Maia (o Botafogo da Odebrecht) DEPOIS do apoio de Bolsonaro ao dito sujo.
Agora, PCdoB e PDT fazem o caminho inverso e deseducam o povo brasileiro (todos os políticos são iguais ?).
A perspectiva é o Brasil se afundar ainda mais na merda. Merecemos, pois somos um povo imbecil.

Responder

Apolônio

16 de janeiro de 2019 às 12h42

Ou seja, está lançada a narrativa do “o fato de nós e o PSL estarmos apoiando Maia não significa que nós e o PSL estamos no mesmo bloco.” Abre caminho para até o PT aderir.

Não tem jeito, os deputados eleitos não vão aceitar ficar fora do jogo fisiológico de comissões, cargos na mesa, etc. Ao topar tudo por dinheiro, se colocam sob o controle do Maia e, consequentemente, do grupo de onde realmente emana o poder dele. A oposição acabou; qualquer tentativa de barrar iniciativas do governo será contragolpeada com ameaças de tirar seja lá qual migalha o Maia tiver dado aos deputados de esquerda, que vão baixar a cabeça e obedecer. É a Nova Era.

Responder

Paulo Cesar

16 de janeiro de 2019 às 12h01

Começou bem o bloco de “esquerda”.
Lamentável ver o PC do B rasgando sua história , outra vez.
Quando a taxa de homícidios disparar , 90 % dos trabalhadores se tornarem terceirizados ganhando a metade do que ganhavam e a próxima crise internacional gerar nova recessão , o povo se lembrará que só PT e PSOL fizeram oposição de verdade ao governo de extrema-direita.

Responder

Deixe uma resposta

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com